Apple WatchiPad

Apple Watch Series 5 e iPad de 7ª geração são homologados pela Anatel no Brasil

Os mais recentes modelos do Apple Watch (da linha Series 5) já possuem data marcada para chegarem ao Brasil, mas até então não tinham ainda a autorização oficial para serem vendidos no país.

Isso acaba de mudar, com a Anatel oficializando a homologação dos novos dispositivos. Ela também aprovou os novos iPads de 10,2 polegadas, que ainda não possuem data pública definida para o lançamento por aqui.






Os modelos aprovados são os mesmos vendidos na Europa, Ásia e Oceania, como já desconfiávamos.

  • Modelos só GPS: A2092 (40 mm) e A2093 (44 mm)
  • Modelos GPS+Cellular: A2156 (40 mm) e A2157 (44 mm)

O que isto significa?
Quem comprou nos Estados Unidos (ou outro país da América) poderá usar normalmente no Brasil?

Bem, agora teremos que esperar uma posição das operadoras. Todos os Series 5 vendidos no mundo inteiro possuem todas as faixas de 4G compatíveis no Brasil, menos a banda 28, que não existe em nenhum (nem naquele que será vendido aqui).

Até o Series 4, as operadoras bloqueiam a ativação do eSIM em modelos não-homologados pela Anatel. Isso tem uma razão técnica: o dispositivo não possuindo antenas compatíveis com a rede 4G daqui, não consegue se conectar à rede.

Agora, como não existe tecnicamente esta incompatibilidade no Series 5, na teoria não haveria razão nenhuma das operadoras bloquearem a ativação de modelos comprados nos EUA. Porém, esta é uma decisão que dependerá da Apple e teremos que esperar o que as operadoras vão fazer. E isso só poderemos saber no dia do lançamento, em 25 de outubro.

Reforçando: não há razão lógica para a Apple bloquear os modelos americanos no país, mas apesar disso, existe esta possibilidade. Então teremos que esperar.

Para deixar claro: o problema de compatibilidade de rede existe somente nos modelos com 4G; aqueles apenas com GPS funcionam normalmente no país, sem importar onde foram comprados.

iPad de 7ª geração

Agora em setembro a Apple lançou um novo iPad de configurações básicas, com o corpo de 10,2 polegadas. Ele ainda não tem data oficial de lançamento por aqui, mas a Anatel já aprovou os seguintes modelos:

  • A2197: Wi-Fi
  • A2198: Wi-Fi + Cellular

No iPad a história se repete: o modelo 4G aprovado foi o Europeu e aquele comprado nos EUA não possui suporte à banda 28, como acontece com o iPhone. Mas fizemos um texto detalhado explicando o que isso influi na sua vida:

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Patrick Allen

    @ilex, faltou ao final o link para o citado artigo sobre a banda 28.

  • Filipe André Cruz Adegas

    Será que em 2020 teremos lançamento do iPhone no Brasil após o evento? 🙏🙏

  • Roberto Peixoto

    E quanto a possibilidade de usar a função ECG no Brasil? Nada ainda?

  • Rogerio Armellini

    Eu já comentei em outro post aqui que trouxe um Watch Series 5 dos USA há duas semanas e consegui ativar a função de celular sem nenhum problema na Claro de SP.

  • rafael_rs

    O dia em que a bateria durar no mínimo 5 dias eu comprarei um Watch. A bateria do meu Garmin dura 15 dias, monitorando tudo e recebendo notificações

    • Victor Caricchio

      rafael, eu fico curioso quando alguém faz esse tipo de comentário.. qual a necessidade de 15 dias de bateria, você põe ele no braço e só tira 15 dias depois pra carregar?
      tipo, a única coisa que eu não faço com o relógio é tomar banho, é justamente durante o banho que coloco meu watch pra carregar e nunca me deixou na mão dessa forma..
      o único inconveniente que tenho com a bateria de 2 dias, é quando vou fazer alguma viagem de mais de 2 dias e menos de 5 dias, que aí sou obrigado a levar o carregador, fora isso, não altera em nada a minha vida a bateria “curta”.

      • rafael_rs

        isso mesmo Victor…só tiro ele 15 dias depois pra carregar. Já consegui fazer durar 21 dias. Não tiro pra tomar banho, vou na academia, faço as atividades físicas. Se o seu dura dois dias é caso para poucos, pois a maioria aqui precisa deixar noite carregando pois só dura 1 dia. Nesses 15 dias ele fez tudo que um Watch faz…dados de frenquencia cardiada, passos, subida de escada, calorias e a noite, monitoramento do sono. Gostaria muito de ter o watch, mas tenho certeza que quando precisasse dele iria me deixar na mão (ou no pulso).

    • Lucas

      Cara, comprei um series 4 com 4g há umas 2 semanas e não sei se por ser novo, mas ele dura sempre 2 dias com bastante uso ou 60 horas sem me exercitar. Até agora estou totalmente satisfeito com a duração e, diferente do meu iPhone X, o Watch carrega em um tempo razoavelmente rápido. Não vou mentir, se durasse 15 dias seria uma preocupação a menos, mas acredito que 2 dias completos (com o uso dos exercícios) é uma duração aceitável.

  • Renato Vianna

    Ja to com o Apple Watch 5 e um chamado aberto. Não emparelha com nenhum dispositivo bluetooth que tenha controle, ou seja, não consigo ouvir música pelo relógio. Uso que fazia muito com o relógio anterior para corridas e academia. Agora aguardar o lançamento por aqui e enviar para o “conserto”.

  • Fernandiinho

    Bom dia. iLex.
    Gostaria de saber quais são os modelos do Apple Watch series 4 que funciona a opção celular aqui no Brasil.

  • André Rashid Yasin

    Adquiri recentemente o apple watch series 4, usei o app da uber e funcionou, depois que fiz a atualização para o WOS 6.0 deixou de funcionar, ele da erro de data server. Alguém sabe o que pode ter ocorrido?
    O app da uber está atualizado no meu iphone e estou com o iOS 13.1

  • Gustavo Huffenbacher Daud

    Eu comprei um Apple Watch Series 5 com celular e consegui ativar com a operadora Claro.

    • Vinicius Jota

      Gustavo, em qual país vc comprou seu Series 5?

      • Gustavo Huffenbacher Daud

        Esqueci de sizer, comprei o Series 5 nos Estados Unidos, em São Francisco.
        Está funcionando muito bem (eu ainda não atualizei para a versão 6.1 para confirmar se continua funcionando)

        • Vinicius Jota

          Show! Se puder confirmar quando atualizar se ainda continuar funcionando, agradeço!

          • Gustavo Huffenbacher Daud

            Atualizei para o 6.1, e a função celular continuou funcionando normalmente. Abcs

Back to top button
Close