Notícias

iTunes 9.1.1 revela possibilidade de compartilhamento de arquivos no iPhone OS 4

Para quem acha que a atualização de ontem do iTunes serviu somente para consertar alguns bugs, talvez fique surpreso ao saber que a versão 9.1.1 traz algumas novidades escondidas. Quem está usando o beta do iPhone OS 4 agora pode visualizar uma opção nova no programa: o compartilhamento de arquivos entre o dispositivo e o computador.

Segundo a descrição no próprio programa, será possível transferir documentos entre aplicativos do iPhone (iPod touch) e o computador.

A função já existe atualmente no iPad, mas é a primeira vez que a Apple dá indicações que a mesma função será habilitada também para o iPhone e iPod touch. Seria também um indício para uma versão do iWork para iPhone?

Na coluna da esquerda aparece a lista dos aplicativos instalados no aparelho que suportam a função. Em nossos testes, apenas o Mail e o Stanza ficam disponíveis; outros como iDisk, Kindle e FileAid ainda não são compatíveis.

Apesar de já aparecer no iTunes para quem tem o beta instalado no aparelho, a função parece ainda não estar ativa. Ao clicar em um dos apps, os documentos existentes não são compartilhados.

O botão ‘Adicionar’ também não adiciona nada no momento.

A novidade parece ótima, principalmente para sincronizar com o computador documentos de aplicativos como o Stanza, que lê o mesmo formato de livros que o iBooks (ePub). Ou então planilhas e arquivos criados diretamente no iPhone, com utilitários como o Documents 2 Go ou QuickOffice.

Pelo que parece, as novidades do próximo OS ainda vão surpreender. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • É, mas falta ainda a compatibilidade com o Folders do OS4. Toda vez que eu sincronizo a aba Aplicativos com o meu iPhone e os apps estão em folders ele bagunça tudo!

    Eles deviam fazer igual ano passado! Lançar uma versão beta do iTunes.

  • Isso será extremamente útil no futuro. 🙂
    Quanto ao iDisk, realmente não faz sentido ele aparecer, já que os arquivos ficam na nuvem, não no aparelho.

  • zigfrid

    o stanza consegue ler cdr ou cdz arquivos do Cdisplay?

  • Algus Helm

    Se puder compartilhar iWork e MS Office vai ser muito bom.

  • RAVAGNANI

    Aos poucos o iPhone se torna o melhor e mais seguro aparelho.
    Não vejo a hora do lançamento do novo!

  • Marcus

    Realmente o iWorks seria fantástico. Sinto falta de um método simples e pratico de usar tais arquivos no iPhone.

  • JanjaBoy

    Tenho medo de versões 9.1.1
    Olha o que deu com as torres…… 😉

  • A propósito, existe a possibilidade de usar uma música – já transferida para o celular – como toque do mesmo?

    Perdoe pela ignorância, mas é que sou um usuário recente desse equipamento fantástico, muito embora com algumas limitações, muito mais minhas que dele…

    Grato,
    Heraldo Moreira
    (profheraldomoreira.blog.terra.com.br)

    • Celso Dantas

      Não Heraldo, você precisa antes converter a música que vc qer como toque em formato de Ringtone.

      Se usa Mac é super simplex: Abre o Garage Band, joga a musica lá e salva como Ringtone.

      =]

  • Buruka

    Vai ser muito bom caso, façam algum player de AVI ou RMVB que possa pegar os videos dessa maneira… seria otimo para não precisar converter

    • OmarBH

      É bom lembrar que vários DVD oficiais já trazem no próprio disco uma versão mp4 do filme (basta olhar na capa). Claro que isso não resolve o problema de quem baixa pela internet, mas para quem não teve tempo de ver em casa, ou quer levar uma seleção de filmes para uma viagem é uma mão na roda.

      • Buruka

        Eu realmente não sabia que os DVD’s vinham com uma copia em MP4… Vou correr para ver a minha coleção de DVD’s… 😀

  • Samuel

    Ultras novidades revolucionarias que só a Apple poderia desenvolver…

  • edivaldo

    Essa novidade resolve uma reclamação de muitos usuarios, a impossibilidade de ter uma “area de documentos” , já que cada aplicativo do iphoneOS guarda seus aquivos e areas diferentes e a Apple nunca disponibilizou um gerenciado de arquivo pro iphone no estilo explorer (ela não quer ninguem mexendo em sua arvore de pastas). Essa necessidade aumentou com o lancamento do Ipad.

  • OmarBH

    Ontem, tentei atualizar 2 vezes. O descarregamento termina e nada se altera. Continua a versão 9.1.0.79. Alguém tb teve esse problema?

  • @romrocha

    Será que agora consigo fazer o backup do meu OS4 beta no Windows? pq até agora nada =( .. se bem q Beta só deve funcionar no mac mesmo né =( cry

  • Não sei se alguém está com um problema similar, mas agora quando eu sincronizo o iPhone ele transmite algumas das minhas músicas que já estão no iPhone, não sei por que. Aparentemente são músicas que eu ouvi no aparelho.

    Será que a contagem de reprodução das músicas está fazendo o iTunes pensar que elas mudaram?

  • Leotoneto

    Fiz os testes e o meu iPhone está sincronizando com o iTunes sem perder as configurações de FOLDERS. Uma ótima correção que!!! Mas ele ainda não faz backup do iPhone, diz que o iPhone negou a solicitação… 🙁

  • Gabriel Saraiva

    Boa noite, gostaria de saber se o app disponivel hj na apple store, roda RMVB.
    E se ha alguma grande mudança do atual, para o do ano passado.

    obrigado.