Notícias

Apple é forçada a disponibilizar o iPhone à todas as operadoras na França

O que muitos previam aconteceu: pela primeira vez na curta história do iPhone, a Apple é obrigada a encerrar o contrato de exclusividade com uma operadora. A francesa Orange perde assim o privilégio na venda do celular multitouch e terá que dividir o mercado com as outras duas concorrentes, SFR e Bouygues Telecom.

A Corte deu seu veredito hoje, determinando a execução imediata. As outras operadoras já estão entrando em contato com a Apple para começar o mais rápido possível as vendas. A Orange já entrou com recurso.

É curioso observar agora quais serão as consequências desta decisão judicial. Outros países poderão seguir o exemplo e poderemos ver pipocar pelo mundo o mesmo tipo de processo.

No Brasil, a Anatel tem a tendência de adotar medidas do mesmo tipo. Será que veremos a Brasil Telecom e a Oi entrarem na justiça para brigarem pelo iPhone?

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Thiago

    Nunca entendi a razão da Apple destinar a venda do iPhone com exclusividade para determinada operadora. Quanto mais operadoras vendendo, atingiria maior número de clientes. No Brasil há 03 operadoras, o q de certa forma gera concorrência. Se bem q a Vivo tem sido a melhor em termos de plano desde o início.

  • omega

    Esses acordos prevêem além de percentual na venda dos celulares, percentual no uso do telefone e serviços agregados, também deve rolar um dinheiro extra pra ter exclusividade

  • HenriqueG

    @Thiago… ela faz isso para poder colocar o preco que quiser no pais (desculpe meu teclado esta com problemas por isso coloquei tudo sem acento! =D)

    Acho que se a OI quiser revolucionar como esta tentando, ela DEVERIA entrar sim na justica, mas meu amigo, aqui eh brasil nao vai da em nada, isso eh o que eu acho

  • CPU

    Acho que já rolou um processo desse tipo na Alemanha, em 2007, da Vodafone contra a Deutsche Telekom. E a Deutsche ganhou e continuou vendendo o iphone com exclusividade. Não sei se teve recurso e essas coisas, mas acho que a ação na França não é a primeira não.
    Qto a Oi vender o iphone, só se for desbloqueado (e mais caro), para seguir a “filosofia” deles…

    • CPU, na Alemanha o que rolou foi processo contra não vender uma opção de aparelho desbloqueado. Foi resolvido colocando uma opção à 999 dólares…

  • Cassio

    Uma nota sobre precisão jurídica:

    Não sei como é no direito francês, mas como a decisão foi de execução imediata e a orange irá recorrer da decisão, pode acontecer que, uma vez aceito o recurso pela corte de apelação francesa, a execução imediata pode ser interrompida (o que iria rolar MUITO problema com outras operadoras que já começassem a vender o iPhone).

    O ideal seria esperar a decisão transitar em julgado (ou seja: não dá mais para recorrer. é definitivo) para ver o que realmente vai acontecer

  • Ceceu Veron

    @Ilex

    A OI não vende mais celulares a mto tempo … 😉 PQ vc acah q ela fazia a campanha BLOQUEIO NÃO ?? Pq ela não vende celulares … 😉

  • Bom, quanto mais operadoras vendendo o aparelho, melhores as chances de se optar por algo melhor, financeiramente falando… 😛

  • Juka!

    Ilex vc viu que a vivo ta mandando sms dizendo : “Caro cliente, atualize seu Iphone 3G na versão 2.2 .Para isso acesse o Itunes do seu computador . Mais informações “www.vivo.com.br/iphne”
    Que empenho da vivo em mandar para os donos do iphone XD
    Aé o meu iphone jah tava na versão 2.2 quando ela me mandou a mensagem

  • Rodolfo

    Espero não atrapalhar os comentários, mas só queira parabenizar o blog! Entro todos os dias e sempre tem pelo menos uma atualização, e como sempre, de conteúdo confiável e interessante!