Notícias

Celular Droid tem espaço limitado para aplicativos: somente 250MB

Droid: com teclado e limitado

No início deste ano, tive a oportunidade de usar por dois dias um celular com o sistema Android. Era o G1 (chamado também de GooglePhone), o primeiro modelo com este sistema operacional. Como era um aparelho de testes, não quis desembalar o cartão de memória que vinha com ele, o que me fez descobrir mais tarde que isso me impossibilitava de colocar músicas, filmes e fotos no aparelho.

Isso mesmo, você só pode sincronizar arquivos multimídia no memory card, ele não permite colocá-las na memória interna. Mas então para que memória interna?

Para os aplicativos. O que eu não sabia é que o contrário era verdadeiro.

O site AndroidandMe divulgou uma informação muito importante. O Motorola Droid, que supostamente é o mais moderno celular com Android atualmente, possui uma limitação grave: permite instalar no máximo 250MB de aplicativos.

Com uma ROM interna de 512MB, metade dela é dedicada ao sistema. Como os aplicativos do Android Market não podem ser instalados no cartão de memória, só resta para eles a outra metade.

Isso é muito espantoso, ainda mais vindo de um celular cuja campanha publicitária o eleva a “iPhone killer“. Se formos considerar alguns aplicativos conhecidos do iPhone, seria possível instalar o Real Racing (138MB), o Rolando 2 (98MB – sem as compras in-app) e mal sobraria um lugarzinho para o Vade Mecum (13MB).

Aplicativos de navegação com mapas incluídos nem pensar. O NDrive Brasil, por exemplo, tem 240MB quando baixado, mas fica maior quando descompactado. O Sygic Mobile Brazil, 270MB. Agora dá para entender a preocupação da Google em criar um aplicativo próprio de GPS baseado na internet… 😉

No iPhone (e iPod touch), o disco interno é dividido em duas partições. A primeira é de 512MB (como a do Android), e é destinada somente para o sistema (estamos falando de aparelhos sem jailbreak). A segunda partição é formada pelo resto que sobra do disco, que pode ter 8GB, 16GB, 32GB ou 64GB, dependendo do modelo, e tudo isso pode ser usado para aplicativos. Uma diferença enorme entre os dois sistemas.

Capacidade do iPhone

Uma das aclamadas vantagens do iPhone é justamente a App Store e sua possibilidade de instalar vários aplicativos, multiplicando muito as funções do aparelho. É impressionante um celular que quer competir com ele falhar justamente neste ponto, limitando a instalação de programas extras.

A Google já está trabalhando em uma maneira de consertar o problema. A comunidade já encontrou uma maneira de hackear o sistema e contornar a falha.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Gustavo Mello

    Porr# eu tenho 3 GB de apps, q vergonha esse droid

  • Rafael Nogueira

    Isso até tem “um principio lógico”, já que as memorias externas podem ser facilmente passadas de um celular para outro. Mas com certeza já farão uma forma da memória se vincular ao ceular para então instarlar os apps nas memórias. Não demora muito sai um update.

  • Fernando

    Acho que o grande diferencial do iphone hoje é justamente a quantidade de apps disponiveis.
    Fazer um hardware superior é infinitamente mais fácil que se montar uma quantidade tão enorme de apps, demanda muiiiiito tempo e de muitas pessoas progamando.
    Mesmo o hardware sendo mais fácil de se bater, agente vê essas manotas como a da motorola.

    ainda vai levar um tempo pra alguem desbancar o iphone..
    na verdade acho que isso vai acontecer quando lançarem algo tão inovador qnt o iphone 2g foi.

  • Marcos Vendramini

    Nossa! :O quero um depois dessa noticia me encantei com tanta coisa que o Android tem a nos dar!
    brincadeira a parte,quando é que vão aprender?

  • Marlon

    Viva o iPhone!:D

  • Fabi

    Que falha!
    Uma das grandes vantagens do iPhone é justamente a possibilidade de você poder se acabar de instalar apps, agora eles erram justo nisso!
    Aproveitando o tópico, alguém sabe me dizer se a quantidade de apps, ou fotos instalados no iPhone altera o desempenho da velocidade no funcionamento dele? Ele pode ficar mais lento?

    • Não, porque justamente a partição do sistema é exclusiva, os apps são instalados no resto do disco. É justamente por isso que o jailbreak as vezes deixa o aparelho instável, porque instala coisas na parte que seria exclusiva do sistema.

      • Fabi

        Muito obrigada! Estava querendo saber a respeito disso já faz algum tempo.
        Agora que me acabo de baixar apps 😉

      • DVC

        iLex, mas o meu iPhone tá lentão, bem diferente de quando eu comprei.
        E quando eu limpo alguns dos apps, melhora o desempenho.

    • Eu complemento o que o iLex disse lembrando que o que ele falou é referente a espaço, fragmentação, etc…

      Porém há apps que consomem “ram”, esse sim vão deixando o iPhone lento, no caso do 3G 😛 pois no 3GS não há mais este probleminha!

      Certo?

      Maciel

      • Teoricamente os aplicativos, quando fechados, não ocupam mais espaço na RAM. É por isso que a Apple não permite o multitasking, para liberar mais memória.

  • Abel

    Como comentei no outro blog… 😉

    iDon’t suck at internal storage.

    Droid does.

    😛

  • Marcel Souza

    Isso é uma piada. Meu iPhone tem 2gb de apps.

  • gabriel

    eles tentam…
    tentam…
    falam q vao fazer acontecer….
    ai tentanm de novo…
    ai falam q android isso android aquilo.
    mas ninguem consegue superar a maça..

    e esse cell ai da foto?? meu deuss, parece um transformers mt feioo

  • Rodrigo Resende

    Hackearam um sistema aberto? Explique melhor. Ficou estranho. Ofuscou justamente a principal qualidade do aparelho.
    Eu acho até que é uma pegadinha. Do tipo: “olhem uma limitação tosca do Droid!” No dia seguinte: “a comunidade já arrumou”.

    O ideal seria um celular com tantos apps e usabilidade excelente como o Iphone, mas fabricado em diversos modelos/marcas, estimulando a concorrência, e, claro, SO aberto. O Iphone irá dominar os próximos 3 anos por isso. Depois creio que o Android alcance.

    • Por que? Não se pode hackear sistema aberto? É alguma lei isso?

      • Bruno Júnior

        iLex, acho que ele quis dizer que como o SO é aberto, não seria um hack, porque as modificações podem (e muitas vezes são) recomendadas. Geralmente o termo hack é usado quando estamos interferindo em algo que foi feito pra ser travado. Algo “não permitido”, como o iPhone.

        • Hack é qual quer modificação no software. Se ele não veio com uma função padrão, você faz um hack, um mod, para modificá-lo. Não tem necessariamente a ver com permitido ou não no iPhone.

          Quer dizer que todo mundo que tem um Droid tem que saber fazer modificações que não vêm de fábrica?

          • gabriel

            entao cycorder eh um hack?

          • ArmagedonNGB

            Muito bem levantado iLex, afinal a propaganda do Droid era ser Custom sem ter hack nenhum, ser melhor que o iPhone comparado out-of-the-box, senão vamos lá também, o iPhone pode ser customizado com JB até o último BIT.

            Enorme falha mesmo dos caras, bombar aquela propaganda toda pra dar um vexame desse, eu ainda estou pensando em pegar um Droid, mas agora só depois de ver essa parada aí retirada, OTB que é o que eu quero, afinal sou o cliente e me prometeram um iPhone killer sem hack nenhum.

          • Bruno Júnior

            Nem estou defendendo o Droid não iLex. Acho tão absurdo quanto você essa limitação de fábrica. Só quis explicar o que o cara quis dizer com o post dele, porque achei ter entendido. Não que eu concorde.

  • Jones

    Isso e’ market, logo vem um com 512MB de aplicativo com um preço um pouquinho mais “Salgado”

  • schenardie

    imagina a copia desenfreada de aplicativos sendo possivel a instalação deles em uma memória removível (cartão)

    não vai nem ter graça

  • Nathan

    Uma pena, esse droid tem um designer muito bonito, mas essa de limitar o espaço para aplicativos…

    • ArmagedonNGB

      Design bonito.

      Designer é quem faz o design, mas se você estava se referindo mesmo ao designer do aparelho aí não posso falar mais nada além de dizer que você então teria informação privilegiada afinal ninguém sabe quem foram os designer do Droid …

      Sacanagens à parte, matar o iPhone com 512MB para Apps? – eitaaaaaa … tá no mundo do Bill Gates quando disse que a humanidade não iria precisar de mais de 64Kb.

  • Rick

    Eu tenho 7,68GB de apps!

    😀

  • JanjaBoy

    Bando de “engenheiro” de merreca! Hoje preço de memória não é mais o gargalo!!!
    Vergonha Alheia! 🙁

  • badawi

    Além do iPhone, tenho um Android também (HTC Hero) e instalo as aplicações no cartão de memória normalmente.
    É só instalar um programa (grátis, disponivel na Android Market) que “libera” a instalação no cartão de memória.

    Apesar do iPhone OS ser melhor pra usuário, para programador nada como ter um celular com sistema aberto.

  • Andre

    Por isso não troco o meu iPhone por nenhum outro modelo.
    Quando vc pensa que pode aparecer algum produto pra concorrer, vem a bomba.
    Tenho um iPhone 3G, e só estou esperando sair um novo iPhone com Wireless: “N” para comprar um novo.
    Pois as novidades lançadas no iPhone 3Gs, ainda são poucas com relação ao 3G.
    Valeu….

  • Bruno

    eh…nunca li isso em nenhum lugar, realmente nao tem nem como comparar com as limitacoes do iPhone… incrivel…q bola fora do Google, hein???