iPadNotícias

Candidatos a iPad killer já estão desaparecendo antes mesmo de serem lançados

No início deste ano, comentamos aqui sobre o quase desespero de algumas empresas em anunciar tablets próprios, levados pela onda de rumores sobre um possível lançamento de um novo produto por parte da Apple (que acabou se confirmando mais tarde). Os projetos não tinham nenhuma novidade, ou só existiam em animações por computador.

Mas pelo que parece, não passaram de grandes promessas furadas.

Tablets PCs já existem desde o início da década, mas nunca foram muito populares. A grande cartada da Apple ao criar o iPad foi adotar um sistema nativamente multi-toque e voltado para plataformas móveis, coisa que nenhum outro tinha feito antes. A maioria usava variações do Windows.

E ao que tudo indica, o Slate PC da HP (este do vídeo acima), apresentado pela CEO da Microsoft Steve Ballmer em janeiro, foi cancelado para uma redefinição de projeto. A Hewlett-Packard, que esta semana comprou a Palm, desistiu de usar o sistema operacional da Microsoft para investir em um OS móvel, como o Android ou até mesmo o WebOS. Em quem será que ela se inspirou?

Outro projeto que virou fumaça foi o Courier, da Microsoft. As maquetes apresentadas eram maravilhosas e deixaram muita gente com água na boca e sorriso na cara. Eu confesso que gostei demais do que vi, tanto que não achei que a MS fosse capaz de fazê-lo. Dito e feito: tudo era somente um conceito renderizado por computador e esta semana a gigante do software anunciou o cancelamento do projeto.

Se você não conhece o vídeo do Courier, confira:

Lindo, né? Mas treino é treino, jogo é jogo.

As empresas tentam criar a mesma expectativa que já é tradicional da Apple, mas pecam em coisas óbvias. Esquecem que a maçã é capaz de ficar três anos desenvolvendo um projeto em segredo antes de divulgá-lo, e quando o faz, ele já está pronto.

Querer só anunciar pré-projetos, sem ter nada nas mãos, não tira a atenção da Apple. Muito pelo contrário, só faz criar expectativas falsas nos próprios consumidores. Um verdadeiro tiro no pé.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Algus Helm

    É, né? Tem gente que faz muito alarde para dizer que moderno… outros simplesmente vão lá e fazem…

  • Rodrigo (Caranguejo)

    “Esquecem que a maçã é capaz de ficar três anos desenvolvendo um projeto em segredo antes de divulgá-lo, e quando o faz, ele já está pronto.”

    aí que está o diferencial entro o sucesso de uns e outros

  • Flow

    Que massa!!
    Aos 2:02 aparece uma pagina da apple com o ipod shuffle. Vai ver o cara tava pensando em comprar um quando fez o video!!!

  • Básico, eles tremem por causa da Maçã!!!!

    HUeuheuheuhe

  • “Mas treino é treino, jogo é jogo.” – Exato iLex.

    O Courrier é impossível de acontecer tão cedo por um preço competitivo. E o Slate, assim como QUALQUER tablet que se baseia em um sistema desktp, não irá funcionar. Isso existe ha anos e sempre foi um lixo. E por isso a Apple não fez o que muitos queriam, simplesmente passar o OS X para uma tablet (aliás ha uma empresa que faz isso com MacBooks). Uma coisa é mouse, outra são nossos dedos.

    O JooJoo é ruim também, mas pelo menos esta no mercado.
    As tables androids pipocam todo os dias em protótipos, e estas sim, deve estar no mercado ainda este ano.

  • MinVic

    O que eu mais gostava do Courier era o esquema de tela dupla. Na verdade, acho que seria sensacional se futuramente saísse um iPad no mesmo formato. Digo isso porque acredito que a tela dupla é um passo que ainda falta pra fazer dos e-readers substitutos à altura dos livros de papel, poir 2 motivos:

    1) O formato de livro que se abre pode parecer uma bobagem, mas a relação das pessoas com livros é mais que funcional – é uma questão ergonônica e também emocional. Ter um iPad de tela dupla daria toda a sensação de ter em mãos um livro real.

    2) Tirando a leitura pra fins de entretenimento, quando estamos lendo algo pra estudo, é muito comum compararmos dois materiais escritos, ou termos um material de referência de um lado e um caderno de anotações do outro. Um iPad com tela dupla poderia reservar cada uma pra um conteúdo diferente, o que facilitaria MUITO usar o aparelho pra estudar…

    Enfim, é o que acho…

    • alexjeremy

      Tela Dupla!!!!! hahahaha

  • Huang

    Maçã é Maçã…o resto é só apenas o resto!

  • LeonardoD.

    cão que muito ladra não morde…

  • leocanela

    “A Hewlett-Packard, que esta semana comprou a Palm, desistiu de usar o sistema operacional da Microsoft para investir em um OS móvel, como o Android ou até mesmo o WebOS”. É, eu não acreditava que um Tablet que rodasse windows 7 pudesse competir com o iPad, no entanto, um tablat com um outro Mobile OS é ameaçador para o iPad, ainda mais produzido pela HP/Palm que já são marcas conhecidas. Pena que isso só acontecerá daqui a muito tempo. Tempo suficiente para a apple pensar em muitas inovações para o iPad.

  • DarkSide

    Queria entender pro o Blog do iPhone (digo iPhone!!!!) usa tanto Flash

    • Onde que tem tanto flash? Onde? ONDE?
      O Youtube converte o vídeo para iPhone, por isso o usamos. Fora isso, onde mais se usa Flash?
      Nada contra críticas, mas desde que sejam inteligentes e que tenham o mínimo de coerência.

  • Gabriel

    Se me permite discordar de você iLex, fá-lo-ei.
    Bem como você, me agradou bastante o projeto da Microsoft, o Courier. Confesso que fiquei um pouco decepcionado quando soube da notícia. Mas creio que a empresa tenha tomado tal atitude justamente em função de se dar conta de que não poderia produzir esse produto a um custo baixo – o que especificaria muito o nicho de mercado que ele iria atingir, isto é, pessoas que tem um apreço por tecnologia maior do que a “média”.
    Daí a : “Eu confesso que gostei demais do que vi, tanto que não achei que a MS fosse capaz de fazê-lo.” acho um pouco demais.
    Creio que deva concordar comigo que a Microsoft não chegou aonde chegou por simples sorte ou sem a competência necessária – sabemos que essa empresa consegue fazer seus produtos serem interessantes e competitivos quando ela deseja. Prova disso é o “sonhado” Project Natal.
    Além do mais, acredito que a pior coisa a se fazer é subestimar a concorrência e sua habilidade em produzir produtos tão bons quanto ou até melhores do que os atuais – o que ocorreu com a Apple, antes de ingressar na plataforma móvel. Creio, portanto, que realmente a Apple encontra-se em posição de vantagem em relação às demais nesse nicho atualmente, o que não significa que bons “iPad Killers” estejam em desenvolvimento ou prestes a surgir.

    Além do mais, quanto mais concorrência melhor, certo?

    • Certo.
      Mas até hoje, a Microsoft não apresentou NADA que equivalesse ao Courier. Acho que já conhecemos bem a história da MS para saber como ela cresceu e virou no que virou.

      Ela pode ser tudo, menos inovativa. E acho que nesse ponto você deve concordar comigo, não?
      Btw, eu já tinha me determinado a mudar totalmente meu conceito sobre ela se o Courier se tornasse realidade em um curto:médio espaço de tempo. Mas não foi o que aconteceu.

      PS: não precisamos tornar esse tópico um debate de defesa ou não da Microsoft, né? 😉

      • Gabriel

        Concordo. A MS tornou-se lenta e acomodada com o passar dos anos, e é exatamente por isso que me interessei quando aventaram a possibilidade de produzir um Tablet PC prático e utilizável. Acreditei, e ainda acredito, na recuperação e mudança no modelo de negócios de uma empresa. Mais uma vez cito o caso da Apple, que há algum tempo era dada por “perdida”, e hoje compõe o quadro de empresas extremamente atuantes no campo tecnológico atual – em diversos segmentos.

        Que fique claro: defendi a Microsoft porque ela quem deu a ideia do Courier – o que não significa que eu seja seu fanboy, ou que mudasse minha opinião caso outra empresa o tivesse feito. Da mesma forma, me simpatizo com o iPad, por mais que julgue que pequenas coisas nele podiam ser aperfeiçoadas. Mas, mas uma vez, é apenas a minha opinião.

  • Janja Boy

    Então HP e Microsoft desistiram do iPad killer. E o Google Chromium Tablet ? Será um iPad killer?!

  • Rodrigo Maciel

    Enquanto a Microsoft só tem promessas mirabolantes como o Courier, Surface e o Project Natal a Apple tem produtos prontos e totalmente funcionais no mundo real…