2010ARQUIVO

Candidatos a iPad killer já estão desaparecendo antes mesmo de serem lançados

No início deste ano, comentamos aqui sobre o quase desespero de algumas empresas em anunciar tablets próprios, levados pela onda de rumores sobre um possível lançamento de um novo produto por parte da Apple (que acabou se confirmando mais tarde). Os projetos não tinham nenhuma novidade, ou só existiam em animações por computador.

Mas pelo que parece, não passaram de grandes promessas furadas.

Tablets PCs já existem desde o início da década, mas nunca foram muito populares. A grande cartada da Apple ao criar o iPad foi adotar um sistema nativamente multi-toque e voltado para plataformas móveis, coisa que nenhum outro tinha feito antes. A maioria usava variações do Windows.

E ao que tudo indica, o Slate PC da HP (este do vídeo acima), apresentado pela CEO da Microsoft Steve Ballmer em janeiro, foi cancelado para uma redefinição de projeto. A Hewlett-Packard, que esta semana comprou a Palm, desistiu de usar o sistema operacional da Microsoft para investir em um OS móvel, como o Android ou até mesmo o WebOS. Em quem será que ela se inspirou?

Outro projeto que virou fumaça foi o Courier, da Microsoft. As maquetes apresentadas eram maravilhosas e deixaram muita gente com água na boca e sorriso na cara. Eu confesso que gostei demais do que vi, tanto que não achei que a MS fosse capaz de fazê-lo. Dito e feito: tudo era somente um conceito renderizado por computador e esta semana a gigante do software anunciou o cancelamento do projeto.

Se você não conhece o vídeo do Courier, confira:

Lindo, né? Mas treino é treino, jogo é jogo.

As empresas tentam criar a mesma expectativa que já é tradicional da Apple, mas pecam em coisas óbvias. Esquecem que a maçã é capaz de ficar três anos desenvolvendo um projeto em segredo antes de divulgá-lo, e quando o faz, ele já está pronto.

Querer só anunciar pré-projetos, sem ter nada nas mãos, não tira a atenção da Apple. Muito pelo contrário, só faz criar expectativas falsas nos próprios consumidores. Um verdadeiro tiro no pé.

via

Botão Voltar ao topo