Notícias

Operadora Oi libera comunicado oficial sobre o iPhone no Brasil

Esta manhã a Oi enviou um comunicado à imprensa, onde expressa sua posição frente ao mercado do iPhone no Brasil. Nele, ela enfatiza que “entrou com os dois pés” na venda do iPhone 3GS ao oferecer aparelhos desbloqueados, coisa pioneira (sic) no país.

Comunicado Oi sobre o iPhone no Brasil
Comunicado Oi sobre o iPhone no Brasil
Comunicado Oi sobre o iPhone no Brasil
Comunicado Oi sobre o iPhone no Brasil

Será que a Oi está tentando usar o mesmo Campo de Distorção da Realidade® que usa Steve Jobs?

Distorção da realidade
O problema do iPhone no Brasil nunca foi o bloqueio do aparelho, até porque Claro, Vivo e TIM sempre desbloquearam oficialmente, caso o cliente assim solicite.

O discurso parece ter sido redigido ainda em 2007, quando a Oi já tinha planos de trazer o aparelho ao país, mas nunca conseguiu uma autorização da Apple. Naquele tempo, seria realmente revolucionário desbloquear o aparelho oficialmente. Hoje, já é tarde demais, pois todos já fazem.

O estranho é que a maioria dos “fóruns e blogs” (como cita o comunicado) que existem no Brasil não falam tanto nos “danos” que o desbloqueio não-oficial acarreta, mas sim modos e dicas de como fazê-lo bem feito. Os usuários podem perder todos os dados da agenda seja com o jailbreak como com o aparelho oficial, bastando apenas não fazer backup dos seus dados. E nenhuma “atualização de aplicativo” (sic) é capaz de gerar esse tipo de problema. Ou seja, a informação é falsa.

Não vamos nem comentar na associação equivocada feita entre jailbreak e pirataria, ao enfatizar várias vezes no texto a expressão “desbloqueio pirata“. Um pouco de boa informação não faz mal a ninguém.

Preço do iPhone no Brasil
É de se estranhar que ela não tocou no principal ponto que prejudica a venda do iPhone no Brasil: o preço alto. Se alguma operadora quer revolucionar, que então traga preços justos e acessíveis ao consumidor. E não adianta dar a culpa aos impostos nacionais: em outros países, as operadoras subsidiam grande parte do valor do aparelho, para incentivar a fidelidade do cliente. No Brasil, não é isso que se vê.

O que o comunicado não diz
Apesar da expectativa dos preços do aparelho pela Oi virem bem salgados, a operadora na verdade não lucrará nada com a venda deles. Isso porque não será ela quem irá vendê-los (leia “Conheça mais detalhes sobre a venda do iPhone pela Oi“).

Mesmo o comunicado dizendo que “não há uma previsão” de data para o lançamento, ele deve acontecer mesmo no dia 11 de dezembro (leia “Venda do iPhone pela Oi pode começar já no dia 11 de dezembro“).

 

A Oi está chegando agora nesse nicho e talvez ainda não conheça o nível de exigência do consumidor típico do iPhone. Não somos idiotas e só queremos duas coisas: respeito (liberando todas as funções do aparelho, como tethering e Visual Voice Mail) e preços decentes.

No mais, a operadora é sempre bem-vinda, pois quanto mais concorrência, maior a esperança de competitividade. Esperemos, do fundo do coração, que ela realmente venha para fazer a diferença neste mercado.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Thiago

    Preço, q é bom, não divulgam.
    No momento estou satisfeito com a Vivo, mas quem sabe não compro um iPhone 4G pela Oi? Dependendo da proposta…

    • lucas

      hahaha o cara ja ta sonhando no 4g

      • luck

        eu tb ja estou pensando no iphone hd ou iphone 4g com 1ghz de processador ,64gb de memoria ,512mb de memoria ram,camera de 5mp que filma em 720p e 1080p ou so 720p,tela de video chamada e etc

      • luck

        corrigindo ”camera de video chamada e etc”

      • O 4G vai ser introduzido no Brasil no segundo trismestre de 2010.
        fonte: http://www.teleco.com.br – senão me engano, as velocidades irão variar de 21 a 100 mbps.

        Vamos ver se vai bombar ne?

      • Montenegro

        Eu até que ia trocar o meu 3G por um 3GS, mas resolvi esperar um pouco pelo iPhone da 4ª geração. Vamos ver se pega…

  • Daniel

    Mais do mesmo, infelizmente…

  • NILTON

    Pra mim isso tudo ae é fogo de palha, no final das contas vai ficar tudo do mesmo geito, as quatro principais operadoras do Brasil vendendo iPhone a preço inacessíveis ao consumidor brazuca.;)

  • Cléber Oliveira

    Mais farinha pro mesmo saco…

  • neto

    eles não vão divulgar o preço para não se prender a ele. Acho que ainda não foi definido o preço que será vendido.

  • Bruno

    Impostos nao convencem pra justificar o preco do iPhone, senao o iPod Touch teria preco equivalente, ja q paga os mesmos impostos e tem proce igual ao 3GS nos EUA!

    • o iPhone é vendido nos EUA subsidiado, com contrato de 2 anos (preço sem contrato: US$599).
      o iPod touch, é o preço dele mesmo.

  • Marcos Adriano

    É, Ilex….. de fato, a julgar pelo conteúdo do comunicado, essa Oi não terá absolutamente nada de novo para nós, usuários. Discurso besta e fica mais como uma propaganda meia boca do que uma ação revolucionária.
    Você disse a pura verdade: Nenhum consumidor deve ser tratado como retardado, mas os clientes da Apple, normalmente, são mais exigentes e mais informados. Segundo, que o preço é o PRINCIPAL erro das demais operadoras e, pelo jeito, a Oi vai apenas seguir seus concorrentes, sem fazer o diferencial que todos nós queremos…. e na minha opinião, o comportamento das operadoras é tão ridículo que nem a inserção da Oi como mais uma “concorrente”, para não falar irmã das operadoras, irá mudar o cenário distorcido do Brasil.
    Um abraço.

  • Olá, este post foi escolhido como destaque no BlogBlogs. Parabéns! Acesse http://blogblogs.com.br e confira.

  • LeonardoD.

    algo me diz que a Oi vai ter vantagens que as outras operadoras não disponibilizam, como preço mais acessível… .-.
    eu vou esperar pelo 4G mesmo, mas não quero passar meu iPhone 3G pra minha irmã –‘

  • Carlos

    Pra mim isso tudo ae é fogo de palha, no final das contas vai ficar tudo do mesmo geito, as quatro principais operadoras do Brasil vendendo iPhone a preço inacessíveis ao consumidor brazuca.;) [2]

    Agora qual vai ser o jogo da oi: ganhe até 1750 reais pra comprar o seu iphone, que na realidade deve ser aqueles valors já ditos aqui, por exemplo o de 2000,00 um de 8 gb. E ai ele vai dizer que nós estaremos pagando apenas 250,00. Na realidade, pode-se ganhar os 1750, mesmo sem comprar iphone na oi. E pega esse dinheiro e compra no mercado livre que é uns 1200 o 8gb. Ainda sai lucrando 550. FOI O QUE EU FIZ!!!!

  • Frederico

    Ah, o tal do Visual Voicemail… Nem lembrava mais dele! E não foram poucas as vezes que liguei na TIM para ter uma previsão. Previsão que sempre era a mesma: “não temos previsão”!

  • Gustavo

    Pena que no Brasil não existe concorrência, mas cartel. E não é só no mundo das operadores de telefonia celular.

  • Lucas Cherubini

    Sei que serei bastante xingado por esse comentário, mais tenho que dizer o que penso. O jailbreak está sim intimamente ligado a pirataria de aplicativos. Porque sem o jail, não seria possível a pirataria, e sem a pirataria com certeza o numero de jail ia ser muito menor, conheço diversos amigos meus usuários de Iphone que tem jail são para piratear aplicativos. Tento de todas as formas desiludi-los, mais vai mudar a cabeça dos brasileiros que tornaram já uma cultura nacional a pirataria. Sem o Jailbrak esse problema nem se quer existiria.

    E isso que eu penso…

    Vale a pena lembrar que acho valido o Jail nos casos em que o usuário honesto continua pagando pelos aplicativos oficiais. Mais se o jail não existisse a pirataria também não existiria (pelo menos no Iphone).

    Obs: Tenho orgulho de ter pago por todos os mais de 180 aplicativos que tenho no meu iTunes. Honestidade não tem preço.

    • O governo poderia proibir a venda de motocicletas no país, assim acabaria com os assaltantes que usam motos para cometer crime.

      Já sei, vamos associar a motocicleta à todos os roubos!

      • Lucas Cherubini

        Só espero que as pessoas entendam o porquê Steve Jobs condena tanto o Jailbreak. Pois sem ele acabariam dois problemas que a Apple enfrenta, primeiro, o jail acabada com a estratégia de mercado a maçã e segundo propicia a pirataria. Então não culpem a Apple por tratar o JailBreak como trata, eu também trataria assim no seu lugar.

        Para acabar com a pirataria só educando essa sociedade que se assusta com a corrupção no senado, mas comete, em menor escala claro, na sua vida.

        Não estou dizendo que o Jail e ruim, acho-o até valido. Mas que este intimamente ligado a pirataria esta sim. Culpa de quem? Do povo ignorante e corrupto.

    • Ceceu Veron

      Lucas , é meio invalido seu comentario sobre o Jail pq quando ele foi criado bucava-se acrescentar funções inexistentes no iPhone , e naquela epoca seria impossivel pensar em pirataria visto que a ideia da Apple Store nem existia. Se depois a pirataria se “acoplou” no Jail , aí é outra historia 😉

      E sobre sua ultima frase, culpa do povo ignorante e corrupto. Ignorante ate pode ser, pois somos nos mesmos que escolhemos os politicos que definem as leis no Brasil (e que definem investimentos em educação, segurança, infra-estrutura, ate inclusive os impostos exorbitantes sobre aparelhos eletronicos) . Mas voce chamar o brasileiro de corrupto por usar jail acho exagero …

      Mas enfim, em relação à Oi , ja citei que essa operadora para mim é pior que sogra que mora com voce haha 😀

      • Lucas Cherubini

        Você me compreendeu mal. Quando disse povo corrupto não fiz referencia ao Jail, mais sim a toda a sociedade brasileira, que vive reclamando de corrupção mais não desperdiça a chance de tirar proveito das situações (salvas poucas e louváveis exceções), isso de uma forma ou de outra e sim corrupção.

        E sim eu sei bem o objetivo inicial do Jailbreak, e sei que ele não tem culpa pela má fé das pessoas. Mais isso não muda o fato dele estar SIM ligado a pirataria. Espero ter cido mais claro desse veiz.

    • ricman1103

      Como voce citou o brasil, vou responder com fatos do brasil.
      A pirataria geral aqui, nao soh do iphone mas tambem de jogos de computador e etc, soh existe porque nosso impostos sao altissimos e o preco vai pras alturas. Como o iLex disse, as operadoras podiam subsidiar o iphone pra diminuir o preco em troca de fidelidade, mas isso nao acontece. Alem disso, a app store brasileira nao vende jogos e mesmo assim os precos aqui sao altos. Imagine voce, que um americano paga menos por um iphone, ganha um salario maior, gasta menos com tudo e ainda tem uma qualidade de vida otima e paga 0,99 dolares por um aplicativo na maioria das vezes, agora imagina um brasileiro, que paga em alguns casos 2000 reais num iphone, ganha menos, tem qualidade de vida pior, convive com as safadezas do governo todo dia e gasta mais para viver, mas paga quase 3 reais pelo mesmo aplicativo. Eeh, nao eh tao simples assim nao, a pirataria no brasil soh existe porque somos ignorantes (agora sim voce tem razao) e colocamos representantes tapados que soh querem roubar no governo.

  • Cezar

    Acho engraçado esse texto da Oi. Fui cliente dela muitos anos, tanto na pessoa física como na juridica. Adorava o serviço dela e, por mim, não teria trocado!
    Fui “obrigado” a sair dela pela falta de consideração com seus clientes e pelo atraso no pensamento dos serviços. Primeiro, meu plano foi descontinuado! Isso mesmo, avisaram que o plano que eu tinha não mais existia e pronto! Mudei de plano e continuei, insatisfeito – com meu iPhone 2G. Com o lançamento do iPhone 3G, como um bom viciado na Apple, tive que trocar o aparelho. Mesmo assim queria pegar um iPhone 3G na Claro, e usá-lo na Oi, com o desbloqueio oficial. Q-U-E-R-I-A!!!!
    Por que não?? Porquê a Oi não ofereceria o serviço 3G em linhas de voz, so no modem!!
    Agora imaginem, não se podia ter uma navegação descente num smartphone.
    Hoje troquei as minhas 16 linhas da empresa pra Claro e meu iPhone 3G pelo 3GS.
    Satisfeito?? Dentro do possível! Nenhuma operadora hoje nos dá 100% de satisfação! Hoje vemos quem vai nos “aporrinhar” menos. Consegui meu iPhone 3GS sem custo, apenas com a franquia mensal, tenho um plano de dados ilimitado e tarifa zero intra-rede (de claro pra claro) por um bom preço, além de deslocamento sem custo. Mas, infelizmente, o sinal da Claro está passando por maus momentos aqui em Salvador.
    Inclusive, dentro da minha empresa – a mesma que contratamos as 16 linhas do plano – os aparelhos ficam sem sinal! Não se faz nem se recebe ligações.
    Estou aguardandao (pacientemente), há 1 mês, uma solução para o problema – uma torre que dá suporte ao nosso bairro está barrada pela SUCOM, esperando liberação!
    Só no Brasil mesmo!!!
    Espero que um dia possamos ter realmente QUALIDADE e SATISFAÇÃO com nossas operadoras!

    • Montenegro

      Cezar… Concordo com vc em genero numero e grau quanto a Oi. Aqui em fortaleza ela é dominante, porem com um pessimo serviço, pois o sinal e muito falho. A transferencia de dados é uma vergonha. Porisso mudei para VIVO e não estou arrependido. Pelo menos até agora.
      Transformei a minha conta da Oi em pré paga temporariamente antes de cancela-la definitivamente, pois nem o numero eu quis aproveitar. Oi NUNCA MAIS…

  • bruno

    Talvez a oi esteja até informada sobre assunto no q diz respeito a jailbreack.. porem ela quis astutamente(q no caso foi uma tentativa fracassada),de tenta DISTORCER mesmo as informaçoes, visando o consumidor novato,ingenuo,ainda um bebe em assuntos sobre iPhones… Porém o q ela, é caro espec, a OI, nao contava é q existe uma LEGIÃO de sabadores, fanaticos, malucos, por iPhone… e q nao vamos nos deixar ser passados para tras, com informaçoes chulas, baratas e distorcidas… OBRIGADO BlogdoiPhone, pelos esclarecimentos aqui paltados….

  • Pedro

    Eu comprei o meu iphone 3g na vivo e sem eu pedir quando conectei ele no meu pc, no itunes apareceu que o meu iphone foi desbloqueado, sendo que eu nem fiz o pedido pra vivo fazer o desbloqueio, ou seja, a oi não vai mudar muita coisa, como dito os iphones, pelo menos aqui no brasil, ja vem desbloqueadoes e também não são atrelados a nenhuma operadora, pois atualmente eu uso ele com um chip da tim.
    E a respeito o desbloquio pirata, ou jailbreak, usamos isso para podermos usar as funções que o tio jobs não disbonibiliza para nós, somos ‘obrigados’

  • Waldomiro

    A Oi entra no mercado do iPhone com os dois pés…esquerdos? Com esse discurso defasado, só pode.
    Triste vai ser ver o preço.

  • Erwin

    A Oi, melhorar alguma coisa? Difícil.

  • Foda que por mais que os entendidos dos preços reclamem (e com RAZÃO), sempre tem os champs que cagam dinheiro e vão lá pagar mais de 2 mil reais no primeiro dia sem problema algum. E é com esses champs que as empresas contam pra enfiar a faca e continuar ganhando dinheiro de forma injusta.

  • Junim

    A Oi vai entrar com os dois pés direto no buraco e vai cair de cara no chão!!!

    Se ela achar que o iPhone precisa taaanto de desbloqueio, até q nao faz mal… E nos preços???
    Ela quer fazer nós consumidores pagar quase mais de 2 mil reais pra ter a liberdade do iPhone?!
    Qual é ?!

    Sou cliente da Oi e tenho um plano Oi Conta total 2 e nao tenho iPhone

    [estou revoltado com os preços ABUSIVOS das operadoras no quesito iPhone]

  • Amanda

    Gosto mt do site e das reportagens!
    Sobre o assunto exposto, discordo quando é colocado, nas suas palavras, q a tim, claro e vivo sempre desbloquearam o iPhone qdo solicitado pelo cliente.
    Alem de recorrer à Tim por mais de 30 vezes, ao site reclameaqui.com, ao Procon e à loja física da tim sem no entanto obter sucesso qto ao desbloqueio do meu iPhone pre pago, só consegui o desbloqueio oficial e depois de 20 dias qdo a Anatel intimou a Tim o atendimento da minha solicitação em 5 dias.
    Então, dizer que elas desbloqueiam qdo solicitadas é algo que “um consumidor típico do iPhone” não concorda. Pois se existem execoes então a sua afirmativa não vale! E são muitas execoes!!!
    Parabéns pelo blog e reportagens, sempre cheio de novidades!

    • Pois é, Amanda, infelizmente existem MUITAS exceções. O que parece que acontece no Brasil é que cada gerencia de loja segue uma determinada linha.
      Eu falei de uma determinação central: oficialmente as operadoras desbloqueiam. Mas pode acontecer de você ir em uma loja da Claro (como já testemunharam aqui) e o vendedor cobrar 140 reais para desbloquear. Ou no caso da TIM, que oficialmente cobra R$72 para o desbloqueio antes do fim do plano, mas algumas lojas não cobram.

      No Brasil, isso ainda é muito inconstante, o que faz realmente alguns consumidores procurarem o PROCON para garantir seus direitos.

      • Montenegro

        iLex… Esse foi o que me motivou a comprar um iPhone da VIVO aqui em fortaleza. Eles me desbloquearam o aparelho na hora da compra sem nenhum costo. Reintero… por enquanto estou satisfeito com a VIVO.

  • guidson

    Iphone HD e 4G? hehehhehehehehe…se o 3G tá caro, o 3GS nem se fala,imagina se aumentarem a configuração … vantagem seria preços decentes!
    Um abraço a todos!

  • Acho que as operadoras citam fóruns e blogs para demonstrarem que estão por dentro, que estão antenados. Puro marketing. É um tamanho “ouvi falar” sucessivo. E acaba convencendo muita gente com essa historinha de modernidade tecnológica espacial e galáctica.

    É como vc abordou no post. O que interessa para o consumidor é respeito, qualidade e preços competitivos, o resto é conversinha de operadora que tá entrando por último e quer dar tchauzinho na janela.

    Até mais,