Notícias

Google lança Nexus One, com dicas do que poderá vir no próximo iPhone

A Google anunciou oficialmente nesta terça-feira o lançamento do seu celular próprio, o Nexus One, causando burburinho em toda a imprensa. Mas o que ele significa? Seria o começo do fim do iPhone? Ele é revolucionário mesmo? Quais as consequências para o próximo modelo de celular da Apple?

É isso que vamos filosofar neste artigo. 🙂

Não acostume mal. Uma imagem assim bonita de um celular que não é da Apple é (e sempre será) coisa rara nesse Blog. A intenção desta matéria não é falar bem (nem mal) do novo celular e sim analisar os pontos que ele incentiva a maçã a nos trazer melhorias no próximo iPhone.

A experiência de uso de um iPhone OS e um Android é diferente, por isso, não vamos perder tempo aqui comparando os dois. Mas é interessante notar que, apesar do Nexus não ter nada de revolucionário e nem ser classificado como um iPhone killer (o campo de distorção da realidade da gigante das buscas preferiu chamá-lo de superphone), ele possui características de hardware que podem forçar a Apple a finalmente mostrar as cartas que esconde na manga.

Sempre afirmamos aqui que o que nós precisamos é de uma boa concorrência para provocar a evolução do iPhone. É uma tática comum na indústria (não só de celulares) de segurar tecnologias esperando uma maior competição do mercado. O iPhone não é imbatível e nem deverá reinar eternamente, mas enquanto os outros celulares sempre procuraram igualar o modelo de 2007, a Apple ficou bem tranquila no seu trono, inclusive nem se preocupando em mudar o layout do aparelho do 3G para o 3GS.

Agora, a coisa começa a esquentar e a Apple vai ter que se mexer se não quiser perder sua superioridade. As características do novo celular que ela terá que superar no próximo iPhone são:

Tela AMOLED: há tempos que se espera no celular da maçã a adoção destas telas mais finas e de maior economia de energia. O próximo modelo já tem tudo para trazer essa tecnologia.

Câmera de 5 MP, com flash: também fazem partes de rumores antigos uma câmera de 5 megapixels para o iPhone, apesar do Droid já possuir uma e não ficar tão a frente assim. Eu não sou muito fã de flash, mas quem sabe?

Wigdets: A versão do Android OS que equipa o Nexus possui uns widgets de tempo e de notificação bem interessantes. A Apple poderia dar o braço a torcer e modificar seu design da tela de início do iPhone, que não muda há 3 anos (uma eternidade no mundo da tecnologia).

Processador de 1GHz: a máquina é potente, mais rápida que os 833MHz (capado em 600 MHZ) do 3GS. Isso permite não só rodar aplicativos, mas também animações em plano de fundo. O wallpaper é interativo, mudando com o tocar dos dedos. Bem interessante. Para confrontar isso, o próximo iPhone poderia vir com processador multicore Cortex-A9, que permite velocidades de até 2GHz, o que bateria com folga o Nexus.

– Definição de tela: Em tamanho, o novo aparelho não difere muito (3.7 polegadas contra 3.5), mas a definição é bem maior. O Nexus possui 480 x 800 pixels, contra os 320 x 480 do iPhone. No que isso muda na prática em uma tela pequena? Sinceramente não sei dizer. Mas a possibilidade da Apple estar trabalhando na adaptação de formatos diferentes para aplicativos para que rodem em um provável tablet pode permitir que o seu celular tenha uma definição diferente sem perder a compatibilidade com a App Store.

A competição sempre é boa, mesmo que dessa vez não tenha sido assim tão grande. Mas já serve para nos dar boas esperanças de que mudanças importantes estão por vir ainda esse ano. Afinal, junho é logo ali. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • pedro

    “No que isso muda na prática em uma tela pequena? Sinceramente não sei dizer.”

    Você nunca mexeu num celular com altas resoluções?
    Muda muita coisa!
    Por exemplo você pode ler uma página com o zoom no mínimo. As fotos ficam incrivelmente melhor na tela. Tudo muda pra melhor.
    E olha que só mexi no Diamond e no Touch PRO que tem 480×640 que tinham apenas 2.8″. Os 480 x 800 em uma telona de 3.7″ devem ser incríveis.

  • Rodolfo

    Interessante. Nada melhor do que cutucar a onça pra ver ela reagir. Que venha o novo iPhone e que seja um concorrente a altura do Nexus. A Google não costuma brincar em serviço. Um abraço!

  • O próximo iPhone promete, já que deve se igualar aos (hardware dos) competidores, tento um diferencial que o torne melhor!

  • Marcio Sell

    Sem dúvida é um aparelho interessante. Tomara que sirva para a Apple chacoalhar a poeira.

    E que venha o iPhone 4G com tela OLED e quem sabe, multitasking.

  • Bruno

    Ele tem tela de AMOLED e não OLED (sim, são diferentes)

    E nas especificaçãoes técnicas do próprio site da google não fica muito claro o GPS, apenas cita AGPS.

    Bruno

    • Tem razão. Corrigido. 🙂

      • edbertin

        Já vi que o estagiário novo não vai durar muito tempo kkkkk

        Abs.

  • Overlord

    Ainda acho que o principal diferencial do iPhone não é seu hardware (multitouch) e sim a quantidade de software disponível para ele!

    Ok, existe software para Android mas nada até agora bate a “cacetada” de coisas existentes para o iPhone lá na App Store!
    Basta ver a quantidade de downloads divulgada pela Apple: 3 bilhões de download em 18 meses!

    E de que adianta ter um celular multitarefa se não há aplicativos decentes (ou em número suficiente) para ele?
    É como ter uma Ferrari e andar numa estrada de chão.

  • Gustavo

    Caramba, estava querendo ir hoje comprar meu iphone 3GS.Agora estou com medo de comprar e mais no final do ano a apple lançar um novo! :/

    • Mais no final do ano não, já tem data certa: junho/julho teremos um novo iPhone. 🙂

  • Roderick

    “E nas especificaçãoes técnicas do próprio site da google não fica muito claro o GPS, apenas cita AGPS.”

    Bruno, A-GPS é um GPS melhorado, hehehe. A diferença é que o A-GPS usa as antenas da rede celular pra fazer a triangulação e achar o ponto mais rápido, mas com menor definição do local. Kkkkk, rindo muito aqui….

    • Depois de achar a posição aproximada pelas antenas de celular ele liga o GPS de verdade, que dá a localização exata (com 2 ou 3 metros de erro). Do jeito que você disse parece que A-GPS dá um resultado pior. O resultado é o mesmo, só que mais rápido.

  • Joao Paulo de Oliveira Goncalves

    320X480 são horriveis se voce for prestar atençao na qualidade, todas as imagens parecem ter o efeito “blur”
    Não troco meu iPhone por nada na vida mas que ele tem mais brilho que qualidade isso tem.

  • Max

    o AMOLED é superior ao OLED, pois tem a matriz ativa de TFT, o que torna a taxa de atualização mais rápida.

    O grande diferencial do iPhone, na minha opinião, é o Sistema Operacional. A interface nem é tão mais revolucionária, pois o multi-touch com telas capacitivas já está presente em outros aparelhos. Mas o iPhone OS ainda é superior aos outros sistemas, inclusive ao Android. Não sei se nesse Nexus eles colocaram uma versão melhorada do Android, que não trava tanto e tão bugada quanto a versão que tem no HTC Hero. A briga vai ser boa, pois o Google sabe inovar tão bem quanto a Apple. Na minha opinião serão os dois grandes players do mercado de smartphones. RIM, Nokia e Palm perderam o bonde.

    • Juliano

      Concordo! O diferencial competitivo da Apple é o excelente OS…

      A maçã está hoje em uma posição confortável de líder da tecnologia, como já estiveram IBM com os mainframes, Xerox, a Ford com o T…. Fato é que a concorrência não para, e todos esses padrões evoluiram por causa dos competidores.

      Que seja assim com o iPhone! Por isso até torço para esse Nexus… rs

      Abraços

    • Bruno

      apesar da tela capacitiva(como a do iPhone), o Nexus One nao eh multi toque, o q considero uma falha absurda do Google…

      • Não é falha, a Apple tem a patente do multi toque.

        Tanto que o Motorola Droid não possui multotoque, enquanto que a versão “resto do mundo” (milestone) possui.

      • Max

        Pois é, por isso que quem chega primeiro se dá bem. A Apple vem fazendo isso a tempos, patenteando tudo a rodo. Daí, somente os produtos dela ficam com esses diferenciais. E analisando bem, esse Nexus nem é inovador, pois é apenas a mesma coisa, mas com o hardware melhor. Não é um divisor de águas como o iPhone foi. O iPhone quebrou paradigmas imensos com a sua tela multi-touch, e ausência de teclado físico, coisa que era inconcebível na época. Será que a Apple irá mudar tudo denovo com o novo iPhone? Ou ela partiu pra outra já, com o tão falado tablet que irá lançar nesse final de mês?

  • Juarah

    Estou adorando isso! Já estava canssado de ver nosso precioso bater em cachorro morto!

    • Ricardo

      ha! boa!

  • Uma dúvida cruel se impõe, agora que cada vez é mais certo o novo iPhone. O que fazer com o iPhone que já temos? 🙁

    • Geziel Nascimento

      Vai colecionando, rsrs é que venha o novo 4G.

    • Vinicius

      Manda td pra mim !

  • Sandro

    E a Bateria? Dura mais?

  • Waldomiro

    Fico imaginando o preço deste brinquedo (iPhone com upgrade). Camera de 5 MP filmando full HD?
    O negócio é que a apple tem até o meio do ano para dar a resposta. Então, evoluções esperadas para o futuro podem ser adiantadas, e isso É bom, desde que o valor não suba substancialmente.
    Qual o preço do “superphone” da Google?

    • R. Nogueira

      US$ 530,00 sem fidelidade e US$ 180,00 com contrato de 2 anos na T-Mobile.

  • Bruno

    833Mhz de proc no 3GS? Não eram 600Hhz?

    • Vitor Sá

      Pois é, o processador do iPhone 3GS roda a 600MHz mas é de 833MHz

    • Bruno

      ia comentar exatamente a mesma coisa…eu sempre li q o processador do 3GS era de 600MHz e q o processador de celular mais poderoso (ate ontem) era o do Samsung Jet com 800MHz…

      • pedro

        HTC HD2 tem 1ghz e foi lançado ha algumas semanas

    • É verdade, esqueci de clarificar esse tetalhe. O processador do 3GS permitiria bem mais, mas é capado por causa da bateria. Já arrumei o texto. 😉

  • alex

    Acrecento nessa discussão o seguinte, o design do Iphone continua Imbatível!!!! Que celular feio esse nexus one…

  • Caio

    Também pensava que o 3Gd eram 600mhz e o 3G eram 266mhz será que o ilex somou os dois??? Hhuauha

    • Bruno

      o 2G e o 3G tem processador de 600MHz limitado a 412MHz…

  • R. Nogueira

    Nada como a concorrência!

    Se não fosse lançado nenhum telefone tão bom quanto o iPhone, certamente poucas cartas da manga da Apple seriam mostradas! Agora com um bom concorrente com certeza virá um iPhone e um OS com muito mais novidades do que seria sem nenhum concorrente.

    Esse é um excelente lançamento para nós consumidores! 🙂

  • Jonnye S.

    É sempre bom ver que temos uma fonte de notícias especializada não só no iPhone, mas em todo o mundo Apple, e que traz sempre em suas matérias uma seriedade e profissionalismo que dar gosto de ler.

    Parabéns Blog do iPhone! Essa matéria mostra a seriedade e especialidade de vocês… 😉

    • Err… Na verdade o Blog é só de iPhone OS mesmo (e seus relativos), não do mundo Apple… 😛

      • Jason S.

        Ok, puxa saquismo tem limite… Da próxima pondero mais. 😉

  • edivaldo

    Acho que o que poderia alavancar de vez as vendas do iphone agora seria eliminar essa amarração da compra atrelada a uma operadora, é muito irritante isso.

    • O único motivo disso é fazer o preço ficar mais baixo pro consumidor, por meio duma operadora, e colocar esse preço baixo na sua propaganda. Acho que telefones assim deveriam ser vendidos direto pelo fabricante e você que coloque o SIM que quiser, como os telefones chineses de dois chips, TV e tudo mais, assim os fabricantes se matariam pra fazer o telefone mais rápido, mais moderno, seria tudo liberado pro usuário, modem e tudo mais e as operadoras que corressem atrás pra criar uma rede que aguente esses telefones. É uma piada a decisão de liberar o modem ficar com a operadora se as pessoas já pagam pelo tráfego de dados, elas que enfiem os dados aonde quiserem. Se não tivesse operadoras no meio poderíamos ter modem, o visual voicemail seria um protocolo aberto e cada operadora implantaria na sua rede, usando como motivo pro usuário trocar de operadora. Só teríamos que pagar um pouco (?) mais pelo aparelho…

  • Vitor Sá

    Ainda bem q o Nexus One tem um hardware tão bom, agora quero ver a resposta da Apple!

  • Brian

    Eu tenho o iPhone 3G, ia comprar o 3GS mas vou esperar, acho que agosto o novo iPhone já deve estar por aqui, a concorrencia ta aumentando, acho que a apple deve mudar radicalmente o lay – out e o hardware, tow apostando nisso!!

  • Alexandre

    Já tem gente vendendo o Google Phone por menos de R$2.000,00 no mercado livre sem nenhuma amarração com operadoras.

  • Bruno Jr.

    Massa que se subir mais o processamento do iPhone sem sacrificar o design slim, vai dar pra fritar ovo nele. 🙂 iPan 😀

  • Raphael

    Está na hora da Apple nos surpreender novamente hehe

    Após o primeiro iPhone, as coisas não mudaram muito. Até acho normal, pois tenho um 2G e ainda estou satisfeito com ele.

    Mas sei lá, a concorrencia está chegando e esse Nexus One tá bem legal.

  • Vitor Sá

    Pelo o q eu entendi, o Nexus One possui multitouch. Só que a Google não liberou o seu uso. Não sei o motivo disso, ela deve liberar isso em breve… Dizem que deve ser por causa das patentes da Apple.

    “P.S. We should probably clarify that while the Google Apps tested don’t respond to multitouch, the OS and hardware are presumably multitouch capable.” – Engadget

    • Waldomiro

      Se bobear esles vão esperar que alguém faça um jailbreak que eles não acham legal para habilitar o multitouch…Ai fica a briga da maçã com os dev teams da vida (se as questões de patente fossem simples assim…) 😀

  • Anderson

    Estou muito contente com o hardware do meu 3GS. Muito superior aos anteriores, com os apps disponiveis atualmente esta mais do que bom!

  • Edguitarra

    ivideocamera atualizado 10fps, melhor resolução, interface bem parecida com a do 3GS.

  • Allison

    Eu particularmente sou fa da tela atual do iphone e se a apple decidir mudar eu pelo menos noa vou comprar…
    vou ficar nas versoes antigas mesmo do iphone,
    nunca me dei muito bem com essas telas diferentes!!

  • pLg

    Sinceramente, dei uma olhada no preview do Nexus One no YouTube, ele pode até ter especificações melhores que o atual 3GS, mas na minha opinião nunca vai bater o iphone em termos de disposição gráfica, está que é excelente para o touch nos dispositivos da apple. Sei lá, na primeira impressão (e por vídeo, o q naum quer dizer muita coisa) achei o aparelho do Google meio / naum muito intuitivo (se é que essa expressão exite oO : ) )

  • Marlon

    Lembra que eu disse que o iPhone nao estava muito longe de ser superado e me chamaram de louco 😉

    Outra coisa, o iPhone esta em qual versao? E seu OS? Provavel que o celular da Google tambem vai inovar bastante em suas proximas versoes. 🙂

    • iPhone versão 3
      OS versão 3

      Nexus ONE versão ONE (dããããã)
      Android versão 2

      Ainda tem muito pra evoluir em número de versão, mas isso não conta muito, já que o iPhone fez todo o serviço de inventar esse estilo de telefone e os outros já chegaram com a carne amaciada…

  • Aleft

    Tudo que eu espero é que isso incentive logo a vinda de um novo iphone superpoderoso e completo. de preferencia sem amarras com operadores.

  • Érico

    Vi um vídeo desse novo celular na net e deu pra ver que o sistema operacional responde muito bem ao toque dos dedos e com animações bem legais mesmo. O que mais me chamou a atenção foi a variedade de wallpapers interativos. Cada um mais inovador que o outro. Espero que o próximo iphone bote pra quebrar e deixe os outros com mais alguns anos-luz de atraso. Ah, e que libere o BT ao menos para a pasta de fotos como qq outro celular barato!!

  • Italo

    Eu tb concordo com algumas pessoas aqui…

    Eu relutei muito ao ir para o mundo da maçã…

    Tinha um Nokia 5800 e tinha muita esperança com o N97, mas como todos sabem, a nokia deixou muito a desejar com o N97, fazendo com que a troca do 5800 pelo N97 não valesse a pena, então resolvi entrar para o mundo da maçã e pelo visto, não sairei mais…rsrsrs

    Adquiri um 3GS 32GB na vivo…então, pelo que o aparelho oferece, pra que uma troca seja vantajosa, essa nova geração deverá reprensetar verdadeiramente, uma revolução, senão, não valerá a pena…

    Acho que somente mudança de tela, 2 hrs a mais de bateria ou camera melhor não serão suficientes para trocar o aparelho neste ano…até pq uma nova versão do Iphone OS deverá ser lançada tb e creio que a Apple não irá deixar os usuários do 3GS tão na mão….Então, acredito que as novidades no OS serão suficientes para os usuários de 3GS, agora, talvez para o pessoal do 3G, ai sim, valerá a pena a mudança…

  • Guilherme

    Acredito que o 3GS foi uma atualizaçãozinha do que vem para o iPhone desse ano…
    Veja, por exemplo a bússola, será que a Apple tão detalhista colocaria a bússola no iPhone só pra um GPS? E também a realidade aumentada, só pra alguns aplicativos? Ou será que ela já estava atualizando ano passado para a tecnologia desse novo iPhone, com 3D. Jogos no qual você vira e mexe o celular e tudo em 3D…

    Acho que a Apple tem mais cartas na manga do que imaginamos que ela tenha mesmo!
    =D

  • Guilherme

    Falando em 3D…
    será que a Apple não encomendou óculos 3D já pelo menos para o novo iTablet, você sabe onde ver isso iLex?! xD

    • Por que uma tela 3D precisa necessariamente de óculos 3D? Aparelhos pequenos como um telefone ou um tablet normalmente são usados por uma única pessoa e nesse caso uma câmera frontal com reconhecimento de posição do rosto faz qualquer tela virar 3D, dependendo só do software.

      • Guilherme

        Não falo de reconhecimento, falo de ver em 3 dimensões!
        e para ver em 3 dimensões só usando óculos… 😉

  • Marcos Tanaka

    O mais difícil seria mudar a resolução da tela do iPhone que já é pronta para os mais de 100 mil apps da AppStore. Mudar a resolução causaria uma bagunça gigante

    • Essa parte difícil já está sendo feita pros programas da App Store rodarem no tablet.

  • Luis

    Sem duvida a grande vantagem do iPhone eh a enorme quantidade de applicativos, se nao fosse por isso ja teria abandonado o meu 3GS, pois como telefone ele me irrita muito, eh o smartphone mais burro q ja vi.

    • Italo

      Curiosidade:

      O que o faz considerar o Iphone o smartphone mais burro que conhece?

  • Rafael Castro

    Achei muito bacana o Nexus One, tem novas opções interessantes. E o preço também é um bom atrativo.
    Agora eu não trocaria meu iPhone (se tivesse um, por enquanto só tenho iTouch), a App Store é um grande diferencial a favor da apple.
    Quem venha o iPhone 4G. Só estou com o medo do preço que ele vai vir.
    Abraços!

  • Legal a configuração e tal so que nada combate o iPhone..
    Os aplicativos em si o modo de manusear ele tudoo na real, e fora que só existe 1 botão pra volta pra Home rss..
    So pensa assim iPhone veio em primeiro os outros são copias baratas querendo competir com o iPhone kaka..

    Agora eu penso quando vier o iPhone 4G meu deus..
    O preço tambem não vai ser nada barato coloca ae uns 3 mil reais kakak!!

  • Só eu que achei esse aparelho meio feínho? Não adianta ter um hardware desse e um design tão fraco na minha opinião.

  • Thalmo

    Acho que o melhor a se fazer é comprar aquele Nokia da lanterninha. Quem nunca teve um?

  • Mark

    Que venham novos celulares. com mais concorrencia teremos iphones melhores, o proximo [email protected]@

  • Edguitarra

    iLex
    A resolução da tela do Iphone já é muito alta para o tamanho dela. Aumentar ainda mais seria desperdício de bateria, o olho humano não consegue diferenciar. Nestes casos a visão é mais sensível a diferença de brilho do que de pixels.

  • Bruno Monin

    Sabia que iria ter uma citação do Nexus aqui. 😀

  • Pablo

    Tenho dois iPhones (Classic e 3G) e sinceramente só vou comprar o novo se vier com 2 chips e canetinha. Ah, e um teclado físico embutido feito aquelas mesinhas de computador. Kkkkkkk…

  • Huffels

    Muito bom os comentários da galera… deu para notar que vários aí manjam de celular e suas tecnologias… O iLex deu um bom exemplo de como fazer um artigo “elegiando” um celular da concorrente da apple, sem elogiar de fato… hauhauhauhauha… mas ok!

    Achei muito bom o aparelho, em quase todas suas características ele realmente é muito bom… agora o que é realmente MUITO ruim é o seguinte: a famosa “TRACKBALL” para mexer no menu… essa trackball é horrível, suja demais… entra sujeira no local e estraga absurdamente fácil, tanto é que os novos modelos da blackberry (que foram os pioneiros em trackball) já não tem mais a “bolinha”… agora os Blackberrys novos tem apenas um “sensor” touch ou infrared para mover o menu.

    Isto para mim é o principal defeito do Nexus… fora isto, é um belo Smarthphone… espero que a apple lance novidades como estas tbm no novo iPhone!

    abs galera!

  • Synnx

    Sou um feliz proprietário de um iPhone 3G 16GB e minha maior decepção com ele é justamente a bateria. Analisando os comentários e o artigo em si, vi que a Apple pretende implementar diversas melhorias deveras significativas em sua nova geração de celulares, mas como ficará o tempo de bateria? Ela tem que analisar melhores alternativas pra energia, e acho que poderia ser interessante, caso não troquem a durabilidade da carga, ter uma bateria removível.

    Na verdade, a questão da bateria não removível já é um ponto fraquíssimo do iPhone. Um celular como ele, que tu pode manter por alguns anos, deveria ter uma opção fácil pra compra e troca por uma nova bateria, bem como pessoas que costumam ficar na rua o dia inteiro usando celular para trabalho, poderem carregar uma bateria sobressalente para troca, caso não haja possibilidade de recarga. Ter que mandar o aparelho pra Apple e gastar uma bela quantia monetária pra fazer isso é realmente tenso.

    E a Apple podia baratear tb os itens do iPhone, né? Ela já ganha tanto com o aparelho e a AppStore, que não precisava cobrar R$ 100 por um fone de ouvido e R$ 60 por um cabo Usb.

    Bom, acho que é isso aí. Como esse é meu primeiro comentário aqui, gostaria de acrescentar um elogio ao iLex pela manutenção do blog. Realmente me ajudo muito com questão de desbloqueio e conta na AppStore assim que comprei o meu, não troco esse site por nenhum outro hoje em dia.

    Abs.