Notícias

Google Wallet será compatível com passes digitais do Apple Wallet

No saudoso iOS 6, a Apple lançou o PassBook, que prometia revolucionar a gestão de bilhetes, ingressos e passagens, tornando-os digitais. O mercado todo seguiu o mesmo caminho e hoje é uma coisa já integrada em nosso dia a dia.

Depois, o PassBook mudou de nome e virou Apple Wallet (e depois ‘Carteira’ no Brasil), integrando cartões de crédito.

O formato de arquivo usado no Apple Pass é o ‘pkpss’, que até então só a Apple aceitava. Mas isso deve mudar em breve.

Segundo um xuíte de Mishaal Rahman, um conhecido colaborador de sites de Android, alguns usuários já estão conseguindo importar passes da Apple em seus dispositivos, o que indica que é uma funcionalidade ainda em desenvolvimento.

Segundo Rahman, a capacidade de adicionar passes digitais, tais como bilhetes de avião e cartões de fidelidade, diretamente no Google Wallet por meio do formato .pkpss foi observada após receber uma dica de um usuário do Telegram.

Este avanço facilitará significativamente a gestão de tais passes para usuários de dispositivos Android, que poderão importar e utilizar passes criados originalmente para o ecossistema da Apple.

O processo de adição de um passe digital envolve acessar o arquivo “pkpss” no dispositivo, aceitar os termos e condições propostos e, em seguida, integrá-lo ao Google Wallet como um passe digital.

O Google ainda não confirmou oficialmente essa novidade, mas já é um bom passo para a integração entre as plataformas.

Considerando que, no ambiente comercial, diversas empresas priorizam o iPhone, a padronização proposta deve simplificar significativamente o trabalho dos desenvolvedores.

Com essa mudança, eles não serão mais obrigados a criar passes em múltiplos formatos para assegurar compatibilidade entre diferentes dispositivos.

E isso é bom para todo mundo.

Botão Voltar ao topo