Curiosidades

Comercial da Apple conta como o modo Iluminação de Retrato foi criado

Os modelos de iPhone com dupla câmera lançados no segundo semestre de 2017 (8 Plus e X) trazem uma funcionalidade exclusiva deles, chamada de Iluminação de Retrato. Segundo a Apple, o efeito (que aplica iluminação artificial à imagem para melhorar fotos) necessita do processador A11 Bionic para aplicar cálculos que são resultados do machine learning.

Em seu mais novo vídeo, a Apple enfatiza bastante esta funcionalidade, explicando como ela foi desenvolvida.

Segundo o comercial, a Apple estudou bastante a arte do retrato, desde pinturas clássicas até fotos famosas. Eles pediram ajuda de diversos profissionais da imagem e da fotografia, para entender a fundo as técnicas que fazem uma foto ser agradável para os olhos.

Com isso feito, eles juntaram os princípios de iluminação com o machine learning e desenvolveram uma maneira de recriar a iluminação de estúdio por software, em uma foto que tenha dados de profundidade de campo (já falamos sobre isso aqui). O resultado é o modo Iluminação de Retrato. Assista:

Apesar do comercial enfatizar apenas o iPhone X (que consegue aplicar o efeito tanto na câmera frontal quanto traseira), ele também pode ser encontrado no iPhone 8 Plus.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Gislei Bit

    É um pouco de sacanagem com o Fotografia Profissional.

    • Douglas Knewitz

      Não acho. As pessoas sabem o valor de um fotógrafo, mas ninguém vai a um estúdio pra tirar fotos com Iluminação de Retrato pra postar no insta. O que a Apple fez foi dar a oportunidade de quem n vive ou convive cm esse meio poder recriar algo próximo dessa estética.

    • Igor Alves

      Se o trabalho do fotógrafo profissional está restrito ao que o iPhone provê às pessoas comuns, então é melhor ele procurar outra atividade.

  • Estan Duarte

    Esse seria um motivo para fazer a atualização interessante ao iPhone 7 Plus, afinal, na apresentação do iPhone 7, o ISP do A10, tem capacidade de marchine learning de 100 bilhões de operações por segundo.
    Para fazer ideia, o A11 todinho tem capacidade para 600 bilhoes de Ops/s, 200 bilhoes a mais que o A10 full.
    Foi tanta enfase na apresentação desse processador de imagem, ate invocaram a capcidade de acelerar efeitos do Photoshop.
    Agora um ano depois, esse mesmo processador, nao conseguir aplicar um efeito de camera num modelo especifico de duas lentes.

    Faltou novidades, e a NOVA Apple esta perdidamente focada em obsolescência programada, que esta perdendo base de usuários do sistema e atraindo usuarios de outras plataforma, que sao tao volateis quando a nova filosofia da Apple.

    Nunca se viu um aparelho custar tao caro, com vida util tao curta, como os ultimos iPhones.

    • Aimoré Neto

      Eu estou precisando de um iPhone novo e estou com medo de comprar o 8 Plus e ficar pra trás em diversas coisas no próximo lançamento, mesmo tendo o mesmo processador do iPhone X. O X, por sua vez, não me interessa, já que não acho o reconhecimento facial muito prático, fora a falta de informações detalhadas perto do notch.

      • Estan Duarte

        Pela filosofia Cook da Apple, ate o X ja estara ultrapassado, igual ao 7 agora.

      • Jonas

        Esse lance de processador pra mim não é mais tão importante, pq a velocidade é limitada e esquenta o aparelho quando roda jogos pesados todo ano.
        Ex: desde o 4S eu jogo Infinity blade, e sempre fritou o celular jogar esse jogo. Mesmo com esse lance de processador 2 vezes isso e aquilo , hj depois de 7 anos o iPhone X e esse A11 “bionic” era pra rodar os jogo com as mãos nas costa mas ainda sim da pra frita ovo quando jogo rsrs

    • Jonas

      Esse lance de processador pra mim não é mais tão importante, pq a velocidade é limitada e esquenta o aparelho quando roda jogos pesados todo ano.
      Ex: desde o 4S eu jogo Infinity blade, e sempre fritou o celular jogar esse jogo. Mesmo com esse lance de processador 2 vezes isso e aquilo , hj depois de 7 anos o iPhone X e esse A11 “bionic” era pra rodar os jogo com as mãos nas costa mas ainda sim da pra frita ovo quando jogo kkk

      • Estan Duarte

        Amigo, ativa economia de energia, nao vai perder nenhum desempenho e nem vai fritar.
        Uso 7P e nao sofro esses aquecimentos.

        • Jonas

          Já fiz isso em msm acima esquenta. Entendo q os gráficos são de console mais já tem 7 anos e continua esquentando.
          Outro q esquenta muito e tem excelentes gráficos e o The Room

          • Estan Duarte

            Karamba, no modo economia aqui fica suave em games complexos.

            • Jonas

              Vc tem algum dos dois jogos q mencionei ? Detalhe , eu uso sem capa.

            • Estan Duarte

              Kara o A11 é diferente mesmo, pedi pra um amigo testar, e ficou quente, mesmo usando os nucleos economicos.
              Ele fez um teste do Antutu e disse que o iPhone X dele aqueceu, e sim, ficou muito quente.
              Ja no A10 usando os nucleos economicos, isso nao acontece, nem em testes, games, 4K ou camera lenta.
              Entao se trata do A11 mesmo.

            • Jonas

              Entendi , de bionic não tem nada rsrs. Uma pergunta; vc sente diferença de velocidade de um modelo de iPhone pro outro, tipo: Lançou um esse ano e outro ano que vem, eu não sinto.
              No passado tinha esperança que um dia a Apple teria a velocidade que o One Plus 5t tem hj e não é isso q aconteceu. Tomara q a Apple c inspire no One Plus assim como c inspirou no Xiaomi mi mix e sua tela infinita , pq tá fazendo muito sucesso.
              Embora o iPhone ganhe em desempenho o One Plus 5t tem a velocidade q eu gostaria de ver no iPhone.

            • Estan Duarte

              Eu sou muito chato com abertura de apps, alternar e fluidez, e por enquanto gosto do iPhone por isso, nao atualizei o meu justamente com medo dessa perda de perfomance.
              E sim, sempre vejo diferença entre modelos, aquela tela branca antes de aparecer o conteudo do app me incomoda muito, acostumei com o iPhone 4 e ate hoje espero uma experiencia igual foi com ele, mas parece que o ultimo smartphone motherfucks da performance, foi o iPhone 5 com iOS 6.
              Eita sistema que acelerou todo iPhone que o instalou.
              Tem um teste mostrando o iPhone 5 iOS 6 ganhando do 7 Plus iOS 10 na maioria das tarefas kkkkkk
              O que vejo, é que a seguranca aumentou e o peso absurdo de cada software equilibra o ganho de hardware, voce simplesmente atualiza o hardware para dar continuidade a performance.
              Esse ano, acho que o iPhone X sera como iPhone 6 em 2015, vai perder para todos os outros em comparativos kkkkkk
              O A11 lida de uma forma estranha com picos de velocidade, ate o 7 Plus consegue ser melhor que o iPhone X, ambos rodando 11.
              Segue um comparativo de tempo para executar uma lista de atividades(abrir apps, editar fotos e renderizar videos).

              https://uploads.disquscdn.com/images/7d085c9d08d211e5ee283d32d0aa8ed26e31602b00ee4177591d24dd65e70ae0.jpg

            • Jonas

              Mais um exemplo claro , de que eu e muitas pessoas estão jogando dinheiro fora atualizado de celular todos os anos. Vlw, obg brother.

            • iamyourfather – your mom likes

              Com relação exclusiva a abertura de Apple, os celulares tops da Sony não ficam devendo nada ao iOS. É, em alguns apps, até abre mais rápido. Agora, quando o assunto é jogos, a Apple supera nos iPads e iPhones.

  • Não entendo como deixaram aprovar aquele corte meio estranho ali no ombro. O comercial foi um plano sequencia muito bem feito e deixaram isso passar por causa disso? Achei estranho.

  • Fábio

    Efeito com resultados duvidosos.
    A propaganda é muito conceitual e bem feita.
    Mas na prática as fotos com fundo preto quase sempre saem horríveis.

    • Aimoré Neto

      Na maior parte das vezes fica ruim. Para ficar bom de verdade a pessoa precisa ter uma boa paciência e escolher a dedo a cor do fundo e a posição da pessoa/objeto no primeiro plano.

    • Henrique A.

      Tentei varias vezes, de varias formas. Para a foto com fundo preto prestar é preciso boa iluminação e fundo NEUTRO e cor contrastante com a do primeiro plano. Se tentar fazer com um fundo cheio de objetos ou detalhes, o iPhone mistura com o cabelo (ou outras partes) da pessoa.

      • iamyourfather – your mom likes

        Com uma DSLR de entrada, você faz isso em qualquer ambiente com qualquer fundo sem trabalho algum.

    • Estan Duarte

      Eu nao curto muito esse efeito, isolar a pessoa num fundo preto, colorido fica feio, preto e branco parece foto de cemiterio.
      Eu gostei muito do efeito de clarear o rosto, pois isso me incomoda nas fotos do 7P, a lente tele entra pouca luz.

      • iamyourfather – your mom likes

        Baixe o App da Google: “SNAPSEED” e use o modo retrato para clarear o rosto desta forma mesmo. Ou use a opção “atmosfera”. É gratuito e não tem propaganda.

        • Estan Duarte

          Obrigado pela dica, vou experimentar.

  • Aimoré Neto

    Se tem uma coisa que eu não consigo bater palma é para o modo Retrato. É uma ótima funcionalidade, ok, mas ainda é COMPLETAMENTE porca, e para tirar uma boa foto é preciso ter muita paciência e escolher bem o fundo e a posição do que for ficar em primeiro plano. No próximo iPhone ou daqui a duas gerações eles lançam uma câmera blá-blá-blá [insira aqui algum nome engana-trouxa em inglês, assim como TrueDepth]. Graças a essa grande nova tecnologia com nome engana-trouxa em inglês, será possível tirar fotos em modo retrato de forma perfeita.

  • Luciano Assunção

    Depois de muito persistir consegui um resultado satisfatório. É preciso muita paciência pra ter um resultado legal. Acho que o “segredo” talvez seja usar um ambiente muito bem iluminado, mas sem luz direta para o objeto a ser fotografado. Tirei essa foto no quintal de casa, na sombra e curti bastante.
    https://uploads.disquscdn.com/images/b101835cf8c5afc32a28c4fb8cf85ec49cbe6252eebc6f9ef23d9ad11632ad84.jpg

    • Henrique A.

      Ficou ótima! Parabéns!!

      • Luciano Assunção

        Muito obrigado

  • Igor Alves

    Ao invés desse vídeo eles poderiam fazer um ensinando como usar, porque eu nunca consegui tirar uma única foto satisfatória… 🙁

  • Fagner

    Melhor recurso no iPhone X. O modo retrato da câmera frontal é realmente algo incrível, aliás, nenhuma das câmeras deixam a desejar a uma câmera profissional.

  • Alguém conhece algum App que simule isso no 7 Plus?

  • iamyourfather – your mom likes

    Eu faço melhor com uma DSLR de R$ 1.600 com a lente (objetiva) que já vem na própria câmera. Basta configurar no modo manual.