Notícias

Google planeja lançar aplicativo próprio de navegação GPS curva-a-curva gratuito

Google Maps Navigation

A coisa chega a ser até meio óbvia e nos faz perguntar por que é que demorou tanto para aparecer. A Google tem uma enorme estrutura de mapas, buscas e pontos de interesse (POI) no mundo todo. Quem melhor do que ela para desenvolver um navegador GPS curva-a-curva universal?

Pois é isso justamente que ela começou a fazer. Já está em fase de testes o seu aplicativo de navegação, o Google Maps Navigation, que tem como grande diferença para os aplicativos tradicionais o fato de precisar de uma conexão internet para ler os mapas.

Esta nova funcionalidade vem com tudo que você esperaria encontrar em um sistema de navegação GPS, como visualizações em 3D, orientação vocal curva-a-curva e recálculo automático de rota.

Entre as funções normais de um navegador, ele também trará:

– atualização automática de mapas;

– busca na internet por pontos de interesse próximos;

– busca vocal (por enquanto em inglês) como acontece já no Google App (não precisa digitar nada);

– estado em tempo real do trânsito e cálculo de rotas alternativas;

– busca de POI localizados na rota;

– uso de imagens de satélite do Google Maps, para melhor localização;

– uso do Street View na navegação.

Realmente revolucionário e o que é mais impressionante: totalmente de graça, como a maior parte dos serviços da companhia. Promete ameaçar seriamente o negócio de todos os atuais navegadores existentes para celulares.

Por enquanto há uma versão beta apenas para o Android 2.0, mas logo deverá ganhar versões para outros celulares, inclusive o iPhone.

Veja o vídeo dele em ação:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=tGXK4jKN_jY

Esperta foi a TomTom, que se preocupou em vender um acessório e não um aplicativo. 😉

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rafael

    Deve vir cheio de ad-sense ! Hehe

    • O atual Google Maps não tem Adsense no iPhone.

    • Abel

      Pior que não vai, se o povo do Gizmodo estiver certo. 😀

  • Bruno

    Acho que não vai ameaçar tanto os concorrentes pelo fato de precisar de conexão com a internet para ler os mapas.
    Conheço muita gente que tem iPhone que não tem um bom plano de dados ou não tem nenhum.

    E também pelo fato que o trafego de dados não está disponível sempre. Vai andar no interior de Goias pra ver se funciona o 3G.

    • Ralf

      Bruno

      Pelo que li ele não necessariamente vai precisar estar a todo momento conectado, tipo ele vai fazer um backup da rota, assim se vc perder o sinal ou ficar fora de area ele mantem a rota ativa e com todos os apetrechos.

  • SergioPG

    Ahhh não, justo agora que eu acabei de comprar o TOMTOM Brazil. Mas com certeza vai balançar o mercado de navegadores pra celular.

    • Calma, o Bruno tocou em um ótimo ponto: no Brasil ainda vai demorar para que a cobertura 3G consiga substituir um aplicativo com mapas integrados. Já imaginou, estar no meio da rota e ficar sem sinal? 😛

      • Mau

        Exatamente

        E no Brasil, além da cobertura tem o problema do custo do plano de dados.

        Nos EUA é barato e muita gente já tem… lá o mercado será balançado por esse lancamento… entre pagar 70$ num aplicativo e usar outro “free” (pq os dados eles já tem usando ou nao)…

        Como lançamento mundial eu acredito que vai balançar forte o mercado de software de GPS… No Brasil as pessoas vao usar por “curiosidade” ou “emergencia”…

        Agora, concordo plenamente: Muito inteligente foi a TomTom que vende um hardware… e único neste propósito, por enquanto.

      • JanjaBoy

        Penso, eu, que logo terá programa para baixar os mapas como já encontrados hoje, e com um programa para fazer cache dos mapas, o problema da falta de sinal não existe mais. Por isso acho que vai sim dar uma mexida no mercado. Acho que o preço vai despencar.
        Para mim a notícia é ótima já que hoje mesmo queria comprar uma cópia do TomTom 1.1 Brazil.
        Vi o TomTom no iPhone de um amigo e achei o bicho!

        Vamos esperar para ver.

      • Everton Rodrigues

        iLex, um detalhe:

        No Google Navigator, quando você traça a rota, ele faz o download dela completa, e não durante o percurso. Mesmo que a conexão caia, você continua com o serviço!

  • Vixi. Tem muita gente que terá prejuízo. =]

  • lucas

    Juro que se o google dominar o mundo eu não vou reclamar.

  • Vinicius

    Ainda tenho dúvidas de que esse aplicativo será lançado para IPhone, isso pode ser uma chance fantástica de o Google dar um diferencial para o Andriod. Ainda mais depois da Apple e Google começaram a se estranhar.

  • Edu

    A TomTom e outras não devem estar nem aí, já que já existem alguns apps pra iPhone que usam o mesmo sistema de requerer conexão com a internet. Esse povo sim deve estar chorando. É preciso lembrar não só o gasto em dados, mas também que nem todos os locais dispõem de cobertura eficiente. Numa viagem recente de Curitiba para Joinvile pude constatar na prática isso, onde boa parte da estrada não tinha cobertura. Se ocorre isso numa área bem povoada e relativamente bem desenvolvida, imagino como é numa viagem em áreas mais afastadas do interior. E isso não é só no Brasil não, ocorre em todos o mundo em maior ou menor escala (as vezes perda de serviço, noutras “somente” lentidão).

    Enfim, minha opinião é de que o app é uma evolução natural do Google Maps e que tal como hoje servirá como um bom e agora bem mais aprimorado complemento.

  • Rafael Faria

    Pode até ser de graça e muito bom.. Mas o fato de ter que usar a conexão com a interne me mata porque meu iPhone por exemplo é pré-pago e não tem plano de dados..

    Vou ficar com o sygic e o ndrive mesmo.. Que por sinal não pegam mais sinal depois que eu fiz atualização para o fw 3.1.2 oO

  • Flavio Faris

    Vinicius, depende da estratégia da Google:
    – Se o aplicativo for mantido via propaganda (seja adsense, seja propaganda de empresas localizadas na zona de visualização do mapa) com certeza sairá para iPhone e Blackberry, afinal o marketshare do android ainda é muito baixo e, assim, quanto mais plataformas, mais visualizações da propaganda, logo, mais receita.
    – Se não tiver receita gerada pelo aplicativo, bem capaz de lançar só para Android, criando o diferencial para a plataforma.

  • Daniel Taiguara

    vai ser em poucos dias o aplicativo mais baixado !!!!

  • lucas hingis

    Acho desnecessário a necessidade do acesso à internet. Seria bom se o acesso fosse necessário apenas para atualizações.

    Tomara que o Google reveja isso.

  • César

    É oque faltavaa :D:D Google mestre da net e dos mapa meu irmãao! HEIUSHIUE

  • Arliss

    É completamente non-sense.
    Se com aplicativos de GPS convencionais (tom-tom etc), mesmo com os mapas dentro do próprio aparelho,
    vez por outra a informação da tela tem um atraso grande em relação ao “mundo real” – IMAGINE tendo que baixar da internet tudo e ainda desenhar na tela.

    Absolutamente R-I-D-I-C-U-L-O.

  • Frederico

    Off Topic:

    Tava vendo um vídeo no youtube sobre um jogo para PS3.

    Num deles, toca aquela música que a Apple usou numa das promos que fez para o iPod.

    She’s Got Me Dancing

    A verdade é que a Apple não tem todas as sacadas geniais. Algumas delas ela copia dos outros. Muitas delas ela “vê” por ai e implementa nos produtos dela.

    Não deixa de ter mérito do bom gosto, porque 99,9% que a Apple faz é de extremo bom gosto e capricho.

    Mas vamos ser sinceros né gente, os caras também não ficam inventando a roda não.

    Essa musiquinha é só um exemplo, tem muito mais por ai que não é de autoria da Apple, mas os baba-ovo se gabam achando que é.

    PS: Adoro a Apple, mas como sempre digo: ninguém é perfeito.

    http://www.youtube.com/watch?v=YZvxIjdyyII&feature=fvst

  • Frederico

    iLex

    Uma pergunta: a Google não pode vir a ser processada por estar prejudicando a concorrência?

    O carro-chefe dela é propaganda, coisa que ela pretende explorar no futuro com essa tecnologia. Mas para outras empresas, esse tipo de aplicativo é o carro-chefe deles.

    Não seria mais ou menos o que fez a Microsoft com a Netscape?

    • Pedro

      O que a Google propõe é algo completamente diferente do que a Microsoft fez com a Netscape. O Navigation apenas é disponibilizado para quem quiser usar, assim como todas as outras ofertas do mercado. Quem tem que se virar para lidar com isso é a concorrência.

      No caso do IE e do Netscape foi bem diferente já que a Microsoft simplesmente passou a empurrar o IE em todos os computadores que usavam Windows. Independente da opção que fosse feita o cliente teria que suportar o IE instalado em sua máquina e completamente integrado ao SO.

  • Chipaz

    Vocês falam como se os mapas nunca pudessem ser baixados como no maps enhancer?? Acredito que não vai demorar muito para ter o Navigation Enhancer para permitir baixar os mapas de sua preferencia e o melhor não tem que ficar escolhendo que altitude vc quer baixar… Eu usei o Maps em outro pais baixando os mapas pela wifi do hotel e navegando com GPS dele, ficou show, melhor ainda foi não ter pago os tais 32 reais/Mb em roaming internacional. De qualquer forma é uma baita iniciativa… Eles podem associar ao streetview, enfim… É a Google.

    • JanjaBoy

      Falei isso mesmo!

  • Chipaz

    Eu esqueci de falar, imaginem que o Bradesco com seu aplicativo presença seja um patrocinador do Google neste projeto, aí na tela em 3D aparecia os logos do Bradesco ou de qualquer banco, talvez seja essa maneira que ela arrecadara fundos e acho que o programa ficaria irado… Quase que uma realidade virtual com bancos, lojas, postos mostrados na tela do GPS, ou melhor, do iPhone.

  • Rafael Nogueira

    É fato que dependeremos cada vez mais dos “dados”. A tendência, que já é realidade é que ocorra tudo “na nuvem”. Assim os POI (que a google humilha qualquer concorrente) e a atualização rápida dos mapas (já que o app é via nuvem) vai ser instantânea! E isso é simplesmente uma maravilha.

    Possuo o navegador da Sygic, porém sempre tenho que recorrer ao google maps para localizar os POIS. E no goolgle maps já localizamos escritórios etc. É uma realidade completamente diferente da que presenciamos e com certeza vai revolucionar a coisa! Sobre conter adsense, ou se a goolgle colocar comércios por pagamento, pouco importa, já que os adsenses da google são diferentes das do yahoo, M$ etc, eles são discretos e não atrapalham além de oferecer um produto de extrema qualidade sem custo para o consumidor final!

    Muita gente quer tudo de graça e ainda reclama por existir uma propaganda. E se o serviço não existe, é bem essa pessoa que reclama da inexistência dele. Também acho que a apple deveria oferecer o iPhone de graça, junto com o mobile me de graça e ainda sob hipótese alguma colocar uma propaganda porque ficaria medonho!

  • Vitor Sá

    Ótima noticia, seria perfeito ter isso no iPhone. Como eu tenho plano de dados e moro em SP, não teria problema algum. Só não poderia fazer viagens longas, pq na estrada a internet é péssima! Mas com certeza é uma revolução, estou com pena das empresas que atualmente vivem com o preço absurdos de seus aparelhos e mapas…

  • Dudrone

    mano, depois desse só falta um app para substituir o clear cam e o cycorder, daí eu desisto do jailbreak – mas por enquanto o xgps quebra um bom galho (principalmente por funcionar offline)

  • Ridley

    iLex, tá aparecendo propaganda do Hiphone xing-ling nos anúncios do blog…
    o endereço do site que aparece é http://www.chinamix.com.br

    • Vou bloquear, valeu. 🙂

  • PoolS

    Povo acha que o Google da ponto sem nó. Obvio que vai ser show e vai incomodar muito a concorrência. Ate mais

  • Juarah

    Show!!!!!!!

  • Alex Ramos

    Sensacional
    Ja pensaram um GPS com fotos de satelite e nao aqueles mapas
    Muito Show !
    A Google, é fogo !

  • Edguitarra

    Realmente, ser obrigatório a conexão com a internet é um ponto bem negativo. Imagine para baixar aquelas fotos no nível da rua, que mostra no vídeo, (que para o Brasil não tem) só com conexão de dados ilimitada.
    Também não se trata de um aplicativo muito eficaz por necessitar de 2 sinais ao mesmo tempo, GPS e 3G. O Maps do Iphone já tem esse problema, certos lugares não tem cobertura 3G.
    Tecnologicamente muito legal porém não tão funcional.

  • Nefertine

    Só digo uma coisa quando ele chegar pro iPhone…

    Bye Bye TomTom.

    🙂