Rumores

Testamos a diferença entre as fotos do firmware 3.0 e o 2.2.1

Ontem um site russo divulgou umas imagens que afirmavam que o beta do firmware 3.0 estava tirando melhores fotos que os aparelhos com o 2.x e não demorou muito para que alguns sites de respeito (como Gizmodo e AppleInsider) começassem a divulgar a notícia. Eu preferi testar antes de divulgar qualquer coisa, para ver se era verdade.

Francamente em relação à qualidade das fotos, não vi muita vantagem para o novo firmware, muito pelo contrário. Os testes foram feitos com um iPhone Classic com firmware 2.2.1 e um iPhone 3G com o beta 4 do OS 3.0. Confira as fotos:

Teste 1

No primeiro caso, o beta 3.0 se mostrou até mesmo pior que o 2.2.1 (clique nas imagens para ampliá-las).

Teste 2

Teste 3

Nessa última, percebe-se que as cores são um pouco mais quentes no firmware atual que no beta. Nenhuma delas recebeu tratamento de imagem no Photoshop. Claro que a diferença pode ocorrer por uma diferença de hardware (câmera) e não somente por causa do firmware.

Por isso, classificamos a notícia do site russo como um boato sem muitas chances de se tornar verdadeiro.

Se tivermos novidades a respeito de outros testes com a câmera, atualizaremos este artigo.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Thiago

    Caras, pelo que pude ver as fotos dos russos foram tiradas a noite, quando a qualidade de imagens é mais prejudicada. Se vcs puderem repetir a mesma situação comparando os dois FWs seria legal.

    Abracos

  • Fabi

    Realmente não vi diferença. Estava achando difícil haver mudança na qualidade da foto só por causa do FW. Penso que o que conta mesmo é o hardwere. Mas é sempre bom tirar a dúvida, e nada melhor do que esse blog pra isso. 

  • Carlos Schmitt

    também tem a questão do movimento… talvez isso seja diferente

    se ela consegue capturar mais rapido tem menos chances de sair tremido!

    abs

  • Smirnoff_icE

    Aqui se mata a cobra e mostra o pau! hahahahahahah…me perdoem o trocadilho… mas sempre se superando hein… de bate pronto!!

  • Fabi

    Hardware, falha de digitação. 

  • Krikaoli

    Dá uma regada nessa planta de vez em quando.

  • Kleber

    Concordo com vc. É totalmente relacionado ao hardware e não ao firmware.

  • Jocas

    As fotos que tiro do iPhone com luz natural, as fotos ficam boas. Se falta um pouco de luz, já fica tremida e escura. Acho difícil colocar dentro de um celular, com um mundo de recursos que o iPhone já possui, uma lente, flash, sensores, etc de qualidade de uma cibershot, por exemplo.

  • Nato

    Mas os sites estão anunciando a questão do novo iPhone. Não somente do firmware.

  • Bruno Nunes

    É possível sim ter muita diferença na qualidade das fotos por causa de um firmware.

    No meu antigo Sony Ericsson havia vários drivers p/ câmera p/ download que mudavam um monte de coisa: Saturação das fotos, compressão, white-balance, tempo de exposição, etc.

  • Wander Freitas

    Quem sabe à noite percebe-se uma diferença

  • joao

    Como botar fé em algo que foi feito com dois aparelhos diferentes??? meio complicado né?!?

  • MPC

    As diferenças q notei nas fotos.. em todos os sites.. me pareceu mais o pulso do fotografo do que o software em si.. varias fotos apareciam com qualidade inferior talvez por pequenas tremidas.. mas vamos torcer para que nao seja isso.. e sim tenha melhorado…

  • joey

    é tudo muito relativo.
    basta eles aumentarem a sensibilidade do iso e terremos fotos menos treminas, nao há como ter um stabilizador de imagem por software, a foto sera menos tremida mas com mais noise. simples.

    se estiver escuro o suficiente pra camera ter que bater mais lento do que 1/40 qualquer tremida de punho vai afetar.

  • DiegoCJ

    Desculpe, mas esse teste não é válido…

    Para se ter um teste realmente correto, vcs deveriam arrumar um dock ou algo parecido para segurar o iPhone no lugar (para evitar tremer como aconteceu na primeira foto)

    Tb é importante iPhones do mesmo modelo e ter certeza q a lente está limpa em ambos (o teste dos FW no mesmo iPhone seria melhor)

    Além de testar as fotos em mais ambientes (escuro, claro, com luz solar, luz artificial e etc..)

  • Ale Lopes

    Por que o blog se refere a “firmware” em vez de “software”?

    Segundo a IEEE (Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos), a definição de firmware é:
    “The combination of a hardware device and computer instructions and data that reside as read-only software on that device.
    Notes: (1) This term is sometimes used to refer only to the hardware device or only to the computer instructions or data, but these meanings are deprecated. (2) The confusion surrounding this term has led some to suggest that it be voided altogether.”
    Assim, firmware é a junção de um chip e do software pré carregado nele, que não pode ser atualizado. A nota 1 diz que não deve mais ser usado só pra tratar desse chip (hardware) nem só do software contido nele. A nota 2 diz que, por confusão pelo uso do termo, ele deve ser abolido do vocabulário.

    Fora essas definições, no material oficial do iPhone (site da Apple, manual, iTunes, etc.) toda vez que se fala do sistema operacional de aparelho e de suas versões usa-se o termo “software” ou simplesmente iPhone OS x.x.x.

    Dessa forma, acredito que o blog deva seguir essa linha oficial de uso de termos relacionados ao que noticia, tanto pra facilitar a compreensão de leigos ao assunto (iniciantes) como pra se referir a uma coisa com os termos que foram associados a ela pelo idealizador/fabricante/vendedor.

    —–

    Fora esse papo de termos, um elogio:
    Não é todo veículo de notícias que testa as notícias antes de veiculá-las. Parabéns por isso!

    —–

    Sendo chato de novo:
    Se as fotos foram feitas com dois aparelhos diferentes e com software diferentes o resultado obtido não prova nada. As variações obtidas nas fotos podem ser tanto por causa do software diferente quanto pelo hardware diferente. Se não houve diferenças nas fotos pode ser que a combinação soft/hardware feita tenha omitido essas diferenças. Fotos de dia(com grande iluminação) costumam sair bem com o iPhone e com qualquer câmera. O problema está nas fotos noturnas e com pouca iluminação. Se os testes forem feitos nessas condições (seguindo o método científico) os resultados poderiam mostrar algo revelador ou provar que não há diferença entre os softwares.

  • GRM

    Não dá para comparar, a segunda foto está fora de foco. Como disseram acima para esse tipo de teste é preciso controlar o ambiente e a câmera de modo que possa se perceber melhora ou piora, a menos que o firmware pretendesse algum tipo de estabilização como no caso do app Darkroom (Steady Shot).

  • Mamede

    Qual a lente do Iphone, pois sempre tive Nokia com lentes Carl Zeiss.

  • Acho que nem todo mundo entendeu a “proposta”.

    O objetivo não era provar que as fotos no 3.0 são melhores, e sim o contrário. Os argumentos usados aqui nos comentários são exatamente o que eu penso em relação às fotos dos russos: depende muito do momento e do aparelho que foram feitos.
    Eles usaram dois aparelhos diferentes, ou alguém aqui vai dizer que o gato esperou a restauração do firmware na mesma posição? 😛

  • Claudio Bauer

    Também eu acho que a qualidade das fotos diz muito mais respeito ao hardware do que ao firmware.

  • Mauro

    Sou fotógrafo amador, e, por experiência, é sim possível melhorar a qualidade da foto atualizando-se o firmware.

    Primeiro, temos o problema do ruído. Se vc conseguir um algorítimo descente pra promover a redução de ruídos, é sim possível fazer isso com mera atualização. No photoshop, vc pode usar um plugin chamado noiseware, que permite reduzir, com relativa qualidade, o ruído. Assim, haveria melhoria na qualidade da foto.

    Quanto à questão das cores, isso é 100% ajustável (e até facilmente ajustável) via software. Quem usa Nokia pode verificar que o N95, por exemplo, tem ajuste de balanço de branco (ou controle de branco). Embora não seja o objetivo desse comando, se vc alterar alguma definição nele vc altera, também, as cores da foto. Da mesma forma, é possível utilizar um soft para dar um “tapinha” nas cores, deixando elas mais ou menos saturadas, quentes, etc.

    Fazendo um análise rápida das fotos:
    – a 1ª não pode ser analisada, por na foto tirada com o 3.0 não tem nitidez (falta nitidez, já que o foco está lá).

    – na 2º, a foto do 3.0 ficou com um pouquinho menos de ruído que do 2.2.1, e com um pouco mais de nitidez. Entretanto, a nitidez pode ter sido em razão de maior firmeza no momento da foto (recomendo sempre apoiar o iphone, ou os cotovelos em algum lugar); e o ruído pode ter sido diferença na leitura da luz pra ajustar a câmera (que é toda automática). a leitura de luz influencia muito, pois, se eventualmente entrar um pouco de luz a mais na lente no momento de uma foto, a câmera se engana e pode pensar que tá mais claro ou mais escuro, alterando e muito a foto.

    – Na 3ª foto se vê o que eu falei acima. Me parece que ela não tá com as cores diferente. A câmera que se enganou quanto à exposição, e deixou a do 3.0 um pouquinho mais subexposta (“escura”) do que a do 2.x, o que parece ser uma melhorada nas cores, mas não é.

    Claro que pra ter certeza, o ideal seria um estúdio (ainda que caseiro), e o mesmo celular fazendo os testes (pra evitar qualquer discussão quanto ao hardware).

    De qualquer forma, ficam as minhas impressões sobre o acontecido.

    Um salve ae pra rapaziada do blog. Continuem com o excelente trabalho!