Curiosidades

iOS 11 permitirá que outros aplicativos usem a profundidade em fotos no iPhone 7 Plus

Como vimos neste outro artigo, fotos com profundidade de campo são uma característica do iPhone 7 Plus que ainda não foi alcançada por nenhum outro smartphone. A função Modo Retrato permite que se faça fotos de pessoas e objetos com o fundo desfocado, aplicando um efeito característico das máquinas fotográficas profissionais. Porém, no iOS 10 esta função só pode ser feita no aplicativo Câmera nativo, sem que outros apps de fotografia possam aproveitar esta função.

No iOS 11 a Apple está liberando uma API que permitirá não apenas que outros aplicativos possam desfocar o fundo nativamente, mas também fazer vários outras coisas interessantes.

O Modo Retrato desfoca gradativamente o fundo por trás de uma pessoa não pela lente, mas sim através de um efeito aplicado pelo software. O iOS é capaz de identificar as diversas camadas de profundidade de uma imagem, graças à câmera dupla do iPhone 7 Plus (e futuros dispositivos). Ao tirar uma foto com ela, o sistema vê a imagem deste jeito:

Na imagem da direita, as partes mais claras são as consideradas mais próximas, e vão escurecendo conforme ficam para trás. Isso permite estabelecer várias camadas de profundidade e aplicar o efeito de desfoque conforme a distância dos objetos.

O que era uma característica apenas do aplicativo Câmera do iOS, agora poderá estar presente também em outros aplicativos, pois a Apple liberou no iOS 11 a API para os desenvolvedores. E fundo desfocado não é a única coisa que poderá ser feita.

O que os engenheiros da maçã pregam é que a divisão por camadas de profundidade permitirá aplicar diversos efeitos separadamente na imagem, como por exemplo, deixar o fundo em preto-e-branco e apenas algo em primeiro plano colorido.

Também podem ser aplicados efeitos de paralaxe e de zoom em fotos já feitas (!!!), bem diferentes do que estamos acostumados a ver, como demonstra a imagem abaixo:

As possibilidades são variadas e os desenvolvedores terão acesso às ferramentas para brincar com isso.

É fascinante imaginar o que este tipo de tecnologia (que já existe hoje no iPhone 7 Plus) pode nos oferecer. O tão cogitado reconhecimento facial do próximo iPhone (codinome Pearl) teria um enorme diferencial frente à concorrência se fosse capaz de identificar imagens em 3D com profundidade de campo, o que impediria falhas como o de desbloquear o aparelho usando uma simples foto e não o rosto real. É possível que os sensores infra-vermelhos (confirmados no firmware vazado do HomePod) da câmera frontal permitam isso, o que abriria as portas para algo ainda mais sensacional: o Modo Retrato em selfies!

Claro, algumas coisas no parágrafo anterior são apenas especulação e podem não acontecer. Mas o importante é saber que o iOS 11 permitirá que aplicativos ofereçam edições em imagens com profundidade de campo, abrindo um leque incrível de possibilidades.

Que venha o futuro!

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Vinicius Alves

    😪 A cada rumor novo do iPhone 8/X/Pro, minha carteira fica mais triste, principalmente se ele realmente for custar $1200.

    •  lover

      Hehe o problema que 1200 lá, viram 6/7 mil aqui, amenos que compre lá fora, dai até tem uma economia. Tô louco pra por minhas Mãos nele, mas se não tiver Touch ID com pixel ativo na tela, nem me dou ao trabalho de comprar. Bha modo retrato nas selfies vai ser show!!
      Só acho que deveriam aumentar as resoluções das câmeras, talvez 20 mp pra todas, afinal tem AR agora, esse possível escaneamento de retina etc, demandam uma câmera capaz de reconhecer mais pixels. Aumentar o zoom óptico pra 5x.

  • KB

    Se o efeito é criado por software, fico imaginando se não há um jeito de simular isto num iPhone 7 não Plus. Tira-se 2, 3 ou 4 fotos seguidas, com foco diferenciado em cada uma (em camadas), focando desde o objeto mais próximo até o mais distante e compor o resultado via soft. Talvez não tenha a qualidade do Plus, mas me parece viável.
    Outra coisa que a Apple podia explorar (não sei se é possível no 7 Plus) é o que a câmera Litro faz. Focar profundidades diferentes depois da foto tirada.

    •  lover

      Pra fazer o que vc disse no 7 normal requer muito mais dados pra processar, uma série de algoritmos complexos pra recompor a profundidade perdida, em uma foto comum. Para entregar o que ela vai precisar pra rodar AR, no futuro, não é vantajoso (prq essa câmera dupla foi pensada pra AR, esse modo retrato foi um agrado e um chamariz). Talvez Algum software de edição de fotos faça e acrescente em uma versão futura para iOS 11.

    • André Luiz Bianchini

      Pra se captura o mapa de profundidade vc precisa de um dos dois recursos, ou duas cameras com lentes de aberturas diferentes (caso iPhone 7 plus) ou um emissor de IR para fazer uma nuvem de pontos (caso kinect). Os iphones 7 plus e o 8 plus usam duas cameras pra esse efeito, enquanto o iphone X tem os dois recursos. Dessa forma, não é possível fazer o mesmo no iphone 7 normal.

  • Pearl ID = Photo ID

    • Tarlan Brunet

      Ou FaceID

      • Hum, pode ser. Meu palpite só foi baseado na inicial da palavra Pearl. Mas vc pode estar certo. Vamos aguardar.

  • Mauro Filho

    Ale, qual a diferença entre os modelos do iPhone 7, alem do tamanho ?
    Estou pensando m trocar o meu iPhone 6 pelo 7, na sua opinião troco já ou espero o possível iPhone 8 ?
    Lí uma noticia de que a Anatel vai bloquear os aparelhos que não foram homologados no Brasil. Quando comprei o iPhone 6 nos USA, pedi indicação aqui no BlogdoIphone, qual o modelo comprar lá. Corro o risco de ter o aparelho bloqueado no final do ano ?

    • Tiago Freitas

      o iphone é homologado aqui, então nao corre o risco de ter ele bloqueado, o risco é você comprar um aparelho que não é vendido e não tem homologação por aqui.
      a diferença do 7 pro 7 plus além do tamanho é a camara dupla, que nos permite o efeito “modo retrato” que desfoca o fundo, e é fantástico e com isso o aparelho sobe de 2gb de ram pra 3 gb.
      Te falo, vale muito a pena pegar o 7 plus! se for comprar fora eu esperaria o 8 agora aqui o 8 deve chegar só final de novembro começo de dezembro, isso se ele for lançado em setembro mesmo né!
      eu saí do iphone 6 e fui pro 7 plus, eu te falo, iria pro 7 plus agora e deixaria pra pegar o iphone 8 ou x, sei lá qual nome vai receber, na sua segunda versão, no próximo ano, quando eles derem uma refinada nas novidades que estão pra aparecer!

      • Mauro Filho

        Obrigado pela sua atenção.

    • Aqui tem um comparativo com as características do iPhone 7:
      https://blogdoiphone.com/2016/09/comparativo-iphone-6s-7/

      E aqui com as características do seu 6:
      https://blogdoiphone.com/2014/09/tabela-comparativa-entre-iphones-5s-6-e-6-plus/

      Ninguém pode lhe dizer o que fazer, pois essa é uma decisão bem pessoal. Mas EU esperaria pelo menos até setembro, pois se o “8” ficar muito caro, ainda teria o 7s como opção. Sempre fui a favor de investir no mais moderno possível, para durar o máximo sem precisar trocar.

    • RKBimmer

      Eu esperaria até setembro. Mesmo que se for escolher pelo 7 Plus, os preços irão cair.

  • Zeh Berretta

    Essa informação de que somente o iPhone 7 Plus possui o modo de profundidade de campo é falsa. Existem vários outros modelos de celulares com câmera dupla que fazem o mesmíssimo efeito, só pra citar alguns: Zenfone 3 Zoom, Xiaomi Mi6, OnePlus 5, Moto Z2 Force…

  • Sidney de Araújo

    Estou usando o Beta 3. Percebi ao despertar meu telefone, o wireless sempre é religado pela manhã. Eu sempre desligo o 4G e Wi-Fi.
    Quando vou aproveitar aquela soneca marota de 9 minutos, começam a chegar às notificações atrapalhando.
    Acontece com vocês ?

    • André Chuma

      Acontece exatamente o mesmo comigo. Fora que se você desabilitar o Wifi pela barra de tarefas, ele não desabilita definitivamente, ele apenas desconecta a conexão, o mesmo vale pro Bluetooth. Não sei se é um bug ou se é pra ser assim mesmo.

      • Sidney de Araújo

        Inclusive essa noite eu desliguei tudo. de madrugada fui apertar o botão power para olhar as horas, coloquei embaixo do travesseiro meu celular e começa chegar uma porrada de notificação.

  • Pedro Mol

    Quando para falar uma notícia Simples dessa se usa “fascinante” é notável a fanboyagem!

  • Carol Almeida

    Boa noite! Tenho o iphone 8, está atualizado no IOS 11 mas não apareceu na minha câmera o efeito retrato! Alguém sabe me dizer o que fazer? Alguém mais passou por isto?