Curiosidades

[curiosidade] Veja o que se falava do iPad antes de ele ser apresentado ao mundo

iTablet conceito

Aproveitando o aniversário de 3 anos de lançamento do primeiro iPad, fizemos um levantamento de algumas notícias que mostram o que se falava do suposto tablet antes dele ser apresentado ao mundo, no final de janeiro de 2010. E algumas coisas são bem interessantes.

Este artigo de dezembro de 2009 é o primeiro no qual tocamos no assunto de um possível tablet da Apple. Os rumores já estavam correndo há algumas semanas, mas só naquele momento começou-se a se cogitar que o novo produto poderia funcionar sob o iOS. Até então, o consenso era acreditar que rodaria uma versão do Mac OS X, com programas normais de computador.

Além de várias coisas escritas ali que acabaram acontecendo, é impressionante como o conceito feito pelo artista Jesús Diaz (do Gizmodo americano) ficou muito similar ao iPad mini lançado dois anos e meio depois.

MacTablet

Logo depois, descobriu-se que a Apple havia registrado o domínio islate.com, despistando todos sobre o futuro nome do tablet. Bastou isso para que começasse a aparecer diversas versões de domínios à venda no eBay por 1.000 dólares, se aproveitando dos prováveis nomes. É importante destacar que, naquele momento, tudo ainda era rumor e não havia nenhuma confirmação de que a Apple iria mesmo lançar um tablet.

Mas o mais engraçado foi ver os concorrentes da Apple tentarem correr atrás de algo que nem existia ainda. Na CES 2010 muitas empresas apresentaram projetos de tablets, do nada, só baseado nos rumores da Apple. O desespero deles era apresentar algo para poderem dizer que saíram na frente da Apple daquela vez. Depois do dia 27 de janeiro, todos os projetos apresentados na CES foram abandonados e refeitos em cima do que a Apple apresentou.

No meio daquele mês, a Gawker (que mantém vários sites americanos, inclusive o Gizmodo) ofereceu suborno a qualquer engenheiro da Apple que permitisse mostrar com antecedência o tal produto que seria lançado. Obviamente os advogados da Maçã proibiram. Coincidência ou não, naquele mesmo ano (três meses depois) o Gizmodo pagou US$5.000 para ficar com o protótipo do iPhone 4 encontrado em um bar.

Naquela época, havia muita informação ao mesmo tempo e era difícil coordená-las para prever o que viria, mas o que tínhamos certeza é que o novo aparelho estava vindo para revolucionar. Sabíamos que a concorrência iria acabar seguindo os mesmos passos da Apple e dizer que a Maçã não havia criado nada, e foi por isso que fizemos um texto falando daquele momento histórico.

Os tablets já existem há dez anos e ninguém ainda criou nada revolucionário com eles para o grande público. Escrevam esta frase para poder relê-la daqui a 2 anos… (link)

Dias antes da histórica apresentação, algumas referências de um dispositivo com tela grande rodando iOS já começavam a ser descobertas, e uma foto divulgada pelo Engadget mostrou o tablet momentos antes da keynote. Mal sabíamos que ali também era possível ver o iPhone 4, lançado 5 meses depois.

iphone-itablet-size-comparison-600

O resto é história. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • João Pedro Vianini de Paula

    Acho irônico o que as pessoas falaram do iPad quando este foi lançado.

  • Raimundo

    Muito boa matéria !!

  • TiãoGavião

    Não me lembro de ter falado mal 🙁 bom esse iPad1 eu comprei na época 🙂

  • Pedro Freitas

    Lembro perfeitamente dessa época, inclusive fui uma das pessoas que criticaram e fazem 2 meses que comprei o iPad 4 😀

    • Thiago

      Tb critiquei e comprei o meu ipad 2 a um ano e meio atrás, e estou feliz da vida com ele até hoje!

    • Nessa época eu tinha um aparelho com android! 8p

  • Guilherme

    O dessa imagem:

    http://blogdoiphone.com/wp-content/uploads/2009/12/itablet.jpg

    até que é bem legal…

  • Diego

    HAHA hilário !

  • Bruno Mauro

    Lembro que falavam em ipod tamanho familia

  • Romulo

    A maioria das pessoas são assim, fala como é algo que nao viu, diz que nao presta antes mesmo de experimentar… Vai entender…! Ja tive experiência com alguns tabletes com android… E nem um mim satisfez tanto quanto o iPad… E isso nao se limitar ao tabletes… Tambem aos celulares… Sempre tive oportunidade de ter celulares topes de linhas…! Mas nem um mim deixou tão satisfeito e confiante quano o iphone… O android trava muito… E sem falar que com o iphone qualquer problema de software basta uma restauração… Que por sinal é bem simples… Não so puxa saco da Apple, ate pq ainda continuo tendo contato com outras aparelhos de marcas concorrentes, como um top de linha da sansung…. É so uma questão de opinião ao longo de alguns anos de experiência…

  • Douglas

    Hahahah, eu fui no artigo de 2009 e tinha um cara falando que aquilo ia ser falho e ia ser um “iPodão” queria ver a cara dele hoje em dia 😛

  • Copeta

    Bons tempos de rumores… Hoje é incrível , ele foi (e ainda é) o líder de uma revolução. Eu amo meu iPad. 🙂

  • Michel

    Só eu me lembro que o iLex tinha registrado um domínio que redirecionava para o blog com o nome blogdoislate.com / blogdoislate.com.br ???

  • Lengo

    Na época eu não curti, mas depois entendi a proposta. Com os sites se adaptando aos dispositivos móveis, hoje está bem perto de substituir o notebook pra mim.
    Se o Surface não fosse tão zoado ou ao menos vendesse aqui, quem sabe.

  • Neilton

    Realmente, na época ninguem via utilidade p/ ele! Eu mesmo comprei com intençao de usar apenas no carro e talvez como porta retrato digital! Naquela época também ainda tinha poucos apps p ele e o sistema também era ruim.
    Agora é outra coisa! Meu note so fica em casa e so saio com ele!

  • Alfredo Lisboa

    Era visto como um iPodão, e foi realmente o que se tornou, com tudo aquilo que um iPod maior poderia trazer. Ainda não comprei meu iPad, pois estou à espera de algo revolucionário, uma evolução do iPad que poderia ter surgido desde o primeiro momento.

    Frustrante é ver que ninguém se mexeu para desenvolver algo realmente interessante com base nele… e a apple ainda ter a faca e o queijo na mão para lançar algo de fato interessante que vai abrir os olhos do pessoal para mostrar o quão vão é o iPad que temos hoje…

    • 100 milhões de iPads vendidos só no último trimestre de 2012 e o aparelho é vão.
      Cara, quero te contratar, porque você manja MUITO de tecnologia! Parabéns!

      • Jesse

        100 milhões em 3 meses? Não deixa por menos não?

      • João Pedro Vianini de Paula

        100 milhões vendidos até o último trimestre de 2012, não?

    • André Pelegrini

      Esse compra carro para barbear os dedos dos pés.

      Afirmar isso aí é desconhecer totalmente o potencial da ferramenta. Deve ter tido contato somente com Angry Birds e ignora os outros usos na construção civil, aviação comercial, educação inclusiva, etc….

    • Valentim

      Mas que cara desinformado. Deveria se abster de comentar sobre o que não domina. Existe apps de engenharia- meu caso- a aeronautica e o cara vem aqui postar uma bobagem dessa. Ufa, que a American Airline não o escute. Seria capaz de retirar os iPads recém introduzidos como equipamentos de bordo para consulta, com vantagens, dos manuais de bordo.

    • Gigante

      Engraçado q n foi só na época q falaram besteira sobre p iPad. Tá aí vc p mostrar que sempre teremos um babaca p isso! O potencial do iPad é descomunal. Principalmente na área da educação. É uma ferramenta sem precedentes! Mas o mais legal é alguém falar uma besteira tão grande com tanta seriedade. Até parece que ele sabe realmente do q esta falando! Huahuahuahauhah

    • luiz bonfim

      kkkkkkkkkk esse cara veio do futuro, ou melhor vive daqui a 20 anos. ele quer um ipad que lave a roupa dele. ilex, sua resposta foi dmais

    • Roger

      Na minha área, música profissional, o iPad pode ser usado para escrever arranjos para uma orquestra completa (Notion), pode gravar como um estúdio completo ( Auria), como instrumento virtual ligado a um teclado controlador (SampleTank) e para ler partituras (ForScore) só para citar alguns…

      Outras áreas profissionais têm relatos semelhantes.

      Se isso é ser vão…

  • Ednei Silva

    Que legal essa matéria o engraçado que acabei de comprar meu ipad como vou usar mais para trabalho e leitura escolhi o ipad2 claro tbm pelo preço e estou muito feliz valeu galera.

  • Henrique

    Isso me bloqueia do site pq eu sugeri uma correção.realmente esse e o respeito que mereço por ser um fã do site…

  • Matheus Quitério

    Muito bom o post! Deveria ter mais como esse, sobre histórias da maçã, curiosidades e etc. 😀

  • Rinaldo

    Me lembro que chamavam de iphonão na época, estes dias li os comentários falando mal do ipod, muito bom ver que a maioria quebrou a cara.

  • Levi Pinheiro

    Muito boa a matéria!!! O blog está, mais uma vez, de parabéns!

  • Thiago d’Oliveira

    Matéria muito boa do BDI, o que podemos ver é que tudo que é novo temos uma tendencia a rejeitar !!! Como o “IPODÃO” não sabíamos para que servia, mais hoje é revolucionário e surge cada vez mais utilidades para eles.
    Tinha que escrever isso !!!
    Um empregador mostra um Ipad e pergunta para seus dois possíveis funcionários: – O que vocês vêem ??
    O primeiro responde: – Vejo simplesmente um Ipad !!!
    O segundo Responde: – Eu vejo POSSIBILIDADES !!!
    *Vamos parar de enxergar somente o Óbvio !!!
    Valeu BDI !!!

  • Henrik

    Interessante…

  • vinicius

    Eu fui um dos caras que falei mal no lançamento.
    questionei qual a necessidade de um iPhone gigante???
    Até pegar na mão um iPad 1 na época… assim que peguei entrei na net e vi os apps… pensei, porque nunca inventaram isto antes e como eu vivi tanto tempo ser ter um destes….
    Hoje tenho um 4 e estou super feliz com tudo que ele me proporciona.

    O Plano ainda é, deixar o Mac em casa e só usar o iPad no trabalho.
    Alguém consegue? Dicas?

    Abraço e parabéns pelas matérias iLex e BDI.

  • Daniel

    O mais legal foi chegar em um restaurante nos EUA e encontrar iPads em cada mesa servindo como menu interativo e em seguida, para a pessoa poder navegar na internet enquanto come. Achei genial.

  • Felix

    Essa foto eh de 3 anos atras? Impressionante, todos os icones que estao lah sao iguais ao de hoje