Atualização do watchOS 5.2 habilita ECG no Apple Watch 4 em mais 22 países
Inclusive Portugal
A Apple liberou no final da quarta-feira a atualização do watchOS 5.2 para o relógio inteligente da maçã. Esta atualização normalmente deveria ter vindo junto com o iOS 12.2 na última segunda, mas teve seu lançamento adiado por alguns dias.
E uma das grandes novidades foi a adição da medição de eletrocardiograma em mais alguns países além dos Estados Unidos. E Portugal está entre eles.
A ativação da função de eletrocardiograma (ECG) no Watch necessita de autorização das agências sanitárias de cada país, por se tratar de uma função relacionada à saúde humana. Por esta razão, a Apple apenas poderá liberar nos territórios que tiveram esta autorização concedida pelos órgãos reguladores.
O primeiro país que a Apple conseguiu esta autorização foi os Estados Unidos. Por esta razão, quem comprar o relógio lá e ativar o ECG antes de sair do país, pode usar normalmente no Brasil. Com o watchOS 5.2, mais 22 países agora contam com o benefício. São eles:
- Portugal
- Áustria
- Bélgica
- Dinamarca
- Finlândia
- França
- Alemanha
- Grécia
- Guam
- Hong Kong
- Hungria
- Irlanda
- Itália
- Luxemburgo
- Países Baixos
- Porto Rico
- Romênia
- Espanha
- Suécia
- Suíça
- Reino Unido
- Ilhas Virgens Americanas
Há de se notar a falta do Canadá, país geograficamente próximo e geralmente bastante alinhado aos Estados Unidos, mas cujo órgão regulador ainda não autorizou o ECG no relógio.
Outro ponto interessante é que quem prefere comprar o relógio na Europa por ser do mesmo modelo de 4G usado no Brasil, agora poderá contar também com o ECG, desde que a função seja ativada antes de sair do país onde comprou.
Isso porque o novo iOS 12.2 não permite mais ativar o ECG se o usuário não estiver fisicamente em um país autorizado. Mas isso serve apenas para a ativação inicial; após este passo, a função permanece mesmo com atualizações (desde que não seja necessário desemparelhar o relógio do iPhone).