2009ARQUIVO

Desenvolvedor desiste de lançar aplicativo gratuito por causa da pirataria na App Store

Nem todos entendem nosso posicionamento em relação à não tolerância de divulgação de aplicativos crackeados aqui no Blog. Vez ou outra recebemos algum comentário mais agressivo ou emails nos chamando de “puritanos“, mas isso não muda nossa convicção de que o uso de aplicativos crackeados é um verdadeiro tiro no pé, pois atinge diretamente pequenos desenvolvedores, que encontram na App Store uma maneira honesta de sustento.

Um exemplo dos prejuízos que isso pode trazer à comunidade acaba de acontecer.
O desenvolvedor Steven Troughton-Smith anunciou que vai descontinuar o aplicativo gratuito Stack.

Stack era um aplicativo do jailbreak que imitava a mesma função existente no sistema operacional MacOS X. Era uma maneira muito prática de organizar os aplicativos, principalmente para quem possui um número muito grande deles. Veja no vídeo como seria a versão 2.2 que estava quase pronta para ser liberada:


Acontece que além de contribuir para a comunidade jailbreak, Steven também possui alguns programas na App Store, que possibilitam que ele se sustente e não cobre pelo Stack. Mas essa semana ele descobriu que todos os seus aplicativos tinham sido crackeados, em desrespeito à todo o tempo que ele tinha dedicado ao seu trabalho.

Como consequência, o desenvolvedor vai retirar o seu aplicativo do Cydia, para dedicar todo o seu tempo para trabalhar exclusivamente para a App Store, para tentar recuperar um pouco do que perdeu.

Por isso, quando você usar um aplicativo crackeado baixado pela internet, pense que isso pode estar contribuindo para que muitos bons programas deixem de existir, ou nem mesmo cheguem a sair do papel, por completa falta de incentivo. Afinal, ninguém gosta de ver seu trabalho indo para a lata de lixo.

[via]

Botão Voltar ao topo