Notícias

[aperitivo OS 4] Saiba como funcionará a multi-tarefa no iPhone OS 4

A multi-tarefa (ou multitasking em inglês) é a habilidade de rodar mais de um aplicativo ao mesmo tempo. No iPhone, isso sempre foi um pouco limitado, pois os aplicativos fecham quando se recebe uma ligação ou quando a tecla Início é pressionada. Isso mudará um pouco no futuro iPhone OS 4.

Porém, ainda não é possível demonstrá-la em toda sua amplitude. A função mais esperada do iPhone OS não está completamente ativa na versão beta do sistema. Isso porque apenas aplicativos desenvolvidos para o novo OS é que podem se beneficiar da função de multi-tarefa, coisa que não existe ainda na App Store.

Na apresentação da última quinta-feira, Steve Jobs destacou que teria sido muito fácil ter implementado antes a multi-tarefa no iPhone. Porém, as soluções que existem atualmente sacrificam demais a bateria, que sempre foi um dos pontos fracos dos celulares. Por isso, a Maçã desenvolveu uma nova maneira de fazer funcionar os aplicativos em plano de fundo, preservando a bateria.

Para ativar a multi-tarefa em um aplicativo, basta abrí-lo e ele automaticamente já estará na lista dos que ficarão “rodando em plano de fundo”. Mas isto não é um problema e segundo Jobs o usuário não precisa se preocupar em fechá-los. A explicação está no modo como este multitask funciona.

Na verdade, não é todo o aplicativo que fica rodando em background e sim apenas uma funcionalidade dele, o resto entra em uma espécie de ‘pausa’ que não consome recursos do dispositivo. Por exemplo, no caso de aplicativos de áudio, como os que fazem streaming de rádio pela internet, somente a funcionalidade de som continuará rodando, enquanto o resto do aplicativo fecha, para reabrir mais tarde no exato ponto onde foi deixado.

Com programas de VoIP, como o Skype, é a mesma coisa. Você poderá abrir outros aplicativos enquanto conversa com alguém em uma ligação, e o que é melhor, poderá também receber chamadas VoIP mesmo que não esteja no aplicativo. A coisa toda é tão bem feita que até mesmo com a tela bloqueada do iPhone em repouso será possível receber ligações do Skype. Operadoras, tremei! 😛

A função de localização, usada pelo Mapas e por navegadores curva-a-curva, também poderá ficar rodando enquanto o aplicativo é fechado. Você poderá, por exemplo, ouvir músicas da sua biblioteca enquanto a voz do programa de GPS guia você na direção certa. Ao reabrir o aplicativo, ele voltará ao ponto que estava, com a localização atualizada e sem precisar traçar novamente a rota. Quando a função está em plano de fundo, uma flecha aparece na barra de status do aparelho, para você saber que existe um aplicativo usando o serviço de localização. É importante notar que o GPS consome mais bateria que as outras funções por isso a preocupação da Apple em informar o usuário quando isso ocorre.


Indicativo de uso da função de localização na barra superior.

Ao total, foram 7 APIs (bibliotecas de rotinas que executam uma função) de background disponibilizadas aos desenvolvedores pela Apple: áudio, VoIP, localização, notificações Push, notificações locais, conclusão de tarefas e rápida mudança de aplicativo (possibilita que um app fique em pausa quando você abre outro, permitindo que volte depois no mesmo ponto).

Como a multi-tarefa depende obrigatoriamente destas APIs, somente aplicativos adaptados para o OS 4 e habilitados para a função, poderão funcionar em plano de fundo. Ou seja, mesmo quem já está experimentando o beta do sistema, não pode provar ao máximo o multitasking, porque não existe nenhum aplicativo na App Store ainda compatível. Os únicos atualmente que possuem a função são aqueles nativos que vieram com o sistema (Mail, Ajustes, Mapas, etc).

Veja um rápido vídeo que fizemos para mostrar isto:

A multi-tarefa sem dúvida é a novidade mais aclamada desta versão do iPhone OS. Porém, ela estará disponível oficialmente apenas para o iPhone 3GS e o iPod touch de 3ª geração (32GB e 64GB).

Para os adeptos do jailbreak, alguns hackers já descobriram como ativar a função também para a segunda geração de aparelhos (iPhone 3G e iPod touch 2G), de uma forma razoavelmente fácil. Por isso, para os que destravarem seus aparelhos, poderão também contar com o multitasking da Apple. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marcelo

    Caraca, muito boa a noticia!

  • A minha ansiedade nao vai acabar nunca?!?! Antes era ter um iPhone, depois foi o jailbrake e unlock, agora a chegada do iPad e por último o novo iPhone OS4!! Afff… 😛 kkkkkkkkkk…
    E viva o consumismo tecnologico!!!! 🙂

  • Marcelo Chernicharo Jr.

    Se eu já achava o Iphone simplesmente fantástico, a OS 4 deixa ele ainda melhor, sanando estes pequenos detalhes da apple que tinhamos que nos acostumar! Fantástica a opção do multitasking!! Não vejo a hora de ter meu skype rodando o tempo todo!!! FANTASTICO!!!

  • Pergunta : eu tenho um iPhone3gs 16gb a nova função muititasking vai ser completa no 16gb atualização do os 4

    • Sim, não importa quantos GB ele tenha e sim de qual geração ele é.

  • Dinnosan

    Muito boa a demonstração feita, parabéns. Deu para perceber a quantidade de atualizações que terá que ser feira nos programas que estão na app store para que os mesmos possam rodar em mult taskink.

  • Gilberto Almeida

    O mais importantenNinguém comentou: quantos minutos vai durar a bateria com tudo isso funcionando ?!

  • JulianoR

    esse sistema de fechar apps é ridículo… se vc tem 6 apps abertos e quer fechar todos vc vai gastar mais de 20 segundos! além de ser super estressante ficar repetindo a mesma operação 6 vezes: toca, segura, esperar tremer, fecha… toca, segura, espera tremer, fecha… ¬¬

    pq não simplesmente fazer um drag&drop? vc toca no app e o arrasta para fora do “dock”, e boom, ele vira fumaça… mais ou menos como ocorre no dock do MacOSX. ao invés de levar 20 segundos, vc só levaria 3 segundos.

    • Você não precisa fechá-los, pois eles não estarão consumindo bateria. Jobs foi categórico, quando um jornalista perguntou como o usuário faria para fechar o aplicativo aberto: “O usuário não precisa se preocupar com isso”.

      Pessoal, vamos pensar um pouco mais além das nossas definições pré-concebidas. O conceito é novo e bem feito, não tentemos compará-lo com o que existe por aí.

      • JulianoR

        iLex, acho que a questão não é se o consumo existe ou não…(no caso de apps como calculadora/notes/etc é bastante claro que não há multi-task algum, o iPhoneOS simplesmente fecha o app, e qnd vc clica nele, ele abre de novo).
        a questão é: qnd vc ativa o dock do multi-task vc só pode ver 4 apps por vez… agora pergunte a si mesmo: qnts apps vc abre por dia? ¬¬
        no final do dia vc vai estar com 20 apps no dock, sendo que só cabem 4 por vez na tela… ou seja? vc vai ter que ficar indo pra lá e pra cá, pra lá e pra cá, até achar o app. sendo que no meio desses 20 apps, provavelmente uns 15 serão apps que vc não quer que fiquem abertos, mas ficam lá, ocupando espaço no dock e te atrapalhando para achar o app desejado.

        • “no caso de apps como calculadora/notes/etc é bastante claro que não há multi-task algum, o iPhoneOS simplesmente fecha o app, e qnd vc clica nele, ele abre de novo”

          Não é totalmente correta esta afirmação. Eles abrem exatamente onde pararam, sem delay. Seria inútil deixar a calculadora (por exemplo) aberta de fundo, fazendo nada. Onde isso pode ser útil? Nos Ajustes, você deixa a página do Wi-Fi aberta e toda vez que precisar desligar ou religar a rede, basta tocar no ícone dos Ajustes e BOOM, já abre direto na opção.

          E o “sub-dock”, digamos assim, serve mais para você acessar facilmente os últimos que foram abertos (a ordem dos ícones é cronológica). No resto, você abre o app como sempre abriu, clicando no ícone dele no Folders ou procurando rapidamente no Spotlight. Não é obrigado a sempre dar dois cliques no botão para abrí-los.

          Se houvesse uma opção para permitir ou não o aplicativo de ficar em background, seria uma dúvida a mais aos iniciantes, tornando a coisa mais complicada. E o que mudaria? NADA.

          O problema não é criticar, mas encontrar defeito onde não existe. Eita povo que nunca se contenta com nada mesmo… 😛

          • JulianoR

            olha, eu realmente não gostei dessa solução… ela pode simplificar por um lado(no sentido de tirar a preocupação do usuário sobre abrir/fechar um app), mas ao mesmo tempo torna o “sub-dock” uma bagunça para quem vive abrindo/fechando apps(pouca gente, com certeza).
            no iPad eu até não vejo problema nisso, já que a resolução da tela deverá permitir 9 apps na vertical e 12 apps na horizontal, mas no iPhone, realmente não gostei, simplifica de um lado e complica DEMAIS do outro.
            mas enfim, como disse vc, talvez falte a mim a experiência de uso do iPhone OS 4.0… pq pelo que eu vi até agora em vídeo, a solução não é correta.

            • Pois é. Jobs precisa mesmo de uns conselhos, o coitado não entende muito do que faz… 😛

            • JulianoR

              a apple, o jobs e até mesmo o Ive não estão imunes a falhas… nós dois sabemos muito bem disso.
              O próprio Jobs falou no época do lançamento do iPhone que não abriria o aparelho para desenvolvedores, pois um app mal escrito poderia derrubar toda a rede telefônica da california… pois é, a pérola da década. alguns meses depois lá estava ele anunciando o SDK.

              e enfim, já que estamos discordando, vai mais um 🙂
              que tal colocar abaixo do vídeo o link dele? http://www.youtube.com/watch?v=gC31CA61dJ8
              assim o povo que já usa o iPad pode acessar o vídeo… acho que não custa nada, não afeta em nada o design do site, e pode colaborar bastante com todos os usuários do iPhone OS.

            • Não acho que exista pessoa perfeita nesta terra.
              Mas ficar palpitando em cima de um sistema que você ainda nem teve acesso, acho engraçado. E ainda questionar o Jobs (e todos que criaram o novo OS) sem ter usado efetivamente o sistema… só no achômetro… acho engraçado.

              Vai ver ele é mais rico do que nós por acaso. Não entende nada das coisas, mas tem muita sorte.

            • Halan

              Li todos os comentários até aqui. E creio que a maioria ainda está em dúvida (assim como eu) na diferença entre o Multitasking e o Fast app switching. Por ex. Como usar as duas funções? Como tirar o melhor proveito delas? Características de cada uma? etc..

              Não sei se já é possível com esse beta do OS, mas se for, recomendo o iLex fazer uma nova demonstração em vídeo (com uma narração passo-a-passo) das duas funções, mostrando como age cada um e tals. Aí sim, acredito que sanaria todas as dúvidas do pessoal, antes de sairem criticando o sistema da Apple sem ao menos ter tocado no novo OS.

              Então é isso #ficaadica.

      • JulianoR

        e sim, eu entendi o conceito. é basicamente o mesmo do MacOSX, que não fecha o app qnd vc clica no “X”. e eu acho isso fantástico, no começo qnd migrei do windows achava uma idéia absurda, mas hoje entendo que é de longe uma das maiores genialidades do povo de cuprtino.
        MAS… no MacOSX eu tenho uma resolução que me permite lotar o dock com apps… a tela do iPhone não.

  • JulianoR

    alias, outra coisa que não gostei: toda vez que vc pressiona o Home button o app ao invés de ser fechado é colocado em background… quem disse que eu queria que ele entrasse em background? ¬¬
    no final vai ser um pesadelo ficar fechando os apps no final do dia.
    a apple precisava implementar algo mais adequado, como: só vai para background se vc der um duplo click no home button. clique único apenas fecharia o app.

    • Juliano, desculpe, mas não tem como eu não me manifestar com esse seu comentário.
      Você está criando problema onde não existe…

      Antes de ficar indignado com um produto que ainda nem foi lançado, que tal esperarmos para vê-lo em prática e ver se isso realmente é um problema? 😉

      • Daniel

        Parabéns pela postagem.

        Há algum limite sobre quantos aplicativos poderão ficar abertos antes que drenem a memória disponível do aparelho? Quer dizer, se é que isso vai acontecer realmente, rsrs

        Ao fechá-los, como demonstrado no vídeo, os aplicativos são realmente encerrados ou apenas removidos daquela lista de acesso rápido?

  • Cesar

    A minha dúvida é a mesma: e se quiser fechar o aplicativo e não colocá-lo em background?

  • waldemarJR

    tem uma opção para desaativar isso? pois eu sei que o consumo de bteria vai aumentar pelo menos um pouco

    • Neemias

      Bom, mas como vc pode dizer que “sabe que vai aumentar”? acho o que o iLex disse muito válido.. antes de reclamar e achar falhas, o ideal é esperar o OS pelo menos sair antes de tirar conclusões 😉

  • waldemarJR

    em vez de quando fechar o aplicativo ele ja rodar automaticamente em segundo plano, deveria ativar a função só se apertar 2 vezes o botao iniio no aplicativo

  • Thales

    Esse multitasking é falso. Qualquer outra funcionalidade diferente dessas previstas pela Apple, não poderá rodar em background. Exemplo: Aplicativos tipo Messenger.

    • Falso? Cara, parece que você não leu o texto.
      E Messenger não precisa realmente ficar rodando em background e gastando bateria. As notificações push cumprem muito bem sua função nesse caso.

      • Thales

        Pode funcionar, mas que é “falso” é. No caso dos messenger com push notification, seu aplicativo de messenger vai estar “congelado” em background, e o servidor de messenger vai enviar uma notificação para o iphone os quando você receber uma mensagem.

        Em muitos cenários, você poderia preferir deixar seu messenger rodando em background com outros usuários mandando mensagens pra você em background sem lhe incomodar, enquanto você vê uma pagina web no safari, ou seja, sem “pushes”. Algum tempo depois, você poderia voltar para seu messenger e ler todas as mensagens. Mas este caso não é possível.

        Mais uma vez, não estou dizendo que não funciona, mas que é um multitasking “falso”, ou um “gato”.

        • Putz!!!!! Hahahaha… eu achei que só no Gizmodo o pessoal era “rápido pra falar, mas vagaroso em prestar atenção e entender os detalhes”. Thales, eu sei que você não é obrigado a conhecer programação e o correto funcionamento de Hardwares, mas sair fazendo alegações sem fundamento é dose, pra qualquer um!! Antes de retirar sua dúvia, vou te pedir: Tenha paciência com as coisas! Desse jeito as pessoas vão pensar que você é estúpido (já que dizer coisas sem obter apoio nos fatos é muito ruim!). Bom, vamos lá: O conceito de Multitasking já foi explicado no post do iLex. Uma aplicação é formada de vários “pequenos componentes” (gráficos, de acionamento, de resposta e de funcionamento) e todos eles juntos entregam o recurso que você procura.

          Multitasking num Sistema Operacional para Desktop: Nos computadores (notebooks e afins) quando você abre um aplicativo e depois abre outro, o primeiro continua rodando completamente em background, porque toda a capacidade do computador é bem maior que a de um Mobile (celulares, tablets e afins). Outro fator, é o fato de seu desktop estar ligado a uma fonte de força que é, teoricamente, infinita. Então o OS não precisa se preocupar com quantas aplicações completas ele roda em background, já que performance e energia não são um problema imediato.

          O Inovador Multitasking da Apple para o iPhone: Onde todas as outras falharam, a Apple terá sucesso. Pq? Pq a Apple repensou toda a história (do software ao hardware para mobiles). Por que o multitasking num celular deveria ser igual ao desktop se os dois são profundamente diferentes? Por que um aplicativo rodando em background num celular, deveria rodar completo, se necessitamos – muitas vezes – que apenas 01 recurso dele continue ativo? Vou te dar um exemplo prático: Um aplicativo de mensagens. Quando ele está aberto e nós estamos olhando pra ele, é correto que sua parte gráfica, de acionamento, de resposta e de funcionamento fiquem todos operantes. Mas quando ele está em background pq eu iria querer que a parte gráfica dele continue funcionando???? Nem se eu tivesse visão de raios X, tiraria proveito desse recurso. Mas esse recurso, com certeza iria devorar minha bateria e demais funções do sistema (processador, memória, etc). Então o que eu realmente preciso? Que as notificações continuem funcionando (para que eu saiba quando uma nova mensagem chegar) e também que eu apareça online para meus amigos. Somente isso!!!!

          Todos os demais programas precisam adotar essas novas implementações que a Apple trouxe, para que eles se comportem da maneira correta. Serão os programadores que irão dizer que partes de suas Apps precisam continuar ativas quando elas estiverem em background. Simples!!!!

          Eu sei que você (e todos os outros que gostam de gritar que o multitasking da Apple é falso) não são obrigados a saber de todos os detalhes que acontecem “no backstage do iPhone”. Mas os que entendem, os que realmente conseguiram entender a inteligência desta nova função (exclusiva do iPhone OS) não são obrigados a perceber que você é um ignorante neste assunto. Valew!?

          • Halan

            Putz! Sua explicação foi perfect!!! Muito boa!

          • Thales

            1 – Eu entendo de programação. Já desenvolvi aplicações pra iPhone
            2 – Tente ser menos agressivo em suas explicações
            3 – Continuo defendendo: se eu quiser um IM em background recebendo mensagens sem me incomodar, não vou conseguir, porque cada vez que receber uma mensagem, vou receber um push notification…. E agora?

            • Troque de celular, ué. 😛
              Eu sou da opinião que devemos sempre comprar só aquilo que nos satisfaz. 😉

            • Rodrigo Reis

              Quem disse isso? Quantos programas de IM vc já usou?
              Vou citar somente um exemplo que já derruba sua questão: BeejiveIM.

              Você pode configurá-lo para se manter conectado por até 7 dias consecutivos e não usar o push. Contudo, quando você sair do aplicativo você vai continuar online e quando voltar para o mesmo vai receber todas as mensagens que te mandaram. Inclusive ele tem um “auto away” que, se você quiser que as pessoas saibam que você não está vendo as mensagens naquele momento, ele te coloca em ausente logo que você sai do programa (configurável, você pode colocar para ficar ausente entre 5 min a 1h), e você ainda coloca a mensagem que ele quer que exiba no seu status. Resumindo, você pode sair do aplicativo e fazer o que você quiser, sem ser incomodado, e quando voltar todas as mensagens recebidas estarão lá, esperando para serem lidas. E olha que já existe isso sem termos multitarefa 😉

              Agora, se quiser receber todas as mensagens instantaneamente, só configurar o push novamente, sem problemas.

            • Thales

              No caso do Beejive, quando vc abrir novamente o aplicativo, terá que se reconectar com o servidor…. Então, como vc mesmo falou, não é multitasking 😉

              O exemplo mais claro é o uso do ipad: Você nao vai querer ser incomodado quando estiver navegando no safari, nem vai querer reconectar no servidor cada vez que quiser mandar uma linha de mensagem pra alguem, concorda?

              Minha solução é mais simples do que trocar de celular: deveria haver um service também para messengers rodarem em background…

            • A agora? De duas, uma: Ou você realmente não desenvolve aplicações para o iPhone OS ou você simplesmente desconhece o próprio iPhone que possui. Por favor, vá até Settings > Notifications e então escolha o seu programa IM favorito que faz uso deste recurso. Notou? VOCÊ mesmo controla como deseja ser avisado sobre cada mensagem que chega. Ou seja, seu recurso multitasking favorito já existe e você nem sabia, né? Hehehehehe…

              Se você deseja retirar o poder de escolha do próprio usuário, você pode muito bem criar uma App que quando em background só receba as mensagens mas não emita avisos visuais. Pronto!

              Para qualquer outra informação desta natureza, sugiro a página para desenvolvedores da própria Apple. E note, só estou sendo ríspido porque você também o foi ao afirmar sem se apoiar em fatos. Se fosse uma pergunta a resposta seria diferente. Até mais!

            • “No caso do Beejive, quando vc abrir novamente o aplicativo, terá que se reconectar com o servidor…. Então, como vc mesmo falou, não é multitasking.”

              Sim, atualmente. Com o iPhone OS 4.0 não será mais assim.

  • Thalmo Fernandes

    Caras, acho que essa atualização do OS veio realmente para matar o Jailbreak, e creio que vai ser assim: a cada nova atualização do OS menos precisaremos do Jailbreak ate chegar ao ponto de extermina-lo da face da terra.

    • Riltoni

      Acabar com o Jailbreak? nunca! da onde tio Jobs iria tirar suas idéias, o jailbreak é uma fonte de idéias da onde titio Jobs escolhe as melhores, e as refaz com mais qualidade.

  • lupita

    até junho/julho data de seu lançamento tem muitas coisas a mais a serem lançadas com certeza. mais axo errado bloquear certas funções dessa nova firmware a certas geraçoes dos aparelhos que serão inclusos, tem diferenças entre gerações,funções, pq bloquear sendo que cada aparelho tem sua novidade.

    • ???

    • Achei sensacional as novas funcionalidades, senti falta de rádio FM e de gravação de ligações…
      Mas uma coisa que me deixa dúvidas, quanto se gasta por minuto do pacote de dados uma ligação pelo Skype??? Alguém tem idéia?

      • Thales

        De acordo com o site do skype: “On average, Skype uses between 3-16 kilobytes/sec”

        Ou seja, se você gastar, na pior hipótese, 16 kilobytes/sec, daria 16*60 = 960 kilobytes por minuto, ou quase 1 mb do seu plano de dados por minuto.

        No outro extremo, 3*60 = 180 kilobytes por minuto, bem mais viável… Mas essa velocidade não temos como controlar pelo aplicativo…

        • Ednilson Rosa

          Creio que este consumo dependa do volume de ligações e recursos que estão sendo utilizados. Assim, os 16 KB/s deve ser o consumo durante uma ligação VoIP, enquanto que os 3 KB/s devem ser apenas para manter os status na rede e a lista de presença dos contatos atualizada.

          Pensando assim, creio que deixar o Skype aberto para receber ligações esporádicas não vá provocar um consumo de banda tão alto assim…

  • kelvin

    sinceramente, eu uso um app que faz isso, esqueci o nome, e meu ipod ta com minha namorada, que faz praticamente isso, a unica diferença é que gasta a bateria se deixar aberto.

  • Loo

    Deixa eu ver se eu entendi. A multitarefa do iPhone vai funcionar bem somente com app criados para OS4, enquanto apps para OS3 ira funcionar apenas como um historico de apps abertos recentemente ate que o usuario entre na multitarefa e apague?
    No apps pra OS4, qdo o programa entrar em backgraund, se ele for um programa que tenha funcao de ficar ativo, ele vai continuar consumindo bateria (tipo iPod, enquanto ele estiver em background ele vai continuar tocando a musica) enquanto outros programas que nao tenha necessidade de ficar ativo vai salvar o ponto em que ele parou e se desligar momentanteamente ate que o usuario abra e ele volte ao estado onde parou?
    Acho que tem mta gente aqui nesse post que ta com essa duvida.

    • Não é bem isso.

      Não confundamos o multitasking com a barra de aplicativos “fast switching”. Esta barra serve somente para acessar rapidamente os últimos apps abertos. Por acaso, ela é uma mão na roda para acessar os que estão em background, mas estar ali não quer dizer que o app esteja aberto, vide o caso dos não ainda compatíveis com o OS 4.

  • vsa.mac

    Antes de criticar as pessoas deveriam pelo menos se informar! O usuário aqui reclamando das notificações push pelo visto nao tem um iPhone e não sabe q êh possivel desligar o pop-up.. Alem disso aplicativos IM bons como o Beejive permitem que você receba apenas o primeiro pop-up assim você sabe q alguém te mandou uma msg mas não fica sendo incomodado por pop-ups

  • Acarnevale

    Vou repetir a mesma pergunta do Leonardo: o os 4.0 vai ser compatível com o 3gs 32g iboot novo?
    Aproveitando, já temos alguma novidade para um jailbreaker para o fwr 3.1.3 com novo bootrom?
    No blog do geohot informou que é provável uma nova versão do black1rn ate o fim da semana, sabem algo a respeito?
    Forte abraço a todos e parabéns pelas novidades.

    • Na verdade responderam sim, mas a resposta ficou na moderação porque usava palavras ofensivas a sua pessoa.
      Em resumo, era para procurar no texto, pois a resposta está lá.

      E não precisa repetir o que postou, porque segundo os Termos de Uso daqui, isso pode ser considerado como flood. 😉

  • Marcio Campos de Paula

    iLex, tenho acompanhado seus videos,
    comentarios e materias sobre o novo OS4 e queria parabeniza-lo pelo seu excelente trabalho em nos ajudar a enternder previamemte o que Jobs e sua Turma criaram! Bom fds a todos! Márcio Campos/SP

  • Nossa!! Nunka vi o iLex comentar em tantos comentários!! E galera,
    sem querer ofender mas…vamos pensar antes de falar uma bobagem, acredito se nós pensássemos mais antes de falar, acredito que os recados do iLex não estariam sempre nos corrigindo, e sim nos elegiando pelo “belíssimo comentário´´!!
    PENSEM NISSO!!

  • Uhaaaa. A minha cidade ta chick!!!Jovem Pan MARINGA ^^ Maringá apareceu no blog;) haahhah massa XD

  • CStrauch

    Putz, sob o risco de parecer grosseiro, se não concorda com a solução, não instala o update quando sair….
    Eu gostei e achei muito inteligente. Quisera eu que o multitasking do Symbian tivesse uma opção dessas (sleep).

  • Vitor Sá

    Ahh! Agora sim eu entendi tudo! Quando o Jobs falou que não gastaria bateria eu pensei q fosse mentira, pq era óbvio q deixar um aplicativo aberto no fundo iria gastar a mesma bateria do q estando na frente! Mas depois de ler este artigo, vi q a Apple realmente resolveu esse problema. Achei a solução perfeita! Uso um programa no Jailbreak para habilitar a rodas os aplicativos no fundo, e acho muito chatinho e gasta muito a minha bateria, sem contar que depois, quando quero fechar, tenho q abrir denovo o aplicativo e então fecha-lo!

    Vlw iLex, por explicar tudo!

  • Algus Helm

    Por isso se chama Beta. Muita gente vai reclamar, achar legal, dar outras ideias etc. A Apple pode mudar essas coisas até o lançamento oficial.

  • Ah! Just one more thing… hahahaha… o que muitos estão usando para dizer que o Multitasking não é exatamente um Multitasking, seria o fato do jogo que o Steve Jobs mostrou no Keynote, TapTap, “parar” quando ele deixa o aplicativo. Resposta: O jogo se comporta exatamente como deve ser. Mesmo que você fosse Ninja (e você não é, porque eu sei, eu sou um), você não conseguiria tocar no jogo porque ele ESTÁ EM BACKGROUND!! Então ele precisa pausar! Mas um jogo em turnos, por exemplo, continuará funcionando em background normalmente (isso do ponto de vista do usuário, é claro; porque do ponto de vista do programador, eu já expliquei como funciona num post acima).

    Thank you!

  • Mateus™

    iLex, agora me bateu uma dúvida aqui.

    Você disse que essa “sub-dock” não representa o multi-tasking, e sim uma barra de aplicativos recentes que você abriu. E, aí sim, essa barra dos recentes pode conter aplicativos em background.

    Tenho um iPod Touch 2G e pretendo fazer a atualização. Já sei que não terei acesso ao multi-tasking. Mas aí que está a dúvida: Mesmo eu não tendo como rodar aplicativos em segundo plano no sistema, terei acesso à sub-dock, no caso representando aplicativos recentes que abri ?

    Aguardo a resposta. Abraços !

    • Eu acredito que sim. Mas é algo ainda a se testar.

  • Belentani

    O pessoal pelo visto não sabe o que significa BETA.

  • Alguém se preocupava com multi-tarefa quando apertava o botão início no app iPod? Se tinha alguma música tocando só a música continuava tocando, se não tinha música o programa fechava completamente.
    É a mesma coisa que foi anunciada, só que agora qualquer programa pode ter esse comportamento, se o desenvolvedor achar que não vai precisar disso no seu app ele não implementa. A apresentação d OS 4 foi focada nos desenvolvedores, para os usuários não tem nenhuma diferença de comportamento para se aprender.

    A troca rápida não tem nenhuma relação com a multi-tarefa, é só uma forma de reabrir um programa usado recentemente (que está usando alguma forma de multi-tarefa ou não) de forma rápida.

  • Mateus Schiontek

    iLex só roda em iPhone 3Gs de 32gb e 64 gb?

    • Não foi isso que eu escrevi. 😉

    • CStrauch

      iPhone de 64GB?

      • Hahahaha, essa foi boaaaa!! ATUALIZA colega!! risos}}}}}}}}}}}]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]))))))))))))))))))

  • Thiago

    [off](da discussao)

    só pra esclarecer, não há apps atualmente com o multitasking pq o 4.0 não foi desponibilazaso ao publico, mas os desenvolvedores já podem desenvolver apps com com essa funçao?

    • Sim, mas não podem ainda mandar para a App Store.

  • Reinaldo Papa Júnior

    Ilex, voce que está mexendo no dia a dia com o novo OS4.
    Como está o consumo da bateria com esses novos recursos.
    Abcs…

  • Issamu

    O que eu acho tosco desta interface eh o duplo clique p o acesso em um push button. Por que não um gesto p o acesso, cade o uso do multitouch? Ou um clique em um ícone na barra de status como no andróide?

    Depois que instalei o mquickdo acho pouco pratico ficar apertando o Home

  • Welton

    gostei, acho q so usando um pouco para se acustomar =)

  • Rubens Carneiro

    Esse blog tá do jeito q eu gosto !
    Muita polêmica e excitação com novidades do c#*#¥<% !
    quero ver é quando lançarem o hardware novo.
    A galera vai ficar insana !!
    🙂

  • Não entendi esse video, ele mostra como o multitask NÃO funciona, faltou mostrar como FUNCIONA, né? Hehehe!

    Que tal abrir dois aplicativos nativos e trocar entre eles apenas? Fiquei esperando voltar no app YouTube no final do vídeo, e vê-lo carregado e pronto pra dar play.

  • Leo

    Eu acho que pra ter uma real noção e sentir a diferença do miltitasking e do Fast app switching é preciso esperar os desenvolvedores liberarem seus App pro OS 4
    Depois que sair isso aí eu creio que poderemos fazer um comparativo real do OS e dar um feedback.

    Pra quem não curtiu o OS 4 com essas alterações… Simplesmente não use o OS4, fique no OS3 🙂

  • Artur Montenegro

    ainda bem que os caras ja descobriram como botar essa função para ipod 2º geração porqu eu ja estava muito triste pois nao iria poder usala no meu ipod

  • Karl

    Bom eu atualizei meu Iphone 3gs com o OS4 achando que iria funcionar o multitarefas mas ate agora nada, não tem nenhum aplicativo multitarefas ainda na apple store. Skype, MSN nenhum desses será que iram sair como multitarefas ?

  • Cara,

    tem gente que gosta de ficar procurando cabelo em ovo

    Parabéns Pessoal por essa matéria

    um braço