Jailbreak

Começa a grande discussão sobre o jailbreak: legal ou ilegal?

Legal ou ilegal?

Mais um acontecimento para apimentar a discussão! 🙂

A Apple, pela primeira vez desde que lançou o iPhone, se pronunciou esta semana sobre o jailbreak de seus aparelhos. Para ela, o processo é ilegal por infringir seu copyright e violar o Digital Millennium Copyright Act (DMCA – Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital).

O iPhone (e depois o iPod touch) foi criado com várias restrições que impedem que os usuários instalem programas que não estejam presentes na App Store, loja de aplicativos digital da Apple. O termo “jailbreak” é usado no processo que remove estas restrições. Estima-se que o número de iPhones e iPod touch que tenham utilizado este método de liberação esteja na base de centenas de milhares de unidades no mundo inteiro.

Até agora a Apple tinha ficado quieta sobre o assunto, o que a ajudou a vender milhares de aparelhos de primeira geração, existente oficialmente apenas em poucos países. Agora ela parece disposta a ir à luta judicialmente contra esta liberação, afirmando ser um ato ilegal.

Mas o que fez ela mudar de atitude? Teria ela razão?

Primeiro de tudo, é importante salientar que tudo isso está acontecendo no Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos (U.S. Copyright Office) e vale para aquele país, pois as leis sobre bloqueio e copyright são diferentes em cada lugar do mundo. Aqui no Brasil, por exemplo, o bloqueio de celulares à uma só operadora não é protegido por lei, enquanto que nos Estados Unidos é.

A reação da Apple foi por causa de um abaixo-assinado realizado pela EFF – Electronic Frontier Foundation, que pedia para que o jailbreak (tão comentado e discutido, mas sem nenhuma posição definitiva juridicamente sobre ele) fosse considerado definitivamente como legal, visto que ajudava os usuários a tirar melhor proveito do aparelho que comprou.

Isso forçou a Apple a se declarar pela primeira vez sobre o processo de liberação de seu celular, dizendo que compromete a segurança, o desempenho, além de abrir as portas para rodar programas pirateados.

Para a EFF, isso não passa de uma tentativa da Apple de gerar medo, incerteza e dúvida, que segundo o wikipedia é “uma tática de retórica e falácia muito usada em vendas, marketing, relações públicas, política e propaganda (…) para influenciar a percepção pública, divulgando informações que visam minar a credibilidade de suas crenças”.

Aliás, os argumentos da EFF são muito bons. Para ela, bastaria transpor a teoria da Apple para a indústria automobilística para reconhecer o quão absurda ela é. Quando você compra um carro, no manual diz enfaticamente que, para a sua segurança e melhor desempenho do veículo, você deve mandar apenas em oficinas autorizadas e usar apenas peças originais, não é mesmo? Se você ligar para a autorizada e perguntar, eles repetirão a mesma história, pois eles não podem garantir nada no seu carro se ele for modificado por estranhos. Inclusive a garantia pode se perder se você colocar peças não originais. Mas usar peças de outros fabricantes seria juridicamente ilegal só porque a fábrica disse que não pode?

Você, que tem um carro arrumado ali na oficina simples da esquina, pode ser preso ou processado por isso?

É claro que se você quiser levar seu carro apenas em oficinas autorizadas (ou usar apenas aplicativos da App Store) você terá a tranquilidade de saber que seu carro/iPhone raramente apresentará problemas, além de todo o suporte oficial (garantia, assistência técnica, etc). Mas não há DMCA que o impeça de escolher uma alternativa para o produto que você comprou.

Parece óbvio que a declaração da Apple foi uma tentativa de reprimir o jailbreak através do medo. Afinal, se ela mandasse seus advogados ameaçarem o Dev-Team (um grupo informal de hackers que faz o que faz por prazer), será que estes teriam cacife (dinheiro) para querer entrar em um processo longo e caro contra a gigante, mesmo tendo razão?

A decisão do escritório americano só sai em outubro, mas até lá a discussão promete ser longa e intensa, como sempre.
Nós aqui do Blog continuamos com a convicção de que não é pelo fato da Apple proibir o jailbreak que faz com que ele seja legalmente condenável. O certo é que ainda não há nenhuma definição final sobre o assunto e o mundo inteiro ainda discute isso.

Ficamos no aguardo de uma declaração do próprio Dev-Team, que sempre alegou não infringir nenhum direito autoral por não distribuir nada que contenha o código da Apple. A alteração do firmware é feita pelo usuário, para uso próprio.

Caso você queira saber mais sobre a história do jailbreak, leia nosso artigo especial.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • André

    Concordo com a EFF também, mas a Apple deve estar criando essa posição de ser contra o jb por conta dos desenvolvedores dos apps, por exemplo… Espero que não dê em nada essas discussões. Quase todo mundo faz jb e eu n vejo problema nisso!

  • Rafaeld

    Se não fosse pelo “jailbreak” eu já teria vendido meu iphone 3G a tempos.. nunca vi um aparelho tão limitado quanto este. Cheio de frescuras e tal… ainda bem que existe este jailbreak pra tentar deixar esse aparelho um pouco mais perto de ser completo.

  • Paulo Nunes

    Concordo plenamente com o iLex, e reforço: caso a Apple estivesse convencida de qualquer violação de copyright ou patentes, ela mesma já teria tomado a iniciativa jurídica quanto a isso, como já anunciou veladamente para a Palm no caso do Palm Pre, e junto ao escritório americano de patentes. Não se enganem, nenhuma empresa é bobinha, boazinha e se omite na defesa de seus lucros por displicência, disposição pacífica ou outro vacilo qualquer. Se a Apple se calou até agora, e ainda agora fala de forma tímida, é porque ela é a maior beneficiada por toda a cultura formada sobre o iPhone, afinal, quantos produtos da área de informática e de qualquer outra área podem se gabar de tanta atenção, se sites excelentes como este voltados só para ele? De milhares de programadores e desenvolvedores de produtos e acessórios só para explorar a beleza e as mil e uma funções do iPhone?

    E digo que o DevTeam e outros grupos colaboram grandemente para isso, pois, como foi apontado pelo iLex, sem eles a Apple não teria cruzado fronteiras com seu iPhone antes mesmo de liberar oficialmente o uso do seu produto em outros países. O iPhone, de tantas possibilidades que abre no mundo da tecnologia, já saiu do controle da Apple e virou uma epidemia, onde cada um inventa uma função diferente; os programas não-oficiais, além de explorarem ao máximo funções que nem a Apple tinha pensado para o aparelho, são os verdadeiros lesados justamente por não serem oficiais, pois a Apple se aproveita das suas idéias e patenteia como propriedade sua, como (me corrijam se eu estiver errado) com o comando de desbloquear a tela, que surgiu antes num aplicativo não-oficial para depois ser registrado pela Apple.

  • RodrigoDC

    André
    “Apple deve estar criando essa posição de ser contra o jb por conta dos desenvolvedores dos apps, por exemplo.”

    pelo menos essa desculpa eles não podem usar, pois existe metodos que protegeriam os apps oficiais contra pirataria que não necessariamente teria que acabar com o jalbreak. como no caso do programa desenvolvido pelo time do RipDev

  • RodrigoDC

    Acho que a unica coisa que a Apple poderia fazer e colocar uma recomendação em seu site que o Jailbreak traz instabilidade no iPhone/iPod Touch e informar que caso apareça algum defeito no aparelho e ele estiver com jailbreak este aparelho não teria garantia, exatamente como o exemplo dos carros e nada mais.

  • RodrigoDC

    o assunto desse link e diferente mais e pertinente a este mostrando que a Apple não é 100% certinha
    (http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=1025)

  • João Alberto

    Sem o jailbreak o iPhone não era o que é

  • Edguitarra

    Bom, quando você compra o aparelho ele é teu e pode fazer o que quiser com ele. Se alguém adquire um computador com Windows original e depois troca por um Linux, isso não é ilegal. O Jaibreak aumenta as possibilidades do Iphone fazendo aquilo que a Apple não faz. O que acho contra as regras é pessoas que “abrem” o sistema do aparelho para instalar de graça os softwares pagos da App Store. Mas cada um é cada um….

  • Lucas

    Isso tudo é culpa da Apple. Se a Apple não bloqueasse tantas funções do iPhone, não aconteceria nada disso, mas também não vou ser hipócrita, porque tem uns doidos ai que só instala o jailbreak por causa do apps pirateados, aí está errado!

  • cara eu tbm concordo com o Dev-Team pq n é eles q distribuem firmware desblokeado por ae sao os propios usarios q desblokean o celular

  • Vicente

    ahuhauauauhuaa…
    Eu aguardo até outubro..hehe
    Inclusive já entrei em contato com a Apple, lembra iLex?
    Pois é, está aí… ^^

    Mas não vai dar em nada, mesmo que a Apple ganhe a causa, o jailbreak vai continuar sendo usado e distribuido, assim como se ela perder.

    Sempre foi assim e sempre será…
    Que programa que não se acha na net?…
    (vai de cada um usar o mesmo, nas definições para que ele foi desenvolvido, ou não..)

  • HenriqueG

    Agora uma coisa, o que poderá acontecer com o Dev-Team, somente fechar o site, como já aconteceu com vários em que empresas brigaram na justiça.

  • HenriqueG

    Acho que já sei porque a Apple quer processar o Dev-Team… é para não perder muito dinheiro =D
    http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=1025

  • Waldomiro

    Pois é. Lei é uma só. Interpretações são várias. Deixa os advogados se entenderem. Pessoalmente torço para que a legalidade do Jailbreak vença.Se aparecer outro abaixo assinado para dar apoio ao Dev Team e ao JB, posta aqui no site que tô dentro.

  • Vicente

    Também quero que o jail continue operando. Agora, torcer eu não torço para nada além do lado da verdade, ou de prejudicados com isso, como a Apple e também inúmeros dos desenvolvedores que acabam perdendo com isso também…

    Falam tanto de desenvolvedores, e que devem ser incentivados, mas acabam esquecendo que eles são os mais prejudicados, pois para a Apple lucrar neste ponto, eles precisam vender e não ter seu app disponível em um jailbreak sem custos.

    Na verdade eu torço também então, para que o jail seja impossibilidado de viabilizar os apps crackeados, que só acrescentem então melhorias ao aparelho, legais para ambos os lados. (empresa x desenvolvedor x consumidor).

  • Robinho 6-3-3

    JAILBREAK forever…

  • Alexandre Telles

    ow… eu concordo com o jail… pq… n tem aquela historia de n poder usar codigos oficiais sem permissão e distribuir?? intao… eles n usam esses codigos… intao n tem problema… qual o problema dos usuarios quererem ter maior aproveitamento do seu aparelho? eu axo q o jail deveria vir de fabrica… 😛

  • Leandro

    Eles não vão proibir o jailbreak…seria um tiro no pé, o que a apple tem que fazer é liberar os recursos que nós sabemos que o aparelho tem, mas por questões de $ a apple se nega. Olha aí o bluetooth, por que que a apple não libera? Porque o joãozinho compra música no itunes e depois vai passar pro zezinho e luizinho. Hoje, estes teriam que comprar….

  • Ceceu Veron

    O Ipod Tuch é meu , eu faço O QUE ME DER NA TELHA … Se eu conhecesse o Steve Jobs , eu usaria o Quickpwn NA FRENTE DELE , e falaria : “Paguei pelo aparelho e por tudo q esta nele , então tudo é meu , e eu faço o q quiser” …

    Discussão sem sentido essa : eu comnprei , é meu .. Faço o que quiser .. PONTO FINAL ….

  • homero

    Acho que a Apple não tem que se preocupar o jailbreak é uma ilusão. É so instalar e verá que não tem nada de interessante. Voçê não consegue fazer uma lista de cinco apps que realmente funcionam 100%. Os kras adoram dizer o meu é jalbreak e só. Pura bobagem.

  • Vicente

    hauahuahuuaa….

    Isso aqui vai bombar atéééé outubro iLex…heheh

  • Pedro

    @Ceceu Veron, eles estão pouco se lixando para o que você faz com o “seu” iPod Touch. Nesse caso você está certo, o aparelho é seu e você faz o que quiser.
    Se eles quiserem arrumar alguma “confusão” definitivamente não seria com você, mas com a pessoa que libera essas modificações para o grande público 🙂

    Só cuidado com essa sua filosofia de “comprei, é meu”. Se um dia você comprar um Windows Original, não leve ela contigo. De acordo com a política de licenças da Microsoft, você não compra um “Windows”, e muito menos se torna “dono” dele. Apenas compra a licença para usa-lo da forma que a Microsoft permitir que você use 🙂

  • HenriqueG

    Rodrigo eu ia manda esse link soh que eu nao tirei o hyperlink entao o iLex ainda nao autorizou e peco pra ele deletar ja que o rodrigo colocou para nos aki =D vlwww

  • HenriqueG

    Ja que aki estamos falando de jailbreak, estava lendo a Info desse mes que eh a disputa iPhone x Pre x G1, e tem uma parte em que fala “Os imperdiveis do iPhone” o 3o lugar fala exatamente do Cydia kkkk

  • HenriqueG

    desculpas por mandar outro post… eh k eu li soh agora fala tambem do MewSeek akele P2P, BiteSMS, e Tunewiki

  • Dener

    Bom vamos lá!
    Comprei meu carro zero, mais decido tirar o som que veio de fabrica todo limitado ( SIMPLES ) original que só tem radio e toca CD (NÂO MP3) então decido comprar um PIONER e equipá-lo com um som que tenha: slot de SD, USB, TV, GPS, Bluetooth, Controle Remoto, DVD, DivX e MP3 .
    Aaaa mais também este som diferente do original que veio com o carro, me da a possibilidade de colocar mais duas telas ou mais pelo fato de ter saídas de vídeo…ao contrario do original de fabrica.
    O que quero dizer é que não estou infringindo direitos autorais ou de qualquer espécie pelo fato de querer explorar o Maximo de meu iPhone.
    Apple diz que perde a garantia se fizer o JailBreak? A baseband não é alterada!!! Prova disto que basta um restore e deixá-lo como veio de fabrica.
    Pergunte a Apple se é justo você comprar um produto tão caro e ela simplesmente nos impor a usar somente produtos da Apple, pois caso contrario vc perdera a garantia.
    Entre no site da Apple do Brasil e veja o descaso com os clientes brasileiros, ate o nome de seu aparelho eles não fazem questão de escrever direito para nos brasileiros!
    Não faço da Apple uma empresa que visto a camisa e não mudo de empresa (MARCA) TIPO SOU APLLE ATE A MORTE…Gosto de iPhone pelas suas possibilidades, caso haja outro aparelho melhor, não penso em duas vezes em compra lo independente de sua marca.
    iPhone 3G e tão limitado ou melhor, dizer como a Apple nos limita de explorar um ótimo aparelho…chega!!! Nenhuma empresa capitalista e sangue suga vai me colocar na cabeça que estou sendo mau caráter por usar o JL…Comprei, paguei caro!!!….Mais não por um aparelho limitado cheio de travas!!! Tenho meu XP e coloco programas de outros desenvolvedores é o caso do Nero para gravar CDs por exemplo e nem por isso estou sendo leviano!!!

    OBS: São minhas opiniões pessoais, respeito todas as que forem diferentes da minha aqui ok.
    Abraços
    Dener
    Japão

  • Alexandre Telles

    Concordo com o Ceceu Veron eu paguei o bagulho é meu… faço o q eu quiser… o q ele vai fazer?? vai tirar o iPhone/iPod Touch de mim? eu paguei faço o q eu quiser… q se foda ele…. alem do mais… esqueci o q eu ia falar

  • Ilegal é, fere direitos autorais de criação do software, contratos diversos que a Apple tem com diversas outras empresas e desenvolvedores e ainda tem a preocupação do JB facilitar a pirataria de softwares.
    O próprio Windows, se não fosse a pirataria, não seria o Windows hoje.
    A Apple, se não fosse o JB, não teria o sucesso do iPhone.
    Mas ela não pode simplesmente “aceitar publicamente” isso, não dá!
    Validar o JB como legal não vai acontecer, mas correr atrás para condená-lo tb não vai ocorrer.
    Tudo ficará como está! podem acreditar!

  • HenriqueG

    Acho que a Apple deveria contratar esses caras do Dev-Team inves de processa-los =D… porque olha com a criação do Jaibreak em que se coloka a Cydia e o Installer a apple teve a idéia de criar a App Store, essa só foi uma não vou falar todas pq tenho preguiça de escrever =D … acho que é como o Alexandre falou, “se não fosse a pirataria, não seria o Windows hoje”
    E outra, eu se fosse a Apple ficaria quietinha no meu canto porque eu estaria ganhando dinheiro também nas custas deles =D …

    é o que eu acho =D

  • iLex

    Ilegal não é, o veredito final sairá só em outubro.

    Seria violação de direitos autorais se vc alterasse o firmeware e depois repassasse para outros.

  • Isso me lembra dois fatos recentes: o Bluetooth bloqueado nos aparelhos vendidos pela Vivo, o desbloqueio era feito pelo comprador com ajuda de software e a Vivo levou tempos para liberar esse desbloqueio, inclusive eu conheço pessoas que acionaram a Vivo judicalmente pelo bloqueio do bluetooth e ganharam.
    Outro fato: o desbloqueio de aparelhos direto pelas operadoras. Lembram que era ilegal? Eu mesma certa vez obriguei um gerente a desbloquear um aparelho que eu havia comprado em sua loja e ainda o fiz assinar uma declaração em papael timbrado e reconhecido no catório informando que me autorizava a usar o aparelho desbloqueado para outra operadora.

    Agora resta aguardar.
    Se a Apple resolve encarar judicialmente o Dev-Team.. sei não..

    Mas não dá pra ficar controlando o que o comprador faz com seus bens.

  • Vicente

    Falou tudo Alexandre, é isso que eu tento falar a meio século, mas não me entendem…hehehe

  • Vicente

    Eu não sei porque cargas d´água ainda tem gente confundindo jailbreak com desbloqueio de operadora…

    FRANCAMENTE…

  • Vicente

    Agora que li o que o Pedro escreveu…ehehe
    Concordo plenamente.

  • Se eu compro um Windows original e altero o código dele para funcionar só na minha máquina, ninguém pode me acusar de nada. Eu comprei a licença e rodo em somente uma máquina, como manda a norma.

    Isso não é ilegal e ninguém pode prender ou processar você por isso. A não ser que você instale em mais de uma máquina ou distribua a outras pessoas.

    É justamente este ponto que o pessoal não entende: se eu quiser comprar um iPhone e colocá-lo em um liquidificador, EU POSSO. Se eu quiser mudar o fundo de tela, pintá-lo de roxo ou jogá-lo no mar ao saltar as 7 ondinhas, EU POSSO.

    O que fere com os direitos autorais é eu alterar o código e distribuir, pois aí estarei divulgando uma obra que não é minha. ISSO é ferir com copyright, mas não alterar um arquivo dentro DO SEU IPHONE.

  • HenriqueG

    isso ai iLex… concordo com vc plenamente. Eu acho que deveria vir de fabrica um Winterboard para nos podermos escolher temas e etc para o iPhone tambem

  • Vicente

    Realmente não adianta discutir, o que sair na justiça vai dizer.

    Vamos dizer que não é legal e nem ilegal até lá então.
    E não ficar dizendo alho por bugalho…

  • @ Vicente: se te referiu ao meu post sobre desbloqueio de operadora confundido como jailbreak, por favor, leia-o novamente pois sequer mencionei o jailbreak.

    O que fiz foi relatar duas cituações onde, a certo tempo atrás, eram consideradas ilegais e hoje são livremente comercializadas.

    Não confunda também este texto dizendo que estou falando que o jailbreak será livremente comercializado.

    Gente.. interpretação de texto é básico. Se não entendem, perguntem, mas não inventem ou acrescentem! Por favor né!

  • RodrigoDC

    Fërnändä, se tem gente não conseguindo interpretar o que você falou necessita voltar ……. , esquece não vou nem completar o comentário para não virar polêmica.
    Eu entendi o que você quis dizer.

  • HenriqueG

    Concordo plenamente Rodrigo kkkkk… tambem entendi o que ela quis dizer kkkkk

  • Iron Junior

    Com quase toda a certeza será considerado Ilegal.

    de um lado: inúmeros acessores, advogados e influentes politicamente e economicamente.

    Contra: Um grupo de “rapazes” cujo “esporte” é vencer com o uso do JB.

    Na minha opinião não é ilegal!
    Eu comprei… o produto é meu. Não sendo softs crackeados
    (=pirata) instalo o que eu quiser a hora que pretender, sem pedir permissão para ninguém.

    Acredito que a briga iniciou pelo fato do Cydia estar aprontando uma “loja” que concorreria diretamente com a Apple. E mexeu no bolso…… caiu a casa! rsrs

    Proibindo ou não existirá sempre o lado que coibe as limitações. Poderá até ser pior depois da verdadeira divulgação dos hackers com a polemica!! Serão concorridos os cargos! Rsrs

  • HenriqueG

    Olha que legal hoje fui no Emissário em Santos (é um parque daki) e aqui tem um Hot-Spot que quer dizer Wi-Fi de graça… só que é meio díficil tira um iPhone ou qualquer outro celular com Wi-Fi aqui =/

  • Vicente

    Fernanda,

    Realmente, muito cabível a interpretação de texto.
    Podes perceber então e entender o que eu quis dizer na minha citação, que não se referia à nem uma vírgula de seu comentário..

    O que eu estava comentando é que ainda tem gente que pensa que um metodo ilegal e (blá blá blá) vire um método legal…(o que é muito difícil no caso do jailbreak)

    Então, logo que o deslbloqueio é legal, eu estava me referindo que ainda há pessoas que confundem o método como um ato comum que não fere a nenhuma das partes, como o desbloqueio…

    Em nenhum momento me referi ao teu comentário, que para ser bem franco, não o tinha lido antes de fazer este meu comentário, fui só ler agora, e talvez nem o teria lido, se não tivesse escrito o que escrevestes no segundo..

    Isso também é interpretar.

  • HenriqueG

    A info tá colocando aquele assunto de um iPhone mais barato, será que poderia ser o 2,1 ? … meio díficil hein
    (info.abril.uol.com.br/aberto/infonews/022009/11022009-27.shl)

  • Frederico

    Se a Apple for fazer justiça, então ela pode fazer o cheque da comissão das vendas do iPhone para o Dev-team, pois desde que leio sobre o iPhone aqui no Blog do iPhone, só decidi comprar por saber que poderia fazer o JB dele e assim ele seria o melhor de todos os celulares.

    Eu gosto do modo de pensar do Jobs. Mas é triste esse negócio de clube da luluzinha. Só pode comprar deles (Apple), só pode rir das piadas deles, e por ai vai….

  • Frederico

    Deveria ser considerado ilegal criar um aparelho como o iPhone e não deixar caras gênios desenvolverem aplicativos geniais para ele….

  • Vicente, entendido.

    Também vejo confusões por partes de muitos usuários de iphone sobre desbloqueio vs jailbreak.

    Acabar com o jailbreak, talvez leve tempo, mas tentar parar os responsáveis… será que o Dev-team encararia a Apple na justiça?

    Lembram da história da patente multitouch que a Apple conseguiu adquirir? Pois bem, o Android, por exemplo, teve negada a inclusão multitouch em seu G1. E, acreditem, pelo menos temporiariamente, o Google deixou isso delado para não se incomodar.

    Só o tempo mesmo pra gente ver no que vai dar.. enquanto isso.. “vamo-que-vamo”!

  • Só algumas observações, já que esse tópico voltou aos news novamente…

    1) Jailbreak e desbloqueio de aparelho são duas coisas DIFERENTES! No post original dá a impressão de que para liberar o aparelho pode se usar o jailbreak…isso tá errado…

    2) “Se eu compro um Windows original e altero o código dele para funcionar só na minha máquina, ninguém pode me acusar de nada. Eu comprei a licença e rodo em somente uma máquina, como manda a norma.” Discordo… a licença que vc tem é só para usar o Windows, vc não pode, MESMO COMPRANDO, sair alterando o código, mesmo que seja para uso pessoal…e isso não serve só pra Windows, serve pra videogames, eletrônicos em geral… até carros, uma vez que se vc quiser tunar o mesmo, precisa de uma aprovação do Detran…

    Não é pq vc compra alguma coisa que pode fazer o que quiser com ela. Vc tem uma licença de uso, só isso, não quer dizer que o software ou hardware seja seu.

    Isso corrobora minha tese de que jailbreak é ilegal sim. Não estou dizendo se é justo ou não, mas que é ilegal, é.

  • Sérgio Carvalho

    dbug, se vc tunar o carro, o DETRAN precisa autorizar, e não a fábrica do carro. A Anatel, infelizmente, muda as regras conforme as operadoras querem. Um exemplo é o modelo da LG k20, que veio para o Brasil sem GPS e sem Wifi à pedido das operadoras… Eu uso o Vista, licenciado, e nem por isso eu devo usar a “cara” que eles pedem. Existem softwares que vc altera a “firmware” do Windows, permitindo editar coisas que naturalmente não é possível. E nem por isto, estou infringindo a Lei, pois a responsabilidade do software parar de funcionar agora, é minha…

  • AnselmoG

    Pessoal confunde LEGALIDADE com “aquilo que a empresa permite fazer com seu produto”.

    E como disse o Sérgio, quem determina o que é ou não legal é a ANATEL, não as empresas/operadoras e até agora ela não se manifestou contra o jailbreak. Independentemente do que as empresas digam, o que vale é a lei.

    Senão seria engraçado, bastaria elas colocarem no seu contrato que o usuário é obrigado a trocar de aparelho a cada ano, aí quem não o fizesse estaria “ilegal”.

    Por tudo isso, não tem como afirmar que o jailbreak é ilegal.

  • Vicente

    “E como disse o Sérgio, quem determina o que é ou não legal é a ANATEL, não as empresas/operadoras e até agora ela não se manifestou contra o jailbreak. Independentemente do que as empresas digam, o que vale é a lei.”

    Por favor, essa matou cão à grito…kkkkkkk

    Que massa, a ANATEL determina leis agora…hauhauhuahuahuahuahaahuahua
    Frustrado com essa afirmação tua cara..hehehe

  • AnselmoG

    “Do Ministério das Comunicações, a Anatel herdou os poderes de outorga, regulamentação e fiscalização e um grande acervo técnico e patrimonial. O Ministério das Comunicações mantém o poder de outorga de serviços de radiodifusão e TV. A Anatel tem o poder de outorga dos outros serviços, com exceção destes mencionados, entretanto tem o poder de fiscalizar todos os serviços. A sede da Anatel é um conjunto com duas torres, no Setor de Autarquias Sul, em Brasília, que foi adquirida da Telebrás.”

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ag%C3%AAncia_Nacional_de_Telecomunica%C3%A7%C3%B5es

    Ela regula e fiscaliza, e pelo que eu sei ela ainda não falou nada do jailbrake, ou seja…

    Já deu pra perceber que tem gente que não quer entender por teimosia mesmo. Também frustrei com você, vicente, acho que vc é pago pela apple pra vir aqui plantar o terror, rsrsrs

  • Sérgio Carvalho

    Vicente, não determina leis, regulamenta. Por que o Iphone demorou para lançar por aqui? regulação da Anatel!

  • AnselmoG

    * Ela REGULAMENTA e fiscaliza…

  • Vicente

    Por acaso o JAILBREAK infringe algum “regulamento” da ANATEL?

    Não tem nada a ver com a anatel. Até porque isso não é um serviço prestado ou cobrado por operadora, logo não tem absolutamente NADA a ver com a ANATEL.

    Quem dera trabalhasse para APPLE, iria ser um enorme prazer. 😉