Notícias

iSlate killer: concorrentes já correm atrás de um produto que ainda nem existe

A Apple conseguiu o que queria.
A tática dos “rumores controlados” (que é teórica, mas bem provável) parece ter funcionado bem, ao ver que alguns concorrentes já correm desesperadamente atrás para criar um “iSlate killer“, antes mesmo dele existir.

A CES 2010 (Consumer Electronics Show, a maior feira de eletrônicos de consumo do mundo) começou hoje e os tablets já são considerados um dos pontos altos do evento. Microsoft, HP e MSI já apresentaram protótipos de seus planos, mostrando o quão incapazes são de trazer inovações.

A Microsoft apresentou alguns protótipos de tablets rodando Windows 7. Steve Balmer (atual presidente da MS), teve a cara-de-pau de dizer:

Eis alguns novos produtos que estão chegando este ano, no qual estamos chamando de Slate PCs

Slate PC? O nome parece familiar? 😛

Ele destacou um novo protótipo da HP, previsto para ser lançado somente no final do ano (dando o tempo assim para a Apple dominar o mercado de novo). De aparência pesada, o tablet apresenta como principal característica o fato de rodar Windows… Detalhe: tablets rodando Windows existem já há quase 10 anos.

Na mesma linha, mas aparentemente mais desesperada ainda, a MSI lançou uma mistura de tablet com netbook, em um dispositivo que ficou bizarro demais. É um laptop, que no lugar do teclado possui uma extensão do monitor, o que na prática divide em dois a mesma tela.

Todos só mostraram protótipos até agora (o do MSI nem funciona direito, como se vê no vídeo), quase que deixando evidente o desespero de querer lançar qualquer coisa antes da Apple.

As soluções apresentadas não apresentam NENHUMA novidade em relação do que já existe hoje. Tablets existem desde o início da década (que começou em 2001, não em 2000 ;)) e só adicionar o toque com os dedos e o acelerômetro (que aliás, se mostrou mal implementado) não fará deles um produto revolucionário.

Por um ponto de vista de marketing, isto pode ser exatamente o que a Apple deseja. Preparar o público e o mercado para a adoção maior de tablets, fazer os concorrentes investirem milhões em projetos baseados em rumores, e só então apresentar sua proposta de solução, diferente de todos os outros.

Assim como aconteceu há 3 anos, estamos passando por um momento que pode virar história no mundo dos gadgets. Hoje, o uso de tablets não é nada comum (alguém aqui tem um?), mas o que será que diremos daqui a um ano?

Eu tenho meu palpite. 🙂

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Fausto

    Bem, eu tenho um tablet, sim.

    E eu acho que as empresas estão investindo num nicho que está carente de gadgets novos e revolucionários.

    A gente está esperando o “iTablet” faz anos.

  • Frederico

    Não sei voces, mas eu estou animado com esse mundo dos tablets.

    Se tiverem preços competitivos, podem substituir os pcs como estação de trabalho em lojas, lanchonetes, etc.

    Ocupa menos espaço, nao possui teclado, vai ser tipo os caixas de atendimento de lotericas hoje.

    Eu sei, eu sei, existem equipamentos que ja fazem isso, mas sao caros.

    Foi o que eu disse ali em cima: substituir os PCs (monitor, teclado e CPU).

    É apenas uma ideia.

  • Repare que no ultimo video é “bem sensivel ao toque” né?
    AHuihaiuUAHHAU
    Nossa ate que a guria desisitiu de abrir o .pdf ali kakak!!

  • Bem lembrado frederico..
    o Mc Donald iria concerteza fazer isso ae antes de voce chega ao caixa semestre passado eu discuti com um professor em sala de aula fui ate tirado de sala porque eu falei que o Mundo do Touchscreem era a revolução e tals e ele discordou falou que daqui uns 4 anos nao iria mais existir computador e iria ser tudo por chip ou algo do tipo, e eu falei que o touchscreen vinha pra fica e ele discordou agora deve ta tomando na cara…

  • henriqueG

    Acho que usaram Slate PC’s só para diferenciar dos Tablet PC’s que são com teclados e tudo mais …

    • Overlord

      Slate é um termo associado à tablet.

      Na verdade, slate é uma categoria de tablet.

      Só ler na Wikipedia para entender corretamente o que o Ballmer quis dizer:
      http://en.wikipedia.org/wiki/Tablet_PC#Slates

      Slate computers, which resemble writing slates, are tablet PCs without a dedicated keyboard.
      For text input, users rely on handwriting recognition via active digitizer, touching the screen with a fingertip or stylus or by using an external keyboard which can usually be attached via a wireless or USB connection.

      • Veja a data que a informação foi introduzida: 7 de janeiro de 2010.
        Wikipédia é legal, mas nem sempre pode servir de fonte inquestionável de informação. 😉

      • Olá! Sou eu, o iLex no futuro (2013).
        Resultado do que aconteceu: a Apple não adotou o nome iSlate e sim iPad. Aí a MS não usou também o nome Slate.
        Coincidência ou prova de que era influência mesmo? Deixo para vocês refletirem. 😉

        • Christian

          hahaha!! como vc é alegre iLex xD
          Boa.

        • André Pelegrini

          Estou aqui revisitando o passando e imaginando o desespero do Mr. Ballmer ao ver depois o lançamento do iPad. Rsrsrs.

  • henriqueG

    Microsoft Fail …

  • Jorge

    Interessante a reportagem, só que não sei se o tablet vai ter sucesso… como vc disse já existe faz tempo, espero que a Apple inove mesmo como o iPod, iPhone… Só um detalhe iLex, vc quis dizer “daqui a um ano”, “há um ano” se refere a passado. Muitos falam “há um ano atrás”, o que é desnecessário, é um pleonasmo.

  • Renato Zampier

    Sinceramente, eu não teria coragem de gastar mais de 3Mil em um tablet @[email protected], parece ser dificil de segurar, e se escorregar? =O

    Será que depois do iPhone=hiPhone virá: iSlate=hiSlate? Melhor que o iSlate por ter canetinha!?

  • Dinnosan

    Só o governo brasileiro para comprar esse novo protótipo da HP quando estiver pronto.

  • Felipefp

    Eu vi um da Lenovo que parece ser legal. Pode ser usado como notebook ou tablet, é só tirar da moldura.
    E tem OS diferente p cada modo de operação.

  • Ceceu Veron

    A questao é q parece q todos esses “slate pcs” eu tenho a impressão (mas posso estar enganado) , de que usam tela de LCD … A Apple iria mandar muitissimo bem lançando o islate com tela de oled … Aí sim o bicho iria pegar 🙂

  • Alex iPilot

    Renato, para não cair, se escorregar, tem que haver uma cinta ou cordinha de segurança, tal como de máquinas fotográficas, presa ao pulso. Eu tenho no meu HP Jornada 928, é imprescindível.

  • Bruno

    Que post mais…agorento

  • Abel

    Duas coisas:

    1. Acho que a tradução da citação do Ballmer ficaria mais gramaticalmente correta assim: “Eis alguns novos produtos que chegam este ano, os quais chamamos de Slate PCs…”

    2. Muito obrigado pelo lembrete da década! Me dá nos nervos toda vez que leio um blogueiro que se esquece disso…

  • Pedro

    Eu não achei o tablet da MSI nada bizarro. Tem um design no mínimo interessante, ainda mais por se tratar de um protótipo. Pode não ser “revolucionário”, mas não deixa de ser uma alternativa válida e com potencial. Acho que o tablet da Apple tem grandes chances (obviamente) de se tornar o principal e o mais revolucionário desse mercado, mas isso não significa que outros produtos para competir com ele sejam lançados puramente por “desespero” de seus fabricantes, ou sejam necessariamente “bizarros” ou mal desenvolvidos, com poucas inovações. Quando forem lançadas as versões finais, aí sim poderemos avaliar melhor, e de maneira mais justa.

  • Rômulo Wagner

    Continuando…

    Claro que o tablet da apple (caso seja realmente lançado) vai ser revolucionário, assim como todos os seus produtos.

  • Felipe Cardim

    concordo com pedro, e nada ha de bizarro no modelo da msi, na verdade achei super interessante e bem apropriado para concorrer com o courier quase venha se tornar realidade, quem quiser pode procurar videos sobre o courier e vera que o modelo da msi casa perfeitamente. eh verdade que existe uma grande expectativa em torno do tablet da aple e eu adoro os profutos da aple, mas ainda assim nao queria um leitor de ebooks e sim algo mais ao nivel do modbook, com grande apelo aos artistas graficos.

    • O conceito do courier é fantástico. Mas é só um conceito, a MS não aparenta que vai colocá-lo em prática tão cedo. E sério que vc achou essa coisa da MSI parecido com o Courier?
      Nossa…

  • Lucas Ramos

    Esses tablet não impressionou muito, não há nada de tão revolucionario. Eu estou super animado com o lançamento do tablet da apple e tenho certeza que será um grande impacto e um tanto revolucionario.!

  • Juliano

    Alguém reparou que num dos “slate pcs” possui a imagem de uma maçã na mão de uma mulher?

    • Beto

      É uma cena do filme ou a capa do livro da série crepusculo!!!

  • Julio

    Não gostei, nada revolucionario…

  • JanjaBoy

    Vou esperar para não ficar triste. A Apple pode fazer alguma coisa inferior a todo esse rumor. Será que não tem “fé” de mais?

    • É, esse é o perigo de tantos rumores: a expectativa exagerada…

    • Tyron

      É, depois de tanta notícia, quero só ver o que vai acontecer se chegar o final do mês e a Apple não anunciar nada de tablet nenhum.. Vai ter gente se matando por aí, eu acho, hein…

  • Jonnye S.

    O conceito do Courier é muito bom, sinceramente seria o modelo que eu adotaria se não existisse expectativa vindo da Apple, mas na boa… Tenho a experança de no dia 27 assistir feliz a Apple “kicking some asses” 🙂

  • willian

    Acredito que o conceito de tablet de hj (tablet com funções específicas normalmente visando aplicações gráficas) esteja para ser alterado drasticamente, onde as tablets virão para substituir completamente um laptop ou netbook ou seja, visando tambem edição de textos, acesso a internet, etc
    Estou como todo mundo, muito ansioso para descobrir o que a Apple vai aprontar.

  • Diego Mendonça

    Discordo totalmente da sua opniao, eu acho que essa onda de tablets é muito mais por causa dos eReaders do que por causa da Apple, prova disso é que existem muitos rumores de q esse tablet da Apple seria no fundo um eReader. Basta ver o comentario acima e ver que o slate nao tem muito a ver com a Apple mas sim com uma categoria de tablet.

    • Ok, respeito o fato de você discordar, mas continuo com minha posição. O Kindle é quase um outro tipo de aparelho, que começa a ter seus concorrentes também, bem diferente de um tablet.

  • BrunoVB

    Quer tablete melhor q o Iphone? Além de parecer um mini-tablete, o Iphone pode levar no bolso… Hoje só ligoeu cpu para imprimir algo, o resto, navego por aqui mesmo… Abs.

  • eu tenho uma tablet wacom intuos 4, comprei por causa da minha atual faculdade (artes visuais), mas queria comprar uma quando estava cursando Sistemas de Informação (terminei a faculdade).

    como dito pelo Fausto : A gente está esperando o “iTablet” faz anos. [2]

  • Felipe Drumond

    Não vejo muita utilidade num tablet. Qualquer coisa que dê uma experiência um pouquinho menor do que num computador completo já será um motivo bastante grande para ninguém querer usar. É o mesmo que escrever um email grande no iPhone: uma experiência pra lá de desagradável.

    Deram exemplos de uso aí nos comentários, como usar na hora de optar pelo lanche no McDonalds. É uma boa opção de uso, mas para isso já existe tecnologia sobrando. Só consigo ver este “bicho” funcionando no campo do entretenimento, mas ainda longe de se tornar uma boa opção para filmes. Ler livros? Espero que o aparelho seja mais leve que um livro. E por aí vai… Pra mim, é mais uma tranqueira pra gastar dinheiro, que não vai caber no bolso e ainda vai dar trabalho quando a gente precisar carregá-lo para algum lugar. Espero ser surpreendido….

  • André

    Nada a ver com o principal assunto, mas o século XX (ou 20, se preferir) começou em 2001. A década de 2000 começou em 2000. Não tenho fonte na internet pra citar, mas lembro bem do meu 2º grau (ou Ensino Médio, se preferir).

    • Henrique

      Seculo XX começou em 2001? Acho que começou em 1901, amigo… 😉

  • Mauricio

    Ilex, eu leio seu blog por puro interesse no iphone e assuntos correlatos, e pq sou vidrado em tecnologia, apesar de nao ter um iphone, mas vim aqui so comentar esse post. Nao parece audacia demais dizer que uma tendencia de mercado esta sendo antecipada simplesmente por causa de um rumor?

    nao crei oque a industria se movimentaria tanto em torno de um objeto, a toa de nada, creio que a tendendia dos tablets eh uma tendencia como qualquer outra, e nao um ramo que gira em torno da apple…

    mas o blog eh mto bom =D

    • Geralmente os admiradores da Apple são mesmo considerados prepotentes, porque aparentam soberba quando falam.
      Mas isso é por causa da história da própria Apple. Basta ver o que aconteceu com o iPhone, antes e depois, para comprovar isso.

      Não é soberba ou prepotência, é que estamos acostumados a isso, a produtos que mudam o mercado. Releia o texto daqui a seis meses e você irá entender o que eu digo. 😉

    • E que movimento heim???

      Legal ver notícias e comentários antigos…

  • “Assim como aconteceu há 3 anos, estamos passando por um momento que pode virar história no mundo dos gadgets. Hoje, o uso de tablets não é nada comum (alguém aqui tem um?), mas o que será que diremos daqui a um ano?”

    Como o tempo passa….o que era suposição virou história!!!

    • José Renato Marocolo

      Interessante como a história desenha. O iPad chegou, dominou um mercado que ainda não havia demanda nenhuma.

      Sinceramente, a Apple é uma empresa a frente dos concorrentes.

  • Thiago

    Muito interessante o registro…exercer futurologia é complicado, mas quando se trata da Apple a tentação é constante.

    Hoje parece óbvio, mas há meros três anos não era.

    São os maiores magos do capitalismo, galera. É impressionante.