2009ARQUIVOEXCLUSIVO

Franceses poderão ver televisão direto no iPhone através da rede 3G

OrangeNo exato momento em que este artigo está sendo escrito, a operadora francesa Orange está realizando em Paris um evento onde estão presentes vários blogs e jornalistas (parecido com o evento da Gameloft no qual participamos). O objetivo é apresentar o novo aplicativo que permitirá a recepção de canais normais de televisão direto no iPhone 3G.

Ele já deveria ter sido lançado no final de janeiro, mas por um problema técnico a Apple não aprovou. Agora eles já conseguiram o sinal verde da maçã e prometem liberá-lo na loja virtual no dia 7 de abril, “coincidentemente“, um dia antes da concorrente SFR começar a vender oficialmente o iPhone no país (leia “Apple é forçada a disponibilizar o iPhone à todas as operadoras na França“).

Com o nome de Orange TV Player, o aplicativo será gratuito e permitirá a visualização de 60 canais de televisão (20 gratuitos e outros 40 divididos em pacotes pagos). Esses canais são exatamente os mesmos que passam na TV normal, transmitidos em streaming via rede 3G.

Na verdade também é possível assistir pelo EDGE, mas por questões óbvias, a qualidade não é a mesma. A transmissão não funcionará via wi-fi, pois é exclusiva da operadora. Ou seja, também não funcionará fora da França.

O incrível é que a Orange desenvolveu toda a tecnologia para poder implementar a transmissão de TV no iPhone, que é baseada somente na estrutura da rede e no software. Nada de aparelhos externos (como no Japão), nem adaptadores. Se der certo, a Apple (que é bem próxima da operadora) poderá adotar a idéia e ampliar a função para outros países.

Para os franceses que já possuem um dos Planos iPhone (são 4 tipos diferentes, todos contam com internet ilimitada), os 60 canais estão incluídos. Quem tiver um plano diferente, poderá ter acesso a tudo pagando um acréscimo de 6 euros, o que, para um país onde o salário mínimo é de 1.300,00€, não é nada.

Estaremos acompanhando de perto este lançamento e mostraremos aqui, com exclusividade para o Brasil, todos os detalhes desta nova função que um dia poderá ser incorporada nos nossos iPhones.

Botão Voltar ao topo