Curiosidades

[aperitivo iOS 4] Opção nativa para desligar a rede de dados no iPhone

O iPhone foi originalmente projetado para ser um dispositivo que fica constantemente conectado na internet. Por isso mesmo que nos Estados Unidos e em outros países, os planos das operadoras incluem um acesso ilimitado de dados para que se consiga aproveitar o máximo do aparelho.

Mas a realidade brasileira infelizmente é diferente: além das opções de internet móvel não serem assim tão acessíveis, a cultura nacional valoriza acima de tudo o sistema pré-pago, não contratando muitas vezes nenhum plano de dados. Além de limitar (e muito) a experiência que se tem com o iPhone, há um outro problema um pouco grave nisso tudo: o aparelho acaba consumindo involuntariamente dados em plano de fundo, sem que o usuário se dê conta.

Isso sempre foi uma dor de cabeça para muita gente. Afinal, não é nada divertido quando você põe créditos em um chip e quando vai ver, eles desapareceram sem você nem usar. Nós até disponibilizamos uma solução não oficial para isso (chamada de APN Config), que já ajudou muita gente, mas que infelizmente é incompatível com certas operadoras.

Mas esse problema está com os dias contados. Com o lançamento do iOS 4, a Apple apresenta finalmente uma opção para desligar, diretamente no sistema, o acesso à internet pela rede de dados da operadora.

Para isso, basta ir em Ajustes > Geral > Rede e desligar a opção “Dados da Rede Celular“. Com isso, só será possível acessar a internet no aparelho pela rede Wi-Fi ou quando o usuário ligar novamente a opção. A rede telefônica para ligações não é afetada por essa função.

O iOS 4 será disponibilizado pelo iTunes nesta segunda-feira, 21, gratuitamente para todos os proprietários de iPhone 3GS, 3G e iPods touch 2G e 3G. Para conhecer a tabela de compatibilidade, confira nosso guia especial.

Para ver as outras novidades do que virá no novo sistema, não deixe de conferir nossa série de aperitivos.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados