EXCLUSIVO

Evento da Gameloft apresentou o lançamento de novos jogos para o iPhone

Ocorreu na última quinta-feira o evento especial da Gameloft, onde ela apresentou oficialmente seus últimos lançamentos para iPhone e iPod touch. E o Blog do iPhone estava lá para conferir de perto.

Fomos o único representante brasileiro no evento, formado basicamente por blogueiros e jornalistas. Fui muito bem recebido pelos organizadores, que fizeram questão de saber como era o público nacional e qual era a penetração do iPhone no Brasil. Falei para eles que, além do enorme número de aparelhos já ativos no país, a promessa da chegada do modelo 3G no final deste mês gerou uma espectativa muito grande.

Tive o prazer de conversar com os desenvolvedores dos jogos. Todos jovens e muito apaixonados pelo que fazem. Um deles, que ajudou a desenvolver o game Asphalt4, conversou bastante tempo comigo, revelando informações muito interessantes.

Jogos para o iPod Classic e o iPhone

Ele me disse que já fizeram muitos jogos para o iPod normal (a Gameloft foi uma das primeiras a colaborar com a Apple) e que este ano estavam entrando também para o mundo iPhone. Ao contrário do que todo mundo diz a respeito das limitações do SDK, ele me contou uma coisa que me deixou surpreso: a Apple limita TUDO na programação para o iPod. Quer saber como vai ser, dimensão, peso, design, tudo tem que ser aprovado com ela antes. Com o iPhone é diferente. Os programadores são muito mais livres para fazer o que quiserem.

Por que não há a opção de língua Portuguesa nos jogos para iPhone?

Uma das perguntas que fiz foi justamente essa, pois não entendia porque muitos jogos da Gameloft possuem a opção para a nossa língua  em outros celulares e no iPhone não. Ele me respondeu que em um primeiro momento é porque usou-se as línguas exigidas pela Apple.
Como assim? A Apple é quem define as línguas???
Calma, não é bem assim. Na verdade com os jogos para o iPod super limitados, era a Apple quem definia as línguas dos jogos. Ao começar a trabalhar para o iPhone, as línguas padrões foram usadas, o que não quer dizer que com o tempo não sejam incluídas novas línguas.

Real Soccer 2009, Asphalt4 e BlockBreaker2

Estavam todos comemorando que o Real Soccer 2009 (lançado na última terça-feira) já figurava em primeiro lugar entre os aplicativos mais comprados na App Store francesa, seguido do Asphalt4 em segundo.
Joguei um pouco dos dois jogos e realmente são impressionantes. O RS09 tem uma ótima jogabilidade, além da preocupação em mostrar os nomes reais de todos os jogadores em cada equipe. O diferencial que o iPhone proporciona é que, quando na vida real os jogadores mudam, uma atualização do aplicativo pode trazer facilmente as mudanças para o jogo virtual.

A novidade da noite foi a revelação do lançamento de um novo jogo, o BlockBreacker2, que foi entregue à Apple na quarta-feira e deve estar disponível já nos próximos dias.

Como é desenvolver para o iPhone?

Uma coisa que me chamou a atenção foi a empolgação dos programadores pelo que fazem. Disseram que trabalhar com o iPhone é muito estimulante, pois os recursos disponíveis são bem maiores comparados ao desenvolvimento para outros celulares. Os recursos gráficos (3D e alta definição) e de interação (com o multi-toque e o acelerômetro) do iPhone OS abrem um leque de possibilidades enorme.

Um deles me disse que de dia passava desenvolvendo os jogos e a noite ia pra casa jogar outros da concorrência. Viciadões totais!

E o futuro?

Os desenvolvedores da empresa já estão trabalhando em alguns jogos. Eles não puderam adiantar nenhum detalhe, mas a dica dada é que, pela lógica, os jogos já existentes no catálogo da Gameloft para outras plataformas devem ganhar logo uma versão para o iPhone. Ou seja, podemos esperar até o final do ano jogos como Real Football Manager, Pocket Chef e o popular Dogz. Eu torço para o ótimo Splinter Cell. 🙂

Conclusão

Foi muito bom ter participado do evento.
A idéia da empresa em colocar em contato os desenvolvedores dos jogos e os blogueiros foi fantástica, possibilitando uma troca de experiências e opiniões que só é benéfica para a plataforma. A Relações Públicas da Gameloft, Aude Fouquier, prometeu nos colocar em contato com o escritório da empresa no Brasil, para que o Blog do iPhone esteja sempre informado das últimas novidades.

O bom é que assim poderemos pressionar mais diretamente para que eles dêem ao público brasileiro cada vez mais atenção.

 

Obrigado Gameloft.
O champagne M. Chandon estava ótimo. 🙂

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Julio

    Muito bom! Parabéns! 🙂

  • Sergio

    Muito interessante, mas eu estava esperando aquela pergunta: “Uma das coisas que questionaremos é se eles sabem por que a App Store Brasil não disponibiliza nenhum jogo para o iPhone.”
    É importante pra quem não quer fazer jailbreak e comprar os jogos legalmente.

  • Sérgio, eu fiz essa pergunta. Eles não souberam me responder na hora, mas disseram que vão averigar com quem se ocupa disso e me prometeram uma resposta por email.

  • Sergio

    Valeu Ale, vamos aguardar! O Blog sempre saíndo na frente com as informações sobre o iPhone. Parabéns!

  • lz

    parabéns!!!!

  • Eita merchandise bom! nada melhor do que convidar blogueiros mortos de fome pra viajar e tomar champagne… Hipocresia ainda eh qdo vc metem o pau em outros sites..Nao pensem que nos nao percebemos isso nao

  • Hein?

    Que feio usar o nome do Gizmodo Brasil assim, anônimo.
    Quer criticar alguma coisa, faça com seu nome real. É mais digno.

    E menos ‘hipócreta”. 😀

  • Putz!
    Tem gente que sente inveja dos outros por tão pouco…

    Esse cara já é velho conhecido daqui…
    Ele deveria se preocupar mais em melhorar o blog dele do que vir aqui comentar com nomes diferentes a cada vez…

  • Leleca

    Parabéns!! \o/ \o/ \o/
    Isso é para Blog que pode e não para Blog que quer!!! 😛

  • Euller

    hehehe muito bom =]

  • Muito massa o artigo. Parabéns pela cobertura.

  • Fred Aguiar

    Parabens por estar lá….os jogos da gameloft são bem legais, e mais legal ainda vcs cobrirem o evento.

  • hebio

    Parabens,continuem sempre assim trazendo otimas noticias sobre iphone e tecnologia.abraços

  • Pingback: Gameloft faz evento de lançamento oficial do jogo Real Football 2009 no Brasil | Blog do iPhone()

  • Pingback: [resenha] CSI Miami ganha jogo para o iPhone | Blog do iPhone()

  • Pingback: Gameloft finalmente inclui a língua portuguesa em seus novos jogos | Blog do iPhone()