Notícias

[iOS day] Resumão: veja todas as principais novidades presentes no iOS 4

Depois de dois meses e meio de aperitivos e novidades do iOS 4 descobertas nas versões beta, chegou a hora de juntarmos todas elas em uma única lista, para você ver o que irá mudar no seu aparelho a partir de hoje.

Há anos muito esperada, a multitarefa no iPhone vem de uma maneira que otimiza o sistema e economiza bateria. Permitirá que programas como o Skype, por exemplo, possam estar sempre ligados e receber ligações como um telefone comum. Não deixe de conferir mais detalhes em nosso artigo anterior.

Agrupamento de aplicativos na tela de Início. Facilita muito a organização. Veja os detalhes aqui.

Caixa unificada de emails, mensagens encadeadas por assunto e arquivamento de imagens. Além disso, permitirá abrir arquivos em aplicativos de terceiros. Veja todos os detalhes neste artigo.

O famoso leitor de livros do iPad finalmente chega ao iPhone e iPod touch. Sua versão 1.1 permitirá a leitura de arquivos em formato ePub e PDF, além de acesso à loja iBookstore.

Playlist, ou listas de músicas, poderão ser criadas e modificadas diretamente no aparelho, sem a necessidade de um computador para isso. Leia mais detalhes em nosso outro artigo.

Na câmera de fotos, uma barra inferior permite o ajuste do zoom de imagem até 5x.

O ajuste de foco com um toque, que antes era exclusivo de fotos, agora pode ser feito em vídeos, durante a gravação.

Em aparelhos de 3ª e 4ª geração, é possível mudar a imagem de fundo da tela de Início. Veja a lista completa de imagens em nosso artigo especial.

Já era possível presentear aplicativos no iTunes do computador e agora esta função pode também ser feita direto no aparelho. Um botão na página do aplicativo na App Store permite que se envie de presente para alguém de maneira bem fácil.

Houve uma melhora na correção de palavras, que agora identifica também erros de digitação. Ele sublinha no texto palavras que podem estar erradas, e você pode substituir por outras parecidas. Leia mais detalhes em nosso artigo anterior.

Assim como no iPad, agora o iPhone e iPod touch (de 3ª geração) poderão ser conectados com teclados externos via bluetooth. Veja mais detalhes em nosso artigo anterior.

Enquanto você escreve um SMS, um contador ao lado mostra quantos caracteres você ainda tem. Ideal para não mandar sem querer duas mensagens. Leia mais aqui.

Até o iOS 3.1.3, o Wi-Fi desligava quando a tela do aparelho ficava em repouso. Agora não, a conexão continua mesmo com o aparelho bloqueado.

Alguns de nossos leitores descobriram esta semana que as atualizações dos ajustes da operadora podem agora ser feitas diretamente no aparelho, sem precisar se conectar no iTunes.

O sistema de buscas do iOS (chamado de Spotlight) agora é capaz de buscar palavras direto na internet, sem precisar entrar no Safari. Também tem a opção de procurar na Wikipedia, direto na tela de Início. Além disso, ele também é capaz de encontrar palavras em mensagens SMS e MMS.

Melhora por software na recepção e precisão da localização, resultando em dados mais precisos. Também melhora as opções de privacidade e controle por parte do usuário. Leia mais detalhes em nosso outro artigo.

Possibilidade de desligar a rede de dados, assim o telefone só poderá acessar a internet pelo Wi-Fi. Leia mais detalhes em nosso outro artigo.

O Bing passa a ser mais uma opção de busca no sistema, junto com Google e Yahoo. Veja mais em nosso outro artigo.

Além da senha de quatro dígitos, agora é possível também escolher palavras como senha para bloquear o aparelho. Leia mais detalhes em nosso artigo especial.

Bloqueia a mudança de orientação da tela. Ideal para quem lê deitado e não gosta quando a tela vira de posição no meio da leitura. A função funcionará apenar em aparelhos de 3ª e 4ª geração, pois necessita do Seletor de Aplicativos.

Poucos conhecem a tradução oficial para o português desta função. É o que Jobs chama de Fast App Switch, a famosa barra inferior que serve para trocar rapidamente de aplicativos os quais já tenham sido usados e podem estar ativos. Pode-se acessá-lo clicando duas vezes no botão Início. Só funciona em aparelhos de 3ª e 4ª geração.

No aplicativo Calendário, agora há um que seleciona automaticamente os aniversários dos contatos presentes no aparelho. Além disso, você pode selecionar individualmente os calendários que quer que apareçam.

É possível sincronizar Notas pela rede sem fio, direto em uma conta IMAP (como o Gmail, por exemplo). Com isso, você escreve no aparelho e automaticamente vai para o computador, se este também estiver sincronizado com a mesma conta.

Os dados informativos dos podcasts agora aparecem na tela do aparelho, no aplicativo iPod.

Não é o que parece. Esta função é similar ao que já existe no iPad, compartilhando arquivos entre aplicativos diretamente no iTunes. Leia mais detalhes em nosso artigo especial.

Muitas novidades legais na função de acessibilidade, como suporte a teclados externos de braile, via bluetooth, leitura de textos inteiros e rotor web. Merece um artigo com mais detalhes.

O aplicativo Fotos agora separa as imagens pelos lugares onde foram tiradas. Fotos feitas com o iPhone também são geolocalizadas. Leia mais em nosso artigo anterior.

Visando o mundo empresarial, emails terão maior segurança na transferência de dados, com proteção nos arquivos anexos. Isso será possível fazer também em aplicativos, caso este adote a função.

Acaba o limite de apenas uma conta Exchange no aparelho. Agora é possível sincronizar mais de uma conta, ideal para quem precisa consultar o email do trabalho e o do Gmail. Ele também já é compatível com o Exchange Server 2010.

Ainda não está pronto e não se sabe se será liberado na versão final. Ele foi concebido para servir como uma central de jogos, onde usuários gravam recordes e desafiam amigos. Previsão para estar ativo até o final do ano.

Estas são apenas algumas das 100 novas funcionalidades que Steve Jobs prometeu aos usuários. Além disso, o novo sistema tem uma mudança ainda mais significativa no que toca aos desenvolvedores, que possuem mais de 1.500 possibilidades de melhoramentos. Sem dúvida, ele é o “state of the art” dos sistemas móveis atualmente, chegando à uma maturidade impressionante. Claro que ainda faltam algumas coisinhas a serem implementadas. Mas para o momento, ele já promete transformar os aparelhos atuais em novos iPhones e iPods touch. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Chilá

    Caraca, gostei desse resumão… parece repetitivo, maspara quem nunca colocou a mão nesse iOS4 é uma mão na roda.

    Abraços e hoje é dia de novidade!!!!

  • iAlex

    Parabéns pelo resumão. Ótima iniciativa, que facilitará o conhecimento de ( quase ) todas as novidades do novo iOS, num mesmo lugar.

  • Veg

    Estou usando o iOS 4 GM e notei que o WiFi está continuo.. isso não foi muito bom, a bateria está durando bem menos 🙁

  • jegue-boy

    alguem sabe que horas vao liberar o novo os

    • Digo Loureiro

      O iLex diz que será provavelmente as 14:00 pelo horário de brasilia, pq a Apple costuma fazer neste horário.

  • Micronano

    Contando os segundos pra começar a exerctar os dedos no iOS4. hehehehe

  • gebittar

    ainda nada sniff…..show d bola esse resumidão….cara vc é dmais…parabens!!!!

  • iRickMafra

    Muito bom!!

  • Michel Wilker

    Normal aparecer ainda mais novidades, não é iLex ? Lembro que quando saiu o iPhone OS 3.0 , vários blogs fizeram uma lista gigantesca de todos os mínimos detalhes que mudaram.

    Anyway, parabéns pelo resumão. Link copiado e sharing mode ON!

  • Tuaregue

    Parabéns pelo excelente artigo!

  • Dinnosan

    Na realidade será como se tivéssemos com um iPhone novo hoje, o que ajudará a diminuir a ansiedade do novo que só deverá chegar aqui depois de setembro.

  • Thalmo Fernandes

    Eita que agonia danada, cadê esse iOS4 que não chega nunca?

    Quanto mais leio sobre ele, mais fico ansioso. E nem adianta falar para eu não ler nada então. Eita agunia danada.

  • Leo

    É fogo… por mais que a gente já saiba de todas essas novidades não cansamos de ler. LOL

  • Ageli

    estou ansioso no aguardo,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,que hora sera’ liberado alguem tem ideia

    • Provavelmente após às 14h00 (horário de Brasília).

  • Dinnosan

    Impressionante a nossa ansiedade (uns mais, outros menos, mas todos ansiosos).
    Alguém sabe dizer se esse fenómeno acontece com algum outro gadget móvel de outro fabricante?

  • Led

    E aquele rumor de que o novo iOS teria uma opção de se colocar contatos favoritos na tela de início (como se fosse um favorito do Safari)??

    Não ouvi mais falar sobre isso!!

  • Alex

    Pessoal, tvz alguém possa me tirar essa duvida:
    existe uma maneira nativa ou msm através de um app p baixar/salvar os arquivos em anexo dos emails?
    Obrigado

  • Chegou o grande dia, será um “golaço” da Apple na Copa.

    Acho que os servidores vão “suar” hoje!!!

    Abraços
    @reiversuri

  • @JFmantova

    haha NEEEEEEEEEEEEEERDCAST! ;D

  • Cairo

    muito legal esse resumão, nun comentava muito aqui não pois só lia no feeds, vo ve se passo por aqui mais veses..

    abraço

  • Zizo Ribeiro

    Excelentes melhorias no ios! Será que poderemos apagar determinadas chamadas direto no iPhone sem precisar instalar programas de terceiros??

  • Mark

    Que horas mais precisamente a apple vai liberar o iOS4????

    • Provavelmente após às 14h00 (horário de Brasília)

  • Bruno

    Fantástico o resumão! Valeu, iLex!

  • Ricardo Leme

    Ótimo resumo! Direto ao ponto. Parabéns iLex!

  • Jean

    Alguém sabe como ta o jailbreak para a iOS4?

  • Bruno

    Tenho um Iphone 3g 16gb Versão 3.1.3 Nacional Desbloqueado e Feito o JaillBreak.

    Vou poder atualizar para o OS4 sem problemas de bloqueio?

  • Érik Manzato

    iLex as novas pastas do iOS 4 podem ser colocadas na dock?

  • Detesto parecer “o chato”, mas pra mim ainda faltou deixar personalizar o toque de SMS. Ainda vou recorrer ao Jailbreak e Winterboard. Uma pena… De toda forma, já tem muita coisa bacana nesse novo OS.

  • Rodolfo

    Esse blog é do baralho!

    Eu achava que usava esse iPhone antes de começar a visitar esse trem diariamente. Cada dia uma excelente novidade, seja de jogos, seja de dicas pequenas…

    Parabéns ao(s) criadore(s)!

  • Felipe

    kkkk…
    eu quero o IOS 4 logooo!!!
    haaaaa não aguento mais!!!
    que pena que o meu Iphone é de 2ª geração…
    vo te que usar o Jailbreak, mas eu queria saber se tem algum risco e pa pq ganhei o meu Iphone ha pouco tempo e nunca fiz isso!!!
    bom.. mas isso é assunto para depois agora é so curtir as novas atualizações!!!

  • Préu Leão

    Será que aguento esperar até as 14h? =)

  • lupita

    esse wi-fi contínuo nao tive como comprovar pois meu wi-fi já faz meses que nao funciona mais.

    ao contrario das outras novidades, poucas aproveitei pois ainda possuo o iPhone 3G, mais em breve vou comprar o iPhone 4

  • Artur

    iLex,por mim…o unico “importante” que faltou foi o iAds
    abss

  • Reinaldo

    Olá pessoal!!!
    Tentei baixar após baixa e instalar o iOS 4 o Ibooks pela App store e aparece a seguinte informação:

    Ibooks is only available on Apple Ipad.

    Para o Iphone está disponível?

    Abraços

  • gustavo

    que isso?e só agora eu percebi.Achei que o ios 4.0 só traria vantagens para o 3gs e o 4.Legal .Já to baixando no itunes….
    Abraços

  • Pedro

    aqui nao apareceu contador de caracteres nas mensagens depois de instalar o iOS 4 final

    • Francisco

      So aparece quando pula para a 2º linha

    • Francisco

      Eu tenho um 3gs e nao tem zoom digital , pq ???? É so para o Iphone 4 ????

  • o negocio da lanterna (de apertar 3 vezes o power) tah funcionando ou era so bug do beta?

  • Fernando

    No meu 3Gs tambem nada de zoom na camera.. ;(((

    • Adhara

      Oi!
      O meu também é 3Gs e não estava aparecendo o zoom…
      eu encostei na parte inferior da tela e apareceu..

      já tentou isso?

      qq coisa, liga e desliga!

      boa sorte!

  • Mas qual a diferença entre o “multitarefa” e o “seletor de aplicativos” ?

  • Vitor

    o zoom n ta funcionando aqui 🙁 e essa historia de multitask e FAS é to complicada… wi-fi contínuo??? tchau tchau bateria 😛 mas em geral é a melhor atualização!!

  • Guilherme

    Pessoal, atualizei o meu 3GS e algumas funções novas não estão aparecendo. Por exemplo o Photos não possui o Events nem o Faces, nas Mensagens não consigo fazer busca. Vocês sabem me dizer o porquê? Obrigado

  • Alexandre

    Pessoal!

    Tenho um GS 16GB desbloqueado de fábrica e sem JB. Tenho plano de conta (Claro) e dados (100 mb). Uso Wi-fi em casa e durante o dia, 3g para leitura de e-mails e nada mais .. alguma navegação. Quando estou na rua, deixo o Wi-fi desligado e ligo ao chegar em casa. Minha pergunta, o wi-fi é contínuo ou tem como deixar ele como era no 3GS (desativar quando bloqueia) .. penso que continuo, a bateria deve ir logo … só que falta, desativar o EDGE/3G pode e ganhar wi-fi contínuo ..

    Ainda não vou atualizar para o IOs4 .. primeiro ver como o ele anda essa semana .. ainda preciso formatar meu pc antes …

    Abraços

  • Fabio

    Muito legal!! Mas e o medo de atualizar e ficar sem jailbrake? Ou dar um bricked?!

  • Tenho iPhone 3G e aqui várias coisas não estão funcionando. Por exemplo:

    – Contador de caracteres no SMS.
    – Papel de Parede no menu.
    – Seletor de Aplicativos.
    – Zoom na Câmera.

    Além do Multitarefa, porém este é claro… já sabemos que só funciona no 3GS.
    Seria legal você fazer um post divulgando o que funciona, ou deveria funcionar :-), em cada versão de iPhone.

    Valeu, abs!

    • Já foi feito, mas se o pessoal não lê, fica difícil. 😉

  • Vinicius

    Só cabem 9 aplicativos em cada pasta criada???

  • iMViana

    Show este resumão!!!!!!!!!! Uma dúvida, ainda não é possível remover somente uma chamada da lista de chamadas recentes!!! Ainda tenho que remover todas!!!!! Pq será que eles não fazem como nas mensagens!!!!!

    • Não, isso não mudou, continua a mesma coisa.

  • Jacy

    Parabens pelo blog!!

    varias dicas legais!! valeu!!

    Nao consegui acessar o bloqueio de orientação de tela… alguem conseguiu?

  • Pedro Reis

    Maravilha! Meu iphone 3G agora com iOS4 tá me deixando menos ancioso para adquirir o 4…
    Fiquei com uma dúvida: O Iphone 3G poderá ter wallpaper na tela de aplicativos?
    Abraços

  • Débora

    Olá, gostaria de saber como se bloqueia a mudança de orientação da tela, pois procurei isto no meu aparelho (3GS atualizado para IOS 4) e não encontrei esta função. Obrigada.