iOSTutoriais

iOS 16: Como proteger as fotos no seu iPhone com uma senha

Uma das coisas que muita gente sempre pediu para a Apple implementar no sistema do iPhone é uma maneira de colocar senha nas fotos.

No iOS 16 o sistema permite isso, mas apenas para aquelas imagens que o usuário escolher.

O iOS tem há tempos um recurso que permite ocultar fotos no rolo da câmera. Isso significa que elas não aparecem quando você abre o aplicativo Fotos.

Se alguém mexer no seu iPhone e olhar a biblioteca, não as verá.

Porém, até o iOS 15, essa proteção era meio falha, porque ainda era possível abrir a pasta de fotos ocultas e visualizar tudo.

Ainda pior: a mesma coisa acontecia para a pasta de fotos apagadas, que normalmente ficam ali durante 30 dias até desaparecerem definitivamente.

Até é possível esconder o álbum de fotos ocultas, mas é trabalhoso porque quando você quer visualizá-las, tem que entrar nos Ajustes e desabilitar o recurso.

Mas o iOS 16 traz uma camada extra de proteção: a pasta de fotos ocultas agora só poderá ser aberta com a autenticação do proprietário.

Senha na pasta de fotos ocultas

Ao tentar abrir a pasta de fotos ocultas ou a de fotos apagadas, o sistema pedirá a senha do aparelho ou a autenticação biométrica (Touch ID ou Face ID).

Sem isso, não tem como visualizar as imagens destas pastas.

Então você pode ficar mais tranquilo em relação à sua privacidade nas fotos. Somente você (ou quem tiver a sua senha do aparelho) poderá ter acesso às suas imagens mais pessoais.

A única coisa que você precisa fazer é ocultar as fotos que você quer esconder. Veja no tutorial abaixo como fazer:

Botão Voltar ao topo