Rumores

Rumor improvável do dia: Steve Ballmer na apresentação da WWDC

Fiquei em dúvida se colocava este artigo na categoria ‘Rumor’ ou na ‘Humor’…

As constantes “previsões” de analistas são algo que nunca levei fé, pois a grande maioria simplesmente não se realiza. O problema é que os vários sites que as reproduzem cegamente esquecem de destacar este detalhe depois. Ontem, um desses “analistasfez a previsão mais improvável (e por isso mesmo, engraçada) do ano: o presidente da Microsoft, Steve Ballmer, estaria lado a lado de Jobs na apresentação da WWDC no dia 7 de junho.

Isso mesmo: a mesma pessoa que riu do telefone da maçã quando foi lançado e disse que “a internet foi criada para o PC, não para o iPhone“. Ele teria o tempo de 7 minutos para falar do novo Visual Studio 2010, cuja nova versão seria capaz de criar aplicativos nativos para iPhone no Windows. Além disso, ele poderia anunciar também uma versão oficial do MSN para iPhone.

Mas nada disso faz o menor sentido. Veja as razões que fazem que isso seja 99,9% improvável de acontecer.

Steve Ballmer no palco

Os dois Steves (Ballmer e Jobs) são pessoas que gostam de estar em primeiro plano, serem os astros da festa. Jobs nunca se arriscaria a deixar Ballmer entrar no palco e tentar roubar a sua cena. Um homem que já se mostrou imprevisível e que é exageradamente energético, que alfinetou a Apple todas as vezes que falou nela, poderia repetir isso em pleno “território inimigo”, sem que ninguém pudesse fazer nada.


(fonte)

Alguém imagina ele entrando assim no palco? 😛

Se fosse para um simples anúncio da Microsoft, qualquer outro diretor (mais moderado) da empresa poderia ir, como já aconteceu no passado.

Ferramenta extra para desenvolvimento de apps

Uma ferramenta de desenvolvimento de aplicativos para iPhone que funcione no Windows é o sonho de muita gente, tanto que já popularizou fakes pela internet. Mas se um dia isso acontecer, será com uma ferramenta proposta pela própria Apple e não uma feita por terceiros.

A prova está nas próprias palavras de Jobs, ao justificar a regra que proíbe o uso de ferramentas da Adobe no desenvolvimento de apps: “Não podemos estar à mercê de um terceiro decidir SE e QUANDO irá disponibilizar novos melhoramentos do sistema para nossos colaboradores” (leia “Steve Jobs publica carta aberta explicando a relação entre Apple e Adobe“). Permitir agora que o Visual Studio faça a mesma coisa que a Adobe se propôs, seria infantil e anularia os fortes argumentos de Steve Jobs. Em outras palavras, um tiro no pé.

Além disso, a Apple estaria colocando de vez para escanteio o Mac como plataforma. Por que ela faria isso? A App Store ainda é um sucesso de público e de desenvolvedores, ela simplesmente não precisa de uma ferramenta para Windows. Não teria o menor sentido.

Então é impossível disso acontecer?

Nada é impossível. Mas se acontecer, a justificativa deverá ser muito forte para explicar, pois ATUALMENTE, nada disso faz sentido algum. Concordam?

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • é. concordo.

    E muita gente deixaria de migrar para o Mac só por conta da possibilidade de desenvolver pro iPhone, já seria possível fazer isso no windows. Acho pouco provável.

  • Acho possível se for relacionado ao Mac OS, mas em relação ao Visual Studio ser uma alternativa ao SDK eu duvido.

    O Steve Ballmer é o ‘showman’ da Microsoft, assim como Jobs é o da Apple, foi ele que apresentou o Windows Phone 7 Series, o Zune (whatever) e muitos outros produtos.. Acho que se ele fizer mesmo parte da WWDC ’10 ele não vai entrar no palco desse jeito aí não, além do mais, o rumor foi bem específico: 7 minutos! 😮

  • Edu

    Soa coisa de um lunático isso. Quem conhece a história da Apple sabe que isso jamais vai ser realizar. Para a Apple e para o ego do Jobs foi humilhante demais o acordo com a MS nos anos 90. Depois disso a Ape sempre buscou independência de parcerias. Toda a Pro Suite, o iWork e o iLife, e mesmo o Safari foram construídos nessa filosofia de se ver livres dos sabores de terceiros. E isso novamente veio à tona com os novos termos do SDK. Simplesmente isso é uma bobagem de Visual Studio.

  • Edu

    Ah sim, eu não duvido de algum acordo relacionado a mapas e buscas. Qualquer coisa fora disso é uma bobagem.

  • Jonatas

    Gostaria que a Microsoft pegasse fogo e que os bombeiros estivessem de greve. Nada disso vai acontecer, nmh.

  • Creio que depende de como estão as coisas entre a Apple e o Google.
    A microsoft hoje tem seu mercado consolidado e perde pouco a pouco cada ano que passa, mas vai demorar para ser ultrapassada na área que domina: Office e sistema operacional de PCs.

    Já o Google é uma grande ameaça com o Nexus One e o Android, pois está competitivo e tomando o mercado da Apple.

    Uma parceria com a microsoft (tempos atrás se cogitou o Bing no lugar do google search) daria mais força para ambas as empresas para lutar contra o Google.

    Tirando a visão de negócio, pode-se considerar uma gafe ter o Ballmer no palco de uma WWDC para qualquer fã da apple.

    Até mais,

    • Sinceramente, não vejo ONDE a adoção do Bing “daria mais força” à Apple.

      • Bruno Júnior

        Pode até não dar força, mas tira força do Google.

        • Uau, realmente a Apple deve mesmo parar de inovar e avançar para se dedicar a tirar a força da Google e da Adobe. Afinal, eles devem morrer.

          • Bruno Júnior

            Se a Apple não tiver intenções de entrar no mercado de busca, é bem viável ora essa. Aonde trocar o Google pelo Bing atrapalha a inovação e o avanço da Apple? Desculpa, mas a resposta, além de grosseira, foi desconexa.

            • Leia o comentário do Gleisson e talvez na sua mente as conexões se realizem.
              E olha que não estou sendo grosseiro. 😛

            • Bruno Júnior

              Respondendo meu comentário pra responder o seu iLex:
              O que impede isso de mudar? Do Bing começar dar suporte mundial? A mudança não teria de ser necessariamente agora. Novamente digo: Eu não disse em nenhum momento pra mudar para o Bing, só anexei ao comentário do colega, o que ele quis dizer. Você defende novas tendências, inovações mas parece esquecer que para isso as vezes é necessário se aliar com velhos inimigos.

    • Hercules Jr

      Bing? quem usa isto? 😛

      • Marcus

        o Bing chegou com tudo para ser o Google killer, porém falhou….

        Patético…..

        Dá pra contar nos dedos quantas vezes que eu usei o Bing

        • Gleisson

          Pessoal, o bing dos EUA funciona muito bem e com vários recursos legais, como buscar preços de passagens aereas mais baratas etc… Porém o bing não foi customizado e liberado para o brasil e outros paises. A apple focando no mercado americano pode adotar o bing sim, mas hoje ela não teria como deixar o buscador do google de lado por causa do resto mundo.

          • Penso da mesma maneira. 🙂

          • Rafael

            A busca por imagens no Bing do Iphone é excelente.

  • Alexandre

    Eu discordo totalmente a Apple precisa sim da plataforma Windows se o SDK estivesse disponível para Windows você não teria 70000 ou 80000 mas um número três ou quatro vezes maior que isso. A Apple tem produtos mais inovadores e poderia facilmente dominar mas sua política sempre impediu isso e vai continuar impedindo, o Iphone é um aparelho com potencial corporativo imenso mas usados por poucas empresas o seu iso podia ser em massa se tivesse o SDK para Windows.

    • Rodrigo R.

      Se mesmo existindo um controle por parte da apple e com a plataforma de desenvolvimento limitada ao Mac, é comum ver muita coisa ruim na apple store, imagine abrir isso a qualquer um que tenha um pc e baixe sua copia pirata do Visual Studio 2010.

      Qualidade e não quantidade!

    • Jonas

      O Android tem SDK para windows, e mesmo assim não foram desenvolvidos mentade dos aplicativos que foram desenvolvidos para iPhone.
      Muitos programadores compraram o mac para poder desenvolver para iPhone. Hoje a possibilidade de desenvolver e ainda ganhar algum dinheiro na app store é um dos grandes motivos para um desenvolvedor, ou mesmo uma pessoa comum com um pouco de curiosidade comprar um mac.
      Não faz sentido, matar um dos “principais” atrativos do mac.

  • Ana Silva

    Eu ainda não havia visto essa entrada do Ballmer. Senti um pouco de vergonha alheia. 

  • Denis Brandao

    Eu falo por mim. Nunca gostei da Plataforma Mac. O meu primeiro iPhone me foi dado de presente e eu ri pois haviam alguns anos que eu me dedicava a plataforma Windows Mobile para uso e desenvolvimento.

    Bem bastaram apenas 3 semanas com o iPhone para que eu nao conseguisse mais usar outro. Após algum tempo me vi obrigado a comprar um Mac para desenvolver para a plataforma. Eu que nunca gostei do Mac OS. Continuo sem gostar, entretanto comprei e sou usuário para ter um sistema estável para o ambiente de desenvolvimento.

  • Carlos Durante

    só podia ser o presidente da microsoft mesmo!!! huahauhuahuahua
    que ridículo!!!!

  • Renato Fagundes

    Steve Ballmer é patético ! 

  • ERICK

    iPhone sem o google putz vendo o meu i pego o nexus one vou ter ki usar o Bing mantenham esse cara longe do WWDC rs

    • Concordo. A Apple sempre valorizou a qualidade acima das picuinhas pessoais. E alguns produtos da Google, como o Mapas, o Youtube e as buscas são já elementos mais do que integrados no iPhone OS. Não teria sentido tirá-los.

  • Bruno Júnior

    Eu acho tecnicamente possível, mas economicamente inviável. O Visual Studio faria nada mais nada menos que importar o compilador GNU. A Unity Framework faz isso por exemplo. Seguindo os padrões de desenvolvimento de interface da Apple, não tem problema.

    • Bruno Júnior

      Complementando pra que não tenham respostas errôneas, como o compilador é o CGNU, a linguagem teria de ser C, C++ ou Objective C, como é no X-Code 😛

  • Frederico

    iLex,

    Eu penso que você entende de Jobs, mas não entende que quando está em jogo a supremacia, esses caras fazem pacto até com a diabo.

    Com relação ao MSN oficial para iPhone, acredito nisso piamente.

    Quando ao desenvolvimento, seria interessante para a Apple, acho que nem tanto para a Microsoft.

    O MacOS é um sistema operacional formidável, mas a plataforma Windows, mesmo com seus defeitos é o que domina o mercado.

    Mesmo com todos os mimos que o MacOS possui (possuo um Macbook e sei disso), é dificil desbancar o Windows como plataforma dominante.

    Eu entendo que o foco da Apple não é “empurrar” o MacOS por conta do desenvolvimento para iPhone e sim consolidar a plataforma iPhoneOS como dominante.

    Se o Steve Jobs é tão visionário assim, talvez seja justamente por ele não ser tão previsivel como você pensa, esse povo se agride na frente das cameras, mas quando o interesse é mútuo aparecem até beijando na boca se for preciso.

    Se envolver dinheiro, poder e marketing, acredito, sim, nessa hipótese.

    Mas por hora, penso que seja só isso, uma hipótese.

    • Se a gente pensasse como esses grandes tubarões, não seríamos os pobretões que somos hoje. 😛
      Mas mesmo minha limitada percepção continua não vendo muito sentido nisso. 😉

  • Fausto Yoshihara

    Se isso acontecer, no outro dia Esse vai ser o assunto mais comentado na internet e não o iPhone HD / OS 4 :p

    Essa parceria tem td pra acontecer (msn, bing e visual studio) mas com certeza seria apresentado numa ocasião que ofuscaria menos o iPhone em si!!

  • Nat

    Sem desmerecer o trabalho dele na Microsoft, + se tem 1 coisa que o Balmer faz muito bem, eh me fazer rir! Hauahauaha

  • Fabiano

    Bem pensado… estava tendo outra visao… do tipo… a microsoft se rendendo a apple.. mas os argumentos me convenceram do contrario.

  • Guilherme

    Eu sou meio suspeito a dizer sobre tal assunto , porem acho que se a Apple quer abocanhar mas clientes para sua plataforma , nada como implantar uma bomba(neste caso o SDK para o Windons) e veremos o que o bicho vai dar.

    Não podemos negar que grande parte usa o Windows do que o Mac , logo no meu ponto de vista nada mas do que pegar a carona no Windows para trazer consumidores para o Mac.Uma questão simples de estratégia.

    Outra questão tb que deve ser levantando são os aplicativos para a Apple Store Brasileira que é uma vergonha , pois como todo mundo já ta careca de saber produtos da Apple no Brasil custa os olhos da cara.

    Ai não sei acho que vcs estão vendo muito o lado da Apple e as picuinhas do passado que eles tiveram.

    • “Ai não sei acho que vcs estão vendo muito o lado da Apple e as picuinhas do passado que eles tiveram.”
      Poderia dizer ONDE isso fica claro para você?
      O pessoal confunde CONSUMIDOR com DESENVOLVEDOR. O Windows ter 94% do mercado CONSUMIDOR não quer dizer que estes mesmos CONSUMIDORES começariam a criar aplicativos para iPhone caso tivessem a possibilidade.

      • Guilherme

        “Ai não sei acho que vcs estão vendo muito o lado da Apple e as picuinhas do passado que eles tiveram.”
        Poderia dizer ONDE isso fica claro para você?
        O pessoal confunde CONSUMIDOR com DESENVOLVEDOR. O Windows ter 94% do mercado CONSUMIDOR não quer dizer que estes mesmos CONSUMIDORES começariam a criar aplicativos para iPhone caso tivessem a possibilidade.

        Eu digo será????Talvez seja por falta de oportunidade , talvez pessoas comuns começem a se interessar por programação a partir do iphone , porem quando vai ver tem que comprar um Mac(custa os olhos da cara) ou fazer algum tipo de malabarismo para poder usar o hackintoshi desistem. Um consumidor pode se tornar um desenvolvedor sim tranquilamente , é uma opção de cada um. Não podemos julgar .

        Sobre as picuinhas da Apple com a Microsoft , foi postado certa vez aqui dois videos de Steve falando publicamente com os alunos da universidade e falando sobre a historia de vida dele , e como deu pra perceber claramente que no fundo no fundo Steve tem um certo odio do Windows ser o que é por ter roubado dele, tipo ele dar uma de durão que são aguas passadas , mas percebe-se claramente o odio que tem. Nos não vemos com tanta frequencia produtos da Apple no Windows disputando suas aplicaçoes no Windows com os outros aplicativos.

        • “Sobre as picuinhas da Apple com a Microsoft , foi postado certa vez…”

          Aaaah. Pensei que você estivesse falando deste artigo aqui.
          Me parece que quem está revivendo “picuinhas do passado” é você, então. 😉

  • Bruno Almeida

    A pergunta não é se eu concordo ou não.
    A verdadeira pergunta é COMO É QUE STEVE BALLMER FOI PARAR NA PRESIDENCIA DA MICROSOFT!?

    • Raphael

      Não podemos julgar o potencial das pessoas somente pelo que chega aos nossos ouvidos. É claro que chegará somente as partes mais polêmicas ou os comentários fail. No caso do Ballmer, só chegará até nós as loucuras que ele faz no palco, ou quando ele dá os comentários do tipo “internet não foi feita pra telas pequenas”.
      Apesar disso, com certeza ele tem várias outras qualidades, e pra alguém chegar a tal cargo em uma empresa tão grande como a MS, liderança é uma das principais qualidades.

      Bill Gates não iria deixar qualquer um na presidência. E mesmo que Bill Gates fosse louco o suficiente pra deixar um zé mané na presidência, ele não conseguiria fazê-lo sozinho. Existem acionistas e o Conselho Administrativo que tomam decisões como essa em empresas do porte da MS.
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_ballmer

      • Bill Gates não iria deixar qualquer um na presidência.

        Claro que não! Afinal, a Microsoft melhorou muuuito depois que ele entrou, não é mesmo?

        http://www.nytimes.com/interactive/2010/05/27/technology/20100527-apple.html?th&emc=th

        • @romrocha

          ILEX concordo em diversos pontos. Agora não me venha dizer q uma empresa é melhor ou pior pelo valor de suas ações pq não faz o menor sentido. Tem inúmeros fatores que influenciam nisso, e a administração não pode ser “sentida” por isso ou aquilo, tem que ver os números da empresa, balanço, etc,etc. Se fosse tão simples assim tava mto bom.

          • É, vai ver então que foi só coincidência.

  • Bruno

    Em 1997, Bill Gates esteve no palco da WWDC: http://www.youtube.com/watch?v=WxOp5mBY9IY&feature=player_embedded

  • “I love this COMPANY !! YEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEES !!”

    Cara doente.

  • MKT

    Se esse cara subir no palco, largo os produtos da Apple… rs rs rs

  • Aí sim, fomos surpreendidos novamente.

  • Nada é impossível neste mundo capitalista, mesmo achando impossível a Apple liberar o desenvolvimento dos apps no Windows pode sim acontecer pois envolve dinheiro e a Apple e Microsoft são bons nisso (como o Google).

    Abraços
    Versuri

  • Muito complicado de ser responder isso. A Apple liberar SDK para Windows? Nem em sonho. Quanta gente que eu tenho contato que eu sei que compraram Mac só por conta do SDK…
    Já a história do MSN eu acredito que seja possivel, e porque a Apple ia querer trocar o Google pelo Bing, sendo que o Google é 25% dos aplicativos que vem no celular! o Youtube, a configuração de conta do Gmail, e o próprio buscador, claro 😉