AppleResenhas

Testamos as notificações push em um aplicativo de mensagens instantâneas

Como falamos hoje cedo, a Apple distribuiu aos seus desenvolvedores uma cópia do AIM (AOL Instant Messenger) Beta, que permite trocar mensagens (estilo chat) entre iPhones, iPods touch e computadores. Ele só é compatível com o protocolo da AOL (nada de MSN nem gTalk). Nós o testamos e os resultados foram bem positivos.

Notificação de uma mensagem

O push nas notificações funciona perfeitamente. Você abre uma vez o AIM e ele fica “ativo” durante 7 horas. Mesmo com ele fechado, se alguém mandar uma mensagem para você, aparece um aviso quase que ao mesmo tempo na sua tela.

Você então tem a opção de fechá-lo ou então visualizar a mensagem, fazendo com que o aplicativo se abra exatamente no chat entre você e a outra pessoa.

AIM Beta

Se você estiver com o aparelho desligado ou em uma área sem cobertura, o sistema guardará a notificação e lhe mandará assim que você tiver linha. Muito prático e eficiente.

A bateria (apesar do que indica a imagem usada) não parece ser consumida mais rápido que com o push desligado. Se você não quiser ser importunado com mensagens, basta desligar a função nas configurações.

Nossa nota é 10 para o sistema de notificações instantâneas, que cumpre exatamente o que se propõe, ser um meio prático e inteligente de estar sempre em contato. E com aplicativos de mensagens instantâneas, fica ainda melhor, como já pudemos constatar antes (leia “BeejiveIM mostra como será o MSN com push no iPhone OS 3.0“).

Além do BeejiveIM, a espectativa também é para a chegada do Meebo, que reúne todos os protocolos mais famosos, como MSN, Yahoo, ICQ, gTalk e outros. Essa deve ser uma das principais funções do iPhone OS 3.0.

Mas é importante salientar uma coisa: as notificações (push) consomem tráfego de banda. Se você usar um desses aplicativos na rede 3G ou EDGE, saiba que estará pagando caso não tenha um plano de dados.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alexandre Rudge

    Uma duvida, tenho o Mobile Me, quando estou com o push ligado a minha bateria não dura até o final do dia, agora com o iPhone 3.0 isso foi melhorado???

    abs!!!

  • Vinicius

    Funciona tb com o FRING?

  • krikaoli

    Se o Meebo for de graça vai ser tudo de bom hein! Meebo de graça e funcinando bem vai fazer o aplicativo mais roubado da applestore cair de preço, o Beejive…

  • André

    Não dá para configurar o Push para só funcionar com acesso WIFI?

  • Jorge Miguel

    push vai funfa no 3G, né? aheuiaeh 😛

  • Luisinho

    Acho que essa função será uma das melhores coisas vindas com o novo lançamento.

  • Michel Wilker

    Com o P2P , aplicações de comunicação instantânea entre iPhones poderão ser feitas, correto ? O push também funcionará para esses aplicativos ?

  • Raf

    Vai ser bom… mas ainda acredito que vai comer uma bateria desgraçada apesar de dizer o contrario no teste.
    Um dia esqueci o Skype ligado e bloqueei o iPhone… qdo fui ver… ele tinha comido grande parte da bateria será que o esquema de push não vai consumir bateria desse jeito tb?

  • Estou com o AIM ligado (e online) desde de manhã, e a bateria do iPod nem se mexeu.. ainda não sei como vai ser no iPhone, to com preguiça de instalar o 3.0 nele.. ahhaha

  • vitor

    minha duvida era justamente com relação ao consumo de bateria.. se não mudar muito otimo, mas se mudar fazer o que né vai ser otimo ter o push do mesmo jeito pra isso serve o carregador veicular 😀
    uma duvida, o iphone 3gs trouxe alguma melhora em relação ao consumo de bateria?

  • Caio

    Minha dúvida é a seguinte… Essa notiicação é feita pelo seu IP??? Pois meu 3G tem ip dinâmico, ou seja, ele “pega” um ip assim que eu uso a internet, e “segura” esse ip por mais ou menos 1 minuto, depois disso ele “solta” o IP e fica “parcialmente” desconectado, ainda que apareça o “3G” no canto superior esquerdo… Então minha dúvida é: Como ele faz com que a notificação chegue ao meu celular se ele não tem IP??

  • Carlos Adller

    Só acredito que esse Push não drena a bateria quando eu ver com meus próprios olhos (não é duvidando de vc iLex, e sim da Apple). O Push pra e-mail drena, suga, a bateria de tal modo que, mesmo sem o iPhone ser usado, dura mal 6h. Já pensei até em comprar um BlackBerry ou um Nokia E71 por causa disso. Dizem também que a Bateria do Pre e do G1 não duram nada.

  • BlackeR

    impressão minha ou a traseira não é tão brilhante quanto a do iPhone 3G ?

  • Ops, artigo errado xD

  • se vc fechar o app mesmo (segurando o home button por alguns segundos), o app fecha e para de mandar as notificações?

  • Alessandro

    Sei q nao e o lugar mais uma pergunta: como dou enter no teclado do ipod touch?

  • Rodrigo Goulart

    Estou usando o beejive com OS 3 e a bateria dura a metade do tempo com push…. Não e dIvertido. Alguém fez mais testes? Soluções?

  • Pessoal, tentei achar uma solucao tosca para o problema e pelo que parece so tem mais duvidas. Pode ser o novo OS + bugs do Beejive, ou so o Beejive.

    Uma alternativa é usar o iPhone SEM o 3G. A bateria dura entre 30 a 40% a mais, testei durante 2 dias (acho pouco mas…). Ou seja, no meu caso, que a bateria durava +ou- 2 dias com 3G, agora com o Push do Beejive dura 1 dia (antes durou 16 horas). Ate da para aguentar, mas sera que vai vir alguma novidade das atualizacoes do OS e do Beejive?

    E parece que no 3Gs nao muda muito. Agora so troco de iPhone quando sair uma solucao para a bateria.

    Como consolo, parece que o problema tb acontece em outros “smartphones” 😉

    http://forums.crackberry.com/f134/beejive-battery-drain-232549/