Curiosidades

Comercial da Apple conta como o modo Iluminação de Retrato foi criado

Os modelos de iPhone com dupla câmera lançados no segundo semestre de 2017 (8 Plus e X) trazem uma funcionalidade exclusiva deles, chamada de Iluminação de Retrato. Segundo a Apple, o efeito (que aplica iluminação artificial à imagem para melhorar fotos) necessita do processador A11 Bionic para aplicar cálculos que são resultados do machine learning.

Em seu mais novo vídeo, a Apple enfatiza bastante esta funcionalidade, explicando como ela foi desenvolvida.

Segundo o comercial, a Apple estudou bastante a arte do retrato, desde pinturas clássicas até fotos famosas. Eles pediram ajuda de diversos profissionais da imagem e da fotografia, para entender a fundo as técnicas que fazem uma foto ser agradável para os olhos.

Com isso feito, eles juntaram os princípios de iluminação com o machine learning e desenvolveram uma maneira de recriar a iluminação de estúdio por software, em uma foto que tenha dados de profundidade de campo (já falamos sobre isso aqui). O resultado é o modo Iluminação de Retrato. Assista:

YouTube video

Apesar do comercial enfatizar apenas o iPhone X (que consegue aplicar o efeito tanto na câmera frontal quanto traseira), ele também pode ser encontrado no iPhone 8 Plus.

Botão Voltar ao topo