AppleNotícias

Apple veta a recepção de TV no iPhone

Tem atitudes da Apple que realmente são difíceis de entender…

Há dois meses, publicamos um artigo sobre a ótima solução que a operadora francesa Orange estava preparando para disponibilizar a TV ao vivo pelo iPhone (leia Orange permitirá recepção de TV no iPhone a partir de janeiro). Pois janeiro chegou e, apesar de toda a estrutura estar pronta, a Apple não aprovou o projeto.

A operadora levou meses para preparar toda a tecnologia necessária para que sua transmissão via rede 3G fosse compatível com o iPhone. A opção já é inclusa em todos os planos da operadora e inclui uma gama de canais gratuitos. Porém, é necessário um aplicativo para a leitura do sinal e é justamente este que foi vetado na App Store.

Muitos dizem que a Apple estaria exigindo que o aplicativo (gratuito) fosse pago. Outros supõem que seria devido ao DRM usado pelo iPhone e iPods (chamado de Fairplay), que é exclusivo da empresa da Maçã. Se a Orange fosse autorizada a usá-lo, seria a primeira vez que uma empresa externa teria esse direito.

[fonte]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Nathan

    iLex, concordo com você, não entendo porque a Apple vetou essa recepcao de TV pro iPhone, pois seria uma tecnologia muito útil no iPhone, e seria mais útil ainda se fosse no Brasil. E pessoal tenho uma pergunta que ainda não foi respondida em outros blogs, vale comprar um MacBook? Eh mesmo um computador extremamente bom? Obrigado pessoal.

  • Henry

    tbm concordo com vc os cara cmata pra desenvolver a tecnologia q poderia ser um avanço pro iphone qdo ve os homen da maça pega e proibe achei meio sem sentido a desculpa deles

  • John

    acho que esse recursdo de copiar e colar ja deveria estar nos gadgets da apple desdo firmware 2.0

  • PoolS

    Ah se fosse minha empresa eu colocava no Cydia. E sugeriria apenas que o aplicativo está lá. Tremenda falta de respeito. Espero que cheguem a um acordo plausível.

    Até mais.

  • Putz…hehee

    Não divido que será tudo cobrado…nada sai de graça. ^^

  • *duvido

  • Thiago

    Seria útil sim! Mas dependendo do preço q as operadoras cobrarem pelo pacote de acesso à TV fica inviável. Creio q isso geraria demanda de dados maior na rede, obrigando-as a realizar novos investimentos. Sem falar na adaptação à nova tecnologia desenvolvida pela Orange, q tb vai kerer lucrar em cima da nova idéia.

  • Fabian

    A Apple deve ter negado por contatos comerciais, e por preferir que as pessoas se divirtam comprando filmes e seriados da Apple Store.

    Acredito que o DRM não tem nada a ver, já que a Apple esta abolindo o fairplay desde da famosa carta aberta do Jobs às gravadoras, em 2007, onde pedia para as próprias serem mais “abertos”.

  • henriqueG

    Respondendo ao nathan
    Eu acho que os mac books poderiam ser melhores, em configuracao … Mas nao sao entao prefiro pc’s e outra hj em dia eh possivel instalar um Mac OS X em um pc .. Mas ai fica por sua escolha so falei o que eu penso e outra da proxima vez procure um forum soh sobre apple

  • Nathan

    Agradeco a henriqueG. Obrigado.

  • Benhur

    Pessoal,
    Bem, do ponto de vista tecnológico, é realmente triste não poder contar com a recepção de TV pelo iphone, mas somente pelo lado tecnológico. Explico.
    Aqui no Japão, há pelo menos 4 anos, os celulares já possuem TV digital, de EXTREMA qualidade de imagem, som e acesso. São inúmeros canais LIVRES, sem nenhum custo para poder assistir. A Docomo e a Softbank (antiga Vodafone), já dispunham desse recursos em seus antigos celulares. Eu mesmo, tenho um aparelho aqui, 3G, da Sharp, com TV digital e analógica inclusive, funciona com sinal NTSC e/ou PAL-x (N ou M, automaticamente), tem recepção de rádio FM e muitas outras coisas legais. Mas sinceramente, aí vem meu argumento “apenas do ponto de vista tecnológico”, pois na prática, quase ninguém, seja brasileiro, japonês ou outro estrangeiro, assiste TV em celulares. O que fazem e muito, é jogar!!! São inúmeros games que o pessoal copia em cartões de memória, para executar em celulares. TV, Rádio, existe, mas na prática, ninguém usa. Até mesmo, a execução de mp3 ganha infinitamente sobre o uso de TV em celulares.
    Pessoalmente, eu só usei a TV digital, nas primeiros 3 semans, ‘por que era novidade’, depois disso, deixou de ser interessante, apenas porque, ouvir músicas ou jogar no ‘keitai'(celular), era muito mais aproveitoso.
    Esse aparelho hoje, serve apenas como ‘despertador’, para me acordar todas as manhãs e lembrar que tenho de ir para o trabalho. Foi substituído pelo iphone. fico imaginando apenas, caso pudéssemos assitir tv pelo iphone, a bateria que hoje (aqui para mim) dura em média 4~6 horas, devido ao volume de uso, passaria a durar apenas uns 30 minutos….
    Ainda prefiro vir ouvindo minhas músicas ou meu curso de japonês, juntamente com as apostilas de exercícios que estão dentro do meu iphone. TV mesmo, assito em casa, ou melhor, “ouço em casa”, pois agora mesmo, ela está ligada e eu, digitando aqui no site…. rs****
    Abraços a todos.

    • Antonio Silva

      nada a ver o que esse benhur falou !!!

      se ele gosta de jogar cobrinha no celular, bom pra ele, agora nao queira que todos tenham os mesmos gostos que voce ou ou “japoneses” descritos por voce !!
      saiba que ouvir FM muitas vezes é bem melhor que uma coleçao de mp3, pois voce conta com o inesperado, em conhecer coisas novas, noticias, entrevistas, programas de humor etc…

      agora se as radios que voce gosta nao sao tao boas quanto sua coleçao de mp3, ai é uma questao de visão e conhecimento !!!

      o mesmo se aplica a TV, jogos de futebol, jornalismo, novelas (para o publico feminino principalmente) entre outros !!!

      nao me venha tapar o sol com a peneira !!! gosto nao se discute, e o device tendo a possibilidade de agregar novos serviços nao vejo o porque nao aceitar !!

  • Iron Junior

    ^ Ass. Mac Fan Boy.^^
    Ter que ler um falando que acha certo a Mac negar a TV porque vai diminuir a vida útil da sua bateria é o fim!

    Opções são opções meu amigo, eu preferia meu Iphone tbm com TV, com bluetooth (que funcione), com GPS (realmente útil). O fim é vc ter um PUTA hardware ANIMAL e ele não rodar nada. É como vc colocar uma placa de vídeo de U$2.000,00 no computador e rodar campo minado e paciência.

    Justifique também as negativas da apple com a TOMTOM, com um [email protected] GPS show de bola que eu procuro desde quando troquei o antigo pelo 3g! As propagandas do GPS que praticamente não valem nada com o google maps.

    Tudo bem que Iphone, é um “Itudo” com as funções que podem ser perfeitamente aproveitadas. Mas na boa, seria um “Inada” se não existissem os hackers. Pela apple ele seria apenas uma jóia (pq realmente é o mais bonito). Mas original e com as limitações da apple é apenas um enfeite.

    Se fosse pra apenas ouvir MP3 como vc está falando, então compre um celular qualquer com microSD de R$100,00, (ai deve vir de graça com um cartão prépago) e coloca suas músicas que fará a mesma coisa.

    Eu comecei a gostar do Iphone apenas quando comecei a entrar nos blogs e comunidades que fizeram descobrir programas interessantes que retiram os limites e imposições da apple. Por isso.. torço pela TV, torço pelo team que trabalha na liberação do bluetooth, torço pela liberação da TOMTOM, do adobe flash player (para tudo).

    E acho medonho esses limites “sem razões”, como cabo audio e vídeos que com atualização da firm não funciona mais (por ser feito pro 2g). Mas até a venda (com a firm anterior) funcionava perfeitamente, sendo recomendado por todos os vendedores e lojas.. Logo depois atualiza e bloqueia! Olha.. a fé minha, ta nos hackers!

  • Iron Junior

    Acho que até da pra escrever um livro: Minha vida sem o Cydia! rsrs

    Mas parabéns ao bloguer, pelo imparcialismo.
    Que o Iphone é o melhor, não tenho dúvidas (minha opinião) mas sem as limitações sairia do melhor para perfeito!

  • Jr

    Só encontro uma explicação para essa rigidez da Apple em relação à aplicativos de terceiros.

    A questão esta no Hardware e não no Software.

    Tenho meu iphone 3G e é o celular mais incrível e funcional que já tive, mas pra mim fica claro a limitação de processamento do aparelho cada vez que acesso as configurações, fotos ou mesmo o bloco de notas. Demora uns bons segundos para isso e aí fica clara e evidente as limitações.

    Também há o fator duração de bateria que com certeza tira o sono dos homens da maçã e de todos nós.

    Minha esperança é que em junho seja lançada uma versão turbinada do nosso precioso.

    Saudações a todos!

  • Benhur

    Caro Iron Junior,

    Crei oque você NÃO entendeu em NADA o que escrevi. Absolutamente, NADA!
    Não reclamei da duração da bateria. Não me incomodo em ter de colocar meu iphone na primeira tomada que encontro, para “esticar” a vida da bateria. Não me incomodo em transportar um carregador de bateria adicional, para usá-lo tão logo que possível e tão logo que necessário.
    Se você NÃO tem senso para análise, NÃO critique.
    Não sou tão conservador assim, muito pelo contrário, sou tão aficcionado como você, talvez até mais. Não estou julgando isso.
    Contudo, saiba ler e entender o que se comenta.
    Na teoria, você e muitos aqui tem razão. É um ‘puta’ hardware, fabricado por uma ‘puta’ empresa gigante, e com uma ‘puta’ limitação. Não tenha dúvida.
    Se for pensar assim, na linha do raciocínio de ‘puta’ tecnologia, acho até que o iphone deveria levar meus filhos na escola também. rs**** Mas convenhamos, não adianta ficar exigindo demais de um recurso, quando na verdade, o seu uso vai ser quase nulo ou ocioso, assim como citei o exemplo da TV digital.
    Faço uso intenso do meu iphone, não apenas para ouvir as músicas, lições, mas em muito, para ver meus e-mails, acessar minha rede de servidores remotamente, monitorar os serviços de rede que gerencio, me localizar nas ruas e avenidas daqui de Tokyo, encontrar um médico disponível na madrugada ou um restaurante de comida tailandesa, perto de onde estiver… Até mesmo as promoções que a Softbank, o Metrô, e tudo mais possam oferecer. Aqui, temos uma vasta, ampla e exagerada opções de ferramentas que possamos utilizar em nossa vida cotidiana, posso até assistir a TV do meu canal prediteleto se quiser, com um delay, é claro. Já podemos até utilizar o iphone para pagar as contas nas lojas de conveniências, nas máquinas de refrigerantes e em muitas outras situações.
    Acho interessante, legal, o ‘maior barato’, mas na vida conturbada de hoje, ficar querendo tudo ao mesmo tempo num único dispositivo, é babaquice demais.
    Sem dúivida alguma, no universo tecnológico de hoje, os hackers são peça fundamental do sucesso, da inovação e da facilidade de uso. Eles são essenciais.
    Por outro lado, fico imaginando, caso o iphone atendesse a tudo que esperamos e desejamos, certamente ele não teria o tamanho compacto que possui hoje. certamente não poderíamos carregá-lo de forma tão prática e discreta, sem que alguém olhasse para a gente e cometasse: -“olha lá aquele camarada, ele tem um iphone!!!”, pois seria perceptível de longe que você estaria transportando um desses.
    O que falta para melhor entendimento, na MINHA OPNIÃO, é saber entender e compreender que quando se quer algo de tantos recursos, algo certamente vai ficar sem ser contemplado. Desta forma, se queremos um dispositivo pequeno, slim, leve, nada comparado aos antigos tijolões que usávamos quando os celulares apareceram, não é justo, que passamos a exigir que algo tão reduzido e tão completo de uma única vez.
    Que o iphone é uma revolução, uma inovação, não tenho dúvida. Agora, não podemos querer que ele faça tudo aquilo que sonhamos, desejamos e pensamos. Neste caso, ele poderia té mesmo substituir um de nós.

    Desculpem o desabafo.
    Foi necessário.

  • Benhur

    Ainda sobre a TV digital…

    Fiquei imaginando, caso a Apple se convence de liberar a TV no iphone, logo vai aparecer alguém reclamando que não consegue assitir seus canais de assinatura da Sky, por que, não consegue utilizar o smart card para ser lido pelo iphone… ou pior, vai reclamar que um ‘puta’ hardware, não consegue substituir um simples smart card….

    Isso vai dar pano para a manga…

    Pelo jeito, a Apple não vai conseguir agradar ninguém…

  • Iron junior

    Vai ver dui eu q n compreendi!! Ninguem aqui ta reclamando do q ele nao faz! Estamos reclamando eh de algo q ele faz , que tem soft disponivel, mas a incrivel empresa que vc fica de joelhos nao permite instalar!! Ou seja, nao estou reclamando de algo q esta faltando, reclamo de algo queEXISTE que esta pronto e sem motivo aparente eh bloqueado!! Tem q repetir pra ver se entra na cabeca limitada a penssar q queremos que o telefone leve o filho na escola pra defender a entao amada empresa pelo telefone e/ou computador q comprou! Experimente seu iphone sem o jailbreak… Um nao fa boy diria com toda a certeza que nao iria gostar a metade do que com as limitacoes impostas de fabrica! Bem na verdade aconteceu ateh na compra do aparelho na tim, o documento de garantia que eh d 1 ano limita: 400 ligacoes do iphone usb perde a garantia, instalacao de soft fora do itunes ou nao indicado pela apple perde a garantia. Qualquer forma de desbloqueio, mesmo que por via de software perde a garantia. Ateh perguntei se podia ligar! Ah… Gracas a deus sim!

  • Iron junior

    Ninguem teve a infantilidade e/ou arrogancia de falar impossibilidas como a sky ou levar o seu filho! Nao viajamos em um mundinho limitado! Essa eh a sua filosofia! Guarde-a e continue de joelhos

  • Benhur

    Não estou falando de arrogância, ou acusando alguém disto, muito menos, viajar num mundinho limitado. Portanto, não aceito e nem permito que me acuse disso.

    Quando postei meu primeiro post aqui, desejei demonstrar o quanto um recurso, que muitos hoje reclamam não ter, é pouco utilizado. Pretendi demonstrar ainda, que hoje, com os recursos já disponíveis, se a reclamação da duração da bateria é um fato, com a disponibilização dela, ficaria ainda mais crítico a duração desta mesma bateria.

    Demonstrei ainda, que apesar do consumo de bateria, de várias vezes ficar sem carga disponível para usar o meu iphone, não me importava de transportar um carregador adicional para quando possível e necessário, carregar a bateria do meu aparelho.

    Continuei demonstrando ainda, que a facilidade de ter a TV em um aparelho celular, não é tão importante assim quanto se debate, pois mundialmente, é estatístico que o uso de TV em celulares tem um índice abaixo de 1%.

    Não defendo a Apple, ou qualquer outra companhia que bloqueie algo. Repilo qualquer ação de bloqueio ou inibição.

    Contudo, o que muitos não aceitam e admitem, é que detarminadas ações, e isso não apenas no iphone, mas em qualquer âmbito, estejam inibidas por uma razão ou por outra. O que é preciso é entender e compreender. Protestar sim, manifestar sim, mas acusar a atribuir pensamentos que não existem…. isso é leviano demais.

    Ao manifestar um exemplo que acontece por aqui apenas demonstrei que esse fator, ter ou não a TV disponível, não é tão importante assim, pois o seu uso não é nem mesmo significativo. Ao citar dos inúmeros canais livres que temos aqui, ao que oferece opções à perder de escolhas, demonstrei que nem mesmo isso, o grande volume de atrações disponíveis na TV, atraem as pessoas que possuem uma TV no celular a usá-la. Demonstrei ainda, que essas pessoas preferem jogar um game, ouvir uma música, do que propriamente assitir TV. Usam da tela, da resolução de imagem, para essa finalidade.

    Portanto, não é pela TV em si, um atrativo que justifique alguém decidir pela compra ou não.

    Aqui também, a Softbank lançou um receptou de TV para o iphone, que tras a funcionalidade de bateria complementar também. Pois bem a maioria das pessoas que compraram esse dispositivo, vendido unicamente pela Softbank (e isso sou contra, em vender com exclusividade), alegaram que a sua utilização é para prolongar a vida da bateria, pois usam demais os recursos que o aparelho oferece, principalmente o GPS.

    Ao citar que o aparelho deveria levar os filhos para a escola, ou falar dos canais da Sky, demonstrei que, caso já fosse disponível esse recurso pela própria Apple, alguém certamente iria reclamar que o ‘puta’ aparelho não contempla a funcionalidade do smart card, entre outros.

    Ora, sejamos realista. Num país como o Brasil, onde andar com um tenis de mais de R$ 100,00, ter um terno da Garbo, Armani, ter um notebook, um carro mais novo, entre outros bens, ja oferece risco adicional, imaginamos alguém tão fanático pelo seu iphone, assistindo ao Castelo Ra-tim-bum, por exemplo, no percurso de voltar para casa…. Será que ele iria chegar em casa com o aparelho consigo??? Claro que não.

    O melhor então, ao ler um post, devería-se sim, tentar entender o que se passou pelo pensamento de alguém para escrever e, na dúvida, ler quantas vezes necessário fosse, para não ser injusto ou infame em seus comentários.

    Tudo que escrevemos, são resultados de pontos de vista pessoal, independente de defender ‘A’, ‘B’ ou o que for, é poder tomar como base o que a opinião de outra pessoa pode representar numa realidade que estamos presente.

    Reclamar por algo que não se tem é fácil, difícil é administrar o que se tem, a fim de fazê-lo melhorar e aperfeiçoar.

    Agora, o que me pareceu aqui, foi alguém para criticar a opinião e não calar-se diante da experiência alheia, desdenhando, fazendo por desmerecer quem escreve na intensão de compartilhar conhecimento e fatos.

    Mas para seu conhecimento, tenho não apenas um, mas três aparelhos iphone, um deles de presente para minha esposa e os outros dois, meus, um totalmente desbloqueado, etc e tal…. O outro original, sem medo de ser feliz.

    Aqui, não se limita a garantia por 400 conexões de usb. Apenas não deixe seu iphone cair na água e não o perca. Demais a isso, viva feliz e curta seu ‘brinquedo’.

  • IParga

    Aliais, iron junior, vc cometeu um “puta” erro.

    Amiguinho, nao eh a mac que faz o iphone sim a Apple que fazo iPhone! Mac eh uma linha de produtos apple. Eh como se vc chamace a microsoft de windows. E a proposito, concordo com o benhur.

  • Marcos Melo

    cacilda! O meu não tem jailbreak e estou satisfeito. Sou otário?

  • Wellington

    Ao LParga todos nos cometemos erros ao Marcos Melo não você não e um otário pois eu também tenho um iPhone 4 original e ao benhur me desculpe a forma benhur mas o que ocorreu nada mais foi do que simplesmente as pessoas do Japão do Brasil de todo o mundo se assim posso dizer que você tem um telefone com câmera que fabricantes x desenvolveram hoje no dia seguinte os fabricantes y desenvolvem um telefone com câmera e Bluetooth como você já estava acostumado com o aparelho com câmera você se sente antigo digamos assim querendo se renovar pois sempre as empresas estarão sempre lançando coisas novas isso foi só um exemplo neste caso ocorre que se no Japão a galera não usa a tv não quer dizer que no Brasil nai vai se usar. O motivo dos japoneses preferirem jogar que eu também gosto muito minha esposa sempre briga comigo e diz que sou criança que inclusive ela gosta de brincar também nada Mais se aplica do que o gosto isto foi gosto deles opção deles como você mesmo disse opinião deles todos aqui no Brasil queremos as novidades que vocês aí no Japão estão de saco cheio saturados e enjoados de verem pois você sabe mais do que ninguém que quando lança uma novidade aí aqui passa uma eternidade para se chegar e quando chega aqui virou jornal velho aí me desulpe mais uma vez se fui grosso mas eu digo sempre assim que sou curto objetivo e direto sem mais para o momento.