2009ARQUIVO

Aperitivo 3.0: Notificações instantâneas (push) em aplicativos

Notificações instantâneas

Uma das novidades do futuro firmware 3.0 é o tão falado “Push Notifications“, que em português foi traduzido como Notificações Instantâneas (ou “avisos push” em algumas telas). Este serviço permite que aplicativos recebam avisos mesmo quando estiverem fechados, fazendo com que eles sejam atualizados em tempo real. Segundo muitos, os maiores beneficiados do recurso serão os aplicativos de mensagens instantâneas (chat), como MSN, AOL, ICQ e outros.

Mas isso quer dizer que nosso telefone não vai parar de apitar?
Isso é o que vamos ver agora. :)

Claro que a Apple pensou no fato de que haverão programas que poderão receber muitas atualizações em um curto espaço de tempo, o que pode ser inoportuno em determinados momentos. Por isso ela permitirá que cada aplicativo que use esta função conte com um painel de configuração, onde o usuário poderá determinar como ele quer ser notificado.

Aviso ao iniciar o programa

Ao abrir pela primeira vez um aplicativo que use o sistema de notificações, uma janela aparece, perguntando se você deseja alterar os ajustes de aviso.

Notificação nos Ajustes

Ao instalar o programa, uma nova opção aparece automaticamente nos Ajustes do aparelho. Nela, você poderá configurar as características das notificações para cada aplicativo do tipo instalado.

Notificações para cada aplicativo

Você então pode determinar se quer deixar ativado os sons, os alertas, os avisos ou todos juntos. Isso quer dizer que, se você tem instalado um aplicativo que exige muitas atualizações diárias, poderá desligar o som e deixar só os avisos, que são mais discretos.

Características

Para criar aplicativos com o serviço de Notificação, os desenvolvedores terão que usar servidores próprios para alimentar a “nuvem” de avisos. Muitos discutem se isso não vai causar um gasto extra e consequentemente prejudicar os pequenos desenvolvedores. Resta esperar que o serviço esteja disponível para todos os usuários para avaliar realmente se esta ameaça se concretizará ou não.

O recurso estará disponível na metade do ano, no firmware 3.0. Compatível com todos os atuais iPhones e iPods touch.

Botão Voltar ao topo