EXCLUSIVONotícias

Franceses poderão ver televisão direto no iPhone através da rede 3G

OrangeNo exato momento em que este artigo está sendo escrito, a operadora francesa Orange está realizando em Paris um evento onde estão presentes vários blogs e jornalistas (parecido com o evento da Gameloft no qual participamos). O objetivo é apresentar o novo aplicativo que permitirá a recepção de canais normais de televisão direto no iPhone 3G.

Ele já deveria ter sido lançado no final de janeiro, mas por um problema técnico a Apple não aprovou. Agora eles já conseguiram o sinal verde da maçã e prometem liberá-lo na loja virtual no dia 7 de abril, “coincidentemente“, um dia antes da concorrente SFR começar a vender oficialmente o iPhone no país (leia “Apple é forçada a disponibilizar o iPhone à todas as operadoras na França“).

Com o nome de Orange TV Player, o aplicativo será gratuito e permitirá a visualização de 60 canais de televisão (20 gratuitos e outros 40 divididos em pacotes pagos). Esses canais são exatamente os mesmos que passam na TV normal, transmitidos em streaming via rede 3G.

Na verdade também é possível assistir pelo EDGE, mas por questões óbvias, a qualidade não é a mesma. A transmissão não funcionará via wi-fi, pois é exclusiva da operadora. Ou seja, também não funcionará fora da França.

O incrível é que a Orange desenvolveu toda a tecnologia para poder implementar a transmissão de TV no iPhone, que é baseada somente na estrutura da rede e no software. Nada de aparelhos externos (como no Japão), nem adaptadores. Se der certo, a Apple (que é bem próxima da operadora) poderá adotar a idéia e ampliar a função para outros países.

Para os franceses que já possuem um dos Planos iPhone (são 4 tipos diferentes, todos contam com internet ilimitada), os 60 canais estão incluídos. Quem tiver um plano diferente, poderá ter acesso a tudo pagando um acréscimo de 6 euros, o que, para um país onde o salário mínimo é de 1.300,00€, não é nada.

Estaremos acompanhando de perto este lançamento e mostraremos aqui, com exclusividade para o Brasil, todos os detalhes desta nova função que um dia poderá ser incorporada nos nossos iPhones.

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Leandro

    Será que um dia veriamos uma iniciativa dessas no Brasil??!!!!!
    E se tivessemos seria provavelmente mais uma forma das operadoras encherem seus cofres, não uma forma de satisfazer os desejos dos clientes!!!

  • Ricardo

    No passado a Vivo já disponibilizou a transmissão da Band, bem no começo do 3G. Bem que poderia fazer algo neste sentido novamente. Neste momento de portabilidade, seria um belo atrativo.
    Não custa sonhar.

  • Gutto

    Sempre que alguem vê meu old iPhone pergunta: da pra ver tv ? e eu respondo que não (meio obvio) :S
    Bem que a Apple poderia incrementar essa tecnologia no novo iPhone.
    Até seria uma boa estratégia de marketing pois, os outros iPhones nao teriam esta tecnologia , ou seja , vamos comprar :)!

  • Duuh

    alguem pode ajuda em uma coisa? 😡
    o meu iTunes ta reconhecendo meu iPod como se fosse um iPhone ai aparece ‘ Um iPhone foi detectado, mas ele não pôde ser indentificado adequadamente. Por favor, desconecte e conecte novamente o iPhone e depois tente novamente. ‘ ja mudei de usb mas não adianta

  • Lucas

    Isso seria maravilhoso no iphone…

  • rasf

    Gutto,
    Não me parece uma questão de tecnologia do aparelho em si, pois pelo que entendi dá para ver TV no iphone por meio de um aplicativo. Aliás, como já relatado em outro post, o canal de notícias francês France 24 já disponibiliza streaming via wifi. Eu mesmo vejo no meu ipod.

  • Gutto

    Eu sei que é um aplicativo mas alguns celulares têm tv digital como aquele da LG sei lah o que , ai se o novo iPhone tivesse seria bem bacana , pois seria gratis e nao precisaria de internet 🙂

  • O vídeo está fora de foco, mas dá pra ver que a tecnologia parece funcionar muito bem!!!! Tomara que a Apple consiga implementar a ideia em outros mercados… seria mais um diferencial do aparelho!

    O problema que vejo é que a AT&T recebe muitas reclamações da sua rede 3G e quem implementa um recurso como este tem plena confiança na robustez da sua estrutura!

    Imaginem se uma operadora brasileira implementa um recurso desses! Haja banda!!!! Vai cair o 3G toda a hora!

  • BiancoHT

    Sei que não deve ser a mesma coisa..mais so pra dar a resposta a quem te perguntar se da pra ver tv no iphone a resposta é sim..ja vejo tv a algum tempo com o meu pelo orb e vejo todos os canas da net e mais uns 30gb de mp3 e videos muito bom, e aindar por wii-fi 3g onde voces estiverem..vlw

  • Ola Pessoal!

    Eu divulguei uma idéia que eu tinha para o iPhone em um post anterior! Porém como o post era meio antigo, ninguém leu…

    Como gostaria de saber a opiniao de voces, estou divulgando a ideia novamente aqui…

    Bem, existe uma opção no iPhone que, quando ativada, exige que seja digitado uma senha para que o aparelho saia do modo suspenso!

    Bem… Como o aparelho é touchscreen, nada impede que a senha seja aplicada com os dedos! Ou seja, podendo toca-lo, poderíamos utilizar um movimento com os dedos na tela! Este movimento habilitaria, ou não, o modo de suspensão do iPhone! Sendo assim, a senha!

    Com esta forma de senha teríamos a fusão de dois conceitos utilizados no iPhone!

    O primeiro é o “desbloquear” que é o movimento do dedo da esquerda para a direita embaixo da tela!
    O segundo é o “bloqueio por código” que é a exigência de uma senha para que o aparelho saia do modo suspenso!

    Esta idéia, pelo menos até onde vai com meu conhecimento de programação, deveria ser aplicado só pela Apple, já que um software de terceiro não seria capaz de fazer!

    O que vocês acham pessoal?

    PS: Quero agradecer aqui o iLex que respondeu minha dúvida, no meu comentário acima, e um e-mail, enviado tempos atrás, por mim! É ótimo termos um editor tão atencioso às nossas dúvidas! Agradeço de verdade!

  • raul

    Hã?

  • Gabriel

    É verdade a vivo tinha transmição da BAND era horrivel mas tinha!
    Agora acho q acabou, mas podia voltar né?
    Não so com o iPhone mas em qqer celular.

    Quanto a Apple por uma antena receptora de TV Digital acho mais dificil, ate pq cada pais utiliza um padrão, então nada a ver eles fabricarem iPods diferentes né?

  • Gabriel

    A Rede 3g é horrivel, as vezes meu iPhone ta nu 3G dai to andando de carro muito rapido (em SP) a ligação corta, tem q melhorar muito a transmição no Brasil.

  • Vicente

    Realmente com um plano de dados ilimitado seria uma boa. Mas eu pessoalmente não gostaria de assistir TV pelo iPhone. Mas não me incomodaria de forma alguma em ter um aplicativo para ver, caso batesse aquela vontade…hehe 😉

  • Duuh

    …alguem pode ajudar ?

  • Isto iLex.. Hehehe
    Já tiveram essa idéia antes? 😀

    Eu pensei algo como assinatura, e não tão baseada em retas, como na figura… Mas também não vamos exigir demais… 😀

  • Eric, essa figura é do Android. Como senha, você tem que arrastar o dedo na sequência determinada para desbloquear o telefone.

  • Ah… Entendi!
    Agradeço a informação!

  • Gutto

    Quando lançar o novo iPhone , o preço deste modelo 3g diminuirá ou continuará o mesmo ? Pelo visto o novo iPhone não terá um preço tão viavel no Brasil , fora o tempo em que as operadoras levarão para traze-lo.
    Na opinião de vocês é melhor esperar o novo modelo ou adquirir um 3g em uma operadora ?

  • FranKiko

    Não tem a ver com o tópico do post, mas como se está falando de TV, penso que uma coisa bem legal seria poder conectar o iPhone à TV. Por exemplo, poderíamos mostrar as fotos, vídeos, músicas na TV. O que vocês acham?
    Na verdade vi, há algum tempo, um vídeo de alguém que conseguiu jogar (não me lembro qual o jogo, talvez corrida) vendo a imagem na TV…

  • henriqueG

    ilex o blog da vivo la colocou mais uma imagem daqui hehe ta lucrando com o blog hein

  • Leandro

    Verdade essa da BAND pra vivo, um amigo tinha um V3 que tinha, podia existir todos os canais.

    Frankiko, me parece que com o firmware 3.0 isso vai ser possivel(nao tenho certeza dessa informaçao), alguem pode confirmar, pf?

    Hoje, existem o TV OUT disponivel no Cydia que habilita essa função, testa aí!!!

    Abraços!!!!!

  • Edson Alanis

    Pessoal, nós já temos isso aqui no Brasil pela claro, é só ir na página do Claro Idéias Minha TV.
    http://www.claroideias.com.br/portal/site/CIdeias/menuitem.e69691a546b6bb6c85b52010648051a0/&idlocal=52

  • FranKiko

    @Leandro
    Vou testar sim, valeu pela dica.

  • Excelente notícia!
    Espero que logo logo tenhamos uma versão para o Brasil.
    Pena que provavlemnte quando chegar aqui, custará mais do que em qualquer lugar do mundo e ainda por cima será de qualidade inferior!

    Mas vamos esperar, quam sabe eu não esteja errado!

  • Adriano

    Quando será que esse apps vem patão Brasil