2009ARQUIVO

Testamos as notificações push em um aplicativo de mensagens instantâneas

Como falamos hoje cedo, a Apple distribuiu aos seus desenvolvedores uma cópia do AIM (AOL Instant Messenger) Beta, que permite trocar mensagens (estilo chat) entre iPhones, iPods touch e computadores. Ele só é compatível com o protocolo da AOL (nada de MSN nem gTalk). Nós o testamos e os resultados foram bem positivos.

Notificação de uma mensagem

O push nas notificações funciona perfeitamente. Você abre uma vez o AIM e ele fica “ativo” durante 7 horas. Mesmo com ele fechado, se alguém mandar uma mensagem para você, aparece um aviso quase que ao mesmo tempo na sua tela.

Você então tem a opção de fechá-lo ou então visualizar a mensagem, fazendo com que o aplicativo se abra exatamente no chat entre você e a outra pessoa.

AIM Beta

Se você estiver com o aparelho desligado ou em uma área sem cobertura, o sistema guardará a notificação e lhe mandará assim que você tiver linha. Muito prático e eficiente.

A bateria (apesar do que indica a imagem usada) não parece ser consumida mais rápido que com o push desligado. Se você não quiser ser importunado com mensagens, basta desligar a função nas configurações.

Nossa nota é 10 para o sistema de notificações instantâneas, que cumpre exatamente o que se propõe, ser um meio prático e inteligente de estar sempre em contato. E com aplicativos de mensagens instantâneas, fica ainda melhor, como já pudemos constatar antes (leia “BeejiveIM mostra como será o MSN com push no iPhone OS 3.0“).

Além do BeejiveIM, a espectativa também é para a chegada do Meebo, que reúne todos os protocolos mais famosos, como MSN, Yahoo, ICQ, gTalk e outros. Essa deve ser uma das principais funções do iPhone OS 3.0.

Mas é importante salientar uma coisa: as notificações (push) consomem tráfego de banda. Se você usar um desses aplicativos na rede 3G ou EDGE, saiba que estará pagando caso não tenha um plano de dados.

Botão Voltar ao topo