Notícias

Bateriagate: estaria a Apple deixando mais lento o iPhone 6s de propósito?

Controvérsias envolvendo a Apple são algo bem comum, muitas delas espalhadas mais para chamar a atenção do que realmente informar o usuário. É por isso que sempre tomamos cuidado para divulgar informações polêmicas, aguardando elas se esclarecerem, sem um sensacionalismo que poderia trazer mais desinformação do que informação.

Esta semana, um artigo dos criadores do Geekbench (aplicativo especializado em medir a performance de celulares e computadores) causou certo alvoroço entre a comunidade da maçã, pois eles sugerem que o iOS diminui intencionalmente a performance do iPhone quando a bateria do aparelho está com mais idade. E isso é grave.

O artigo

O Geekbench ($0,99 – link) é um aplicativo bem popular e confiável, capaz de medir a performance do iPhone analisando processador, memória e tarefas realizadas. Com ele, dá para ter um parâmetro de como anda o sistema e quanto ele melhorou ou piorou de uma atualização para a outra.

O aplicativo mede o processamento e, recentemente, voltou a incluir um teste de performance de bateria, que é independente dos resultados do processador. Afinal, uma coisa não tem a ver necessariamente com a outra, certo?

Mas na semana passada, um usuário da rede social Reddit notou que os números da performance de processamento do seu iPhone 6s aumentaram demais depois que ele mandou trocar fisicamente a bateria do aparelho. A questão é que, normalmente, trocar a bateria não deveria influenciar a performance do processador.

Nesta segunda-feira (18), John Poole da Primate Labs (criadora do Geekbench) publicou um artigo com seus testes sobre a performance do iPhone 6s em relação à degradação da bateria, e os resultados são muito preocupantes.

John chegou à conclusão (através de números) de que o iOS 11.2 faz com que aparelhos com baterias de certa idade (e que consequentemente sofrem mais com a degradação normal do tempo) diminuam a performance do processador do iPhone 6s. Algo que não deveria ser relacionado, acontece de fato.

Mas por que raios a Apple deixaria o 6s mais lento de propósito?

Uma possível explicação

Não dá para falar do iPhone 6s sem lembrar do recall que a Apple fez com as baterias do aparelho. A troca foi provocada por um bug bizarro que fazia o aparelho desligar sozinho mesmo com a bateria ainda indicando carga. Nós denunciamos isso aqui no ano passado e até fizemos um vídeo mostrando o que acontecia:

Isso começou a acontecer no iOS 9.3.2, que foi a versão que passou a permitir ligar ao mesmo tempo a função Night Shift com o Modo de Economia de Energia. Apesar da nossa desconfiança, a Apple nunca assumiu que o problema pudesse ser relacionado com isso.

Fizemos vários testes e parecia ser mesmo algo associado a algum bug de sistema, mas a Apple ficou meio perdida na busca de uma solução via hardware. Alguns meses depois ela lançou um programa de troca de bateria para o iPhone 6s e, em seguida, lançou o iOS 10.2 com um modo de análise do consumo da bateria pelo sistema.

Isso deu a ela informações suficientes para implementar no iOS 10.2.1 uma maneira de identificar problemas na bateria física do aparelho. E segundo John, é aí que o problema começou.

Para resolver o problema dos aparelhos que desligam antes da bateria acabar, a Apple teria optado por uma solução “gambiarra”: quando a bateria apresentar problemas físicos, o sistema automaticamente faria o processador rodar mais devagar. Na prática, é o que chamam de under clocked, que é a lentidão forçada de um processador para ele consumir menos bateria.

Resumindo, a Apple poderia estar fazendo com que os iPhones 6s com iOS 11 ficassem mais lentos para que a bateria não fosse consumida rapidamente. Ela estaria trocando performance por uma maior autonomia durante o dia, coisa que já faz há alguns anos com MacBooks cuja bateria começa a se deteriorar.

O que diz a Apple?

Por enquanto isso é apenas uma suposição, baseada em números e testes. A Apple ainda não se manifestou sobre o caso no momento em que este artigo está sendo escrito e aguardamos com expectativa para ouvir o que a maçã tem a dizer sobre isso.

O caso é grave. Diminuir via software a performance de um dispositivo só para ele não ter problemas de bateria é algo que beira o inaceitável, causando indignação compreensível em todos os usuários. Até o momento o fenômeno não acontece com o iPhone 7, mas se começar a acontecer a partir do ano que vem, quando as baterias ganharem mais idade, como será?

Esperamos uma explicação convincente da Apple a respeito disso, que nos mostre que o estudo é equivocado e a razão para que não devamos acreditar nesses números. Porém, caso os testes de John Poole realmente confirmem uma realidade, então que ela apresente uma solução que não prejudique os usuários de iPhone, que pagaram mais pelo aparelho justamente porque ele é de alta qualidade e funciona bem por longos anos.

Fonte
Geekbench
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • paulogrego

    Putz, aí complica mesmo hein! Porque os aparelhos antigos precisam justamente de MAIS poder de processamento para aguentar os iOS novos que são sempre mais e mais pesados.

    Aí imagina a situação, chega iOS novo, o aparelho mais antigo já fica mais lerdo por natureza, e ainda a situação piora pq a Apple resolveu limitar a capacidade? Aí ferra de vez, faz todo sentido pensar naquela velha história de forçação de barra para que as pessoas troquem de aparelho!

  • Que coincidência!
    Comprei semana passada um 6s 32gb pra irmã por 1300 12x sem juros na promo da vivo
    Bom, como é um celular novo creio que não deva acontecer esse problema…

    • Marcelo Ávila

      Eu não atualizaria se fosse vc! Aqui 10.3 tudo ok 6s, celular é recente.

      • edmsantiago

        Mas como não atualizar, com todos aqueles pop-ups irritantes?

        • Leonardo Negrisoli

          Ou a gente supera o TOC ou aceita a lentidão :S

      • Pior… o aparelho ja veio com ios11, quando configurei a recuperacao do backup via iCloud ele nao deixa finalizar sem antes atualziar pra ultima versão, acabou que agora ta no 11.2

        • Guilherme Couto

          Pelo que li, esse underclock acontece quando o sistema detecta que a bateria passou a não reter a carga de forma adequada.
          Pode ser os 400 ciclos até apresentar diminuição considerável nas horas de funcionamento. Quando a bateria cai de 80% de saúde (app Battery Life indica isso)

    • Alexandre

      Eita, que promo é essa?

      • A vivo tem loja virtual para clientes e novos, recebi um email que alguns celulares estavam em promoção, o único iPhone que realmente tava barato foi esse

        • Alexandre

          Tranquilo. Valeu!

  • Fernando

    Não sabia que a Apple já fazia isso também nos Macbooks! Tem algum artigo oficial deles dizendo isso? E como detectar essa situação?

    • LeandroN

      Também não sabia, gostaria de ler sobre isso!!!!

      • Fernando

        Valeu!!

        • LeandroN

          Mas pelo que entendi, o Mac só faz isso quando a bateria já está no limite, com o aviso de substituição, o iPhone reduz muito antes disso!

          Pior que fiz o teste num iphone 6 plus que tenho aqui (depois dessas notícias), não tem qualquer aviso de problema de bateria, mas a pontuação do geekbench fica abaixo do 5s……ridículo!!!! O aparelho tá uma carroça (nunca foi tão rápido, mas ultimamente está lento demais)!

          Está ficando 30% abaixo da pontuação de referência, fiz o teste 3x, sempre com o resultado similar (fechando tudo e com a economia de bateria desligada).

          Muito bacana, um aparelho que custou um rim !!! A substituição da bateria tem o custo “simbólico” de 450 reais na apple. 🙁

  • Antonio Frederico

    Bom, eu tenho um iPhone 6, 16gb. Depois do iOS 11 o celular virou uma carroça. Além do mais, a bateria simplesmente não dura mais até as 18 horas, sendo que antes durava até as 21 horas. Hora hora do almoço eu sempre tinha 70% de bateria, agora sempre beira os 45%, mesmo uso, mesmo cotidiano.

    Já restaurei sem backup, do zero, instalo o mínimo de app possível. Não adianta fazer nada. É uma carroça.

    Tem até um post meu no Forum do iPhone perguntando sobre alguma bateria paralela que fosse confiável, porque pagar 435 reais por uma nova na Apple isso eu não vou fazer.

    • Você sabe que com 500 ciclos a bateria já não terá mais a mesma capacidade de quando era 100% nova né ?

      • Antonio Frederico

        Sim, claro. O que eu quero na verdade é trocar a bateria. O que eu não quero é pagar 435 reais numa nova, mas gostaria de saber que há por alguma bateria que seja decente e que dê uma sobrevida no aparelho sem custar esse olho da cara. É claro, não sou ingênuo, bateria paralela não é igual a original. Alguém conhece alguma?

        • paulogrego

          Em SP aqui perto da Berrini tem esse doido que eu sempre vou, é bem mais barato que as redes de shopping e sempre me fez bom serviço: iPhone Express: 11-97260-5501. Cotei ontem pro 5S da minha mãe, 120,00 a troca de bateria.

        • Diego Azevedo

          Sinceramente, não recomendo. Uma vez troquei por uma bateria paralela, ela estufou em 1 semana, estragando a fixação da tela. No final das contas, fiquei com 2 problemas ao invés de um, e nem podia mais levar numa autorizada. Troquei novamente a bateria, mas a tela ficou meio zoada para sempre.

          Quebrei a tela do meu novo iPhone recentemente e vou acabar pagando os R$800 para trocar na Apple mesmo, melhor do que trocar 2 vezes.

        • Pedro Henrique Rodrigues

          Conheço muitas pessoas que fizeram a troca da bateria por paralelas, e TODAS tiveram problema. Sem exceção.
          Inclusive a maioria disse que a bateria funcionou bem 1 semana ou menos, depois disso ficaram TÃO ruins quanto as originais gastas dos telefones, fora os casos de que a bateria também estufou e danificou outras coisas. Exatamente como o colega @diegoazevedodiego:disqus comentou.
          O mais grave que vi ocorrer, foi um iPhone 5s que virou telefone Fixo! Só funcionava plugado, a bateria simplesmente PAROU de funcionar.
          Na minha opinião, nem vale a troca.

          • Pedro Henrique

            Aconteceu isso com o meu 5s, xará. meu antigo 5s virou telefone fixo praticamente e depois desse iOS 11 piorou mais ainda, com 35% de bateria desligava e dizia que tava descarregado ai era so colocar no carregador e na tomada por nem 2s que ligava como se nada tivesse acontecido.

            • Pedro Henrique Rodrigues

              ahahahah, que triste Xará
              O meu 5s estava virando telefone fixo, dai eu consegui vender, mas deixei C L A R O para quem comprou que meu telefone tinha 3 anos de uso intenso.
              Para mim não servia mais, trocar por porcaria nem pensar. O telefone nunca havia sido aberto, nunca quebrou. Dai quem comprou disse que preferia comprar um telefone que funcionasse do que um que ja havia sido mexido haha

            • Pedro Henrique

              hahaha é foda. Você viu? a Apple confirmou msm que tava fazendo msm a crocodilagem com o iPhone

            • Pedro Henrique Rodrigues

              Eu vi. Total desapontamento com a apple

        • Leonardo Negrisoli

          Antonio, o barato sai caro as vezes. Peguei um 5s usado para substituir o meu Galaxy do trabalho e mandei trocar a bateria em um local de procedência duvidosa. Resultado: meu 5s velinho da tela azul e nao funciona mais..
          Se vc quer seu 6s lindão funcionando, faça um esforço e pague o valor da bateria nova para evitar qualquer dor de cabeça. Com a Apple vc terá garantia, serviço de qualidade se o seu iPhone ficará bom.

    • Exes Man

      A melhor bateria genérica é a iMoster!
      Já troquei dois iPhones um 6 e outro 6s Plus e a capacidade delas chegar quase a original, porém duram menos, com um ano de uso mesmo não chegando aos 500 ciclos já começa a degradação. Os valores médios dessa iMoster é de R$ 150,00. Sim ela é mais cara que as outras genéricas pq ela tem lá as suas qualidades!

      • Antonio Frederico

        Bacana amigo, vou dar uma pesquisada nisso! Obrigado!

    • Ronaldo Diedrich

      Eu comprei uma bateria paralela pro meu 6, e está nem com 6 meses de uso já está com alto índice de degradação. Uso o app Battery Life, que faz o diagnóstico da degradação da bateria. Acho que a original pode valar a pena, ou achar um técnico de confiança e tentar conseguir uma bateria de outro aparelho, por reposição de peças. Mas devem haver marcas e marcas de baterias paralelas. Vale a pesquisa.

    • Fabricio

      Já troquei do IPhone 6 por uma paralela há uns 4 meses. Tá durando até agora. Acredito que não tenha a mesma quantidade de ciclos mas pelo preço versus o tempo previsto para que eu troque de celular, compensa. Comprei no ML por 110 reais, mandei instalar no Centro do RJ e paguei mais 20 reais. Acho que tem paralelas e paralelas. Tenta uma que venha lacrada e não custe tão pouco.

  • Lindy Amorim

    Tenho o 6S há um ano e pouco e após a
    atualização ficou extremamente difícil seu uso. Do nada o iPhone esquentou tanto que parecia que iria explodir , só voltou pq deixei uns 30 min desligado, mas após o acontecimento a bateria não dura nada, o aparelho desliga do nada e vive no carregador . Desde final de outubro estou com reclamação aberta na Apple fazendo testes no aparelho e finalmente semana passada quando saiu o diagnóstico de defeito no aparelho dizendo que poderia trocar por outro sem custo , mesmo fora da garantia de 1 ano , simplesmente não posso fazer a troca pq deixei ele cair (semana passada) e quebrou a tela . Ou seja , tenho que pagar 800 reais p trocar a tela na autorizada para depois fazer a troca do aparelho por um novo . Nunca me senti tão decepcionado com a Apple pq sempre fico com um iPhone durante 2 anos e meio e nunca tenho esse tipo de problema . Ou seja , não sei se compensa gastar 800 reais para ter novamente o 6S que poderá novamente vir a me deixar na mão . 😑😏😪

    • Marcelo Ávila

      Estou com 6s com pouco uso, veio com 10.3.3 e não tenho o que reclamar. Se vier com esse iOS, vale pagar os 800.
      Eu Não atualizo esse iOS de jeito nenhum.

      • Lindy Amorim

        Pois eh . Só que não sei qual iOS pode vir . Sinceridade to com receio de trocar.

  • Bruno Mello

    Off Topic: Alguém está com problemas com ruído no iPhone X? Principalmente nas ligações no viva voz e nos áudios do whatsapp. Quando coloco alguma música, fica normal….

  • João Gonçalves

    Eu bem venho notando uma queda de velocidade no meu iPhone 6s mesmo, muito estranho.

    • Bruno

      o meu iphone 7 plus com 5 meses de uso, percebi que apos eu atualizar para o ios11 ficou uma carroça o celular me arrependo amargamente de sair da samsung, pelo menos lá nao era essa lentidão toda.

      • BS

        Já tentou restaurar do zero sem baixar o backup? Costuma resolver…

        • Bruno

          ja fiz isso, mas não sei essa atualização acabou com meu celular … perdi a vontade em ter iphone. Não está como antes, tem deixado muito a desejar, principalmente por ser tão caro …tinha que ser impecável.

        • Bruno

          a equipe da apple também tem mostrado falhas … eles arrumam uma coisa e estraga 10 … pode falar o que for mas no android que sempre tive nunca vi isso, primeira vez e com um iphone que tomo mundo me indicava para comprar

  • Ronaldo Diedrich

    Com meu 6 de 16Gb comoecou a acontecer o mesmo. A bateria chega em 10% o celular vira uma carroça. A bateria, que não é mais a original pois tive que trocar, está com degradação em 20%. Acredito que seja por isso. Pois não tem outra explicação pra tamanha lentidadão abaixo dos 10% de bateria. No inicio pensei que não, mas depois comecei a assosociar, e depois de ler essa matéria então. Mas é só voltar a carregar que volta ao normal.

    • Junior

      A minha e original e com 50% , meu iPhone 6 começa a lentidão..

  • Junior

    Meu iPhone 6 quando atinge 50% de bateria fica uma carroça.. transições engasgam, celular aquece demais.. fiz sempre instalações em modo DFU.. nada até agora..

    • Junior

      Se utilizar o modo de economia fica pior ainda 🤬

  • Arley Martins

    O meu 6S tem 2 anos de uso bem intenso e não percebi velocidade menor nos meus jogos por exemplo. A bateria dura um pouco menos porem é normal pois afinal são 2 anos de uso e eu carrego todo dia o aparelho.

    Uso bastante zapzap, instagram, push e-mail ligado e 3G pq 4G suga muita bateria, bluetooth 2 horas por dia pra musicas no carro, as 11 da noite esta em torno de 20 a 30%. Eu faço pouquíssimas ligações.

    • Marcb

      zapzap…

      • tiiagolopess

        Seu pedantismo gramatical me enoja, é apenas uma gíria, como inúmeras existentes na língua portuguesa.

        • ChaosMach

          Aprenda:

          gíria
          substantivo feminino
          1.
          sling linguagem informal com vocabulário rico em expressões metafóricas, jocosas, elípticas e mais efêmeras que as da língua tradicional.
          2.
          sling dialeto us. por determinado grupo social [Seu processo de formação inclui acréscimo de sons ou sílabas, uso de certos códigos etc.].

          Zapzap não é gíria, e sim um baianes sem precedentes.

      • ChaosMach

        Mania de brasileiro.. sempre tem um pra abreviar o que não tem abreviação. E ainda vem o outro embaixo falar que é “gíria”. Conhecimento de línguas no Brasil está perdido.

  • Leandro Santos

    Se acha mesmo q está relacionado a bug do desligamento da bateria? Parem de ser ingênuos…. A Apple além de ser uma empresa de qualidade ela precisa gerar lucro. Tenho desde o iPhone 1 e sempre q lança um novo, depois de um tempo seu iPhone antigo migicamente com as atualizações começa a perder performance… Sempre foi assim. Conclusão: ma performance x lançamento x ansiedade de ter o modelo mais novo x apple com sua estratégia. Pinba!!! Tá aí sua explicação pq o aparelho perde performance.

    • Pedro Henrique Rodrigues

      Não tem muito tempo que eu vi um video de unboxing do iPhone 5s, e antes disso tinha lido uma materia que, no iOS11, era em alguns casos 0,5 s mais lento do que o 5s no iOS de lançamento.
      E após ver o video, a diferença era muito pouca!

      Acho que nós passamos a ver celulares com animações mais velozes e acreditamos que os nossos perdem performance, mas na verdade eles são “tão” ruins quanto eram antes.

      Eu tive essa impressão com o meu próprio telefone, e me satisfiz com ele daquele jeito. Não podia comprar outro, e assim eu “superei” a vagareza dele haha.

    • Marcelo Ávila

      A questão é que a Apple ainda vende os aparelhos mais antigos novos. O 6s está à venda no mercado hoje. Aceitaria seu argumento com aparelhos descontinuados. Agora diminuir performance de aparelhos que estão nas lojas é desonestidade.

      • Guilherme Couto

        A diminuição acontece quando o sistema detecta que a bateria não mantém carga como quando nova, ou seja, passados os 400 ciclos.
        Estou com o 6s a 1 ano e 3 meses e até o momento não notei nenhuma lentidão perceptível.
        Ao menos não como a Samsung fazia até o galaxy s5.

  • Endogineco

    O mesmo com o iPhone 6S Plus?

    • Uelton

      Creio que não, fiz os testes aqui no meu 6s Plus e o resultado foi acima da média.

  • Stack

    Baixei o GeekBench 4, rodei aqui no iPhone 6S, o resultado de CPU foi 1444 para Single Core e 2458 para Multi-Core… Minha bateria esta com 87% de vida.

  • Rodrigo Pimenta

    Sempre fui usuário de iphone. Me sentindo traído
    Que decepção monstra!!!
    Espero que corrijam o mais rápido possível esse absurdo sem precedentes.

  • Bruno

    até meu 7 plus que veio de fabrica com o ios 10, senti uma diferença monstra nas animações, desempenho e fluidez dos sistema e apps, depois que eu atualizei para o ios 11, imagine os mais antigos … nunca tive iphone esse é meu primeiro, mas to pensamento seriamente no próximo quando eu for trocar futuramente… achei ele com o desempenho bem inferior ao meu antigo galaxy s7

  • Bruno

    notei uma diferença monstra no desempenho do iphone 7 plus depois que eu atualizei para o ios 11

  • Bruno

    o IOS 11 está deixando todos os Iphones mais lento isso é fato. não sei o que eles fizeram que cada atualização tá cada vez mais merda … não da nem vontade mais de pegar o telefone para mexer.

  • Serginho Arnoud

    Eu tenho um iPhone SE com 1 ano de uso, mas notei uma queda brusca de desempenho com o iOS 11. Foi a primeira vez que notei uma diferença tão grande com atualizações (sou usuário desde o iPhone original/2G e só não tive o 3G).

    • Bryan Uhlig

      Não tá rodando bem, ia comprar um SE essa semana e estou receoso quanto a isso.

      • Serginho Arnoud

        Infelizmente não está. Reorganizar os apps instalados deixa ele bem “break dance” hehe
        Não se consegue mexer os apps de lugar com fluidez, por exemplo. Bugadas esquisitas na câmera ao abrir o app ou girar o celular são comuns desde os primeiros betas públicos do iOS 11. Minha namorada tem um 6S Plus e o dela roda um pouco melhor, mas não tanto também.

  • Giiliard Freitas

    Imaginem o iOS 11 aqui no 5s. 😪

  • Fábio

    Seria interessante que as pessoas que não estão com problemas nos iphones após a atualização postassem também.
    Eu não tenho absolutamente nada a reclamar.

    Tenho visto que muita gente bem satisfeita com seus aparelhos, mesmo antigos.

  • Henrique Baloneker

    Iphone 6, 16GB

    Praticamente morto depois do ios 11..
    Até no Whatsapp da nojo de mexer… De tanto que trava…
    Eu fazia edições de imagens porque sou designer de estampas, tudo nesse iPhone, e agora nada carrega…
    Há uma semana apareceu o aviso no sistema, dizendo que é hora de trocar a bateria…

    • LeandroN

      Vixe, aí é osso, porque mesmo quando tá sem o aviso o i6 já é lento (tenho o Plus, o normal deveria ser bem mais rápido), então imagino com redução de velocidade como deve ficar!

  • Carlos Rogerio

    Se vissem como está meu 5s estariam se descabelando com tanta lentidão

    • Giiliard Freitas

      Igualmente aqui, fora a bateria durando no máximo 5 horas, por aí dá dando quanto ?
      olha que venho de umas 4 restaurações limpas.

  • Anderson Augusto Mesquita

    Apple não é a mesma. Fato. Há muito tempo ela, c essas atualizações, deixa os iphones lentos p obrigarmos a trocar. N compro mais. N pago 7k por um celular. Vou p o “lado negro da força”. Samsung? Dá cá um abraaaaaço! Kkkkk

  • Exes Man

    O lance é nunca atualizar o iOS, deixar com o que veio pra sempre! Dos meus iPhones tenho um 6 com o iOS 9.0.2 e roda liso, sem problema algum! Não atualizo por nada desse mundo ainda mais que está instalado com uma das melhores versões de Jailbreak que já existiu!!

  • Eduardo

    Só há uma forma de resolver todos estes problemas…e qual é?
    iPhone X

    Atualmente de 3 em 3 anos o hardware deixa de acompanhar o software. No futuro ainda será mais rápido.

    Tenho o X à 15 dias e é a melhor máquina de todas.
    Mudar a forma de interação com um dispositivo móvel não é para todas as marcas…só a Apple mesmo.

    • Leonardo Negrisoli

      Isso é uma alternativa boa para quem pode trocar, mas não é a solução para o problema pq o seu X, daqui a pouco chega lá igual a todos os outros :S

      • Eduardo

        Tens razão e aí a solução é comprar o Xs kakakak

        • Leonardo Negrisoli

          ahaha boa… já vou começar a guardar o $

  • Rafael Anciães

    Para apimentar ainda mais a discussão, olhem essa diferença de performance do meu iPhone 7, comparando o iOS 10.2 e o 11.2. Também nunca tinha tido problema de consumo de bateria com atualização de sistema, mas dessa vez foi absurdamente notória ao atualizar do último iOS 10 para o primeiro do 11. E pelo visto, não foi somente o consumo que piorou! Quase 50% menos performance medidos pelo Geekbench 4!!! https://uploads.disquscdn.com/images/e681e6b021bc8a38df4bd483c56a48adcf37c8e11365cfd1b43aee805468e7fa.png https://uploads.disquscdn.com/images/231bf245ec6906bf8ad2992229c500a3bb1856b1c4dc040c1c9181897d3f4611.png

  • Celso Della Volpe

    Ou seria mais um caso de obsolência programada?!

  • KB

    Eu acho válido uma opção de redução de velocidade para garantir a bateria, SÓ que a Apple teria que informar (se de fato for verdade) o usuário e dar a opção dele preferir ou não processamento vs bateria através de um parâmetro de configuração.

  • Estan Duarte

    Dessa vez nao vou mexer, 7P 256GB 10.3.3.
    Com perfil tvOS beta 10, impedindo a verificacao, download e alertas de updates arbitrarios.
    E tenho certeza que atualizacoes depreciam a velocidade, em todos os iPhones que tive foram assim desde o iOS 7, sao diferencas minimas que tornam chata a fluidez do iOS, sao telas de espera que indicam que o software “segura as coisas” de carregarem instantaneamente na tela.
    Uso iOS desde a versao 3 e sempre percebiamos aumento de velocidade com atualizacoes, mas a partir de 2013 Apple mudou a sua politica de software.
    Depois desse iPhone 7P, acho dificil gastar grana num iPhone de novo…

  • Marcelo Ávila

    Eu tenho um 6s (3 meses de uso) no iOS 10.3 e não tenho o que falar. Cheguei a atualizar logo quando saiu o 11 mas apareceram uns bugs bizarros que me fizeram voltar logo. Minha experiência no 4s com atualizações me fez perder total credibilidade em novos IOS. Podem falar o que quiserem, apresentar melhorias e correções de segurança mas nada vai pesar mais que performance do dia a dia. Isso que faz o iPhone ser exclusivo. Pagamos caro para ter o melhor software e hardware. E da noite pro dia, seu aparelho virar peso de papel é algo inaceitável. Por isso, não atualizo nenhum iPhone daqui de casa e todos estão funcionando perfeitamente.

  • Alisson Rocha

    Tudo o que foi falado nesta matéria também se aplica ao iPhone 6, correto?

    • Ronaldo Diedrich

      Pelos comentários que li, e por ter um 6, sim.

  • Lucão Arruda

    meu iphone 6 estava redondinho no ios 9… resolvi atualizar para o 11 para ter o atalho de ligar desligar o 3g… me arrependi, parou de funcionar um monte de jogo , app que nao tem 64 bits, alem disso esta uma boa lentidao… apps travando, apps se comportando com 2 telas como se fosse o plus… e na hora de desinstalar apps, clico no X e ele fica pensando… nao é como antigamente que ele ja excluia e fazia o resto em background, parece que o sistema esta menos transparente e mais pesado propositalmente, afinal nao instalei nenhum jogo novo ou app novo.. sao os mesmos que rodavam de boa, muito deles nem atualizara…

  • Alex iPilot

    A Apple não oferece mais os diferenciais históricos pelos quais estávamos dispostos a pagar (e sempre pagamos) bem mais…

  • Alex iPilot

    Para quem acompanha a minha novela… Capítulo novo! Estou com o Watch desconectado desde o iOS 11 porque o watchOS4 não emparelha com o iOS 10.3.3 que precisei manter no iPhone 6 Plus pois o iOS 11 nesse modelo não se conecta ao controle do drone DJI Mavic.

    Finalmente consegui ir à loja da Apple no Rio para solicitar um procedimento que é comum no exterior: o downgrade do relógio para o watchOS3, retornando sua funcionalidade com os iPhones no iOS10. O “técnico” da loja me respondeu que “isso não existe” e usou o argumento de “trabalhar há mais de 10 anos com a Apple”… Chamei a gerente.

    Expliquei à gerente Ana Paula que basta pesquisar na internet e ver que a Apple recebe (até pelo correio) os relógios e realiza o serviço em 3 dias. Ela disse desconhecer e que EU deveria PROCURAR SABER, TALVEZ no 0800 da Apple. Quando EU descobrisse, que voltasse lá… Liguei ali mesmo para o 0800 que também disse desconhecer e NÃO TER COMO REGISTRAR meu pedido.

    Como exemplo de como empresas comprometidas com o cliente se comportam, precisei fazer um serviço técnico em meu Jeep e o levei à autorizada. Da mesma forma que aconteceu com a Apple, me disseram não saber como proceder pois nunca haviam feito manutenção semelhante apesar de possuírem todas as ferramentas de metrologia num laboratório de mecânica muito bem equipado. Porém, diferentemente da Apple, a concessionária Jeep imediatamente entrou em contato com o suporte da matriz nos EUA… Dois dias depois a matriz americana respondeu com textos, fotos e um VÍDEO feito exclusivamente reproduzindo o procedimento no laboratório deles.

    • Leonardo Negrisoli

      Uma vez eu liguei na Apple EUA para resolver um problema no Brasil. Eles me ajudaram em uma época que a Apple era quase inexistente aqui no Brasil.
      Já tentou fazer isso?

      • Alex iPilot

        Ainda não… Mas quero fazer num canal por escrito, para ter o registro em documento. O atendente do 0800 brasileiro também sugeriu que eu fizesse isso, procurasse eu mesmo a Apple nos EUA, o que me aborreceu, mas até aceitei e pedi que me passasse o link, site, telefone, o que fosse, ao que ele me respondeu que também não sabia!!!

        Só o que pude fazer de “registro” até então foi relatar todo o problema e minha experiência muito ruim como usuário no formulário de feedback que recebi por email por causa da ligação para o 0800. Mesmo assim esse tal feedback era mais para avaliar o atendimento telefônico do que para realmente atender ao usuário.

        Grato!

      • Roger Rocha Moreira

        Antes de tudo, você está certo. Se cada vez mais gente insistir em querer o serviço certo, sabendo que existe o serviço, mais o brasileiro vai adquirir conhecimento e abandonar sua indolência natural e aquela mania de livrar-se de pepinos. No entanto, devemos também nos adaptar ao que chamam de obsolescência programada e aceitarmos que aparelhos não duram pra sempre. É mais difícil aqui já que pagamos preços absurdos para ter esses aparelhos. Mas temos que estar conscientes do investimento que fazemos. Esses aparelhos duram 3 anos no máximo. A mesma coisa com qualquer outro eletrodoméstico. Se vc for tentar consertar um liquidificador, por exemplo, verá que é mais barato comprar um novo.

        • Alex iPilot

          Correto quando há um problema técnico no aparelho. Se não houver problema e o conjunto hardware e software ainda atender bem suas expectativas deve caber AO USUÁRIO o momento de considerá-lo obsoleto, não cabe à Apple determinar isso.

          “Obsolescência programada”, por conta de novas funções que exigem mais recursos, é diferente de “obsolescência provocada”, quando a Apple deliberadamente faz com que funções antigas deixem de ser executadas com o desempenho que sempre tiveram.

  • Leonardo Negrisoli

    Se isso se concretizar e a Apple não apresentar soluções, ela vai começar a parar de se gabar com os gráficos dizendo que as pessoas que fizeram o update para o mais novo iOS foi record.
    As pessoas vão começar a parar de fazer update dos aparelhos para evitar perda de performance e aí o gráfico dela vai ficar igual do android. 1 mes dps de um novo iOS ter saído, apenas um pequeno percentual vai ter sido atualizado.
    Apple tem dado umas mancadas que eu to surpreso… Tio Tim is all about the money apenas, fica cada vez mais claro isso.

    • Alex iPilot

      Sim! Aquelas “estatísticas” de porcentagem de usuários atualizados e total de download de apps na App Store sempre foram feitas pelo Depto. de Marketing da Apple, nunca pelo Técnico…

      – A atualização do sistema é EMPURRADA goela abaixo do usuário, havendo até a atualização forçada do device. Somos nós que precisamos agir para impedir a atualização… Queria ver se o iOS10 ainda estivesse sendo assinado quantos outros já teriam fugido de volta do iOS11, como eu fiz enquanto ainda havia tempo.

      – Os números de downloads da App Store nunca esclareceram se referiam-se a “downloads originais”, de primeira instalação, como leva a crer a mensagem do Marketing, ou se estariam inflados contando atualizações de apps nesse total.

      • Leonardo Negrisoli

        Com certeza!
        A Apple deixa de assinar a versão antiga justamente pro gráfico dela ficar “lindo”

        • Marcelo Ávila

          Verdade. Se pudesse voltar, mais da metade já teria feito o down.

          • Leonardo Negrisoli

            Eu teria sido um deles… meu iOS 11 foi o pior da minha história de uso do iOS, desde o 1.1 no iPod Touch 1st Gen.
            Só ficou bom quando zerei o iPhone e não coloquei nenhum backup nele.

  • Adan Ney De Moraes

    Quando eu faço uma critica meu comentario é removido. Aqui nao da pra
    escrever nada contra a Apple ou o Blogdoiphone, que vergonha……

  • Luckas Queiroz

    Estou com iPhone 6s de 128gb com apenas 1 mês de uso e sinto que a cada atualização o aparelho fica mais lendo e com bugs… até o vibra do 3D touch esta diferente, apresentando atraso.

  • Andre Felipe

    Mesmo eu contendo a ipsw do iOS 10.3 não é possível fazer downgrade?

    • Alex iPilot

      Não, porque a Apple não valida mais a instalação.

  • Victor Hugo

    O meu iphone 7 esta com a versao 11.2 e ja da pra notar diferenca. A bateria chegava a durar 9-11h de uso mais 20h de standby +-. Agora nao passa de 8h de uso, com bem menos de standby. Alem de varios lags que tenho sofrido, teclado com lag, navegacao entre widget e apps… piorou muito.

  • Roger Rocha Moreira

    Creio que isso seria bom, se a alternativa é a bateria acabar mais cedo. Todos sabem (ou deveriam saber) que a bateria não dura pra sempre…

  • Alberto

    Boa tarde pessoal! Uma coisa é fato: quem mais sentiu a atualização para o IOS 11 foi o meu IPad Mini Retina. O desempenho caiu muito, mas muito mesmo! Enquanto usava o IOS 10 ele rodava liso, agora um simples carregar de páginas ou em uma simples digitação ocorrem atrasos irritantes. Eu e minha esposa também temos o 6s, e tanto a bateria quanto o desempenho pioraram também com a atualização(menos que o IPad Mini retina). Decepcionante!!!

  • Pedro Henrique

    E é isso que da medo, porque se ela foi realmente capaz de fazer isso com 6s, o que a impede de fazer com o 7 ou com os próximos quando ficarem mais ruins da bateria pra dar mais autonomia, e além, o que a impede de fazer isso pra obrigar mesmo o usuário a fazer um upgrade do aparelho?
    Se ela fez mesmo de propósito, isso é muito sério mesmo.
    Eu já tou esperando o novo iOS pq olha esse 11 para MIM foi o mais ruim até agora.

  • Pedro Henrique

    Apple confirmou que ta fazendo isso mesmo de propósito:
    “Nossa meta é entregar a melhor experiência aos consumidores, o que inclui o desempenho geral e o prolongamento da vida de seus dispositivos. As baterias de íon de lítio tornam-se menos capazes de fornecer demandas de corrente de pico quando em condições de frio, com baixa carga da bateria ou à medida que envelhecem ao longo do tempo, o que pode resultar no desligamento inesperado do dispositivo para proteger seus componentes eletrônicos. No ano passado, lançamos um recurso para o iPhone 6, iPhone 6s e iPhone SE para suavizar os picos instantâneos somente quando necessário, isso para evitar que o dispositivo se desligue inesperadamente durante essas condições. Agora ampliamos esse recurso para o iPhone 7 com o iOS 11.2 e planejamos adicionar suporte para outros produtos no futuro”
    Fonte: tecmundo

    Veeelho, nem sei o que dizer e que não venham defendê-la porque se fosse pra fazer isso, que avisasse o usuário…isso ai é feio demais.

    Onde que aperta pra fazer o downgrade, brazil?!?

    • Vitor Emanuel Dinis

      Pior que essa história do telefone desligar é verdade, eu tive um Lumia 930, que quando a bateria ficou velha, ele simplesmente apagava nos momentos em que o processador exigia mais energia ou a câmera era utilizada.

  • Digbi Marco André Abidala

    O meu iphone 8 cm o ios 11.2.1 reduziu drasticamente a capacidade de bateria q antes dirava o dia todo, para somente ate as 15h com o mesmo uso de sempre e meu 7Plus simplesmente virou uma carroça e a bateria esta igual ou pior que a do meu 8.

  • Jonas

    Todo ano isso acontece, já é caso antigo.

  • BS

    A Apple se explicou agora a tarde dizendo que isso não é um problema, mas uma nova funcionalidade inserida no ios 11.2 pra permitir uma melhor experiência do usuário….. E este “suporte” já está valendo pro iPhone 7 e vai valer pra novos iPhones no futuro…. Piada isso…..

    • Daniel Escaroupa Panobianco

      Piada total! Respostinha bem Medíocre. A verdade é uma só! Forçar todos a trocarem de Iphone

  • Daniel Escaroupa Panobianco

    Sinceramente se isto for verdade eu acho uma bela do sacanagem da Apple. Já não entendo o por que de criar IOS novos mais pesados ao invés de mais leves e rápidos.
    Claro que o hardware muda muito de um Iphone para outro, mas no meu ver os IOS deveriam ser otimizados para todos os Iphones.
    Já este problema de bateria é um problema que o mundo ainda não conseguiu resolver. Quem conseguir criar uma bendita bateria que não seja do tal Lithium e que dure bastante tempo será o homem mais rico do mundo junto com o que descobrir a cura da Aids

  • Flávio Fantini Miranda

    Boa noite!
    Estou lendo e gostaria de uma “aula” para entender o resultado do Geekbench 4. Baixei o aplicativo. Tenho um iPhone 7, E ainda não atualizei o sistema (já tive problemas no passado). HELP!

  • Gustavo Cordeiro

    Li a materia essa reportagem citada a dois dias e resolvi trocar a bateria fisica do meu iPhone 6 Plus ontem, 20/12/2017. Fiz alguns testes de processador antes e depois e vi que a performance melhorou significativamente. Os números anteriores de Benchmark do processador Single-Core estavam em 1049 pontos e Multi-Core em 1737. Com a bateria nova, Single-Core 1552 e Multi-Core 2666. Ou seja, creio que não seja apenas algo acontecendo só com o iPhone 6s. Será que isso já vem acontecendo a mais tempo?

  • Vamos por partes:
    Eu que sou um ferrenho crítico da Apple acho isso um baita mimimi.
    A Apple deve explicações? Sim.
    Se a Apple faz ou fez isso está errada? Não. Numa situação de urgência, ter mais bateria é muito mais útil do que ter um processador mais rápido. Afinal alguns minutos a mais de bateria podem ser a diferença entre fazer uma ligação muito importante ou ficar ilhado. Ou seja, a galera tá exagerando.

    Outro ponto: A bateria mais “fraca/gasta/velha” deveria impactar na velocidade do processador? Não é tão simples falar que “não”. Afinal é necessário, antes de qualquer afirmação, medir se ela está abastecendo todo o hardware com a mesma corrente de uma nova. Se a AUTONOMIA dela diminuiu, e a CORRENTE elétrica não, podemos sim dizer que a bateria “velha” não afeta o desempenho do hardware.
    Agora se a CORRENTE diminuir, então podemos entender com naturalidade que a o hardware pode sim apresentar menor desempenho, afinal está operando com carga abaixo do esperado.

    • Alex iPilot

      Na minha opinião, o centro do problema é o hábito da Apple de decidir pelo usuário em TODAS as escolhas… Por que não simplesmente oferecer um botão para habilitar ou desabilitar o sacrifício da performance em detrimento do ganho de bateria? Seria mais um “feature” fantástico no iOS! Ao invés disso ela opta por tomar a decisão pelo usuário, de forma silenciosa, obscura, o que levando em conta o cenário atual faz até questionarmos a sua real motivação ou funcionalidade…

      Aí vem a questão: o quê mais existe e ainda não sabemos??? O que me assusta mais não é o que descobrimos mas o que ainda está por vir…

      • Mano, se não me engano, a frase abaixo é do Tio Cozinheiro:
        “O Usuário não sabe o que quer até mostrarmos a ele”.

        Então…

        • Alex iPilot

          Não é do Jobs essa pérola?

          E é verdadeira! Tem nos proporcionado coisas FANTÁSTICAS, mas esse caso se enquadra naqueles em que as coisas são IMPOSTAS e não apenas MOSTRADAS…

          • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Essa frase foi do Jobs mesmo.

            A Apple está sendo desonesta com os usuários que pagaram para ter performance, e não a redução dela.

  • Madruga

    Achei muito bacana como vocês explicaram essa questão.

    O que eu tenho a dizer sobre isso: tenho o iPhone 6s, estou muito satisfeito porém acho que devo antecipar a compra do próximo.

  • Fabiano Pereira

    Nota da Apple em resposta ao The Verge, sobre o problema:

    “…..Nossa meta é entregar a melhor experiência aos consumidores, o que inclui o desempenho geral e o prolongamento da vida de seus dispositivos. As baterias de íon de lítio tornam-se menos capazes de fornecer demandas de corrente de pico quando em condições de frio, com baixa carga da bateria ou à medida que envelhecem ao longo do tempo, o que pode resultar no desligamento inesperado do dispositivo para proteger seus componentes eletrônicos.

    No ano passado, lançamos um recurso para o iPhone 6, iPhone 6s e iPhone SE para suavizar os picos instantâneos somente quando necessário, isso para evitar que o dispositivo se desligue inesperadamente durante essas condições. Agora ampliamos esse recurso para o iPhone 7 com o iOS 11.2 e planejamos adicionar suporte para outros produtos no futuro.”

    Resumindo: Arranjamos uma desculpa esfarrapada pra jogar em cima dos consumidores, assim eles “””acreditam””” que é por causa da bateria, mas na verdade, é apenas pra forçar a adquirir um Smartphone novo, assim a gente (Apple) consegue mais lucro. Continuamos fornecendo celulares com baterias bem abaixo do mercado e pronto, podemos fazer o preço que quisermos.

    Desculpa esfarrapada e deslavada na cara dura.

  • Alex iPilot

    Pergunta : e o que acontece quando o aparelho está ligado ao carregador??? O processamento continua intencionalmente degradado???

    Pois se continuar então a “explicação” da Apple cairá por terra…

  • Gustavo Guiscem Soares

    Pode até fazer isso, mas deve estar claro quando o usuário atualiza o sistema. E ainda informar que a simples troca da bateria pode ser o suficiente para ter a performance de novo, em vez de comprar outro aparelho.
    Não duvido nada que outras fabricantes façam algo semelhante, aparelhos da Samsung são famosos por ficarem lentos com o tempo.

  • Ronilton Ayres
  • André

    Preocupante.

    Tenho um iPhone 6, sei que a bateria já está morta (já tem o aviso de defeito nos Ajustes), porém a diferença de performance segundo o app é absurda. https://uploads.disquscdn.com/images/580f7784ebd2572327242564ee429bd22653a605495f6232652541a56bc91b5b.png

  • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Só por isso agora eu vou ficar trocando a bateria do meu iPhone SE quando ela apresentar queda de performance até eles não disponibilizarem mais suporte ao meu aparelho na Apple Store do Morumbi.

    Não comprarei um iPhone novo tão cedo.

  • Alex iPilot

    Pergunta aos causídicos de plantão: essa questão, com a declaração da Apple admitindo o ato, não configuraria “vício oculto” à luz do Código de Defesa do Consumidor???

  • Felipe Antonio Costa

    Engraçado… Possuo o iPhone 7 Plus 128gb! Comprei em seu lançamento ano passado, e no teste do GeekBench4 ultrapassou Score do padrão deste dispositivo! Single ficou 3352 (Padrão 3306) Multi ficou 5823 (Padrão 5411) Teste realizado com 26% de bateria. Comprei o iPhone 8 64gb para minha esposa e lado a lado não tem diferença em sua utilização. Mas a bateria depois do iOS 11 realmente despencou!

  • Estan Duarte

    Agora esta esclarecido porque a Apple lança smartphones com baterias menores todos os anos, aparelhos com 1.700mAh.
    O iPhone X Plus deve vir com 9.7 polegadas na tela e 2.816mAh de capacidade de bateria.
    😾

    • Giiliard Freitas

      9 polegadas
      kkkkkkkkk
      #medo

  • Marcelo Facco 

    galera podíamos entrar com uma ação coletiva pedindo pra apple liberar o downgrade pro ios 10.3. meu iphone 6s tava redondinho. esse 11.2 só passo raiva, cheio de bugs, bateria pior e ficou menos fluído.