Apple WatchiPad

Apple Watch Series 5 e iPad de 7ª geração são homologados pela Anatel no Brasil

Os mais recentes modelos do Apple Watch (da linha Series 5) já possuem data marcada para chegarem ao Brasil, mas até então não tinham ainda a autorização oficial para serem vendidos no país.

Isso acaba de mudar, com a Anatel oficializando a homologação dos novos dispositivos. Ela também aprovou os novos iPads de 10,2 polegadas, que ainda não possuem data pública definida para o lançamento por aqui.






Os modelos aprovados são os mesmos vendidos na Europa, Ásia e Oceania, como já desconfiávamos.

  • Modelos só GPS: A2092 (40 mm) e A2093 (44 mm)
  • Modelos GPS+Cellular: A2156 (40 mm) e A2157 (44 mm)

O que isto significa?
Quem comprou nos Estados Unidos (ou outro país da América) poderá usar normalmente no Brasil?

Bem, agora teremos que esperar uma posição das operadoras. Todos os Series 5 vendidos no mundo inteiro possuem todas as faixas de 4G compatíveis no Brasil, menos a banda 28, que não existe em nenhum (nem naquele que será vendido aqui).

Até o Series 4, as operadoras bloqueiam a ativação do eSIM em modelos não-homologados pela Anatel. Isso tem uma razão técnica: o dispositivo não possuindo antenas compatíveis com a rede 4G daqui, não consegue se conectar à rede.

Agora, como não existe tecnicamente esta incompatibilidade no Series 5, na teoria não haveria razão nenhuma das operadoras bloquearem a ativação de modelos comprados nos EUA. Porém, esta é uma decisão que dependerá da Apple e teremos que esperar o que as operadoras vão fazer. E isso só poderemos saber no dia do lançamento, em 25 de outubro.

Reforçando: não há razão lógica para a Apple bloquear os modelos americanos no país, mas apesar disso, existe esta possibilidade. Então teremos que esperar.

Para deixar claro: o problema de compatibilidade de rede existe somente nos modelos com 4G; aqueles apenas com GPS funcionam normalmente no país, sem importar onde foram comprados.

iPad de 7ª geração

Agora em setembro a Apple lançou um novo iPad de configurações básicas, com o corpo de 10,2 polegadas. Ele ainda não tem data oficial de lançamento por aqui, mas a Anatel já aprovou os seguintes modelos:

  • A2197: Wi-Fi
  • A2198: Wi-Fi + Cellular

No iPad a história se repete: o modelo 4G aprovado foi o Europeu e aquele comprado nos EUA não possui suporte à banda 28, como acontece com o iPhone. Mas fizemos um texto detalhado explicando o que isso influi na sua vida:

Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close