Notícias

iPhone brasileiro: Apple estuda abertura de fábrica própria no país

A notícia é quase inacreditável, mas parece real. Segundo a edição deste domingo do jornal Folha de S.Paulo, a Apple já estaria estudando a possibilidade de fabricar seus produtos no Brasil, na região de Jundiaí, a 60km da capital paulista. Caso se concretize, isto significaria uma queda significativa no preço do iPhone, do iPod touch e do MacBook em nosso país.

A chinesa Foxconn, conhecida parceira da Apple e responsável pela fabricação do iPhone na China, já possui uma fábrica no Brasil, o que facilitaria muito o início da produção. Porém, a viabilidade disso poderia ser dificultada pelas barreiras burocráticas.

O Brasil é um gigantesco mercado e engana-se quem acredita que a Apple não saiba disto. Ela está de olho, mas ainda enfrenta dificuldades. Há pouco tempo, o próprio Steve Jobs teria dito:

Não podemos nem exportar os nossos produtos com a política maluca de taxação superalta do Brasil.

É uma verdade: o país possui uma das mais altas taxas de importação de eletrônicos do mundo, fazendo com que o preço final para o consumidor seja geralmente o dobro do que se paga lá fora. Por isso o interesse da Maçã em fabricar diretamente aqui seus produtos, permitindo incentivar diretamente as vendas internas. O brasileiro já provou que ama a marca, mas nem sempre tem condições de comprar seus produtos.

Na América Latina, o Brasil é o que mais cresce, registrando o maior aumento de renda e consumo. Estima-se que o mercado de smartphones no país deva dobrar em 2010 e repetir o resultado em 2011. Nokia já possui fábrica própria em nosso território e a RIM (fabricante do celular BlackBerry) já anunciou que também está vindo para cá. O interesse da Apple, portanto, é muito grande.

Mas para que a Foxconn de Jundiaí possa começar a fabricar os produtos da Apple, é preciso primeiro regularizar alguns pontos pendentes. Como a maioria das peças não seriam fabricadas localmente, a Maçã precisa apresentar um PPB (Plano Produtivo Básico) para conseguir descontos de impostos na importação das várias partes dos aparelhos. Além disso, as duas parceiras devem realizar investimentos para que a fábrica brasileira possa criar uma linha de produção exclusiva para a Apple. Atualmente, a Foxconn brazuca já produz equipamentos para a HP.

As negociações, segundo o jornal, teriam sido iniciadas ainda em meados de 2009, se intensificando nas últimas semanas.

Nem a Apple e nem a Foxconn confirmam oficialmente a notícia, o que tradicionalmente já era de se esperar.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Lucas

    Quero tanto que isso seja uma realidade próxima…

    • Enzo

      se a apple vier fabricar os seus aparelhos aqui, seria OTIMO para nós, mas para o Brasil não, porque o mercado interno ia diminuir! ninguem iria querer mais aparelhos brasileiros, e sim aparelhos americanos (produzidos no brasil) isso iria atrapalhar o desenvolvimento brasileiro, porque a mercadoria brasileira se tornaria rejeitada por nós mesmos, ex:

      Eu compro um ipod produzido no brasil em vez de comprar qualquer outro aparelho propriamente brasileiro, eu estaria incentivando a apple e o seu mercado internacional e o brasil não iria crescer nada com isso…. Mesmo que seja uma boa noticia para nós que AMAMOS o iPhone, para o mercado brasileiro não seria, e isso iria atrassar o brasil em sua tentativa de se tornar um pais de 1º mundo!

      • Fábio Soler

        Mas existe alguma produtora de tecnologia eletrononica móvel brasileira que seria prejudicada?
        eu não conheço nenhuma 😉

        • Marcelo

          Era exatamente isso que eu ia perguntar para ele. Para que citasse pelo menos um fabricante nacional. O cara viajou pra Marte no comentário dele. É puramente um comentarista sem alicerce no que fala.

      • Alborghetti

        O BRASIL QUE SE FODA! Eu prefiro incentivar a Apple doque incentivar o Brasil a produzir mais produtos mau feitos e frágeis.

        • É pessoas como você que fazem o Brasil andar pra trás, pessoas que dizem “Foda-se o Brasil, quero morar fora daqui”. Deveriam realmente conseguir do Brasil, o problema é que geralmente esse tipo de pessoa carece tanto de cultura que acaba ficando aqui mesmo. (SIM, desenterrei o post, mas precisava dizer isso)

      • Rodrigo

        Ah claro, vc vai comprar um MP3 da gradiente? ou um celular da Sti?
        melhor ainda, vc tem um computador da Positivo?
        e nem precisa ir muito longe, porque mesmo eles usam know-how de fora do país com boa parte dos fabricantes trabalhando em CKD, (tudo vem desmontado e montado aqui)
        a apple vir pra cá fabricar(ou montar) seria super vantajoso, na geração de empregos, no recolhimentos de impostos.

        • Binho

          Ia falar isso agora Rodrigo. Ganhamos sim, e não é pouco!!! Arrecadação de impostos, geração de empregos, know-how, absorção de novas praticas/tecnologias/conceito, preço mais acessiveis, ganahmos ao exportar esses produtos, etc…Enfim, falar que produção da Apple ser no Brasil é ruim é como dizer que a Fiat em Betim/MG não é um ponto posotivo para nosso país, apesar que o carro fabricado da Fiat aqui sai mais caro que para um comprador Argentino ou Chileno, por exemplo. Como disse Jobs, politica de taxação maluca de nosso país, até nós brasileiros sofremos com a tributação excessiva.

      • Gerson

        Mas Enzo,

        de que produto própriamente Brasileiro você se refere? rs..
        Não existe nenhuma grande MARCA nacional…

        Existem inúmeras marcas que produzem aqui, mas são marcas internacionais…

      • Ed

        Nossa. Que raciocínio mais arcaico. Fiquei até assustado ao ler.

        Não tem que proteger a indústria nacional coisa nenhuma. O pessoal não estuda nem a história recente pra saber o que já foi tentado, o que funciona e o que não.

        Tem que competir com os melhores do mundo e ganha quem fizer melhor. Só os medíocres temem a competição.

      • Guto

        Olha, eu vejo por outro ângulo… Vejo que se nossos produtos são ruins, podem melhorar com a vinda da Apple pro Brasil.. Afinal eles vão ter que aprimorar, e se isso não acontecer, prefiro ficar com aquilo que é melhor e se nesse caso for a Apple, não posso fazer nada…

  • Thiago

    Meu precioso fabricado ao lado de minha casa? Seria bom demais, pois o preço vai cair!! Tenho uns conhecidos q trabalham na Foxconn =P Ainda bem q não é primeiro de abril, pois parece mentira!

  • Daniel Taiguara

    Seria muito bom mas acho que é apenas um sonho !
    Eu já passei em frente da fabrica da FoxConn pela rodovia dos Bandeirantes e a acho bem pequena !

  • É difícil demais de acreditar. A Foxconn produz os produtos da marca em algum outro lugar no mundo além da China?

  • Felipe Souza

    Caramba, essa notícia veio em boa hora, próximo ano vou fazer o vestibular e talvez essa notícia possa me ajudar a escolher o curso!
    Tomara que aconteça msm!!

  • William Kunitake

    Seria muito bom se os preços dos iProducts diminuíssem aqui no Brasil…. Eu por exemplo, já teria comprado faz tempo um MacBook Pro se os preços não fossem muito superiores ao dos EUA…. Se fabricarem aqui mesmo e o preço diminuir muitas pessoas irão “Pensar Diferente”….

  • Ednilson Rosa

    Boas notícias!! Tomara que se concretizem!

  • Henry

    Jurava que quando li o titulo dessa noticia pensei que foce num Brasil de algum outro mundo paralelo ou coisa parcida….

    PS: Como tem mp10 ou 11 sei la direito, imitando o iPhone, uma coisa eu sei eles estão cada vez melhor em fazer isso por que tem gente acreditando que quandovr algum estragado, é algum tipo de prototipo ou coisa parecida….

  • Dudrone

    é possível sim, ainda mais que, por mais que não seja bem isso que vou dizer, a mão-de-obra quase “escrava” da China é bem parecida com a baixa renda mensal da maioria dos trabalhadores brasileiros…. acho que ninguém iria se importar com o “baixo”, mas padrão, salário para trabalhar na fábrica.

    • “mão-de-obra quase “escrava” da China é bem parecida com a baixa renda mensal da maioria dos trabalhadores brasileiros”

      Não fala uma coisa dessas amigo. Você só pode estar brincando né?

  • lucas hingis

    MARAVILHA! MARAVILHA!

    Tomara que isso se concretize.

  • Cincao

    Kkkkk…. Agora oq vai ter de foto de novos aparelhos vazando na net… Brasileiro sempre da um geitinho.. 😉

  • Bruno Quintino

    Ganhei meu domingo, e no mais a semana inteira. Apple no Brasil, atoron.

  • Woston Mendes

    Nao da nem pra acreditar nisso, os preços iam cair consideravelmente, ia ser mt bom. tomara que esse sonho se torne realidade

  • Notícia mais do que ótima…
    E vale lembrar que tem a americana Flextronics em Sorocaba, que fabrica Lenovo, BlackBerry, HP dentre outros…
    Ficamos na torcida positiva…

  • Alexandre Kenji Honda

    1 de abril de novo?
    O Brasil tem que sofrer cada vez mais, só assim uma hora vão ceder e baixar essa taxa de importação. Nessas horas odeio esse pais e tenho vergonha de ser brasileiro.
    Sinceramente.

    • Binho

      Discordo em partes. A politica protecionista é uma prática tão antiga quanto o capitalismo e é mais válida ainda para países em desenvolvimento. De que forma vamos desenvolver nossa industria se um produto de paises desenvolvidos chegarem aqui com uma qualidade superior e um preço bem inferior ao que temos capacidade de produir? Baixar nossas tarifas de importação, neste momento ascendente que nossa economia está vivenciando seria péssimo. Ainda não podemos nos dar o luxo de fazer isso, quem sabe daqui alguns anos. Lembre-se, algumas grandes marcas mundiais tem fabricas aqui muito em função desta politica “maluca” de taxação do BR, pois sabem, nosso mercado é cada dia mais favoravel. Acreditem, o mundo está de olho no Brasil.

      • Gerson

        Caramba Binho,

        demorou para aparecer um comentário que não fosse sensacionalista e com fundamentos.

        É claro que essa politica nos atinge negativamente quando pensamos no nosso poder de compra para produtos importados, mas essa é uma visão miope e microambientada.

        Em uma visão macro, como você mesmo diz, isso gera um estímulo para a abertura de novas industrias no país e força o desenvolvimento interno.

        • Binho

          Pois é Gerson! Esse foi o tema da minha monografia no Curso de Comercio Exterior no ano passado. Esta questão de tarifação aos produtos internacionais é mais abrangente e complicada do que achamos. Eu conclui que NÃO está, ainda, na hora do Brasil “abrir” totalmente as portas. Nossa economia está crescendo a saltos largos mas ainda não estamos ao ponto de disputar com paises já desenvolvidos. Durante todo ano de 2009 morei na Inglaterra, estava fazendo um curso por lá e, podem acreditar, vi por diversas vezes o Brasil em varios jornais da Europa (The Guardian, BBC, etc) como exemplo de crescimento economico em época de vacas magras (crise).

  • Algus Helm

    Tomara que esse iBrasil funcione mesmo… em julho vou camprar meu iMac e espero que o preço cai muito…

  • John

    Será que as autoridades estão atentas a esta possibilidade? Pq tem muita gente que acha q empresa grande de informatica é IBM, Microsoft e etc ainda…. Ai ouvem falar uma noticias destas e não percebem a importancia. A Apple já que a quinta fabricante de computadores e a cada dia cresce mais. Sem contar que é celular logo vai ser a maior.
    Espero que venha mesmo.

  • Eu tenho esperança na vontade e visão comercial da Apple, mas até onde sei, o raciocínio mediocre da politica de impostos deve se apresentar sempre que algum progresso globalizado ameace diminuir o atraso brasileiro em termos de novidade e oportunidade tecnologica. Eh minha raiva pessimista, mas eu bem que queria queimar minha lingua 😉

    • Enzo

      Realmente eu te apoio, se a apple vier fabricar os seus aparelhos aqui, seria OTIMO para nós, mas para o Brasil não, porque o mercado interno ia diminuir! ninguem iria querer mais aparelhos brasileiros, e sim aparelhos americanos (produzidos no brasil) isso iria atrapalhar o desenvolvimento brasileiro, porque a mercadoria brasileira se tornaria rejeitada por nós mesmos, ex:

      Eu compro um ipod produzido no brasil em vez de comprar qualquer outro aparelho propriamente brasileiro, eu estaria incentivando a apple e o seu mercado internacional e o brasil não iria crescer nada com isso…. Mesmo que seja uma boa noticia para nós que AMAMOS o iPhone, para o mercado brasileiro não seria, e isso iria atrassar o brasil em sua tentativa de se tornar um pais de 1º mundo!

      • Nossa. Sério mesmo que você pensa assim?
        Comprar porcaria só porque é brasileiro?

        Não estou dizendo que o que é brasileiro não presta, mas por essa sua filosofia aí, se compraria o produto porque é brazuca, não porque é bom.

      • ricman1103

        mesmo que a empresa nao seja brasileira e o produto tambem nao, o simples fato de ter uma fabrica aqui significa mais emprego, investimento, melhor imagem do pais no exterior e etc. com mais emprego, o mercado interno aumenta, porque eu aposto que no que voce come tem varios produtos brasileiros. e alem disso, a concorrencia da apple aqui ia forcar as brasileiras a sair do mercado ou melhorar os produtos.

        • Binho

          Enzo, por favor, não me leve a mal mas, já considerou a possibilidade de viver em Cuba, Venezuela, Coreia do Norte ou qq outro país que tem essa mesma filosofia que a sua? 😉

  • Gustavo Moraes

    Taxação Maluca, CONCORDO!!!
    Macbook Pro com core i7 US$2199,00 = R$7699,00!
    ABSURDO!

  • José Bernardo

    Excelente noticia, totalmente capaz de se concretizar.

    Vale lembrar também que a mesma fábrica da Foxcoon fabrica também os notebooks SONY VAIO.

  • Pareçe mentira

  • André

    Queda de preço?! Na atual conjuntura onde todas as empresas que vem para o Brasil aproveitam para ganhar mais dinheiro por aqui… não acredito em queda de preço.

  • Marcelo

    Nossa, melhor notícia que lí hoje!

    @BlogdoiPhone 9.048 followers o/

    • Rumo aos 10 mil! 😀

      • Marcelo

        Com certeza! 😀

  • Rodolfo de Oste

    Ótima notícia. iLex, tem uma pequena diferença entre fabricar e montar. Essa Foxcoon apenas monta né? Isso já derrubaria muito o preço final . Parabens pela noticia.

  • Amém!!!

  • zigfrid

    bem agora produz aki pra escapar das taxas malucas de importação e…

    encontra a super alta taxa de impostos do brasil e o iphone acaba pulando pra R$ 3000,00

  • João Diego

    Acho que vou abrir o post no iphone e deixar uma vela acesa do lado durante uma semana!
    Que notícia fabulosa!
    Espero que a burocracia não atrapalhe!

  • Vinicius

    Fiquei feliz!

  • Leo

    Ahhhhhhh vou morrer =D

  • JanjaBoy

    Imagina que Sony, Dell, Toshiba, Honda, Toyota, Chevrolet, Ford, Volks Wagen, Hyundai, Fiat, IBM e tantos outros fabricantes acham que o mercado brasileiro é bom. Por quê a Apple não iria achar?

    • Armagedon

      Bem como atualmente Lamborghini, Ferrari, BMW,etc , que só não produzem aqui mas já confirmaram presença oficial no país através de representantes.

      Depois da crise o Brasil criou imagem forte perante o mercado internacional, principalmente referente ao Europeu, até empresas que já existiam aqui começaram a investir diferente depois da crise mundial, a Fiat trazendo seu compacto 500, Volkswagen com o Golf conversível e mais uma porrada.

      Eu sempre falei que depois da crise a coisa ia mudar um pouco no Brasil porque os caras que consumiam 60% do que se produzia no mundo agora estavam quebrando e fortunas bilionárias caindo pela metade (muitos até pensaram em suicídio) o foco não seria mais somente os EUA, o que falta é a indústria de games pensar nisso também e o governo do Brasil dar abertura à elas.,

  • marcelo

    Ta, e isso vai servir pra que? o preco dos aparellhos vao diminuir mesmo?
    Aposto q ainda vai ser mais vantajoso comprar eles no exterior.

    • Janja Boy

      Quando você ficar sem a garantia porque trouxe do exterior, vai ver que não foi um bom negócio.

  • iMatews

    Estou torcendo para que a Apple consiga abrir sua fábrica aqui. O preço dos produtos ia cair quase que pela metade, e ela iria conquistar o mercado brasileiro.
    Tenho certeza que essa noticia eh verdadeira. Acho que Steve pensou: nao vou abrir uma loja, por que se eu importar, vai ficar caro. Entao, vou abrir uma fabrica, e ficara um bom preço.
    Será uma grande estrategia inteligente

  • Jorge

    Bela notícia mas a galera não precisa ficar tão animada assim, se for rolar mesmo vai ser tanta burocracia e tal que vai gastar no mínimo uns 3/4 anos para sair um produto fabricado aqui.

    E no caso seria uma modelagem, ou seja, eles trariam todas as peças de fora e só montariam aqui.Sim vai ficar mais barato mas nem chegará perto dos preços americanos, talvez uns 15 a 20% de desconto.

  • Carlos

    Bela notícia mas a galera não precisa ficar tão animada assim, se for rolar mesmo vai ser tanta burocracia e tal que vai gastar no mínimo uns 3/4 anos para sair um produto fabricado aqui.

    E no caso seria uma modelagem, ou seja, eles trariam todas as peças de fora e só montariam aqui.Sim vai ficar mais barato mas nem chegará perto dos preços americanos, talvez uns 15 a 20% de desconto.

  • Gabriel

    nouss…. inda bem que meu curriculo ja ta la no jobs online da apple =P

  • Homero

    Altas taxas….. Espero q o povo lembre-se disso na hora de escolher os proximos candidatos #amem

  • ricman1103

    “Chinezinha bem feliz” hahahahahaha euri

    • Hehehe… 🙂

      • marcos jp

        ela ganhou um aumento de salario pra posar na foto sorridente hehehe!!

  • Cléber Oliveira

    Aí sim, fomos surpreendidos novamente!

  • Será que o Brazil que a Apple quis dizer não seja a cidade Brazil que fica no estado de Indiana, pertinho de Indianápolis?

    • ricman1103

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Thiago Sass

    Tomara, pois trabalho como gerente do itaú, e na minha agência é que está o gerente de empressas q cuida da conta da foxconn,tb sou de Jundiaí…
    quem sabe consigo comprar as coisas com preço em conta…já que meu Sonny Vaio e o meu monitor de 22″ comprei barato com eles….

    • Dan Cautella

      Acredito na sua felicidade, mas você foi “idiota” em falar que é gerente de banco e comprou com desconto favorecido pela posição….

      Que b.osta colega, que nem amigo é para ser considerado….

  • Daniel Bittencourt

    Seria bacana se eles estudassem a implementação dessa fábrica na Zona Franca de Manaus. Ha um tempo atrás tinha ouvido o rumor que a Apple estaria cogitando abrir uma fábrica lá. Seria interessate ter as duas maiores rivais de smartphones no mesmo produzindo no mesmo lugar. (Fábrica da Nokia fica em Manaus)

  • Fabricio Kannenberg

    Acho correto o Brasil taxar produtos importados!
    Mas também deve incentivar a instalação de fabricas no pais. Gerando assim empregos e movimentando ainda mais a economia, ja que os preços caem para os fabricantes e consumidores.
    A Apple com toda certeza sabe que o Brasil é um mercado promissor e na minha opinião, quer muito fabricar o produto aqui em nosso país. Porem, todos nos sabemos que o Steve é muito cauteloso e criterioso em suas ações, e não vai tomar nenhuma ação rápida e sem planejamento.

    Resta a nós esperar.

    😀

    • Binho

      faço das suas palavras as minhas.

  • Rodrigo

    isso se chama ESPECULAÇÃO, para baixar o preço da fabrica q certamente será feita em outro pais da américa latina como mais provável o México onde ja existe tudo pronto, mas com essa ameaça o preço da fabrica cai.
    pra um bom entendedor meia palavra basta: o próprio Jobs já disse q é piada ter ou mandar qualquer coisa para cá

  • Dynho

    É….com essa noticia, 2012 vai ser o fim do mundo mesmo.

  • Vitor Sá

    “É….com essa noticia, 2012 vai ser o fim do mundo mesmo.”
    Hahahaha! Concordo!

  • Luks56

    Uhuuuuuuuuuul
    sou de Jundiaí!!!!!!!!!!!!
    jah to pronto pa trabalha na fabrica da apple!!!
    ushauhsauhsauhsauh

  • caio

    espero que isso nao aconteca, ja eh um inferno a inclusao digital, agora imagina qualquer um com um ipod?
    e alem do que eu nao compraria um produto foda que eh feito a 20km da minha casa ._.

  • caio

    concordo com o Enzo, eu pelo menos nao compraria um produto feito do lado de casa, tanto que eu comprei meu ipod fora do pais justamente para nao vir um ridiculo simbolo da Anatel atras.

  • Jéssica Carolina

    Bom realmente seria uma boa…
    mas…A empresa foxconn do brasil creio eu que não tenha capacidade,falo por experiencia própria,trabalhei lá até o dia 10/12/2010 e por mais que batam metas,consigam fabricar aparelhos…que concerteza os brasileiros vão comprar por que o custo diminue totalmente néh,pela qualidade não iria compensar,pois deixam cair no chão,a qualidade só se preoculpa em não mandar aparelhos a mais e nem a menos,defeitos poucos são pegos…a não seu quando mandamos daki pra o exterior,afinal de contas imaginem só o qt eles não pagam pela exportação,enfim…

    pode até ser que dê certo,mas eu não colocaria minhas mãos no fogo,e nem compraria aparelho feito
    aki msm,pessoas da própria empresa não compram aparelhos que produzem…
    então quem comprará????

    Aqui é minha opnião*

    obrigada!