Desenvolvedores

Aperitivo 3.0: Notificações instantâneas (push) em aplicativos

Notificações instantâneas

Uma das novidades do futuro firmware 3.0 é o tão falado “Push Notifications“, que em português foi traduzido como Notificações Instantâneas (ou “avisos push” em algumas telas). Este serviço permite que aplicativos recebam avisos mesmo quando estiverem fechados, fazendo com que eles sejam atualizados em tempo real. Segundo muitos, os maiores beneficiados do recurso serão os aplicativos de mensagens instantâneas (chat), como MSN, AOL, ICQ e outros.

Mas isso quer dizer que nosso telefone não vai parar de apitar?
Isso é o que vamos ver agora. 🙂

Claro que a Apple pensou no fato de que haverão programas que poderão receber muitas atualizações em um curto espaço de tempo, o que pode ser inoportuno em determinados momentos. Por isso ela permitirá que cada aplicativo que use esta função conte com um painel de configuração, onde o usuário poderá determinar como ele quer ser notificado.

Aviso ao iniciar o programa

Ao abrir pela primeira vez um aplicativo que use o sistema de notificações, uma janela aparece, perguntando se você deseja alterar os ajustes de aviso.

Notificação nos Ajustes

Ao instalar o programa, uma nova opção aparece automaticamente nos Ajustes do aparelho. Nela, você poderá configurar as características das notificações para cada aplicativo do tipo instalado.

Notificações para cada aplicativo

Você então pode determinar se quer deixar ativado os sons, os alertas, os avisos ou todos juntos. Isso quer dizer que, se você tem instalado um aplicativo que exige muitas atualizações diárias, poderá desligar o som e deixar só os avisos, que são mais discretos.

Características

Para criar aplicativos com o serviço de Notificação, os desenvolvedores terão que usar servidores próprios para alimentar a “nuvem” de avisos. Muitos discutem se isso não vai causar um gasto extra e consequentemente prejudicar os pequenos desenvolvedores. Resta esperar que o serviço esteja disponível para todos os usuários para avaliar realmente se esta ameaça se concretizará ou não.

O recurso estará disponível na metade do ano, no firmware 3.0. Compatível com todos os atuais iPhones e iPods touch.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Maurício™

    É, uma opção que realmente faz falta.

    Apple avançando em telefonia móvel…

  • Gabriel Rinaldi

    Excelente post! 🙂

  • Alessandro

    Muito bom isso

  • Abel Chiaro

    Já tô até vendo: o carinha faz sozinho um programa espetacular, que faz um sucesso absurdo, e a maior causa do sucesso é uma funcionalidade que depende dessas notificações. Daí que o programa dele é baixado por um zilhão de pessoas e nem a máquina nem a banda dele dão conta do recado… Quem é grande se vira, mas será que os “pequenos notáveis” teriam que fatalmente abrir mão do recurso?

    @iLex: qual a diferença entre alertas e avisos, hein? Pra mim não ficou claro no texto…

  • Denis

    iLex,

    Como sempre perfeito nas informações, mas “indiretamente” você nos “tortura” em ter que esperar até o meio do ano para termos acesso ao novo firmware! 🙂

    Abraços!

  • Epa!
    Quem tortura é a Apple, não eu! 😛

  • André

    aí, ICQ é sacanagem né Ilex

  • Thiago

    Só falta uma coisa pro iPhone ganhar um Nobel…NEXTEL!!!
    VAMOS FAZER UMA CAMPANHA…NEXTiPhone URGENTE!!!

  • Henry

    to loko pra que chegue logo essa funçao pro iphone pq é chato vc ter q fikar td hr olhando pra lista do teu msn ou skype so pra fikar on

  • Paulo Kanawati

    Alguma opcao sobre que tipo de rede de dados sera usada no push (wi-fi, EDGE, 3G)?

    Espero que tenham pensado nisso. Eu so usaria isso proximo a redes wi-fi, ja que meu plano de dados é basico…

  • Pedro

    pessoal ta achando que vai ser mil maravilhas isso e esquecem que precisa de uma conexao ativa o tempo todo. A bateria vai pro saco rapidinho…
    sem contar que mtos usam iphone com planos pré-pagos e sem nenhum tipo de plano de dados, vai ser lindo o desapontamento do pessoal 😀

  • Iron Junior

    Desapontamento? O uso do push é uma das grandes maravilhas! Tenho pacote ilimitado, mas a conexão só não controla quem realmente não quer, pq opções no menu configuracoes não faltam! E ainda se não sabe tem wifi pacotes etc. Continua a mesma coisa só que muito melhor. É gostar de reclamar…

  • Paulo Kanawati

    Concordo que é uma funcao muito esperada. Sabendo controlar nao vamos ter problemas.

    So queria que Junho chegasse logo para testar essa firmware ehheeh…

    E, como disse antes, espero que seja possivel escolher que tipo de rede deve ser usada com o PUSH…aqui pra mim seria so pro Wi-Fi mesmo…

  • Daniel

    O que mais gostaria de saber é como fica a bateria com essa conversa… Será que vai “drenar”?

  • Pedro

    Se não resolverem o problema da bateria será mais uma função que ficará desativada no meu iPhone. Atualmente essa função bebe energia!

  • Joelfefa

    Bom post! 😉

  • Vandder

    iLex, ainda sobre notificações, na versão atual não é possível configurar o som do calendário, que é único e as vezes passa desapercebido. Na versão 3.0 vc sabe se isso mudou? Ou alguém sabe como alterar o som da campainha do calendário?

  • Felipe Castro

    iLex, instalei o novo beta, mais não consegui encontrar onde se habilita as notificações, tem algum segredinho?
    abraços

  • Tem, mas é segredo. 😛

    Como diz o texto, o menu só é ativado quando um aplicativo que usa a função é instalado. Então você vai ter que criar um. 😉

  • Felipe Castro

    huahuahua…tudo bem, vamos fazer isso então! só estou com problemas pra conseguir fazer meu xcode debugar no meu aparelho…:( testar essa função só no emulador dever ser bem sem graça…rsrs

  • Acho mto útil esse tipo de função, uma vez que nem sempre podemos ficar com o áudio ligado, podendo configurar é o ideal. Só espero que a bateria não morra tão cedo=/
    Mas é por essas e outras atualizações que a Apple faz, que sou fã demais do Iphone e não troco por nada..ahh sim, troco pelo novo Iphone que vier=P

  • Gabriel Rinaldi

    @Felipe Castro essa função não pode ser testada no emulador… Tem que ser no iPhone mesmo

  • Felipe Castro

    @Gabriel Rinaldi obrigado pela informação, pelo jeito vou ter que descobrir um jeitinho….

  • esse tal push nao tem no iPod Touch 1G nao??? num axo esse menu no meu nem a pau
    tem q ativar alguma coisa?

  • ABizinoto

    Giovanni, Push é uma tecnologia que usa a operadora de celular, logo, sem sinal de celular no aparelho, sem push.

  • Emerson

    Olá,o menu do meu iphone não tem o botão de configuração da tecnologia Push. E tenho varios apps que utilizão tal tecnologia,será que tem a ver com a operadora?
    Obrigado!

  • Ricardo

    Ilex, ou outros usuarios, poderiam por aqui alguns exemplos de programas que usam a tecnologia push ?

  • Algum exemplo desse tais programas? Porque eu tenho fring, Palringo e Yahoo Messenger, mas ainda não apreceu o ajuste de notificaçòes…:-(

  • Caros amigos, esta função não existe, o que este palhaço fez foi editar uma tela do Iphone com uma função que ele sonha em ter ainda no Iphone.
    A idéia até que não é de todo ruim, mas é sem cabimento…

    o__O

  • Não entendi.
    Visto que fui eu quem fez as imagens, o “palhaço” é comigo?

  • Eduardo

    Eu instalei o Nimbuzz, porém quando volto ao menu inicial ele desconecta, ou seja, só fica conectado quando o Nimbuzz está aberto na tela, é problema do programa ou tem algum outro que fica aberto direto? Digo isso pq usava um Nokia E71 e ficava conectado direto.

  • Eu instalei hoje o fring no meu Iphone 3GS. Como mencionado no post, apareceu o botão de notificações, mas não sei se por bug do frings ou do Iphone, não consigo configurar as notificações de chegada de msg no frings. Não consigo baixar o volume das notificações e nem removê-las. Agora, não sei se isso é bug do iphone ou do Frings.