Notícias

iPhones 8 e X não sofrerão dos mesmos problemas de bateria que os modelos anteriores

Hardware recebeu melhorias de projeto

É inevitável voltar a comentar sobre a maior polêmica dos últimos anos que atingiu a Apple no final de 2017. A notícia de que a performance do aparelho é intencionalmente diminuída quando a bateria começa a ficar quimicamente velha deixou um gosto bem amargo na boca dos usuários da maçã, e mesmo com todas as desculpas e atitudes, a má impressão acabou permanecendo.

Mas para quem comprar novos modelos de iPhones, é interessante saber que eles não precisarão passar por tudo isso, pois foram reprojetados para não apresentarem as falhas do iPhone 6.

Projeto remodelado

Com a nova função de Gerenciamento de Desempenho a ser introduzida no iOS 11.3, muitos se perguntaram por que ela é exclusiva dos modelos entre o iPhone 6 e o 7 Plus, deixando o 8 e o X de fora. Os novos não teriam o mesmo problema ou seria apenas uma questão de tempo para a Apple incluir o paliativo para eles também?

A resposta oficial da maçã não deixa dúvidas: o hardware dos novos iPhones foram reprojetados para não apresentarem o mesmo defeito.

Os modelos iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X têm um projeto de hardware e software mais avançado, que fornece uma estimativa mais precisa das necessidades de alimentação e da capacidade de alimentação da bateria para aumentar o desempenho geral do sistema. Isso permite um sistema de gerenciamento de desempenho diferenciado, que possibilita que o iOS tenha uma previsão mais precisa e evite um desligamento inesperado. Consequentemente, os impactos de gerenciamento de desempenho podem ser menos notáveis nos modelos iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X. Com o tempo, as baterias recarregáveis em todos os modelos de iPhone terão sua capacidade e desempenho de pico diminuídos e, em algum momento, precisarão ser substituídas. Apple

Nossa opinião

Com isso, a Apple praticamente confirma que é o projeto de hardware do iPhone 6 (replicado no 6s e 7) que faz com que o gerenciamento de energia em baterias velhas seja falho. Essa seria a explicação do problema não acontecer em modelos anteriores (5s, 5, 4S, etc).

Há tempos defendemos aqui no BDI nossa teoria de que haveria um erro de projeto no iPhone 6. Era a única coisa que explicaria não acontecer com outros modelos (ou marcas). Porém, a Apple nunca admitiu que haja qualquer defeito de projeto.

A empresa parece ter demorado para perceber o real problema, tanto que ele perdurou até o iPhone 7/ 7 Plus. Enquanto não entendia muito bem o motivo, ela resolveu aplicar secretamente a diminuição da performance do aparelho (o que sempre achamos um absurdo injustificável) para minimizar a incidência dos apagões. Quando finalmente descobriu que o problema estava no hardware, aí sim mudou o projeto no iPhone 8 e posteriores.

iPhone SE curiosamente não apresenta o mesmo design do iPhone 6, mas traz o mesmo processador do 6s, o que nos faz imaginar que o problema possa ser nele e não especificamente no design da bateria ou do aparelho.

Não deixa de ser um alívio saber que o problema foi identificado e o hardware ajustado. Confesso para vocês que eu tinha medo de que daqui para frente este fosse um problema permanente e todo novo iPhone que eu comprasse teria que me conformar que ele propositadamente perderia performance com o tempo, por causa da bateria. Isso tornaria frustrante cada compra de um novo telefone da Apple, colocando em suspeita inclusive os outros produtos da marca.

Claro que para quem ainda usa um iPhone 6, 6s, SE e 7, continua sendo algo bem frustrante. A Apple reduziu temporariamente o preço da reposição de bateria, mas depois do final de 2018 volta a ser cada um por si. O ideal seria que ela mantivesse permanentemente o desconto para estes usuários, pois o problema, sendo de hardware, permanecerá até o final da vida útil do aparelho. Porém, para isso ela precisaria admitir que houve um erro de projeto, coisa que ela não fez e provavelmente nunca fará.

Fonte
Apple
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marcelo Ferraz de Souza

    Um empresa que não assume seus erros é lamentável, ainda mais do porte da Apple….

  • Guilherme Auwarter

    Essa para quem dizia que o 8 era a mesma coisa que o 7 que era mesma coisa que o 6 kkkk

  • Alex iPilot

    Silêncio entre os fanboys que defendiam, faca nos dentes, que não havia erro no projeto… Mas não há o que comemorar, ninguém ganhou nesse embate de opiniões… É apenas triste, muito triste e frustrante.

    • Lucas Guerra

      Exatamente! Pra quem sempre usou Apple, você ter um aparelho que fica travando, com porcentagem louca, frustra qualquer usuário. Brincadeira a parte, parece até aqueles androids mais antigos kkk

  • Renato

    Apesar da Apple dizer que isso só acontece a partir do 6, esse era o maior problema do meu Iphone 5, troquei de aparelho na autorizada uma vez e troquei a bateria uma outra pois ele desligava BEM antes de chegar aos 0%, a ponto de eu TER QUE andar com uma power bank no bolso sempre.

    Um dos meus amigos tem esse mesmo problema até hoje no seu Iphone 5S.

    • Pedro Henrique Rodrigues

      Eu entendo que isso possa acontecer com qualquer aparelho com uma bateria, inclusive notebooks. Conforme a bateria envelhece, fica dificil manter a tensão entregada, dai ocorrem esses desligamentos.
      Meu antigo notebook, da Samsung, acontecia a mesma coisa. Chegava ali pelos 20% e apagava.
      Meu antigo 5s, la pelas 5%-10%, apagava. O da minha Irma é ainda pior, la pelos 20% o dela apagava, dai melhorou quando ela passou a usar o modo de economia.

      Não entendi muito bem o que é o gerenciamento diferenciado ou problemático desses iPhones, mas o envelhecimento da bateria e a queda de tensão são coisas inevitáveis.

      Talvez o problema a partir do iPhone 6, seja que o aparelho – de alguma forma – deteriora a bateria mais rapidamente e os desligamentos se agravem, mas não é uma exclusividade.

      • KB

        Várias vezes observei o meu iPhone 6, na época com menos de 1 ano descer a porcentagem da bateria a cada minuto ou dois. Eu acredito muito em erro de projeto, não sobra muita explicação diferente.

        • Pedro Henrique Rodrigues

          Exato, acredito que o erro de projeto levou ao desgaste precoce das baterias. Porem esses desligamentos podem ocorrer com qualquer aparelho da atualidade, um problema de Hardware.
          Só que a Apple cagou na parada, e acelerou esses desgaste.

      • Alex iPilot

        Você está confundindo TENSÃO com CORRENTE… A queda de tensão e a degradação da bateria são perfeitamente normais… O erro de projeto da Apple é que a bateria não suporta picos de corrente em função da demanda do processador, o que acontecia até com baterias novas… Isso não é normal nem em baterias desgastadas.

  • KB

    Não bastava o 6, saber que o 7 está no mesmo barco é frustrante duplamente…

  • Alex Pereira

    iPhone 5 também tinha o mesmo problema, ele desligava sozinho e tals, quando eu troquei a bateria ele voltou “ao normal” mas travava por conta do iOS 10

  • Lucas Guerra

    O pior é chegar numa autorizada da Apple, e receber a notícia que para uma simples troca de bateria de um iPhone 6 Plus, ter que deixar o celular lá por 15 dias, por simplesmente não ter em estoque, cheguei até a ligar para o suporte Apple para comentar esse caso, me recomendaram esperar para os estoques normalizarem, vamos esperar ne´..

    • PaloZo

      Dificil isso…
      Aqui na minha cidade, deixei o nome para reserva sem deixar o aparelho.
      Quando chegou a bateria, troquei em 30 minutos.

      • Lucas Guerra

        O pior que aqui só tem duas autorizadas, e eles falam que o celular tem que ficar lá, porque tem que fazer testes de não sei de quê, cara, não tem o que testar, se a empresa divulga que a troca é pra todo mundo a partir de um modelo, que se troque, simples. Santa Burocracia

  • Júlio Liza

    Sem dúvidas: Uma pisada muito feia da Apple. Um ponto muito negativo para a empresa que é lider de tecnologia no setor! Lamentável…

  • Júlio Liza

    OFF topic : iLex, alguma notícia sobre a recém atualização do firmware do watch ?

  • Daliton da Silva

    O Problema é no processador que exibe uma quantidade exorbitante de carga repentinamente, até porque o problema dos apagões aconteciam mesmo em baterias novas, além disso se o problema fosse na bateria as que estão sendo vendidas para reposição poderiam acabar com o problema, mas ele permanece mesmo trocando por uma bateria nova

  • Alex iPilot

    OFF, porém interessante… Eu fiz o procedimento de instalação de um perfil Apple TV para evitar atualizações automáticas do iOS mas não funcionou! Atenção a quem estiver utilizando esse recurso!

    • Estan Duarte

      Comigo funcionou, porem era tvOS 10 e venceu, agora estou com tvOS11, esse diz que a validade vai ate 12/05/2019.
      Continuo no iOS 10.3.3 no 7 Plus, que aposto nao ter picos de energia ou desligamentos…

      https://uploads.disquscdn.com/images/79c572b143539b06fcbd5588800e263c8deb876492969b657747171cdae0fd5a.png

      • Alex iPilot

        Ok! O meu é o tvOS 10… Vou instalar o 11, então. Muito obrigado!

        • Bruno

          Instale a última versão como te falei há algum tempo.
          Funciona perfeitamente.

          • Alex iPilot

            Pois é… Meu erro foi no número da versão! Valeu, grato!

  • “Consequentemente, os impactos de gerenciamento de desempenho podem ser menos notáveis nos modelos iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X.”

    Ainda tenho medo do que interpretei, que a solução continua sendo diminuir o desempenho porém dessa vez “podem” ser de uma forma menos notável pelo usuário… é isso?

    • Rodrigo Abdalah Freitas

      Foi o que entendi também!

    • Douglas Knewitz

      Eu entendi que ela adotou a mesma solução (6-7) so que como padrão. Quando o aparelho indicar que está gasta a bateria ele lentamente irá baixar a performance, e não algo brusco como è nos modelos 6-7

      • Se todos entendemos isso, de certa forma o problema em si ainda não foi solucionado… foi apenas amenizado.

        • Rafael Lima

          Não tem como o iPhone ter esse problema solucionado se o lunático do Jony Yve, não parar com essa mania de aparelhos muito finos, não tem como colocar uma bateria maior, tem pouco espaço entre os componentes e pra adicionar novos componentes, ainda desconfio que a perda da entrada pra fones de ouvido tem a ver com essa obsessão ridícula

  • Rodrigo Pimenta

    E quanto a proteção a prova d´água dos iphones 7/7plus nessa troca de bateria?
    Será que tem algum processo diferente na troca pra manter essa proteção confiável?

    • Douglas Knewitz

      Apôs aberto ele perde a vedação. Não tem oq fazer.

  • Rodrigo Contrera

    Tenho um Iphone X.
    E ontem aconteceu o problema. Estava com 4% de bateria e apagou.

  • Caio Cartaxo

    Essa historia ta muito é mal contada… Erro de projeto, de uma empresa tão grande??? Eu não acredito muito em erros de projeto, ainda mais eu vendo em empresa bem menores que existem “erros de projetos” propositais. É aquela historia, se colar né? Colou!

  • Henrique Mafra

    Eu tive muitos problemas com bateria no iPhone 5, era praticamente um 6 com o visual antigo. Erro na % da bateria, apagões do nada…

  • Um colega tem um telefone da motorola que esta com esse mesmo problema, não acho que seja exclusivamente um erro no projeto, mas também pela bateria não conseguir entregar o que o sistema necessita, como se a margem de variação fosse pequena demais pra continuar suportando os picos mesmo quando diminuísse sua capacidade, o que provavelmente melhoraram nos iPhones 8 e X.

  • Fiz upgrade pro iPhone 8 Plus e não achei a bateria tão melhor que as anteriores como alguns dizem. Acredito que só um iOS descente pra resolver isso porque né, gastar bateria sempre gastou, mas como nas últimas atts eu nunca senti.

  • Caue Coelho

    Eu Acho que o problema não é o processador e sim a bateria. isso explica pq o SE tb é incluído nessa lista, pois teve a mesma data de laçamento do 6 e 6S. Talvez o fornecedor dessa “leva” ou somente os lotes que atenderam as produções nesse período são baterias problemáticas. Somente uma suposição…

  • Bernardo

    a solução seria um recall…

  • iamyourfather – your mom likes

    Meu iPhone, iPad e Android, eu sempre desabilito tudo que eu não uso. Até mesmo os Feedbacks de melhorias. Estou pagando; logo, quero tudo funcionando bem.

    iPhone 7 Plus; iPhone SE; Vários Androids e MacBook. Em todos eles, minha bateria dura muito e não tem queda nenhum. Até quando está em 1%, eles demoram para desligar.

    Sempre que posso, recarrego do zero ao 100%.

  • KGB07

    Como já foi dito aqui o problema não ocorre somente a partir do 6. Eu tenho dois iPhones 5. Dois meses atrás um começou a desligar do nada. Depois passou a desligar 10 minutos após eu tirar do carregador. Depois bastava tirar do carregador que ele desligava. Aí eu tinha que colocar no modo avião e diminuir toda a luminosidade para poder tirar do carregador e ele continuar ligado. Ficava por volta de uma hora ligado desta forma. Duas semanas depois o outro iPhone 5 aconteceu a mesma coisa. E este agora já nem liga. Aparece o logo da apple mas, depois que faz o sonzinho que está carregando ele desliga novamente e fica em loop nesse processo. Acabei comprando um X, mas estou muito receoso com tudo isso.
    Ontem, pra meu espanto, aconteceu o mesmo com o 5s de minha esposa.
    E hoje ao chegar no trabalho vejo minha colega reclamando com o 5s dela na mesmíssima situação.
    Sei lá… pode parecer teoria da conspiração, mas as vezes fico pensando em algo proposital. Tantos aparelhos numa mesma época!! Muita coincidência.

  • Get Down Floripa

    Quero devolver o iphone 7 pra apple e que ela me pague o que paguei no mesmo a 3 meses atras

  • fabio vinicius

    Uffa, que noticia boa.. achei que meu iphone de 8 mil reais teria esse problema. MARAVILHA.

  • Nunes

    Meu 7 ainda está na garantia 8 meses de uso, mas estou achando que a bateria está descarregando muito rápido, outra coisa estranha é o esgasgo das notificações, chega até a ecoar… acho horrível! Você sabe informar o que pode ser? A Apple está dando a bateria para quem ainda está na garantia?