FotografiaiOS

iOS 12 traz melhorias para fotos em modo Retrato

O chamado modo Retrato foi introduzido pela Apple no iPhone 7 Plus, em 2016. Com a câmera dupla do aparelho, o sistema consegue processar a imagem identificando diferentes níveis de profundidade, podendo desfocar o fundo como acontece em fotos feitas com câmeras DSLR profissionais e lentes específicas.

Um dos desenvolvedores do aplicativo Halide Camera demostrou como o iOS 12 realmente identifica com maior precisão os contornos de uma pessoa, se compararmos com o iOS 11.


A própria Apple admite que a melhora nas fotos em modo Retrato são uma das novidades do novo sistema:

Melhor Iluminação de Retrato
As fotos no modo Retrato estão ainda mais bonitas. A câmera agora gera uma máscara ao detectar uma pessoa e faz uma separação inteligente e elegante da pessoa em relação ao ambiente.

O aplicativo Halide é um dos que consegue separar as camadas das fotos em modo Retrato, como já comentamos anteriormente aqui (leia: iOS 11 permitirá que outros aplicativos usem a profundidade em fotos no iPhone 7 Plus).

O desenvolvedor do app, Ben Sandofsky, postou em seu Twitter uma comparação da máscara criada em uma camada de foto no iOS 11 e outra no iOS 12. A diferença de detalhes é absurda.

Ou seja, além do iOS 12 criar uma máscara ao detectar o rosto de uma pessoa, ele ainda faz isso com uma maior precisão. Até fios de cabelo são identificados, evitando as já conhecidas distorções que de vez em quando acontecem em fotos de modo Retrato.

Claro que tudo sempre depende da iluminação, distância, de quanto a câmera estava fixa no momento de tirar a foto e outros fatores que podem, eventualmente, não permitir que o resultado fique tão bom (afinal, o “fotógrafo” continua sendo peça fundamental para uma boa imagem). Mas é ótimo saber que, pelo menos no que depende da Apple, ela está correndo atrás para melhorar ainda mais a tecnologia e nos permitir fazer fotos ainda melhores.

Via
Ben Sandofsky
Botão Voltar ao topo