Realmente a brincadeira começou bem antes do que se imaginava. Menos de 24h depois que a Apple anunciou a liberação do sistema de compras In App também para aplicativos gratuitos, já estão disponíveis alguns jogos que aproveitam da função.
A primeira a se empolgar com a novidade foi a ngmoco, liberando o jogo Rolando 2 gratuitamente na loja. Na verdade ele já funcionava com o formato de compras In App para os vários capítulos do jogo, mas você era obrigado a pagar 0,99$ para ter o primeiro capítulo, ou pagar 5,99$ para a versão completa. Agora não mais: você pode baixar o jogo de graça, experimentá-lo e se gostar, comprar o resto. Isso atingirá um público ainda maior, que nunca experimentou o título por causa do pagamento inicial. Como é muito mais fácil de viciar em um jogo depois que começou a jogar, esta oportunidade promete fazer crescer ainda mais as vendas.
Para quem tem medo de que os preços agora disparem com a possibilidade de comprar partes separadas dos aplicativos, no exemplo do Rolando podemos ver que isso não aconteceu. A versão completa baixou para 4,99$ hoje, e comprando todos os capítulos separadamente você ainda economiza 3 centavos no total. ;)
As compras não são feitas pelo iTunes, nem pela App Store, somente de dentro do jogo.
A empresa ainda anunciou que seu futuro jogo, Eliminate, também seguirá a mesma fórmula, com a diferença que nele você poderá jogar muito bem sem precisar comprar nada, coisa que não aconteceria antes se ela quisesse implementar a função.
Veja o trailer oficial do Rolando 2:
httpvh://www.youtube.com/watch?v=KUhgXgoXAj4
Você pode baixá-lo gratuitamente na App Store americana (link). :)
Outro aplicativo que também se tornou gratuito hoje por causa do sistema foi o Tweet Push, que informa via notificações instantâneas no momento que você recebe mensagens no twitter. Ele funciona por 30 dias e se você quiser prorrogar este prazo, pode comprar mais “créditos” direto pelo aplicativo.
Ele não é um leitor de twitter, apenas informa que há novas mensagens e então abre o leitor que você costuma usar (como Twitterrific ou Tweetie). Interessante.
Ele pode ser baixado gratuitamente diretamente neste link.