App StoreNotícias

Apple quer deixar claro que não existem vírus para iPhone e iPad

Uma das perguntas mais frequentes que recebemos de usuários iniciantes é sobre qual antivírus usar no novo aparelho. E mesmo repetindo que não é uma coisa que se deva preocupar, muitos insistem em baixar aplicativos que supostamente buscam por códigos maliciosos no sistema ou em arquivos, para ficarem mais tranquilos. Isto é uma herança do mundo dos PCs com Windows, em que se formou uma gigantesca e milionária indústria dos antivírus, que coloca muita gente em paranoia constante.

Mas se não há vírus, por que existem aplicativos antivírus na App Store? Para acabar com essa confusão, a Apple decidiu eliminar de sua loja todos os aplicativos que se dizem direcionados a vírus para iPhone e iPad.

A eliminação começou esta semana. Um dos atingidos foi o app VirusBarrier, da Intego, que se propunha a escanear arquivos anexados em emails, para que vírus não fossem repassados para computadores. Apesar de ter uma proposta diferente (e não exatamente procurar alterações no sistema), ele foi excluído da loja pois causava confusão em muitos usuários, dando a entender que existia vírus para iPhone. Junto com ele, vários outros do mesmo tipo foram eliminados.

Mesmo que se instale um app que contenha código malicioso, não é possível que ele se espalhe para o resto do sistema e infecte outras partes.O iOS é feito de uma forma muito controlada. Para evitar que aplicativos possam danificar o sistema, cada um deles é limitado à sua área de ação, como se pudesse atuar somente dentro de uma “caixa de areia” feita só para ele. Assim, é impossível ele alterar outro app ou outras partes do iOS, e é justamente por isso que não existem aplicativos para iPhone que consigam alterar o visual do sistema ou que possibilitem adicionar atalhos especiais na Central de Controle, por exemplo. Cada app só pode agir dentro dele mesmo.

Um aparelho com jailbreak consegue alterar o sistema justamente porque rompe este limite imposto pela caixa de areia dos apps. Isso permite que a ação de apps e tweaks ultrapasse o próprio limite e consiga influenciar outras partes do sistema. Por isso é tão arriscado instalar tweaks desconhecidos, pois eles podem fazer o que quiserem no sistema, sem limitações, inclusive instalar códigos maliciosos. Esta é a razão de nós aqui ficarmos sempre com um pé atrás quando aparece algum novo grupo chinês desconhecido dizendo que descobriu uma nova maneira de realizar jailbreak.

Com o iOS 8, a Apple ofereceu um pouco mais de abertura, incluindo no iOS as extensões de sistema, que permitem acessar o conteúdo de um aplicativo quando se está em outro. Mas até mesmo esta novidade é controlada e protegida, não oferecendo riscos para a segurança.

Dito tudo isso, é mais fácil de entender porque não há vírus no iPhone e nem no iPad: mesmo que se instale um app que contenha código malicioso, se baixe um email com vírus ou se acesse um site perigoso, não é possível que ele se espalhe para o resto do sistema e infecte outras partes (características que definem um vírus). Portanto, não há como comprometer assim o iOS, se o aparelho não tiver jailbreak.

A procura de usuários iniciantes por antivírus provavelmente não irá diminuir, mas pelo menos eles deixarão de gastar dinheiro em apps que não fazem o que eles pensam que fazem.

via IntegoBlog

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • André Peixoto

    Por isso que amo a Apple. Não preciso de outras tranqueiras rodando em segundo plano como em outros sistemas por aí.

    • Senju Hashirama

      Não quero ser chato, mas o lollipop foi eleito o sistema mais seguro da atualidade, isso com multi tarefa real :P.

      • e com acesso a cartão SD, e funcionando como pendrive, e possibilitando digitar um kill -9 na linha de comando… para alguns como eu, é tentar espremer vantagens inúteis, para outros é o fator decisivo para preferir Android 🙂

        Mas essa questão da Segurança, já cometei aqui, esses títulos de segurança são contabilizados pela quantidade de vulnerabilidades documentadas (que são bem relativas na forma de contabilizar) e não em fatos consumados de vulnerabilidades exploradas em incidentes identificados e malwares desenvolvidos.

        Enfim, não de JURI, mas de FATO, a margem de risco de sofrer uma fraude bancária num Android é maior que o iOS, a probabilidade de existir malwares e ataques no Android é maior que no iOS, pois ambos tem vulnerabilidades, não importa se mais ou menos, o que importa é que Android esta em bilhões de aparelhos de toda a forma e iOS tem uma abrangência muito mais reduzida.

        É por isso que Windows sobre ataque e Linux não. É A MESMA COISA.

      • Felipe

        Não sei se é o mais seguro, mas o lollipop está fantástico. Sem mais bugs, sem travar, roda liso, perfeito.

        • Leandro

          O seu está liso, pq o meu lollipop 5.0 no s5 está bugado, trava direto e fica lento, e isso aconteceu no s5 do meu primo tb depois que atualizou, não sei o que faço, estou querendo restaurar! Apesar que meu IPhone 6 chega essa semana aí viu decidido o que fazer com o s5!

      • Antonio Fonseca

        Acorde. Ler isso aqui vai ajudar: PDF iOS Security Guide v39 FF – Apple Inc.

        Uma brutal diferença de arquitetura que se materializa em uma solução mais segura e confiável da parte da Apple do que qualquer coisa proposta com Android, sem modificações.

      • Eleito onde? Que eu saiba foi feito um estudo sobre estabilidade, não segurança. E segundo o mesmo estudo, o iOS8 marcou 2.2% de crashes enquanto o Android marcou 2%: http://www.zdnet.com/article/android-lollipop-more-stable-than-ios-8/

        Qualquer pessoa que saiba o mínimo de estatística sabe que qualquer avaliação que seja feita sobre um número de experimentos gera uma margem de erro. Duvido muito que a margem de erro desse “estudo” seja menor que 0.2%. O que torna essa “conclusão” do autor, inconclusiva.

        Abraços

      • Jonas Freitas

        Parabéns por ter conseguido expressar sua opinião. Ao contrário de mim, que fui impedido.

    • Lipe

      Cara… Eu tenho um iPhone… Um iPad.. Minha mulher tem um iPhone… E um Mac…

      Mas….

      Amar a Apple?

      Meu Deus, tende piedade.

    • Hozanan Sousa

      Ame somente a Deus!

    • Guilherme Leite

      Cuide bem do meu like!!

  • iJunior

    “[b]se o aparelho não tiver jailbreak.[b]”. Acho que vale um negrito nisso aí, para os mais desavisados…

    • Doente Santista

      Tenho Jailbreak a 4 anos e nunca tive problema!
      Excelente muda o iphone, voce coloca o que quiser no aparelho mudas as configurações, e maioria dos apps são gratuitos,

  • vitorsantos

    Por isso só uso celulares Apple, pra não ter o risco desse problema.

  • Quanta preocupacao com virus esse povo tem. Mesmo com windows. Tantos servicos de nuvens gratis por ai: dropbox, mega e onenotes da vida… Infectou? Formata, reinstala e recupera tudo pela nuvem. Simples assim…

    • Anderson Diniz

      Melhor não infectar, sem risco, sem esforço pra formatar.

    • Hozanan Sousa

      O foco dos vírus Diego, não são arquivos dos usuários, e sim roubar dados bancários e de cartões de crédito.

      • Sério mesmo q tem gente q ainda acredita nesses email e cai nesse golpe? (Coincidencia neh! Acabei de ler seu comentário e recebi esse email… credo!)

        • CFN

          Eu recebo TODO DIA e-mail do Itaú e nem tenho conta la…
          Que caras chatos!!

          • Jonas

            Desative no site do Itaú o envio pra você.

  • A parte chata dos iPhones/iPads é exatamente o melhor dele: o iOS trata os dispositivos como equipamentos “mobile” e não como um PC comum como faz o Android.

    • Matheus Rezende

      Pois é cara, se não fosse esse cuidado a Apple não teria a reputação que tem!

      • Exato. E por isso é o sistema maduro que é e não o amadorismo do Google.

  • Pra quem usa PCs Windows e gostaria de ter esta mesma segurança, existe um processo que, apesar de mais manual, garante a mesma segurança.

    Basta utilizar o aplicativo Sandboxie: http://www.sandboxie.com/

    O uso é bem simples, mesmo assim, existem vários tutoriais na internet para possiveis dúvidas.

    😉

    • Clovis

      Que dica legal. Não conhecia 🙂

  • Daniel Souza

    Muitos desses que se diziam antivírus eram apenas apps com ~dicas de proteção~ e, pra mim, isso é enganação.

  • Alexandra

    Lembro do dia que ganhei meu primeiro Mac!
    Fui desesperada atrás de anti vírus pra ele! kkkk

  • Pessoal, bom dia! a minha pergunta foge um pouco do tema do post, mas…. vamos lá rs. Vocês sabem se a Apple vai lançar o Iphone 6s em abril mesmo? ou vai ser só em setembro? pergunto, pois tenho viagem marcada pra NY em junho, e gostaria muito de comprar um Iphone (meu primeiro!) E se fosse o mais recente, seria ótimo né rs. Cês sabem de alguma coisa? Desde já, muito obrigado!

    • Aline Fávero

      O iPhone sempre é lançado em setembro em alguns países. Brasil em novembro/dezembro.

  • Raniere Dantas Valença

    Realmente muito bom, mas como temos apps que instalam certificados no iOS, como faz o #onavo que usa uma VPN pra compactar os dados de 3G/4G e teve um caso recente de dar um aviso de vírus em sites como G1 e GloboEsporte relatados aqui, inclusive relatado aqui…

  • jorge silva

    problema com vírus? baixa o Baidu Antivirus 🙂

  • Eu sempre fui contra essa teoria simplista de dizer “Não tem virus pra iOS porque tem poucos usuários”. Seria a mesma coisa que afirmar que no Brasil tem muito mais bandido na rua que na Suiça porque a população é muito maior.
    No sense.

    Pesquisas comprovam que usuários de iPhone e iPad gastam muito mais (MUITO mais) em compras online que usuários de Android, e só por isso já seria um motivo muito maior de se criar virus que roubassem dados de usuários de iPhones. E isto é um fato lógico.

    Ninguém aqui disse ou está dizendo que o iOS (ou o Mac OS) é perfeito e não tem vulnerabilidades, ele tem sim e o jailbreak existe por causa disso. Mas me parece muito claro que o problema é muito mais de uma dificuldade de se criar virus (pelas razões descritas no texto) do que uma opção dos crackers. Se o iOS funciona com sandbox e o Android não, é óbvio que é mais fácil corromper o sistema do segundo através de um app malicioso do que no iOS. Esta é uma conclusão matemática, pura lógica.

    • KB

      Excelente artigo, concordo com o comentário. E vale lembrar, que o elo fraco continua sendo o usuário e suas ações. Supondo hipoteticamente que fosse necessário antivirus, o usuário continua caindo em contos de phising e engenharia social. O que se precisa é de capacitação dos usuários em segurança e não antivirus. A Apple nos ajuda sendo intensamente rígida no controle do que pode ou não no aparelho. E o usuário legítimo de produtos Apple sabe e agradece por isto.

      • Estan Duarte

        Você é o antigo Kleberson do TC, que trabalha com programação? Acho que na época ce tinha um Samsung Note.

        • KB

          Não, não sou o Kleberson, nem o conheço.

    • Bom reforçar este aspecto da segurança. Mas também nem um nem outro. O meu comentário menospreza a segurança do iPhone simplificando o motivo no número reduzido de usuários e o comentário do iLex (equipe do site) por outro lado, minimiza de mais esse fato frente a segurança grande do iPhone.

      Claro que a segurança do iPhone dificulta a prática de crimes nele, mas o foco dos bandidos não é só nas compras online, que apesar de Andrógenos comprarem menos, igualmente o CC deles está cadastrado lá, mas além disso o INTERNET BANKING, este é o filé que os criminosos brasileiros querem atacar. O Brasil, por vários motivos, é um pais que predomina Android, e todo povo usa Internet Banking.

      Ilex, pode ter certeza, atacar um iOS não requer um esforço desproporcional a mais que no Android. Nenhum sistema é seguro. Pode ter certeza que investir ataques de fraude bancária no Android trás uma margem de retorno muito maior que no iOS.

      Na minha opinião, por trabalhar nesta área, faço operações financeiras com alto grau de tranquilidade no iOS e não teria a mesma certeza no Android. E apesar da segurança ser maior, o VOLUME DE USUÁRIOS é realmente o maior motivo, as vulnerabilidades em LINUX e OSX estão lá, não vale a pena explorar, os escritórios, as donas de casa, os empresários, o favelado, tem um Windows e de 100 em 100 reais transferidos clandestinamente, faz-se 100000 e atacar OSX não dá o mesmo retorno. Acredito mesmo que nos sistemas mobiles vá na mesma direção pelo mesmo motivo.

    • Estan Duarte

      No Android em versões novas, a bloqueio de acesso a dados de apps só acontece quando se faz processos semelhantes ao jailbreck. Os dados dos usuários em dispositivo Android que contam com bootloader bloqueado, não permitem acesso, e também modificações no sistema, só é possível com a instalação de aplicativos de terceiros devidamente liberados dentro do sistema. Generalizar não é o caso, Android não é essa maravilha em segurança, mas o iOS está longe de ser superior.

  • Fabio Correa

    A segurança do iOS é o grande motivo para eu ter iPhone.
    Qual a vantagem de poder customizar o aparelho, mas torná-lo vulnerável para vírus.
    É um custo benefício muito baixo para o risco que está envolvido. Porém o Android e seus usuários não conseguem entender isso.

  • Roney Cezário

    Demorou isso acontecer, ótima materia BDI.
    Eu falo sempre com todo mundo sobre isso.
    Abraço

  • Barreiro 

    Ok ok. Mas a pergunta que não quer calar: e para OS X, existem vírus?

    • Gustavo Rezende

      Sim!
      Agora se já peguei no meu Mac ou se conheço alguém que já pegou?
      Não!
      Inclusive até ontem eu não conhecia ninguém que utilizasse antivírus no OS X, aí conheci um DBA que comprou seu primeiro MacBook e colocou de cara uma licença que já tinha de um antivírus do Windows. Falei para ele remover que só estaria consumindo recursos sem necessidade aí ele disse que não precisa pq ele tem 16GB de RAM e um SSD de 1TB.

      • Cuidado com a confusão.
        Existe vírus para Mac? Não. Vírus propriamente dito, que se pega por email ou visitando sites e que se reproduz automaticamente para infectar outros computadores (esta é a definição de um vírus), não existe. Algum dia vai existir? Talvez, mas hoje não existe.

        Não confundir com apps com códigos maliciosos. O que pode acontecer no Mac é o usuário baixar um arquivo de algum lugar não confiável que, na verdade, é um programa que realiza funções maliciosas. Mas para isso o usuário tem que abrir e autorizar o app, dando inclusive permissão com sua senha, coisa que geralmente só os iniciantes desavisados fazem. O Mac OS tem inclusive uma proteção opcional de só abrir arquivos e programas de lugares confiáveis e de desenvolvedores certificados.

  • Rodrigo

    E no MAC não tem virus porque ?

  • andré

    O golpe tinha q vir do site da globo… #globogolpista

  • Rodrigo S. Brandão

    Uso tanto iOS (8.2) como Android Lollipop (5.0.2) e em ambos me sinto totalmente seguro, iOS e fantastico em relação a segurança, agora dizer que o Android esta muito atras não e uma verdade, Android evoluiu muito em muitos quesitos.

  • Apple ❤️

  • Solange Brasil

    Interessante….não tem vírus,mas ladrões conseguem desabilitar o…Procurar meu Iphone e usar como fossem donos…

  • Jeff

    Galera, alguém consegue me explicar o que é esse pop up que está aparecendo em todos os sites que tento entrar? Tenho iPhone 6 com IOS 8.3
    Notem que estou tentando acessar o G1 site seguro da globo.com
    Isto está aparecendo em todos os celulares da família, tanto iPhone quanto Android.
    Alguém mais aí com este problema?

  • Jeff

    Print

  • erick

    Não trate como iphone quem te trata como android! kkkkkkk

  • Relaxa, eu não quis falar nada contra o JB não. Eu já fiz muito disso também, acho fantástico e tem várias coisas lá que eu acho que deveriam vim já no iOS. Eu disse apenas pra frisar para quem acha que NÃO EXISTE EM HIPÓTESE nenhuma se engana. Sim, a partir do momento que faz JB, você cria uma vulnerabilidade. Só isso. Mas nao significa que voce está ferrado

  • Alcindo Menezes

    Quando acesso alguns endereços através do Safari, alguns segundos depois a página muda para o endereço http://mobfactory.info/r/0c4b9f34-e977-11e5-b698-11807675fe8c/1/ e fica uma tela branca ou aparece erro 404, isso acontece no iphone e ipad, alguem tem informação sobre isso? É virus?

  • PV-Senpai

    Eu tenho quase certeza que o meu iPad foi infectado, pois ele ficava me mandando mensagens falando que meu aparelho foi infectado é que eu tenho que baixar um aplicativo para removê-lo. Ele fica falando que os vírus entraram através de sites adultos, mas eu não visito sites adultos. Tem um site que eu vejo anime nele, de vez enquando ele me manda pra um site porno, mas eu tiro aquela aba e começo a ver animes normalmente. Quando aquela mensagem aparecia, eu simplesmente ignorava pq sempre me falaram que iPad não pegava vírus. Mas um dia em cheguei em casa e foi mexer no meu iPad. Ele estava com senha, ele não tinha senha. Eu não sei qual é a senha. No início eu pensei que era o meu pai que colocou senha, mas depois veio uma mensagem no meu celular falando que alguém estava tentando acessar o meu iCloud, então eu mudei a senha. Até agora não mandou mais nenhuma mensagem, mas o meu iPad ainda está com senha. O que eu faço? Pfv alguém me ajuda!