Tutoriais

Veja como ativar a rede 4G no iPad Air e iPad mini Retina pela Claro

Muitos usuários tem nos procurado nos últimos dias para perguntar como ativar a rede 4G da operadora Claro nos modelos de iPad compatíveis com a rede brasileira (no caso, os novos iPads Air e mini Retina). A operadora Vivo já configura automaticamente a rede nos Ajustes da Operadora, mas para a Claro é preciso alterar manualmente algumas coisas. Veja aqui como.

Franquia de dados

Antes de tudo, é preciso saber que as operadoras geralmente só liberam a rede 4G para quem possui um plano pós com a contratação de um mínimo de dados (geralmente 2GB mensais). Isso porque o 4G é bem mais rápido e, consequentemente, consome sua franquia de dados de forma tão veloz quanto. Quem tiver um plano de menos de 2GB contratado, ficará rapidamente sem acesso à internet, pois o consumo no 4G é absurdo.

Se tiver algum aviso de Ajuste de Operadora para atualizar, faça a atualização. Também é bom entrar em contato com a operadora para saber se o plano que você possui inclui conexão à rede 4G LTE.

Configuração correta do APN

Se depois de todos os pré-requisitos você, cliente Claro, ainda não consegue se conectar à rede super-rápida, então tente mudar as configurações do APN.

Passo 1: Vá em Ajustes > Dados Celulares > Ajustes APN

Ajustar APN

Passo 2: Talvez você veja no campo APN a frase “bandalarga.claro.com.br“. O problema está aí, pois com esta configuração ele não se conecta ao 4G. Apague a palavra “bandalarga” e deixe apenas “claro.com.br“.

Ajustar APN

Ajuste correto do APN

Pronto, teoricamente, se você possui os novos iPads no modelo Cellular e colocou o chip da Claro nele (com os pré-requisitos descritos no início deste texto), deverá a partir deste momento se conectar na rede 4G da operadora. Pelo menos em nossos testes (e com diversos leitores), a dica funcionou.

Considerações

É importante lembrar que a rede 4G brasileira só é compatível com os novos modelos de iPad (Air e mini Retina), comprados em qualquer parte do mundo. Obviamente, apenas a versão Cellular é compatível, pois é a única que possui entrada para o chip da operadora. Modelos apenas Wi-Fi não possuem este benefício. Ainda não temos informações de como fazer funcionar a rede 4G na operadora TIM; alguns leitores tem reclamado que não conseguem se conectar ao 4G pela operadora em diversas cidades, ao contrário do que diz sua campanha publicitária. Aconselhamos entrar em contato diretamente com o Serviço de Apoio ao Cliente da operadora.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Christian

    Muito bom!

  • João Gabriel

    Espero que o 4G continue evoluindo no brasil.

  • RSeef

    Valeu a dica. Comprei um IPad Air wi-fi mais Celular e um chip da Claro para conexão de internet, mas o IPad ainda não chegou. Quando chegar farei o teste e volto a postar aqui.
    Abraço.

    • Tomara que dê certo! 🙂

  • Fernando Souza

    Pessoal, efetue a alteração, estou na região da Paulista e Peixoto Gomide, utilizei o Simet para medir e está igual..upload 1mb e download 7mb, porém antes da alteração está similar.

  • Phelipe

    Para funcionar o 4g em meu iPad Air eu tive que ligar umas 200x na Claro, eles fizeram a “migração de tecnologia” e funcionou. Mesmo com a apn bandalarga.claro.com.br (estou utilizando essa)

    Porém aparece o ícone 4G e não LTE. Pode até parecer frescura mas Eu prefiro o ícone LTE, existe alguma maneira de alterar isso? Mesmo que seja alterando algum arquivo .ipcc

    Obrigado,

    Phelipe

  • Francis

    Puxa, agora deu vontade de trocar o iPad 2 pelo mini retina + celular pra poder usufruir a minha internet compartilhada da Claro. Sei lá, de repente..!!

  • Carlos Cartney

    Dúvida besta: Quando conecta o 4G, a barra lá em cima indica o nome 4G ao invés do 3G??? Nunca vi nenhuma imagem do tipo, iLex poderia ter mostrado na imagens 😀

  • AntaGomes

    Como não usarei o 4G nem morto, não vou pagar esse absurdo por um serviço porco. Prefiro me conectar via Wi-Fi onde tiver, e tem em muitos lugares. Nem no iPhone uso muito o 3G, que dirá no iPad 4G, passo…

    • Dezinha

      Quem tem iPhone não precisa comprar um IPad com 3G ou 4G. Conecta-se à rede pelo 3G do iPhone através do Bleutooth.

  • Leonardo Portela

    Fiz um plano de 1Gb para testar a 4G da Claro no Mini Retina, e mesmo com a dica dada para alterar o APN das configurações não funciona (mesmo “sabendo” – por fontes não oficiais, de terceiros – que ele só ativa com o plano de 2GB – informação e propaganda enganosa da Claro junto aos seus folhetos explicativos nas lojas e por parte dos atendentes). Ao ligar para a Claro, a atendente disse que a minha localidade o 4G é ruim, sendo que no trabalho, onde me encontro, consigo conectar 4G no celular com velocidade de download de 25Mb pela mesma operadora. Infelizmente o suporte para atendimento de conexão da Claro é muito deficiente com pessoas despreparadas para o mesmo.

    • André

      Exato! Isso mesmo e o que eu sei a decisão de ñ abilitar o 4g para planos de 1gb 4gMax vem de alto escalão da claro vem de decisão de diretoria! Bem a pergunta é: se eu sei vai me dizer que a Anatel e companhia ñ sabem!? o atendente disse que seu supervisor mandou falar que é só mudar de plano que de 2Gb p/ cima funciona o 4gMax de imediato tendo ou ñ tendo a palavra “bandalarga.” nas configurações. É meu amigo, tb fui seduzido pelo folheto que me oferecerão, fui até uma loja comprei e fui enganado e dessa vez dona Claro, sim vc fez de propósito! Ñ foi pela grana que mandei cancelar sim porque como cidadão tenho vergonha na cara. E para quem tiver dúvida fiz todos os testes fiquei embaixo de uma torre da claro dava 4g full em um nanosim e no outro nanosim ñ aparecia o 4g no mesmo ipadmini retina apenas porque o plano era de 1Gb 4gMax . Hoje o pessoal da claro ligou p/ saber o porque que eu desisti contei o ocorrido pensando que a atendente iria dizer desculpas vamos ativar seu 4G ela disse tudo bem compreendo ñ posso fazer nada apenas registrar aqui! Kkkk lamentável só no Brasil mesmo propaganda enganosa isso é fato fui em outra loja e para minha suresa fila para cancelar plano de 1GB 4GMax claro para iPad LTE todos ñ conectávam 4g. O resto meus amigos é desinformação de interesses…

    • André

      Leia meu comentário acima quem tem plano Claro 1GB 3G/4GMax vai fazer vc perder menos tempo.

  • Eduardo

    Será que essa solução funciona pra iPhones ???

    Olha o meu problema:

    – tenho um plano na Claro com 2gb de dados e tudo mais … Com 3 linhas. Meu chip usado em um 5s(1457) funciona perfeitamente o 4g.

    Comprei hj um 5c(modelo 1507 Anatel) pra minha esposa e coloquei meu chip pra testar o 4g. Só funciona o 3g. 🙁 Alguma idéia ???

    • Marcos

      Já aconteceu isso comigo, vai em ajustes, celular e ativa tudo, depois aonde tiver marcado, ativar 4G, desativa, espera um pouco aparecer 3G , depois vai lá denovo e ativa a opção 4G e vai dar certo….abraços

      • Eduardo

        Já fiz isso e nada. =/ .. Acho que vou ter que levar lá na loja pra ver o que houve.

    • Gabriel

      Primeiro vc tem q atualizar o seu aparelho! Seja estiver atualizado, lhe aconselho a procurar sua operadora que no caso é a claro

  • Marcos

    Bom dia amigos, tenho um dúvida , comprei iPhone 5S modelo a1457 na Alemanha , sou cliente da claro, e está funcionando o 4G , mais Oque venho percebendo, que do estou com meu 4G ativo, o sinal da minha operadora fica baixo, só 2 traços , e mais, quando vou fazer uma ligação , ele está com o 4g na tela, mais automaticamente quando ligo pra alguém , o sinal melhora e enche todos os traços e muda para 3G, eu ligando ele sai do 4G e vai para o 3G , isso eh normal ? Ou eh algum erro da claro de ajustes…abraços e agradeço se puderem me ajudar, parabéns Ilex…sem comentários pelas matérias claras

    • Luis

      Quando o sinal 4g esta baixo ou durante uma ligação ele muda pro 3G automaticamente pois o sina n e suficiente

    • Guilherme

      Sim, é normal – as chamadas de voz têm que ser feitas por um dos protocolos antigos suportados pelo iPhone (GPRS, EDGE ou (DC-)HSPA(+)), uma vez que nossas redes 4G (LTE) ainda não suportam voLTE (IMS) e usam um método no qual “caem” propositalmente para as redes tradicionais para fazer a ligação. Você pode ler mais sobre esses protocolos na Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/LTE_(telecommunication)#Voice_calls

  • Luiz Felipe

    Muito bom!
    Uma dúvida, as capas do modelo antigo do ipad mini servem no novo ipad mini retina?

    • André

      Ñ fica perfeito alguns modelos que testei 🙁

  • Manoel Junior

    Estou com uma situação diferente, um iPhone 5C americano não compatível com o 4G BR e não existe mais a opção desabilitar 3G, somente desabilitar 3G. Existe alguma forma de voltar atrás e tirar a opção de habilitar o 4G? Constantemente estou em um local com sinal 3G fraco ou inexistente, e isso acaba drenando a bateria do iPhone.

    • Luis

      Tente desativar os dados de celular

  • Oscar

    A oi não está funcionando o 4g? Tenho Ipad air com internet da oi

    • Francis

      A Oi não tem 4G, só HSPA+, que corresponde a 3,5G!! Quem me informou foi um funcionário dela que estava atendendo uma reclamação minha por não estar recebendo o 4G do meu plano. Propaganda enganosa é isso.!!

  • CAL VILAS BOAS

    ILEX,

    uso o iPad Mini 4G Nacional, com o chip da TIM… E funciona perfeitamente…
    NÃO FOI NECESSÁRIO REALIZAR QUALQUER AJUSTE.

    Simplesmente, fui na TIM e solicitei um NANO CHIP 4G APENAS INTERNET…
    FRANQUIA DE DADOS ILIMITADO: 500MB 4G e após isso, se reduz para 3G
    VALOR DO PLANO: R$ 39,00
    LOCAL: RECIFE – PERNAMBUCO
    LINK DOWN: 30MB
    LINK UP: 10MB
    TESTE: speedtest.net

    TESTEI EM VÁRIOS BAIRROS, O 4G FUNCIONOU…

    • Vinicius Marques

      Ajustes para clientes CLARO!

  • Cristiane

    Adorei a dica! Comprei o iPad Mini e meu plano da Claro é de 5G. Vou tentar, embora não tenha esperança na cobertura da minha região.

  • Luis

    Tenho um 5s com plano 3G da claro de 500 Mb e quando ativo a opção de 4g funciona normalmente e perfeitamente. Parece mágica !!!!

  • Ricardo

    Olá iLex,

    Só uma observação: para a Vivo, os ajustes também não aparecem automaticamente, e o usuário deve configurá-lo em três lugares: Cellular Data, LTE e Hotspot, conforme a imagem:

    http://s11.postimg.org/ulfil5u37/vivo_lte_1.png

    Isso ocorre, porque a Vivo parece que não suporta “oficialmente” os novos iPads na rede LTE. Se você observar em http://www.apple.com/ipad/LTE/ verá que a operadora Vivo não aparece. Ao contrário do iPhone, que é suportado: http://www.apple.com/iphone/LTE/

    Digo isso porque nos Settings > General > About, quando colocamos um chip da Vivo, a versão de Carrier é “Carrier 15.6”. Nos iPhones 5, 5S e 5C aparece: Vivo 15.6 ou Vivo 15.7.

    http://s22.postimg.org/3ovb3gxu9/vivo_lte_2.png

    Independente disso, meu iPad Air bate os 32Mbps na rede LTE da Vivo.

    Abraços!

    • Fernando

      Fantástico cara!

      Era isso que eu procurava, obrigado!

      • Ricardo

        De nada 🙂

    • Rodrigo

      Ricardo, você está em qual cidade? Estou em Brasília e meu iPad Air, conectado ao 4G (LTE) da Vivo não está pegando mais do que 3,5Mbps. Cheguei a levar o aparelho em uma loja da operadora e um técnico configurou os ajustes de dados celulares/LTE/hotspot, mas até agora nada de grandes velocidades. Até aparece o ícone LTE, com uma conexão bastante estável, mas com velocidade muito mais próxima do 3G do que o prometido de 10Mbps.

      Suspeito que a Vivo, pra variar, esteja de malandragem com esse plano 4G…

      • RodrigoS

        Sério que vocês tavam acreditando que o 4G iria funcionar como deveria no Brasil?

        Quem tá baixando a 40, 50 Mb aproveita enquanto pode, porque em breve virá a decepção.

        Como diz o Lucas na propaganda da VV: “aqui é Brasil”.

      • Ricardo

        O meu aqui em Sampa fica entre 8 Mbps (mais comum) e 32 Mbps (o máximo q eu consegui).

        Suspeito que as torres sem backhaul em fibra são travadas a 8-10 Mbps. O backhaul é a conexão física da torre e a central da operadora. Ele pode ser em fibra, cabo de cobre ou até via rádio.

        Nos EUA, as operadoras só puderam habilitar a rede 4G LTE nas torres com backhaul de fibra, para garantir qualidade.

        • Francis

          Aqui uma explicação razoável do que deve estar acontecendo com o 4G da Vivo aqui em Brasília, que não chega nem a 8Mbps. Grato, Ricardo.!!!

          • Ricardo

            De nada 🙂

    • Luka Mitty

      Bom dia, vc sabe como fazer funcionar o 4G no iPhone 5 pela Vivo? Eu não consigo. Obrigada.

    • Yuri

      Ricardo, obrigado por esse comentário. Talvez seja o único na internet toda sobre esse assunto (LTE Vivo no iPad Air e Air 2). Comprei recentemente um iPad AIr 2 e fiz um plano 4G da Vivo. Entretanto, o LTE da Vivo realmente nunca atingiu nem 4 mbps. Quando coloco o mesmo chip em meu iPhone, a velocidade chegou, em 3G, a 250 mbps.

  • adriano arruda

    o iphone 5 podera ativar o 4g

  • Marcelo

    O chip do iphone5
    No ipad mini de boa ???

  • André

    Planos 1GB Claro? Leia acima o que eu acho! 🙂

  • Edemilson

    Olá, também esquentei a cabeça tentando resolver pela central da Claro e nada; insistiam em dizer que minha área não tinha cobertura e esse era o problema,para.

    Depois de muito pesquisar, achei uma dica extremamente simples no site de suporte da Apple.

    Basta entrar em “configurações” e depois ” geral” e “sobre”. Aguarde 15 a 30 segundos e, como num passe de mágica, uma atualização de “carrier” irá surgir. É só aceitar a atualização e o 4G funciona.

    Muito simples, não? Será que aviso a Central da Claro?

    Abs.

    • Rafael

      Muito obrigado!!! Consegui fazer funcionar o meu da Vivo com suas dicas!! Obrigadao!!

      • Luciana Mittmann

        Como Rafael? Me ajuda! 🙁
        O meu iPhone 5 é da Vivo e não consigo 4G, apesar do meu plano ser 4G só pega 3G… 🙁

  • Anderson Miranda

    Uso Claro 4G plano 5Gb em Curitiba. Download a 50M no iPad Retina Mini, precisei tirar o bandalarga do APN.

  • Rodrigo Del Monaco

    Aqui no meu iPad Air, com plano de internet compartilhada 2Gb da Claro, utilizo com a configuração “bandalarga.claro.com.br” e funciona normalmente o 4G, inclusive aparecendo escrito “4G” ao lado do nome “Claro BR”.
    Pelo Speedtest ele fez 43 de download e quase 4 de upload aqui na região de Moema, SP.
    Vou fazer uma pergunta idiota, mas… Será que mudando esta configuração, pode haver mudança na velocidade?

  • Claudio

    O meu, mesmo com as alterações, continua na mesma… Em São Paulo, plano 3GB, no Air Pad Air…

  • Marcelino

    Meu iPad Air com chip 4G da Vivo nã conecta na rede, na Barra da Tijuca, RJ? Alguém já usou por aqui?

    • Yuri

      o LTE da Vivo no meu iPad Air 2 não funciona direito em nenhum lugar do Rio de Janeiro. Fica mais lento que o 3G

  • Vitor

    Alguém conseguiu configurarno Iphone comprado no Brasil para no visor aparecer o nome da operadora e LTE?

  • Cesar

    Alguém usando IPad Air em Porto Alegre, na Claro? Não consigo 4G, e o pessoal da Claro não tem explicação (meu plano é 3GB, mas, na loja, testamos um chip de um plano 5GB e continua em 3G). Agradeço qualquer informação.

    • Cesar

      Problema resolvido. Foi só trocar o chip da Claro pelo da Vivo. IPad air funcionando em LTE em Porto Alegre.

      • Marcio

        E como ficou com a Vivo? Sabe se funciona aqui na PUC RS?

  • Fernando

    Acabo de sair da loja da vivo satisfeito

    Tenho um iPad air comprado nos EUA, funcionando LTE, linha adicional de dados compartilhada com meu iPhone 5 (3G)

    Sou de SP e perto da Av. Paulista 4G a 10 mb com picos de 15

  • Marco

    Comprei um ipad air e comprei o plano da OI que daria o 4G, mas não consigo conectar com 4G. Há alguma esperança ou devo mudar de operadora?

  • Michel Tavora

    Aqui em Fortaleza, sem solução. Nem com a Claro e nem com o fonescedor do iPad. O tutorial não ajudou.

  • MessiBH

    Estava com o problema idêntico ao da reportagem acima. Meu plano é o 3GB da CLARO e tenho o ipad mini retina. Depois d tentar de tudo, levei até à loja da claro aqui em BH e eles mudaram o apn para “java.claro.com.br” e funcionou o 4G a partir de então. Se der certo com alguém favor avisar.

  • Tatiane
  • Tatiane

    Olá tenho um ipad air e gostaria de usar como celular,mas não sei se isso é possível. Se puderem me ajudar agradeço!

  • cristiano

    Cristiano – meu mini ipad e antes do lançamento ipad air mais com a atualização do ios 7.1 apareceu em ajustes celular 4g ao invés do 3g que tinha mudei de chip para 4g e não funciona e tim

  • Tiago Canassa Bernardinelli

    O Ipad Mini Retina Cellular comprado nos EUA funciona na rede 4g do brasil?

  • Fabricio Cesar

    qual e o modelo de chip que compro pro meu ipad air nanosim ou microsim ?

  • Igor

    Pretendo comprar um Ipad Air 128gb 3g4g sem vinculo com a operadora dos EUA. É certo que a rede 3g4g vai funcionar no Ipad Air aqui no Brasil? Obrigado

  • Henrique

    Boa Noite,
    Tenho um Ipad air comprado nos estados unidos e recentemente adquiri um chip de dados da VIVO porem não estou conseguindo o sinal 4g, algué consegue me dar uma luz do que posso fazer para solucional o problema?

    • Fabio

      Estou com o mesmo problema, porem comprado aqui no BR.!!

  • Fabio Jr. B.

    Prezado, bom dia.
    Não consigo acesso com o meu IPad Air para o chip da Vivo, observei que você diz que o mesmo ja vem pre programado pela operadora Vivo e não necessita fazer os ajustes, porem no meu caso, não da certo!! Existe algo que possa ser modificado manualmente? Att e obrigado.

  • Maria

    Não consigo conectar internet com chip claro mesmo depois de efetuar as mudanças. Só aparece a msg “Sem Serviço”. Alguém sabe pq?

  • Marlon Junior

    O meu funcionou mais não manda mensagem, como faço pra mandar mensagem ?

  • Rodrigo Mendes Brocchi

    Eu tive problema para utilizar o 4g mesmo configurando meu ipad, então
    descobri o seguinte, caso configurando você não consiga, provavelmente
    “não é problema do ipad air”, mas sim pq a CLARO não ativou o
    Aprovisionamento 4g na sua linha!

    Fica a dica para o autor do post acrescentar ao tutorial!

  • alguém conseguiu conectar o 4G no ipad mini? eu tenho o ipad mini a algum tempo, coloquei o chip da claro para usar o 4G, na hora de me vender eles me informaram que a claro ja dava suporte para 4G, fiquei tentando alguns dias e liguei la claro a atendente me informou a claro ainda não fornece 4G para ipad mini.

  • Ricardo Meleiro

    Salvou ! Estava com este problema com meu modem 4g. Alterei APN para claro.com.br e foi ! Obrigado