Curiosidades

[aperitivo OS 4] O que muda no aplicativo Fotos do iPhone e iPod touch

Nesta semana especial antes da grande apresentação de abertura da WWDC 2010, estamos mostrando detalhes das mudanças que virão no novo iPhone OS 4.0, que estará em breve disponível para iPhones e iPods touch de segunda e terceira geração.

O aplicativo Fotos virá com algumas novidades interessantes, as quais veremos agora.

Aplicativo Fotos

Lugares

Desde o OS 2.0, as fotos feitas no iPhone levam automaticamente a marcação do lugar geográfico (com coordenadas GPS ou triangulação de antenas) no momento em que são tiradas (você pode desabilitar isso sempre ao abrir o aplicativo Câmera). Mas esta localização não podia ser vista no próprio aparelho, sendo preciso usar um programa ou site de fotos (como o Flickr) que identificasse esta informação.

A partir do OS 4.0, será possível ver direto no iPhone (ou iPod touch) a localização das fotos e até mesmo visualizar grupos com todas as tiradas no mesmo lugar.

A aba Lugares aparece assim que tiramos uma foto no aparelho. Para isso, é preciso aceitar que o aplicativo utilize os dados de geolocalização ao usar a câmera.

Eventos

A aba Eventos divide as fotos em grupos de acordo com o acontecimento. Em nossos testes, não conseguimos ativá-la direto no aparelho e tivemos que sincronizá-lo com um programa de computador compatível com esta função de organização de fotos (no caso, o iPhoto para Mac OS X).

Rostos

O programa iPhoto, no Mac OS X, tem a fantástica função de identificar rostos de pessoas em fotos e classificá-las. O iPhone OS 4 será compatível com esta função, permitindo que se visualize todas as fotos na biblioteca que possuam determinada pessoa.

Porém, assim como a aba Eventos, os Rostos só aparecem quando sincronizamos o aparelho com um programa compatível. Resta saber se a Apple irá lançar também uma versão do iPhoto para Windows ou se surgirão outros programas compatíveis com estas funções. Todas elas já estão atualmente presentes no sistema do iPad e agora farão parte também do iPhone e iPod touch.

Para conhecer outras novidades do novo sistema, não deixe de conferir nossos outros aperitivos OS 4. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Igo

    Muito bom!

    O dia está chegando!

  • Mas aqui no meu iPod 2G com a 3.1.2 o app fotos pode ser visualizado na horizontal… =/

    • Hummm… Tô tentando lembrar da onde que eu tirei que o aplicativo Fotos não ficava na horizontal…

    • Guilherme

      No meu iPod Touch 2G com 3.1.2 e Jailbreak o aplicativo não fica na horizontal, as fotos quando acessadas ficam mas, o aplicativo em si na parte onde se visualiza todas as fotos não fica na horizontal.

      • Ah, lembrei de onde eu tirei então a história: eu TESTEI e não confiei no discurso de outros blogueiros… 😉

  • Vitor Sá

    Ótimas funções! Mas se não lançarem um programa pro Windows, “infelizmente”, terei que comprar um iMac ou um Macbook! Haha!

  • É… mesmo saindo programas compatíveis com o Windows, o melhor mesmo é ter um MAC. Não compara, após comprar um, NUNCA nunca NUNCA voltarei ao velho Windows, apenas para uso no trabalho. Que torço uma grande implementação deles lá!

  • Daniel

    Ótimo! Mas e o gerenciamento dos álbuns, poderao ser feitas direto no aparelho? Ou tem q continua aquela coisa de montar as pastas no computador pra sincroniza com ele?

    (y)

  • Adriano

    Será que a Apple vai soltar o beta 5 hoje?

  • Junior Santos

    Uma pena que o iPod Touch não tenha GPS..

    • Junior Santos

      Ah, desculpe voltar aqui…. Com aquele rumor que surgiu uns dias ai, daquele cara do Vietnam mostrando o iPod Touch com Camera, será que a Apple vai mostra-lo ainda este ano com recursos de GPS?

      Nossa, nem acabei de pagar o meu e já vou ter que trocar?

      🙁

  • Olukoelejo

    Pois é, só falta uma coisa simples que todos tem… Criar os álbuns no próprio Iphone… Coisinha chata ter que depender do Itunes ou outros para isso…. Vc tá viajando longe de um laptop, como faz???

  • Fisioamore

    Muito legal!!!

    Esses aprimoramento são ótimos!!!

    Não sabia que o geotag existia nativo no iPhone!!!

    O que eu queria era que a função de passar slides voltasse de onde vc esta visualizando a ultima foto… Pois toda vez ele começa a passar a partir da primeira da pasta!!!

  • Marcelo Rosa

    O Picasa faz o gerenciamento de rostos para Windows. Resta saber se sera compatível.

    • Junior Santos

      Acho melhor esperar sentado! Ainda mais da Google x Apple!

    • Rafael

      Também eu!
      Já perdi umas horitas a marcar os rostos…

  • Muito bom!
    E pelo exemplo, já vi que funciona tudo direitinho na minha cidade (Porto Alegre) 😛
    O reconhecimento de rostos terá alguma relação com a lista de contatos? Seria legal…

  • iRickMafra

    É triste ter iPhone e naotrr um Mac, to cançado do Windows quero um Mac

  • Ótimas novidade, iLex gostaria de saber se vai ter como editar os álbuns..ex criar algum e apagar fotos do álbum…parabéns pela matéria.

  • Glicose

    Qual a vantagem real de um MAC hj em dia para uma BOA máquina Windows ?
    Eu possuo um MAC e um windows, e sinceramente, tanto faz.

    Sinceramente não consigo entender o fanatismo.

    Eu tenho um Iphone 3GS e comprei por que realmente a Apple fez um ótimo trabalho no aparelho e não por que é da Apple. Comprei por que ele é FODA e se fosse feito pela fábrica do João eu também compraria.

    Fico impressionado as vezes como as pessoas defendem empresas das quais eles não recebem nada por isso.

    • Como você mesmo disse, a gente (me incluí também) fala bem do Mac porque ele É BOM DEMAIS e não por fanatismo. O dia que ele não for mais bom, serei um dos primeiros a falar.

      A reação de quem não conhece Mac é sempre a mesma: acham que é fanatismo, porque os macmaníacos não mudam o discurso. Mas o fato é que os produtos são bons e é por isso que os adoramos. O dia que o iPhone não for mais bom, pode ter certeza que este Blog deixa de existir. 😉

  • Everton

    Talvez (se a Apple não fizer birra com o Google) poderiam sincronizar rostos com o Picasa, ele tem a função de rostos.

    • Caramba, é impressionante como o pessoal personifica as empresas e associam sentimentos humanos à elas.
      Se houvessem “birras” como as que vivemos no dia-a-dia com colegas de trabalho ou vizinhos, não teríamos os ótimos serviços do Youtube e Google Maps nos nossos iPhones…

      Mas brasileiro insiste em achar que a realidade dele pode ser aplicada ao universo… 😉

  • iLex acabando com o povo nas respostas.. auhauhauhauhaua

  • Luiz

    Não entendi… Events e faces já não são sincronizáveis através do iTunes?…

    Ou estas funções serão embutidas no próprio IphoneOS? — pelo que entendi não.

  • Fernando Sena

    Aeeeee…. tah quase…!!!!

  • Homero

    iLex eu tenho 2 computadores com windows, um macbook, um iPhone, não tenho iPad por falta de grana. Cara eu TENHO NOJO do windows, uso desde a versão 3.1. E até hoje a Microsoft não deu conta de fazer uma versão que preste. Meu sonho é ficar livre dele, um dia consigo. Obrigado.

  • Felipe

    qnd é o lançamento do novo iphone ?

  • bom acho que essa mudança não vai fazer muita diferença.
    queria poder utilizar um aperture no iphone e, com um progama album fotos semelhante ao iphoto ou até melhor.

    exagerei !

  • Rodrigo Nescau

    Achei bacana as mudanças no app, mas na verdade já usamos a sincronização com o iPhoto fazendo isso, certo? Eu mesmo tenho como álbum todas as fotos da minha namorada (e não como “rostos”), alem de eventos.