Aplicativos

CleanMyPhone usa um nome forte para renomear um aplicativo antigo

A MacPaw é uma empresa desenvolvedora bastante famosa no mundo Mac, principalmente por um programa chamado CleanMyMac, uma das ferramentas de “limpeza” do sistema mais populares. Ele é praticamente uma referência no mercado.

Agora, a mesma empresa acaba de lançar um “novo” aplicativo voltado para o iPhone, com o nome CleanMyPhone.

O problema é que o aplicativo não é exatamente novo. Ele existe há anos sob o nome de Gemini Photos, especializado em identificar e destacar fotos duplicadas na biblioteca de iPhones/iPads, além de auxiliar na organização das imagens no dispositivo.

Não fica claro o motivo da mudança de nome (talvez para diferenciá-lo do Gemini do Google?), mas parece que a MacPaw optou pelo caminho mais fácil, aproveitando a reputação de um nome já conhecido no universo Mac para renomear seu aplicativo para iOS.

Mas não dá para comparar a versão do Mac com a do iOS, o que sugere que, no final das contas, tudo se resume a uma estratégia de marketing para relançar algo que já existia.

Um gerenciador da biblioteca fotográfica

Imagine: você é usuário de Mac e conhece a fama do ótimo aplicativo CleanMyMac. Então, quando descobre que foi lançada uma versão para iPhone, naturalmente fica entusiasmado, não é mesmo?

Porém, a decepção surge quando você percebe que o aplicativo para iPhone não se equipara em nada ao seu equivalente para Mac, nem em termos de funcionalidades nem em desempenho.

O CleanMyPhone se resume a um simples gerenciador de imagens armazenadas na biblioteca de fotos do seu iPhone, projetado para ajudar na exclusão daquelas que não são mais necessárias e que ocupam espaço desnecessariamente.

CleanMyPhone
Apenas um gerenciador de fotos no aparelho. (Imagem: MacPaw)

A função é interessante? Sem dúvida, porém a ideia é mais velha do que o iOS 4 e sempre existiram diversos aplicativos na App Store que já fazem isso há muito tempo.

Organizando suas fotos

Uma das principais características do aplicativo é a funcionalidade Acúmulos, que automatiza a busca por itens indesejados, como fotos duplicadas, imagens desfocadas, gravações de tela e vídeos do TikTok.

CleanMyGemini - Acúmulos

Após a análise, o usuário pode revisar os resultados e escolher quais itens deseja excluir, proporcionando uma maneira rápida e eficaz de liberar espaço de armazenamento.

Além disso, o CleanMyPhone oferece uma opção de Organização, que utiliza inteligência artificial para analisar detalhadamente cada foto e agrupá-las em pastas com base em temas visuais comuns, como animais de estimação, alimentos ou viagens.

O aplicativo também destaca as melhores cópias de imagens semelhantes, facilitando a identificação e seleção das melhores fotos.

Outro destaque do CleanMyPhone é a inclusão de um teste de velocidade de conexão à internet integrado, permitindo que os usuários verifiquem facilmente o desempenho de sua conexão. Mas isso, vamos concordar, o Speed Test já cumpre o papel há anos e não deve ser um atrativo tão significante para usar o aplicativo.

O CleanMyGemini… ops! O CleanMyPhone pode ser instalado de graça na App Store, com funções limitadas para quem não assina o plano anual de R$ 129,90, que desbloqueia todos os recursos. Há um período de teste gratuito de três dias, caso alguém queira testar.

Lembrando que o iOS já é capaz de encontrar nativamente fotos duplicadas na biblioteca, sem precisas instalar nenhum aplicativo.

Botão Voltar ao topo
//