Notícias

Apple admite que sistema reduz a performance do iPhone quando a bateria começa a apresentar problemas

E ações na justiça começam a surgir

No inicio da semana, um especialista em performance de dispositivos móveis divulgou alguns testes que demonstravam um comportamento bastante peculiar em iPhones 6s quando a bateria começava a ter uma certa “idade“. A revelação acabou indignando muitas pessoas, a ponto do caso ser chamado de bateriagate.

A Apple se manifestou publicamente, assumindo que implementou um dispositivo no sistema que realmente reduz a performance do iPhone 6s quando a bateria está gasta.

A declaração foi enviada a alguns sites americanos, entre eles o The Verge.

Nosso objetivo é oferecer a melhor experiência para os consumidores, o que inclui o desempenho geral e o prolongamento da vida útil de seus dispositivos. As baterias de íons de lítio tornam-se menos capazes de atender às demandas de pico de corrente em ambientes frios, com carga baixa ou à medida que envelhecem ao longo do tempo, o que pode resultar no desligamento inesperado do dispositivo para proteger seus componentes eletrônicos.

No ano passado, lançamos um recurso para o iPhone 6, iPhone 6s e iPhone SE para suavizar os picos instantâneos [de consumo] somente quando necessário para evitar que o dispositivo se desligue inesperadamente nessas condições. Agora estendemos a funcionalidade para o iPhone 7 com o iOS 11.2 e planejamos adicionar suporte para outros produtos no futuro.

Ou seja, quando a bateria começa a apresentar problemas (desgaste por causa do tempo), o sistema ativa um dispositivo interno que reduz o clock do aparelho para que ele não se desligue de repente antes do esperado.

Um usuário do Twitter constatou isso no seu iPhone 6, que estava bem lento. A bateria dele estava apresentando problemas há algum tempo e ele resolveu trocá-la por uma nova. Ele usou um aplicativo para mostrar o clock do processador, e a diferença do antes e depois é enorme.

Este recurso é a solução que a Apple encontrou para resolver o problema de baterias velhas que podem desligar o aparelho antes do tempo por fornecerem baixa tensão. Para a maçã, é preferível que o usuário tenha uma performance reduzida, mas com o aparelho mais tempo ligado para poder ser usado. É uma decisão dos engenheiros, não um problema temporário que pode ser arrumado em uma futura atualização. A Apple decidiu que é assim que ela agirá.

Nossa opinião

A Apple tomou sua decisão e declarou que acha que esta é a melhor forma de resolver um problema que estava atingindo diversos usuários, que viam seus iPhones desligarem sozinhos antes do tempo. Na época o 6s nem era tão velho assim (menos de 1 ano do lançamento) então não dava para dizer que a bateria já estava desgastada.

Porém, não achamos nada justo, nem correto, diminuir a performance de um aparelho assim, sem avisar ninguém. Nós compramos iPhones porque eles costumam ser performáticos e oferecerem anos de uso, e até criticamos os Androids neste sentido, que passam a não receber mais atualizações do sistema após 18 meses. Um dos grandes diferenciais entre iPhone e Android parece estar sendo jogado no lixo.

Sim, se você tem um iPhone antigo e trocar a bateria por uma nova, ele volta a ter uma excelente performance, pelo menos até a bateria não ficar velha de novo. Mas obrigar o usuário a trocar a bateria (que não é barata no Brasil) para ter seu aparelho “de volta” é bastante questionável.

Atualmente, quem tem um iPhone 6/6s cuja bateira já tem uma certa idade e atualizou para o iOS 11, ficou com um aparelho com a performance pior que um iPhone 5, que é 3 anos (!!!) mais velho e não recebeu atualização para o iOS 11. É justo isso?

A grande questão é: por que os iPhones, a partir do 6, começaram a apresentar este tipo de problema com a bateria sendo que isso não existia antes? Por que o 5s não foi atingido e o SE, lançado 2 anos depois, foi?

Há ainda muitas perguntas a serem respondidas, mas no momento não nos parece justificável diminuir performance dos aparelhos, principalmente sem comunicar isso claramente. São milhares de usuários que ficaram com iPhones piorados da noite para o dia (literalmente) só por causa de uma decisão sobre um problema que a Apple não parece saber como resolver.

Alguns americanos já estão entrando com processos na justiça contra a maçã, justamente por causa disso.

Agora é observar e ver qual será a reação da Apple. Será que ela mudará de atitude com a enorme repercussão negativa disso tudo? Esperamos que sim.

Via
The VergeAppleInsider
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rafael Cavalcante

    De fato, tenho percebido meu SE um pouco mais lento.. É um absurdo mesmo pois no iOS 10 era uma bala. Isso inclui até pra abrir a câmera.

    • Filipe Ribeiro

      Meu iPhone SE apresenta alguns bugs bem chatos. Ele não mostra a porcentagem da bateria mesmo com a opção ativada. Quando faço ligações e durante elas eu uso o multitarefa ele trava a ponto de não conseguir fazer a transição para outros apps abertos e notei que o SE está esquentando muito, e olha que faz um mês que comprei. Fiquei 2 semanas no iOS 10.2 e lá não tive esse tipo de bugs.

      • Cristiano Silva

        Tambem notei o aquecimento repentino no SE. Acho que vou esperar tudo isso se desenrolar para pensar em trocar meu SE por um iphone7.

      • Rafael Cavalcante

        Nossa, não experienciei isso no meu não! Só que está esquentando bastante também com tarefas bobas…

    • Pensei que fosse a quantidade de app que eu tinha no SE, fiz a restauração e mesmo assim continua o problema… o pior é toda hora aparecer a mensagem sem pressionar o botão On/Off “Deslize para Desligar”, agora não sei o problema é a bateria ou se é o hardware ou se vale a pena comprar um novo!

    • Kaueeprd

      Nossa pois é, meu SE está engasgando e o gerenciamento de memória RAM também tá péssimo! Não posso abrir uns 3 apps que já recarrega tudo, coisa que não acontecia no iOS 9 ou 10. Sem falar na bateria que agora tá durando umas 3 horas e com um nível de degradação em 14%. Pensando seriamente em voltar pro android.

  • Ailton de Andrade

    Ainda mais revoltante sabendo que se você leva seu iPhone para uma autorizada, eles dizem que não faz esse tipo de serviço, o aparelho só serve para dar um “desconto” na compra de um novo, e você tem que recorrer a locais duvidosos!

  • André

    Tenho a impressão de estar usando um Galaxy Y. Agora vou ter de desembolsar R$450,00 para ter meu aparelho de volta.

  • paulogrego

    Será que esse primeiro cara que revelou o teste trocou a bateria na Apple ou trocou por uma paralela?

    • Gabriel

      Se trocou por uma paralela e a performance está melhor nela, realmente são 2 pontos negativos pra Apple hein champz.

  • Fausto Paiva

    Eu entendo a Apple. Eu tive um iPhone 6 que começou a desligar do nada por causa da bateria, até não ligar mais. Com certeza eu preferiria que ele ficasse mais lento do que não pudesse nem utilizá-lo. Só acho errado ela implementar essa diminuição de clock e não avisar aos usuários a respeito disso.

    Meu antigo iPhone 4S não teve esse problema de bateria. A autonomia diminuiu, mas não tinha um comportamento errático.

    • LeandroN

      Eu não entendo! Outros aparelhos mandaram lembrança!

      Melhor seria arrumar o mostrador de bateria para acabar mais rápido do que simplesmente diminuir a velocidade.

      4-5 anos de atualização? Praq?
      Atualmente cada atualização torna aparelhos de 1-2 anos atrás um verdadeiro lixo!

      Tenho um iPhone 6 Plus que tá uma carroça. O aparelho tem 2 anos. A bateria está boa, aliás, nem aviso de problema tem. O geekbench está pontuando 30% abaixo da referência, pior que um iPhone 5s.

      Aparelho este, que custou 2 androids top! Ou seja, eu poderia comprar outro agora, ter uma performance muito melhor, e ainda ficaria atualizado pelo mesmo tempo do iPhone, de quebra com um aparelho superior.

      Eu ia comprar um iPad, não vou mais. Nestas condições como posso pegar um iPad com CPU A9, se já estamos no A11, o que acha que vai acontecer com ele daqui 1-2 anos? Vai virar outro iPad3….

      • Estan Duarte

        Olha la se ja nao virou kkk

        • LeandroN

          Não duvido…kkkkk….

          • Estan Duarte

            Kara permaneci no iOS 10 justamente por essa crença da Apple em iPhone chip tal para iOS tal, quando atualiza ja nao é a mesma coisa, e nao tem explicacao tecnica para isso, pois o A9 tem potencia de sobra para rodar o iOS, se ele fosse tao pesado o A7 nao rodaria o iOS em modo economia de energia que corta 50%, ou seja, o iOS esta rodando num hardware 4x mais fraco que o A9…
            Apple precisa corrigir isso, ou sera meu ultimo iPhone e passarei a evangelizar contra a empresa e suas praticas.
            Triste demais para aparelhos tao caros, mesmo 6S novo na caixa ja tem idade de bateria na caixa, o tempo conta contra as baterias de litium, usando ou nao, elas degradam.
            Imagina 1.715mAh como pode degradar numa velocidade maior por ser pequena.

            • LeandroN

              “Apple precisa corrigir isso, ou sera meu ultimo iPhone”

              Tá faltando pouco pra eu mudar!!! O iPad já desisti por enquanto! Estava quase comprando…. mas sem chance…. ainda mais iPad que a troca é bem mais longa que iPhone! Tem q durar pelo menos uns 4 anos rodando bem….o que na atual situação não da pra confiar. Infelizmente!

            • Estan Duarte

              Concordo com voce sobre o iPad ter duracao maior, pois é um aparelho maior, de uso menos portatil e naturalmente terá uma vida mais longa.
              Ficou complicado confiar na Apple agora.

      • Wendell

        Tbm tenho um iPhone 6 plus (mais de 3 anos de uso) e estou bastante insatisfeito com o desempenho. As vezes vc digita e os caracteres aparecem segundos depois. Quando abro a câmera através de algum aplicativo é uma demora imensa pra abrir, vários apps travando, as vezes o celular reinicia sozinho enquanto roda algum app. Fui numa autorizada da Apple e fiz o teste da bateria que mostrou que ela ainda estava boa, se não me engano com 86% da capacidade. Mas já nota-se que o aparelho está bastante defasado, tanto pelo tempo que foi lançado (o que é natural), mas agora aparentemente tem essa posição da Apple para piorar a situação.

    • ViNi

      Não, isso é errado. Imagina só a Nvidia diminuir o clock da minha placa de vídeo porque o produto não consegue manter o mesmo desempenho por um ano, ou a Intel diminuir o clock do meu processador pelo mesmo motivo, é um absurdo. E o clock diminuiu de 1400MHz pra 600MHz, isso é muita coisa, tá com cara de gambiarra pra economizar em componentes.

  • KB

    A Apple pecou por não deixar o usuário informado e com opção de escolha. Transparência é importante, principalmente nos dias de hoje.

  • KB

    Alguém sabe se a bateria de um 6S ou 7 funciona num 6? Imagino que não exista mais bateria ‘oficial’ para o 6 (considerado vintage?)

  • André

    Se dermos à Apple o benefício da dúvida e a presunção de boa-fé, acreditaremos que de fato é uma solução para o iPhone não desligar, como eles dizem, e não uma depreciação programada para induzir a troca de aparelho. Mas mesmo se acreditarmos neles, isso é uma gambiarra. Um bom sistema deveria funcionar na capacidade plena de processamento até a bateria chegar a 1%, 0% e desligar naturalmente, com o usuário podendo acompanhar o nível de bateria. O celular desligar antes da bateria chegar a 0 não é admissível e ter que reduzir o processamento para isso não acontecer é uma solução muito meia-boca para o alto nível que nos acostumamos a exigir dessa empresa.

    • Thiago Sousa

      Pelo nível que nos acostumamos a exigir e pagamos caro por isso.

    • LeandroN

      Concordo plenamente. Que arrume o mostrador para descer no nível em que a bateria suporte o processamento total.

      Ou seja, bateria vai desgastando, vai “zerando” mais rápido, agora diminuir o clock é ridículo!

  • Mariano

    Poderiam simplesmente fazer como fazem nos laptops: dar ao usuário a escolha se quer usar o smartphone em modo de “economia de energia” (com o clock reduzido) ou “desempenho máximo” (sem interferência do sistema no hardware). Bastaria apenas adicionar uma opção de ajuste nas configurações da bateria. Além disso ajudaria o próprio iOS a endereçar demanda de processamento nos chips A11, se para os núcleos de alto desempenho ou de baixo consumo. Que venha o iOS12

    • Estan Duarte

      Ja ocorre isso no iOS 9, em modo economia corta 50% da CPU e do controlador de memoria. Ja nos iPhones com A10 e A11 possuem nucleos proprios para ativar durante o modo de economia de energia, algo feito pelo usuario.

      Conclusao: Apple esta escondendo falhas do software ou componentes dos iPhones, o que seria perigoso se fosse caso de hardware, entao nos resta a “falha” de software.
      Mas acredito mais em depreciacao, porque o 3GS/4/4S/5 nao acontece isso devida a bateria velha em muitos casos.

  • Thiago Sousa

    Está ficando difícil defender a Apple e suas atitudes ultimamente.

  • Marcelo

    A Apple conseguiu errar em todos os sentidos nessa historia, primeiro no erro do projeto.. se o sistema precisa de uma necessidade especifica de energia, eles precisariam considerar a perda de capacidade qnd a bateria fica mais velha.. e depois na solução que deram. Se ja erraram no projeto e precisam usar essa solução pelo menos avisa o usuario que a bateria ta velha e por isso o aparelho vai ficar mais lento até trocar a bateria.. Do jeito que fizeram parece até que foi pra fazer os usuários acharem que o aparelho ta lento e resolvam trocar por um novo(ai se alguém descobrisse como aconteceu fala que é culpa da bateria)

    • Gustavo

      Exato, tu viste na declaração , que foi dito que ano passado isso foi feito para iPhone 6, 6s e Se ( no iOS 10.2.1) e agora no iOS 11.2 fizeram isso para o 7 e 7 plus.
      Dona Apple “NINGUÉM É TROUXA NÃO ” a senhora vai pagar pelo que está fazendo e tomara que pague caro . Lá nos US já começaram várias ações contra a Apple espero que se espalhe por todo mundo , pois isso não pode passar em branco, de jeito nenhum …

  • Artur Boschi

    Se desconfiasse disso, não teria atualizado meu iPhone 6s. No iOS 11 ganhei um Wi-Fi que não desliga no atalho antigo e transformei meu telefone num iPhone 5. Péssimo negócio pra mim. Tenho certeza que, se a Apple não mudar essa decisão, meu próximo telefone será da concorrência.

    • Lindy Amorim

      Nem fala , tbem estou nessa.

    • gnc03

      Meu 6s esta com o mesmo desempenho de quando o comprei a mais ou menos um ano (iOS 9) e agora no 11.2.1? Sera q o seu n esta com algum defeito na bateria? 🤔

    • Eu tive iPhone do 2G até o 6 Plus, todos, lançava e eu comprava o novo… Até que quando eu paguei o valor mais alto que ja gastei na compra de um celular que foi a do 6 Plus, decidi então ficar o máximo de tempo com ele e em 1 ano de uso ele ja desligava do nada, bateria drenava horrores e tava começando a ficar um pouco lento, nada que atrapalhasse a usabilidade, até eu atualizar para o iOS 11 onde o celular ficou parecendo uma carroça, não tinha mais como usar aquilo, ficou obsoleto…

      Decidi então me arriscar e partir pra concorrência e fui de cara do Galaxy Note 8, tela infinita, performance incrível, câmera espetacular e design de tirar o chapéu, o sistema Android que a samsung disponibiliza está sensacional e tem tanta, mas tantas utilidades que eu nunca vi no iPhone e eu só posso dizer uma unica coisa: Apple NUNCA mais! E olha que eu era reconhecido pelos meus amigos como Fãnboy de carteirinha da Apple…

      O melhor é que comprei o Note 8 e entreguei meu iPhone antigo e consegui 1800 de desconto na loja da Samsung, paguei 2,600 reais em um celular novo, zerado e incrivelmente maravilhoso em todos os aspectos! Recomendo muito as pessoas se arriscarem e irem para o Android de preferência que pelo que eu vi esta valendo muuuuuuito mais a pena 🙂

      • Serginho Arnoud

        Eu também tive todos os iPhones desde o 2g (só não tive o 3G e o 5C, na verdade) e, até o lançamento do iPhone 8, eu nem cogitava trocar para Android. Aí a Apple lança um celular que é um 7 com o nome mais bagunçado ainda pra tentar mascarar que só tem o processador melhor, mas que ano que vem ela vai lançar o iOS 12 e tornar o 8 uma carroça. Lança o X com preço astronômico só oferecendo design a mais e, pra piorar, o iOS, que já foi algo sensacional, tá com bug atrás de bug enquanto o Android amadureceu muito. Não sei por quanto tempo mais vou resistir ficar pagando preços abusivos por telefones regulares.

      • Alexandre

        Valeu a dica. Estava pra comprar o X, mas desta vez vou arriscar. Até porque enaunto o X sai pra mim por 4390 reais, o note 8 sai por 490. Bizarro!

        • Exatamente Alexandre, sai muito mais em conta pegar ele do que o iPhone. Recomendo a TODO mundo que gosta de iPhone realmente arriscar e ir para o S8 ou Note 8, eu fui pro Note 8 e eu to feliz demaaaaaais, isso sim é um computador de vdd nas suas mãos!

  • Raphael Sanches

    Sera q vai ser o RECALL ?

  • Pequena correção: O SE foi lançado 3 anos depois do 5s (2013/2016).

    • Ops! Valeu!

      • Tranquilo.
        Aliás, pra ser bem mais exato, 2 anos e meio. (setembro de 2013/março de 2016).
        De qualquer maneira, desde então a Apple vem escondendo esse procedimento.

  • Estan Duarte

    Faz sentido a Apple diminuir a capacidade das baterias de novos iPhones, iPhone com 1700mAh é intencional pelo desgate acelerado por uso natural, o provocaria obsolescência instantânea por conta do CORTE de CPU incluido no iOS.
    Acredito que seria honesto se os aparelhos fossem com mais capacidade fisica de bateria, agora esta claro pra mim essa diminuicao de bateria a cada iPhone novo.
    2.700mAh em aparelhos de $700-900 é muito abuso, so tera autonomia satisfatoria no iOS STOCK do modelo…
    Uma decepção percebe a Apple usar um jogo tao baixo.
    Quem quer iPhone novo nao liga se o velho funciona bem, todo mundo troca pela camera nova e processador mais rapido, e talvez uma mudanca sutil no design, sempre nos sentimos atendidos.
    Agora depreciar modelos com processador A9 ? Sacanagem, e agora com A10?
    Frustrante pagar 4mil reais nesses aparelhos…

  • Erick

    Gente tá muito estranho essa parada! Minha esposa tem um iPhone 6 q ficou uma carroça depois q ela atualizou pro iOS 11. Porém a bateria dela é praticamente nova! Trocamos essa bateria em Abril desse ano em Nova York (se não me engano pagamos $79)! Agora, como q o “sistema já tá achando” q a bateria dela já ficou tão fraca com só 8 meses pra reduzir tanto assim a performace?!

    • Estan Duarte

      Porque 1.810mAh é uma capacidade minima para um smartphone top, que com chip A8 pode degradar a bateria, alem da degradação natural do tempo que é característica da bateria de Litium, soma isso a baixa capacidade, e chegamos ao motivo da Apple usar baterias tao pequenas a cada aparelho novo que lança.

    • Jayme Ricardo

      Cara iphone 6 ta impossível de usar , o meu tava batendo 800 pontos no geekbench, isso é desempenho de Iphone 4s !!! espero que todos ganhem os processos e o Cook perca o emprego, por permitir isso!!!

  • Raphael Sanches

    Uma dúvida, eu comprei o iPhone 6s desde quando saiu aqui o Brasil e pq o meu iPhone está mais alto o seu anúncio? Está com 1848 MHz. Detalhe nem troquei a bateria!

    • Estan Duarte

      Porque o clock do anuncio é referente ao chip A8 com 1.4Ghz, o seu é o chip A9 com 1.84Ghz.

      • Raphael Sanches

        Ah entendi.. ta explicado.. então sera q o meu ja esta certo 1848 ou era p ter mais. ?

        • Estan Duarte

          Nao sei se apps podem ler dados de hardware dessa forma exata, ele apenas apresenta um dado cadastrado no banco de dados do app

        • Estan Duarte

          Se for A9 esta correto 1.84Ghz

          • Raphael Sanches

            é esse mesmo.. rs valeu pela a dica

  • Alexandre

    O que faz especular que a Apple evitou fazer um recall nas baterias de seus iPhones em um período em que a Samsung sofria com as baterias explosivas dos Galaxies Notes.. Sendo isso verdade ou não, a Apple depreciou o valor do iPhone usado guardando desse modo dado técnico tão importante. A obsolescência programada se revelou mais intencional ainda quando implementada via software, já que o mais comum era dela cogitar por meio do hardware. Lamentável.

    • Mas a Apple fez o recall.

  • Paulo Godoi

    Finalmente comentando a matéria milanos depois das notícias pipocando.

    • Sabe, é bem fácil replicar notícias polêmicas assim que elas são publicadas por sites estrangeiros. Pública-se sem averiguar a notícia e assim atrai muitos cliques e visitantes. Depois, se a história não for bem assim, finge que não viu e pública outra história, atraindo mais cliques. Essa é a forma medíocre de publicar notícias.

      Conosco é diferente. A forma que a gente prefere é, quando tem algo bem sério ou polêmico, analisar bem todos os pontos antes de emitir opinião. Entender se aquilo é só mais um “gate” para atrair cliques ou se é algo realmente sério, que vale a pena ser compartilhado com nossos leitores. Isso porque respeitamos demais a inteligência de quem nos visita e lê, a ponto de tomar sempre muito cuidado com o que escrevemos.

      Eu achei seu comentário bastante infantil, talvez com a intenção de agredir. Mas fica a dica: se você prefere o estilo MEDÍOCRE de dar notícias, seu lugar definitivamente não é aqui. 😉

  • Tá, eu não vi no texto quanto tempo em média é que começa o problema de bateria. Alguém sabe?

    • Alex iPilot

      No texto diz que acontecia no 6S com menos de um ano de lançamento… Não faz tanto tempo, a discussão foi bem grande sobre os iPhones que desligavam ainda com metade da bateria.

      • Sim. Vi lá isso. Mas, falo em aparelho pra aparelho mesmo. To com o 7. Agora fiquei preocupado. Apesar de que tive iPhones sede o 1°.

  • Juliano

    Era o que eu ia perguntar, por que Iphone abaixo do 6 não tem o mesmo problema?

    • Alex iPilot

      Porque o problema foi no design da bateria a partir do 6S… Não é o comportamento normal de uma barreira desgastada como muitos estão comentando… O tal problema foi originado de um erro de projeto nos iPhones.

  • Alex iPilot

    E quando está ligado ao carregador o desempenho é normal ou continua degradado??? Com uma diferença tão grande no clock é provável que continue degradado senão o usuário iria perceber a manobra desonesta!

  • Rafael Lapa

    Ridículo. Atualizei meu iPhone 6s que estava MUITO BOM, e agora trava e demora para abrir os ajustes. Quem decide se a bateria está ruim ou não sou eu, se eu quiser eu troco. Agora sou obrigado a trocar de iPhone ou trocar a bateria? Completei 2 anos com esse iPhone e pretendia ficar até o lançamento do próximo. Me ferrei e a Apple vai lucrar mais um pouco. Espero que retirem isso e deixem os clientes decidirem quando trocar seus aparelhos ou baterias.

  • Alex iPilot

    Para quem ainda não percebeu, o recurso não foi um feature para “oferecer a melhor experiência ao usuário com aparelhos antigos”! Não! Mentira!
    Na verdade foi para esconder o defeito dos aparelhos desligarem com 40% de carga e menos de um ano de uso!

    • Estan Duarte

      Sabe que a curva do raciocinio da Apple parece honesto e correto, porem se voce pensar em processadores potentes em um sistema MUITO pesado que é o iOS, para usar tanta CPU.
      Imagina ai o motivo de lançamentos de iPhone ainda usarem 1.700mAh?
      Mesmo voce cuidando da bateria o desgaste sera inevitável, supondo que voce nem use apps ou games, em um ano 1.700mAh ja foi pro saco.

      Espere o iPhone X Plus de 9.7 polegadas com bateria de 2.816mAh…
      Alguem duvida dessa estrategia ?

      • Alex iPilot

        Correto!
        Quanto mais alto, maior a queda! A Apple cai de uma altura feia…

        Como diz a reportagem original, pergunta que faço sempre, O QUE MAIS??? Todo um sistema cai em desconfiança… O que mais pode ser alterado às escondidas do usuário nesse plano de redução do clock, por exemplo, sob o pretexto de “continuar oferecendo a melhor experiência…”???

        Será que a câmera continua com suas características? A tela continua? O Face ID? A infinidade de sensores, acelerometros, GPS, wifi, etc, será que são degradados também para que o usuário perceba menos o downclock???

        • Estan Duarte

          Agora eu te provo que nao, tenho fotos do iPhone 4S salvo no HD, no iOS 5, era bem superiores para a epoca e eu ja tinha um N8.
          E olho as fotos hoje, nao sao ruins, mas falta dinamica nas fotos e luminancia nas cores, e por experiencia propria de uso, acho o 4S o melhor equilibrio de branco que a Apple ja teve, tanto que essa qualidade voltou nos iPhones 8/X que parecem mais saturados.

          Opiniao propria, com um iPhone 7 Plus 256GB em maos, no iOS 10.3.3 preso, meu sentimento é apenas um: iPhone de novo nem em pensamento.
          Nada a reclamar do iPhone atual, bateria com 12h de uso e 35h de standby, com meu uso.
          Varios apps e inclusive emuladores instalados sem jailbreak, aparelho excelente.
          Agora me diz quem me garante que esse monte de GB nao vai para o saco?
          Percebi por outros iPhones que a Apple limita a quantida maxima de apps que voce pode ter instalados, tanto que isso deixa muito lento mesmo com os apps fechados, ou seja, para que serviria muitos GB se eu atualizasse? Teria que excluir os 150 apps e games por conta de performance porque o A10 nao é mais palio para o iOS novo?
          Acho isso tudo frustrante.
          Esta por enquanto, ate quando…?
          👎🏻

  • Alex iPilot

    Também aqui no Brasil, eu penso que há material suficiente para exigir a substituição gratuita da bateria. Os iPhones tem um “vício oculto”, o desligamento espontâneo ainda com metade da carga. A Apple agiu de má fé criando um artifício no software que reduz o desempenho do hardware a menos da metade para evitar o desligamento. Isso sem comunicar aos usuários.

    A idéia foi evitar o recall de todos os aparelhos por erro de projeto, tal como fez a Samsung.

    PROCON e Juizado Especial, com base no Código de Defesa do Consumidor.

    • Estan Duarte

      Agora ate aumentar o volume na musica no autofalante pode comprometer a CPU, ja que energia é algo tao sensivel nos iPhones 😂

      • Alex iPilot

        Hahaha… E o som vai ser MONOAURAL!!!

        “Quem semeia dúvida colhe desconfiança…”

        Eu pedi a confiança desde que minha pulseira milanesa vendida como aço inox enferrujou e ficou manchada. Eu PROVEI que não era inox por um experimento químico e a Apple fez a troca por uma nova. Foram vários casos pelo mundo. Aí passou a admitir nas embalagens que a pulseira poderia enferrujar com o tempo.

        • Estan Duarte

          Meu 7 Plus tem uns 5 pontos de oxidacao e a Apple se recusa a trocar.
          Essa empresa se superou esse ano.
          Toda empresa visa lucro e entendo isso, amo o capitalismo, mas pagamos caro por qualidade, o minimo seria receber de volta um produto com qualidade.
          Pois cobram 2x mais caro que a concorrencia.
          Serio, estou super descrente da Apple, ainda mais depois desse posicionamento da mesma em ignorar a todos.

  • Walter Cabalin Jr

    Se alguém estiver interessado em negociar o 6s pelo meu 5, podem enviar fotos do aparelho informando quando voltam na troca.

  • Arley Martins

    Baita tiro no pé. Vai tomar muito processo e ainda vai ter que para de fazer isso, porque bateria de substituição não é barato na maior parte do mundo.

  • gnc03

    https://uploads.disquscdn.com/images/aed9da346f9b639ea0ddc58fbf1a2c3a8971ecbb48e240cc2ea89ee2a8a9cfc7.jpg Usei um App free aqui, quem quiser chama lirium, se é 100% confiavel n sei

    • Estan Duarte

      Isso sao dados e nao leitura, o meu é A10 e marca 2.34Ghz mesmo eu no modo de economia de energia, onde os processadores sao 1Ghz kkkkk

      • gnc03

        Pois é, mas no outro app da materia deu certo aqui, os valores, tanto normal quanto em modo de economia,

        • Estan Duarte

          O app Lirium Lite nao faz leitura real de clock.

          • gnc03

            Sim o CPU DasherX foi unico que achei q mostra mesmo!

  • Diego Vasconcellos

    E aquele diferente registry id da GPU? Não é um indício de ser outro aparelho?

  • Deckard

    Parabéns, Apple, vcs conseguiram, meu iphone 6 foi pra gaveta do fundo do armário essa semana, joguei a toalha e estou com Android (outra m… mas pelo menos não tão bugado e manco como o iPhone 6 está).
    Quem sabe um dia quando voltarem a fazer algo ao nivel da fama eu volto.

  • É chocante o que diz a matéria e a maneira que essa notícia saiu. Você paga caro por um aparelho, acredita que ele vai manter o mesmo poder de fogo daqui uns 2 anos e leva uma rasteira se a bateria vai perdendo capacidade, o clock também vai. Oi? Alguém avisou isso? “Se ninguém sabe, o jeito é comprar outro iPhone”. Acho que era isso que a Apple queria que o povo fizesse, ao invés de dizer a verdade e levando no banho-maria até a bomba explodir.

  • Giiliard Freitas

    pq o id do cara mudou nos prints ?

  • João Luiz Gomes Silveira

    A sacada da Apple de reduzir a velocidade do processador para o usuário usufruir do aparelho por mais tempo foi inteligente, faltou um aviso, a transparência, assim como acontece nos notebook, a HP, por exemplo, mandava a mensagem: “The system has detected the storage capacity of [the battery stated below to be very low. For optimal performance, this battery may need to be replaced.] ”
    Mês passado, sofri com meu Nexus 6P, recém atualizado para o Android 8, a performance mantinha igual, porém começou a desligar com 15% de bateria até chegar em um momento que desligava entre 60-80%. Acho que o que passei era mais frustrante do que um celular lento. Ver o celular desligar a qualquer momento, durante ligações, conversas importantes no mensageiro…
    Tendo o aviso a pessoa ficaria ciente do problema, não teria um celular instável desligando a qualquer momento e se no primeiro momento não puder trocar a bateria, pelo menos teria tranquilidade de fazer as coisas básicas sem tanta dor de cabeça.

    • Alex iPilot

      Eu também vi por esse lado, à princípio… Porém a redução de velocidade acontece em baterias COM DEFEITO ou MAL PROJETADAS para suprir a demanda de carga, não simplesmente desgastadas pelo uso! A Apple adotou essa saída nos iPhones 6S com menos de 1 ano de uso… Um erro de projeto causando um pico de corrente e desligando a bateria.

    • KB

      Perfeito post! As pessoas esquecem que o celular é um computador poderoso, carrega processador potente e que demanda energia. Baterias infelizmente não evoluiram (intencionalmente ou não) para atender a demanda – e gastam com o tempo. Quanto maior o processamento, maior o consumo de bateria. E se a bateria está degastada, não há milagres. A sacada da Apple foi ótima, apenas pecou feio por não informar o usuário e deixar uma opção de escolha: “quer processamento rápido e menos bateria ou processamento lento e mais bateria???”
      Obsolescência vai ocorrer, quer o usuário queira ou não, ache safadeza ou não…

      • Alex iPilot

        Foi “ótima”??? Para a Apple, foi!!! Ela continua fazendo celulares com 3mm de espessura, 1000mAh de bateria e um puta processamento… Resultado: em um ano a “ótima sacada” dela entra em funcionamento e reduz o teu clock para menos da metade…

        Isso é “safadeza” ou não???

        • KB

          O problema é quando a parte da engenharia é sobreposta pela área de design que dita as regras. Se continuar assim vamos ver mais falhas acontecendo nos futuros iPhones. Mega tecnologia sendo embolada num aparelho com design fashion.

      • Anderson Camões

        Sacada ótima? Isso começou a acontecer com o 6, claramente foi um erro de projeto. E o que faz a Apple? Corrige o projeto? Não, reduz ainda mais, ano a ano a capacidade da bateria.
        Equipamento mais potente demando mais energia somados a bateria de menor capacidade resultaram em uma degradação antes do tempo considerado normal.

        • KB

          Eu prefiro acreditar no erro de projeto e deficiência da bateria do que numa obsolescência programada.

  • Wellington Silva

    Falta de respeito com o consumidor. Já não tinha intenção de atualizar para o IOS 11 por causa dos muitos bugs, agora que não atualizo mesmo, vou ficar um bom tempo no 10.

  • Luciano Assunção

    Pessoal, estou com uma questão OFF Topic:
    No iPhone X, quando a tela está desligada, a gente pode tocar na tela para que ela acenda. Isso só funciona se focar no centro da tela, correto? Tocando nos cantos esquerdo e direito, a tela acende com vcs? To em dúvida pq o meu algumas vezes quando toco na tela para ligá-la, a mesma não acende, e percebi que o aparelho só liga se tocar na parte do meio da tela. Será que é intencional? Derrubaram meu iPhone hoje e to meio tenso aqui.

    • Vinny

      Testei no meu. Só no meio mesmo. Nos cantos não acende.

      • Luciano Assunção

        Obrigado pela resposta. Provavelmente de deve ser assim para evitar acender por toques acidentais. Bem legal.

        • Giiliard Freitas

          “telagate”

  • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Resumindo:

    A Apple assumiu que usa bateria ruim sim, que piora os aparelhos propositalmente sim e que vai continuar fazendo isso sim.

    Honestamente, eles merecem serem processados pela já conhecida obsolescência programada sim!

  • Serginho Arnoud

    Eu acho que o que a Apple afirmou não é inteiramente verdade, pois tenho um SE com 1 ano de uso que tive que trocar a tela recentemente e foi atestado que a bateria estava em plenas condições de uso ainda, mas o celular caiu MUITO a performance com o 11.2 em diante. E, um detalhe que eu acho ainda mais agravante, é que ele é ainda mais quando uso os apps nativos (calendário, notas, lembretes, mapas). Obsolencia programada descarada.

  • Julio Barros

    Meus dois SE estão rodando liso! Isso é uma forma de a Apple forçar seus usuários a terem aparelhos sempre novos e atualizados

  • Ricardo Moura

    Tenho um 5s e realmente não há nada de errado com ele. Aliás ele é perfeito. Acho que foi o melhor iPhone já criado. A minha bateria ainda é a de fábrica e tem ótima duração (usando 4g, Spotify o tempo todo…). O desempenho do sistema também é ótimo. Estou apenas (infelizmente) esperando ele parar receber os novos iOS e vou comprar um novo.

    • Giiliard Freitas

      quantas hrs de duração?

      • Ricardo Moura

        Umas 6 horas se usar no talo!

        • Giiliard Freitas

          aqui tá custando 2 hrs, virou telefone fixo já.

  • André

    Deve ter feito de propósito para impulsionar as vendas de novos modelos de iPhone… é o capitalismo mostrando a sua natural ganância.

    • Matheus Henrique

      André Marx

      • André

        👍🏼

    • Estan Duarte

      Capitalismo é excelente, a desonestidade que não é.

      • André

        Ser excelente achei exagero, mas gostei da associação. 👍🏼

        • Estan Duarte

          Nao foi eu quem associou o teu nome a Marx kkkkk

          • André

            Expressei-me mal. Estava me referindo a “associação” entre capitalismo e a desonestidade que você citou. A melhor palavra seria dissociação.

            Um Natal de paz para você e sua família!

            • Estan Duarte

              Feliz Natal, felicidades para a familia e saude para todos nos. ♥️

  • Alessandro Araujo

    Alguns “especialistas”, leitores deste blog, juravam de pés juntos que não havia nada de errado embora todos que tem do 6s para baixo reclamavam. Bom, acabou o mimimi. Essa 💩 desse iOS 11 só serve para o 8. O resto que compre o aparelho ou bateria nova!!

    • Estan Duarte

      Uma bateria nova resolveria? Duvido muito, ganharia apenas uma fluidez capada, com aquela velha tela branca antes de aparecer o conteudo.
      Permaneci no iOS 10, nao imagino passar o Natal com iOS bugado, é muito triste ate para as fotos.

  • Cesar A. S. Gonçalves

    Assim, eu uso o iPhone 5s e quando a bateria está abaixo de 30% eu só posso usar o 4G em caso de extrema necessidade pois o risco do meu iPhone desligar na hora que eu ativar o 4G é grande. Além dele desligar quase sempre antes da bateria zerar.
    Claro que a performance do celular não mudou muito após a atualização pro iOS 11 mas em contrapartida será que vale a pena ter um telefone performático mas que muitas vezes desliga e te deixa não mao numa hora de emergência? Um telefone que te faz ter que evitar ligar o 4G após certo tempo de uso?
    Claro que é questionável a decisão da Apple, mas deixar os usuários na situação que eu estou com meu 5s é bem questionável também.
    Não minha opinião a Apple deveria Ter uma garantia maior para bateria do que para o telefone, já que ela sabe que a durabilidade não é tão grande e que a longo prazo isso trará prejuízo não só ao aparelho mas também para a experiência do usuário.
    Mas claro que estamos falando de uma empresa que vende pra caramba apesar desses “gates” e certamente não veremos atitudes como essa de trocar algo que certamente vai dar problema a longo prazo… então só nos resta pagar pela garantia estendida e torcer pra bateria dar problema antes dos dois anos..

    • Estan Duarte

      Mas se o seu aparelho desliga antes da bateria acabar, e esta esta com o sistema atualizado, isso mostra que existe uma falha grave no gerenciamento de energia do Sistema Operacional, as analises de energia estao incorretas. Tenho um 4S mais velho que o seu e nao sofre esses desligamentos.
      Mas esta no iOS 9.0.2

      • Cesar A. S. Gonçalves

        Eu tenho o 4s que comprei em 2012 e não tem esses problemas, mas tenho esse problema no meu 5s, minha irmã tem no 5s dela, minha prima tem esse problema no 6… acho que a coisa desandou depois que o Steve Jobs saiu.. antes dele a Apple visava qualidade coisa que hoje mudou bastante, que a Apple só tem visado lucros já está bem nítido há algum tempo!

  • Vinícius

    Por esses motivos que sou a favor do Jailbreak!
    Nada que um tweak do cydia resolva o problema.
    Aguardando o jail do iOS 11.1.2.

  • Marcos R. Silva

    Depois de anos fiel a Apple, troquei meu 6 por um S8+ devido aos probremas de bateria que começaram com menos de um ano de uso. Tentei várias soluções e nada. Não sei se volto para a Apple tão cedo, infelizmente.

  • Duxiaoan

    Eu já comentei aqui várias vezes que o 5S da minha mulher era melhor que o meu 6. Dai eu troquei minha bateria semana passada e é perceptível a melhora. Assim como demonstrado pelo @san_siruomu.
    Agora minha mulher tá com o 7 plus 256gb, outro tapa na minha nuca.

    • Estan Duarte

      O que tem o 7 Plus?

      • Duxiaoan

        Me refiro que a minha esposa está sempre na minha frente. Kkkk
        O iPhone 7 Plus é excelente!

        • Estan Duarte

          😂😂

  • Digbi Marco André Abidala

    Ja estou experimentando isso no meu iphone 8 desde q atualizei pro iOS11.2.1. Simplesmente reduziu em 3h o tempo de uso da bateria

    • Estan Duarte

      Redefine todos os ajustes, voce nao vai perder nenhum dado, apenas os ajustes serao reestabelecidos ao padrao de fabrica.
      Fica em Ajustes, Geral, redefinir ajustes. A outra opcao que apaga tudo.

      • Digbi Marco André Abidala

        Essa foi a primeira coisa que eu fiz, simplesmente nao adianta. Fui dormir cm o celular excelente e coloquei pra atualizar e qndo acordei estava essa merda

        • Estan Duarte

          Nossa.

    • José Rezende Jr

      Com o meu iPhone 7 aconteceu a mesma coisa. Eu burramente atualizei pro IOS 11.2.1 e o tempo de uso de bateria despencou. Eu disse “burramente” pq insisti no erro: qdo atualizei pro IOS 11 o “e aí Siri” foi pro saco, e além disso eu simplesmente não conseguia mais baixar nenhum app (!!!) O problema dos apps foi solucionado numa atualização posterior, mas o “e aí Siri” continua um “já era, Siri”.

  • Alexandre

    Longe de querer justificar, muito ao contrário, mas quem tem macbook sabe que qdo a bateria está ruim o desempenho do macbook fica ruim também, mesmo quando ligado na tomada, pra que ela consiga carregar algum tempo útil. Resolveram adotar a mesma estratégia nos iPhones sem avisar ninguém. Indignado com a Apple…

  • Celio Abreu

    Sinceramente acho que seja uma forma de fazer a gente trocar pelo modelo novo, troquei o iPhone 6 Plus pelo X, ou seja funcionou comigo.

    Notei muito claramente esse comportamento mais lento no IPhone 6 Plus, e eu comprei ele em 2014, mas troquei por um novo utilizando a garantia em 2015 devido ao problema que ele apresentou na câmera, então um iPhone 6 Plus do meio do ano de 2015, ficou extremamente lento depois da atualização para o IOS 11.

    Muito estranho…

  • Gustavo

    Sinceramente , espero que Apple pague pelo que fez . E que sofra as consequências . Isso é muita sacanagem com todos os seus consumidores. Ainda bem que eu não atualizei meu 7plus e ficou no iOS 10.3.3 com tvOS beta instalado, mas entendo a indignação de todos a Apple merece levar um ferro de todos nessa …

  • Gustavo

    Agora uma pergunta que não quer calar será que isso acontece somente em iphones ou em outros periféricos ( Apple TV , Macs , etc… ) ??? 🤔

  • Marcelo Ávila

    O que muitos usuários perceberam desde 2013 agora está provado, absolência programada. Eu tinha um 4s com menos de 1 ano de uso na época. Quando atualizei pro iOS 8, ele virou peso de papel. A história se repete agora com o 6. Daqui há alguns anos com outro modelo. Mais desculpas ridículas serao dadas. Enquanto o WhatsApp funcionar no iOS 10, aqui estarei. #naoatualizem

    • Estan Duarte

      Eu ja imaginei logo em passar o natal e virada com celular engasgando, nunca mais, iOS STOCK forever kkkk

    • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Obsolescência programada.

  • Luan Simões

    É, tenho que confirmar. Recentemente troquei a bateria do meu Iphone 6, ela já estava gasta segundo os diagnósticos da apple, e realmente não durava 12h, 2h de uso intenso. A melhora na performance é impressionante, parece outro celular!

  • Saiam disso e vão pra o Pixel 2. 😀 Melhor decisão que tomei. Restou so meu mackbook que ainda é um otimo aparelho apesar das ultimas versões já não estarem como eram antigamente. A apple tá só ladeira abaixo. Lamentável.

  • Djalma Dias Freitas

    O raciocionio é simples… Quando um celular estar rodando liso e começa a descarregar rapido demais ou desligar com uma porcetagem ainda alta, qualquer pessoal normal perceberia que o problema é na bateria e tentaria troca-la… Mas se a bateria aparenta estar boa e o celular começa a engasgar demais, todos vao achar que o problema esta no celular como um todo, ou seja, que esta ultrapassado, incitando a troca… Resumo, a Apple fez os usuarios de troxa… Vale ressaltar que ela visa lucro, talvez a culpa seja de quem compra sem questionar, dos que pararam de analisar de forma critica para idolatrar a empresa…

  • Jean Carlos

    Não posso afirmar que o problema que venho tendo com meu iPhone 6, esteja de fato relacionado ao problema da bateria (que inclusive aparece nos ajustes a mensagem “A bateria do iPhone pode precisar de reparo.” Mas a aproximadamente um mês meu o receptor de sinal tanto wifi quanto bluetooth estão extremamente limitados, para usar esses recursos tenho que estar ao lado do roteador ou no caso do bluetooth deixar a caixa de som a no máximo dois metros de distância do dispositivo para não perder a conexão ou sofrer com cortes de sinal.
    Alguém esta passando pelo mesmo problema? Alguma solução (além de trocar de iPhone, rs)

    cya.

  • mp1007

    Já havia comentado em um outro post aqui que eu troquei a bateria do meu Iphone 6 nos EUA no início deste ano porque ele estava desligando com 15-20% de carga ainda. Aqui no Brasil, além de custar uma fortuna, eles sempre disseram que o problema não existia e/ou que era algum aplicativo que estava drenando a bateria.

    Pois bem, quando o sujeito da loja viu o tempo que estava demorando para reiniciar o meu aparelho, não só ele ofereceu a troca de bateria, como me deu a troca do aparelho pelo mesmo preço.

    Bonzinho ele? O KCT! Eles já sabiam da FDPtagem, que estava enganando os clientes e que era uma forma silenciosa de “compensação”.

    Se algum advogado do grupo decidir entrar com uma ação contra a Apple aqui no Brasil, pode me contactar ([email protected]). Estou dentro!

  • Juliano

    o PlayStation 3 quando foi lançado tinha a opção do usuário poder instalar outro sistema operacional no aparelho, o Linux, por exemplo. Depois de um tempo, a Sony retirou essa possibilidade. Isso fez com que diversos usuários nos EUA entrassem com um processo alegando que foram prejudicados. A Sony perdeu o processo, e agora tem que pagar pra todos os usuários que demonstrem que foram, de alguma forma, prejudicados pela atitude da Sony.
    Ficopensando nesse caso da Apple, n duvido que possa vir uma enxurrada de processos contra ela.

  • Caue Coelho

    Pois é, após anos defendendo a Apple, agora é hora de abrir mão e admitir que ela já não é mais a mesma.! Uma pena ver uma marca que se tornou uma referência, regredir assim… Lamentável ver tudo aquilo que eu criticava no Windows, android, etc, acontecendo no IOS.
    Triste fim….

  • Rafael D.

    Empresa safada. Obsolência programada. Vou tirar uns prints de tela de benchmarks do meu Ipad recém comprado mês passado. Se daqui a 1 ano ele estiver uma “carroça”, já sei o motivo.
    Nunca gostei de Apple e logo agora que resolvi experimentar um aparelho da marca, sai uma bomba dessa.

  • Tarciano Gonçalves Dias

    Pior besteira que eu ja fiz foi colocar o iOs 11 no celular, que remorso do CAR****#O.

  • Paulo

    Acabei de comprar um 6s plus 0km. Devo me preocupar? E em relação ao iOS 11? O me está no 10, devo atualizar? Obrigado

  • mmcaldeira

    O meu é o 6, estou no iOS 10 (não atualizei porque simplesmente não consigo fazer backup por conta de um erro totalmente maluco que nem mesmo a Apple conseguiu solucionar), e já está uma carroça… Imagina se tivesse atualizado, então..

    Apple, Apple…….. Foi-se o tempo, hein…