Notícias

Agora sim tudo vai se resolver: Foxconn força empregados a assinar acordo de não-suicídio

Nas últimas semanas, a empresa chinesa Foxconn (fabricante de peças eletrônicas para HP, Sony e Apple, entre outras) está causando burburinho na mídia pelo fato de alguns funcionários estarem fazendo protestos e, em casos mais extremos, até se suicidando. A imprensa (com razão) está caindo em cima.

A diretoria da fábrica, após uma acurada investigação das causas do protesto, chegou a uma conclusão para por fim aos problemas: obrigará todos os seus funcionários a assinar um termo de compromisso, onde são informados de que são proibidos de cometer suicídio. Não é genial?

É difícil compararmos a cultura ocidental com a asiática, mas há casos em que realmente fica difícil de entender. O documento possui os seguintes termos (tradução completa em inglês aqui):

Estou ciente do conteúdo da carta aberta, bem como a variedade de serviços e cuidados a empresa está fornecendo. Eu prometo o seguinte:

1. Se eu encontrar problemas e dificuldades após a entrada da empresa, eu vou pedir a ajuda ao “Centro de Ajuda ao Funcionário” e outros serviços relacionados.

2. Em termos de minhas responsabilidades, se eu tiver grandes dificuldades ou frustrações vou reportá-los ao diretor da empresa. Também concordo em contatar e comunicar meus colegas, colaboradores pessoais e familiares.

3. Em caso de ferimentos não acidentais (incluindo suicídio, auto-mutilação, etc), eu concordo que a empresa agirá corretamente em conformidade com as leis e regulamentos pertinentes e por isso não irei processá-la, fazer exigências excessivas, nem tomar medidas drásticas que prejudiquem a reputação da empresa ou causar problemas que possam prejudicar as operações normais.

Confirmo que li e estou ciente dessas questões

________________ (Assinatura)

Número do empregado:
Número da residência:
Data:

Não é de hoje que o mundo inteiro sabe das condições sub-humanas que as empresas chinesas impõem aos seus empregados. Várias companhias do mundo inteiro (e não somente dos Estados Unidos) fabricam há anos seus produtos lá, se preocupando somente com o baixo custo e fechando os olhos para o problema social. É com falsificações e desrespeito aos direitos humanos que a China está hoje crescendo. Até quando permitiremos isso?

Hoje, o problema da Foxconn vem a tona porque ela é fabricante, entre outros, do iPhone, o popular celular que atrai a atenção de todos. Seria uma ótima oportunidade para a Apple fazer valer sua influência e tomar uma atitude mais drástica em relação a esse absurdo, antes que ela também se queime com esses escândalos.

Quem sabe tudo isso não sirva para obrigar a maçã a trocar o país onde fabrica seus aparelhos? Podemos até sugerir um

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • “Em caso de ferimentos não acidentais (incluindo suicídio, auto-mutilação, etc), eu concordo que a empresa agirá corretamente em conformidade com as leis e regulamentos pertinentes e por isso não irei processá-la”

    É claro que não vai processá-la, se cometeu suicídio é porque já está morto! ; )

    • rafaeljensen

      Isso serve para qualquer familiares tambem…
      Ou seja, nenhum familiar podera entrar na justiça contra a empresa.

      Mas que é hilário é.

  • Lacier Dias

    Deveríamos fazer esta sugestão no wwdc. O que acham???

  • Bruno Melo

    Gente!! mais isso é muito bizarro!! … como assim protestar por algo cometendo suicidio.. e depois como vc vai saber se suas reivindicações foram contempladas..? a pessoa se suicidou pow!!!! Eu hein tempos complicados esses em que estamos vivendo… é um descalabro total..

    • Stefano Angelo

      Existem pensamentos diferentes dos nossos.
      Talvez quem proteste lá, esteja mais interessado num futuro um pouco melhor para seus filhos e netos.

      • Bruno Melo

        Ok!, Stefano protestar, reeivindicar, exigir direitos, melhorias, enfim todos nós temos essa obrigação… entretanto você há de concordar que essa manifestação praticada por jovens de lá é um tanto extremista , pelo menos ao meu analizar é !Existe tantas formas de se praticar um protesto que NÃOOO seja a morte hahah.. enfim… mais que existe pensamentos divergentes, isso sem dúvida.. se não fosse assim não conseguiriamos resolver tantos contra tempos existente no nosso país, estado, bairro…

  • Dinnosan

    Para nós, ocidentais isso parece um episódio do Casseta e Planeta mas para eles, deve fazer sentido.
    O dia que todos empresários que fazem negócios com a China se preocuparem com as condições dos trabalhadores em regime de escravidão, todos teremos a ganhar.

  • Juarah

    Infelizmente a escravidão ainda não foi abolida no mundo! É desumano as condições de trabalho na China ! Seu crescimento se deve a essa política absurda de lucros indiscriminados, e as grandes corporações do mundo têem, também, culpa. Um pais ou uma empresa que cresce as custas da escravidão dos seus,não merece respeito.Espero que os olhos do mundo se abra para isso!

    Abraços

  • Rubens

    Resultado do capitalismo!!!!!!

    • Bruno

      É, bom mesmo era no Comunismo, quando não havia suicídio…
      Cada um… Embora hoje ainda esteja muito longe do ideal, convém dar uma comparada nas condições de vida e bem estar da população chinesa (ou qualquer outra, da Alemanha Oriental, Leste Europeu…) pré e pós capitalismo. Ou comparar hoje mesmo, as condições em Cuba e em qualquer país com instituições capitalistas bem desenvolvidas.

    • Pedro

      Pois é… a galera da URSS não sofria nada nas mãos de Stalin =D

      • Rodrigo

        Ninguem se matava e Stálin era um cara tão legal, mas tão legal que ele mandava matar você.

  • Assustador! :-$ Mas a Apple e todas as outras empresas só vão se pronunciar se tiver pressão popular. E agora, iBoicote? Até pode ser, mas se a Foxconn oferecer condições mais humanas, o custo de produção vai subir, o que vai pesar no nosso bolso. Eu apoio! #foraescravidao.

  • iRods

    Ontem no jornal da Globo teve uma reportagem sobre a Apple falando da crescente valorização da empresa e logo na sequencia essa reportagem da foxcom, acredito q a mídia queira uma pronuncia da Apple sobre esse problema

  • Fábio

    É mais do que óbvio que as empresas que contratam a Foxconn tem noção do que acontece nas fábricas. Mas elas preferem fazer vista grossa do que contratar outra fábrica e pagar mais caro…

  • HDP

    É um pouco absurdo isso aí, e hilário tb (o documento, não os suícidios), mas nem tanto, pq sabemos que os chineses conseguem morrer jogando computador e video games… Mas tb não é de hj que se tem conhecimento das condições subhumanas nas fábricas chinesas… No fim, juntando tudo, isso tem influência da cultura auto deprimente e suícida dos asiásicos, infelizmente…

  • Nat

    Alguém lembra o qto a Nike sofreu qdo descobriram q suas fabricas usavam crianças p/ fabricar Tenis? Já li bastante sobre isso, inclusive de algumas empresas chinesas q tem as fabricas p/ os estrangeiros verem e as fabricas onde realmente as coisas são produzidas. C/ instalações e condições péssimas. Para eles, é uma forma de tentar sair da pobreza do campo e da falta de alimentcao, mas acabam caindo em um problema tão sofrível qto. Eu acredito que todo o mundo é em parte responsável pelas atrocidades que acontecem na China. Pois nós como consumidores estamos sempre atras de produtos melhores com preços mais baixos. Com isso, as empresas buscam cada vez mais abaixar seus custos, mtas vezes fazendo vista grossa para casos como esses. Eh mto triste isso e acho q deveria ter mto + atenção na mídia.

  • Jarbas Junior

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Chinês inventa tudo mesmo… quero apostar que eles ja tem um serviço de Advogados pra ir no inferno cobrar a recisão de contrato, no caso de suicídio!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alex iPilot

    Qual a pena para o (pobre infeliz) funcionário que cometer suícidio? Pena de morte ou ele será ressuscitado?

    Pior é que talvez resolva mesmo, metódicos, submissos e cumpridores de regras, leis, regulamentos e afins como são eles… Talvez resolva mesmo o problema e ninguém mais cometa suicídio porque é proibido. Só acontecia porque ninguém havia proibido antes.

  • Leônidas

    Agora vai!
    kkkkk!!!

  • aleft

    Só quero saber o seguinte. em caso de descumprimento de contrato como irão processar o funcionario por quebra de contrato se ele ja está morto.

    • Asuidhasihdasiu, cara… Quem duvida é loko. Hehe! =P

  • Overlord

    Até na hora de cometer suicídio os asiáticos são educados…

    Deveriam aproveitar e amarrar C4 no corpo levar metade da fábrica da Foxconn com eles… 🙂

  • “É com falsificações e desrespeito aos direitos humanos que a China está hoje crescendo. Até quando permitiremos isso?”

    Se eles querem crescer na merda que mal tem? O governo de lá que deveria tomar providências, e nós (no caso o governo) daqui. Né?

  • DarkSide

    O que acho estranho é que não é so a Apple que usa fábrica na China e não é só a Apple .. aliás se só a Apple mudasse a produção para países com mão de obra bem mais cara (e ter produtos muito mais caro) , tenho certeza que as pessoas não iriam aprovar essa decisão da Apple, e muitos dos que aplaudissem não iam mais comprar produtos dela. Existe muito gente que fala por falar , mas todos que exigem produtos mais baratos estão pagando e alimentando essa indústria chinesa.

  • JanjaBoy
  • iZreiz

    Agora eles vão resolver todossssssssss os problemas deles com uma carta de proibido se suicidar. Que coisa mais inteligente.
    É a mesma coisa de dizer “vai pegar minha arma para que eu te mate”, quem faz isso?
    Como uma empresa deste porte faz uma carta deste tipo? Quem diz que se der na telha isso vai impedir o fulado ou cicrano de se matar???
    Com certeza isso vem a beneficiar ela mesma que quer fugir da responsabilidade que tem, e do quanto escravisa seus funcionários.
    O que deviam fazer é ver dar melhores condições de trabalho e não um regime de escravidão semi-aberto.
    🙁

  • iZreiz

    Mais uma coisa para aqueles que falam e falam da Apple e outras que procuram produtos mais baratos, sempre tem uma opção, pode não ser na china, coréia, mas sempre existe um outro lugar. É claro que nem sempre com o valor tão abaixo, mas será que a ganancia da Apple e outros de ter um grande lucro, não é hora deles verem isso?
    O próprio livro a cabeça de SJ fala que ele dificilmente abre a mão para o mais que o dobro de lucro, e isso não se dá só com ele, mas sim com outras empresas.
    Tenho certeza que se a população recusasse alguns destes produtos (algo dificílimo de acontecer) e que algumas empresas abaixassem um pouco as suas margens ganânciosas de lucro (algo mais difícil ainda de acontecer) mudaria um pouco mais esta cena.
    Mas fazer o que né?

  • guidson

    Toma que nossos patrões não nos faça assinar um termo de compromisso para não ficar doente… 🙁

    • Renato Doná

      Numa loja que eu trabalhei num shopping onde não existe folga aos sábados meu gerente dizia:
      “Se for morrer, morre até quinta, porque se morrer na sexta vai ter que faltar ao proprio velório.”

      Faltou isso no documento dos “china”.
      Kkkkkkkkkkkkkkk…

  • J.Fernando

    Agora eu lhes pergunto, aonde está os estados unidos com a sua política de “liberdade para todos”? Não é nessa cituaçãoque o país americano deveria vir intervir a de fato, lutar pela liberdade desse povo? Ao menos tentar a diplomacia com o governo chines? Aonde está a ONU? È fácil ver o mundo fechar os olhos para cituações desse tipo, vendo que esses ‘escravos’ (Pois é isso o que aparentam ser.) estão ‘trabalhando’ e se sacrificando por empresas do resto do mundo para faze-las ricas. Enquanto isso a china cresce apenas teoricamente, pois o país só tem aumentado o pib, não se vê o crescimento do país olhando para a sua sociedade. È triste ver que o mundo está cheio de fale muito e pouco faça.

    • JanjaBoy

      J.Fernando, concordo com você; onde está o “Xerife/sheriff” nessa hora? Não está porque mexe no bolso dele e isso não pode. 😉

  • luiz

    Ah sim porque se eu me suicidar eu vou realmente processar a empresa! .. Não faz sentido, como ja dizia felipeneto

  • Júnior

    Um absurdo!
    A que ponto nós chegamos….

  • christian

    iLex fala serio,nao seja inocente…a apple esta ciente disso tudo e nao vai trocar de fabrica porque com certeza os custos da foxconn sao baixissimos..e dane-se o tratamento desumano!

    • Achei tão engraçada a sua frase inicial. Foi de uma soberba incrível.
      Acho que você deve reler o texto, se precisar, eu desenho. 😉

    • Rafael

      Voce fala isso christian porque não é vc que está la trabalhando mais que boi de engenho com direito a uma tijela de arroz no almoço e um banho frio no final da tarde. Não sei quanto a voce, mais com certeza tem muita pessoa que frequenta o forum que recebeu ou recebe tudo de mão beijada de um pai ou uma mãe, não sabe o que é trabalhar pra sobreviver. Não é o meu caso tambem, mais eu tenho o sentimento de entender por que estes coitados se matão.

  • aleft

    Essa é a realidade do capitalismo. onde os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.mas apesar dos EUA serem mesmo o grande vilão dessa estoria, qualquer pais capitalista tb pratica esse tipo de crueldade.o ser humano é naturalmente explorador, o mais forte ou mais apto sembre vai prevalecer sobre o mais fraco. é a lei da selva.
    Aqui mesmo no Brasil se explora mão de obra barata. ha visto os pobres coitados do nerte e nordeste que vieram pras capitais sem nada, com esperança de melhorar de vida e ralam por um salario minimo ou menos e acabam morando em favelas ou nas ruas.isso sem falar em trabalho escravo que ainda acontece por aqui.
    O capitalismo é terrivel, mas a base dele vem da natureza predatória do homem contra seu próprio semelhante.

  • Rafael Kapela

    “…estão se suicidando” é pleonasmo!
    Suicídio é cometido pela pessoa que o faz, SEMPRE a SI mesmo.

    “estão suicidando” é o correto

    • Eu acho muito bom quando os leitores alertam sobre erros de português nos textos, isso ajuda bastante o Blog.
      Mas quando alguém afirma tão categoricamente uma coisa que não é correta, aí acho chato.

      “Se suicidar” já caiu no uso geral e é comumente aceito. Como na frase “eu vou me suicidar”.

    • Daniel

      Esse deve ser um dos mitos mais velhos da língua portuguesa.

      Consulte qualquer dicionário: “suicidar” é um verbo pronominal.

  • Fico imaginando qual seria a punição caso o funcionário quebrasse o pacto. A morte? =D