Notícias

Conseguiram instalar o sistema Android em um iPhone, usando o jailbreak

O jailbreak nasceu da vontade de libertar o sistema do iPhone das amarras impostas pela Apple. Isso no tempo em que não existia nenhuma forma de instalar aplicativos no aparelho, não era possível copiar e colar textos, não havia apps de GPS e o iPhone não era nem mesmo capaz de fazer vídeos.

A situação mudou muito desde então e hoje temos um dispositivo que faz praticamente tudo o que necessitamos, sem precisar hackeá-lo.

Mas tem um pessoal que insiste em fazer rodar outros sistemas no celular da maçã, como por exemplo, o Android. E as últimas técnicas de jailbreak permitem isso (com ressalvas).






Claro que tudo é uma Prova de Conceito (ou seja, simplesmente mostrar que é possível). Afinal, por que alguém pagaria o alto preço de um iPhone para rodar (de forma capenga) um Android que rodaria nativamente em um aparelho bem mais barato?

Seja como, for, o Projeto Sandcastle (“Castelo de Areia“) tenta há tempos fazer essa façanha. Em 2010, os mesmos caras conseguiram instalar uma versão inicial do Android em um iPhone 3G.

Agora, eles conseguiram fazer isso em um iPhone 7:

Por que eles estão fazendo isso? Segundo eles mesmos, é para “garantir mais liberdade aos usuários de iPhone, para que saiam da caixa de areia e façam o que quiserem com o aparelho“.

Mas a explicação não faz muito sentido, visto que a proposta do jailbreak em si já é esta, mantendo o sistema padrão da Apple. Então, acaba sendo um projeto sem muita utilidade prática, a princípio.

O Android instalado no iPhone ainda possui diversas falhas, que precisam ainda serem ajustadas. Por exemplo, o hack não consegue fazer a câmera, o bluetooth e a rede móvel funcionarem. Você fica praticamente com um iPod touch de 1ª geração, bem limitado e aberto a aplicativos maliciosos, pois não conta com nenhuma proteção do sistema.

É isso que eles chamam de “mais liberdade aos usuários”. Parabéns.

Fonte
Project Sandcastle
Botão Voltar ao topo