WhatsApp está desenvolvendo um gerador de avatar personalizado com IA
Você sempre fica em dúvida sobre qual foto usar no seu perfil do WhatsApp? Pois fique tranquilo, porque a plataforma pretende facilitar esse processo no futuro. Graças à sua IA, o aplicativo será capaz de sugerir imagens criadas na hora, usando como base o seu rosto real.
De acordo com informações divulgadas pelo site WABetaInfo, o WhatsApp está trabalhando em um novo recurso que utiliza inteligência artificial para criar avatares personalizados dos usuários.
Esse recurso foi identificado na versão beta do WhatsApp para Android 2.24.14.7 e promete melhorar a maneira como nos apresentamos no aplicativo.
Para gerar esses avatares, os usuários precisarão fornecer fotos suas, que servirão para treinar a IA da Meta, conhecida como Llama. Isso pode significar que o recurso não seja liberado no Brasil tão cedo.
A partir dessas imagens e de prompts de texto fornecidos pelos usuários, a IA será capaz de criar avatares em qualquer cenário imaginado. Por exemplo, você poderá solicitar: “Imagine-me em uma floresta” ou “Imagine-me no espaço sideral”, e a IA criará a imagem correspondente.
Personalização e controle
Um dos aspectos mais interessantes desse novo recurso é o nível de personalização que ele oferece.
Você poderá criar avatares que reflitam diferentes ambientes, humores e contextos, tornando suas interações no WhatsApp mais dinâmicas e divertidas. Além disso, o recurso será opcional, ou seja, você precisará ativá-lo manualmente nas configurações do aplicativo para utilizá-lo.
A preocupação com a privacidade é uma constante quando se trata de novas tecnologias, especialmente aquelas que lidam com dados pessoais.
O WhatsApp garante que as imagens de referência usadas para treinar a IA poderão ser excluídas a qualquer momento através das configurações da Meta AI. O problema é que essas configurações costumam ficar escondidas…
Disponibilidade
Ainda não haja uma data específica para o lançamento geral dessa funcionalidade. E como dito acima, ela pode encontrar alguma resistência em mercados com maior regulação de IA, como a Europa e o Brasil.
Vale lembrar que este tipo de funcionalidade está se tornando cada vez mais comum. Até mesmo a Apple irá oferecer isso em sua Apple Intelligence, quando o iOS 18 for lançado.