Confira alguns aplicativos com Realidade Aumentada que veremos no iOS 11
Já comentamos bastante aqui sobre a enxurrada de aplicativos usando a Realidade Aumentada que deverão vir no iOS 11. Isso porque a Apple disponibilizou ferramentas incorporadas ao sistema que facilitam demais a criação deste tipo de app, e os desenvolvedores estão se esbaldando. Esta semana, inclusive, a maçã começou a convidar os devs para mostrar o que estão criando, provavelmente para apresentar no evento de setembro.
O site TechCrunch já teve acesso a alguns exemplos que saem do simples conceito e se transformarão em aplicativos reais da App Store assim que o novo sistema for liberado.
A rede de lojas IKEA é uma das parceiras da Apple que estão investindo bastante no ARKit. De fato, ela participa de um segmento que faz todo o sentido: ela vende móveis, então pode proporcionar ao futuro cliente uma visualização real de como os produtos ficariam no ambiente do cliente. Confira os progressos que eles estão tendo:
A Climax Studios é outra que está desenvolvendo um jogo que lembra um pouco o Monument Valley ao dar importância ao ângulo de visão do jogador. O cenário é todo em 3D e fará você se movimentar pela sala de casa (ou onde você estiver). Confira:
A Touch Press (criadora do ótimo Elementos e vários outros aplicativos) está pensando nas crianças ao desenvolver um jogo lúdico em que introduz no ambiente real a história de uma lagarta.
Fãs da série Walking Dead e de zumbis irão conhecer uma maneira totalmente imersiva de curtir (e se preparar para) o fim do mundo. Confira, se tiver coragem:
O incrível é que todos estes projetos foram realizados em tempo recorde, entre 7 e 10 semanas, apesar de parecerem bem complexos. Isso demonstra como o ARKit está realmente facilitando demais a vida dos desenvolvedores, prometendo ser um game changer na realidade virtual para dispositivos móveis.
Nós já comentamos aqui que o Google poderia ter nos trazido algo parecido há mais de um ano com o projeto Tango, mas decidiu por não fazer porque seria complicado demais lidar com dispositivos tão diferentes entre si. Porém, esta semana, a empresa correu para apresentar seu ARCore (nome super original) que permitirá que desenvolvedores criem apps para Android. Mas o que foi apresentado, por enquanto, está longe do que vimos acima. É a concorrência, mais uma vez, correndo atrás dos movimentos da Apple.
O ARKit funcionará nos dispositivos que possuem o chip A9 em diante:
- iPhone 6s e 6s Plus
- iPhone 7 e 7 Plus
- iPhone SE
- iPad Pro (9.7, 10.5 ou 12.9)
- iPad 5 (2017)