Tutoriais

Como encontrar e apagar fotos duplicadas no iPhone

Muitas vezes, por um motivo ou outro, acabamos ficando com fotos duplicadas (ou vídeos) em nossa biblioteca de fotos e elas vão se acumulando lá, ocupando um espaço desnecessário.

Durante anos, diversos aplicativos se dedicaram a identificar isso no iPhone, mas agora a Apple resolveu incorporar este recurso diretamente no sistema, tornando a tarefa muito, muito mais fácil.

Veja como encontrar rapidamente todas as fotos ou vídeos que estão duplicados em sua fototeca, para que possa eliminar essas cópias e economizar espaço interno no aparelho.


Álbum de duplicatas

A Apple resolveu fazer isso da forma mais fácil possível para o usuário.

Dentro do aplicativo Fotos do iOS ela colocou um álbum chamado de Duplicatas. Para encontrá-la, siga os passos:

  1. Abra o app Fotos no iOS
  2. Na parte e baixo da tela, toque no menu Álbuns
  3. Arraste a tela para baixo, até achar o menu Duplicatas.
  4. Você verá todas as fotos duplicadas existentes no aparelho e poderá tocar no botão “Combinar“. Isso fará com que a imagem com melhor resolução seja preservada e a outra apagada.

Vale destacar que a identificação de imagens duplicadas é feita por inteligência artificial, que é capaz de identificar imagens iguais mesmo com tamanhos ou resoluções diferentes. Porém, às vezes o algoritmo classifica como iguais imagens que são apenas parecidas.

Toque na imagem para ampliá-la

É por isso que a Apple dá a oportunidade do usuário visualizar as imagens antes de serem apagadas, para ele conferir que realmente é a mesma foto ou vídeo.

Botão Voltar ao topo