Notícias

Nossos leitores contam como foi o primeiro dia de vendas do iPhone pela TIM

TIM BrasilNem tudo foram flores no dia da estréia do iPhone 3G pela TIM. Muitos de nossos leitores que tentaram comprar o aparelho enfrentaram várias dificuldades, inclusive em alguns casos perdendo a paciência e desistindo da compra. Situação muito parecida àquela vivida no dia 26 de setembro, quando foi a vez da Claro e a Vivo lançarem o telefone no país.

Será que a TIM não aprendeu com os erros das concorrentes?

As dificuldades foram diversas. Em algumas lojas de São Paulo simplesmente o aparelho não estava disponível, com previsão somente para segunda, dia 15.

Para o leitor Cris, a experiência teria sido cômica, se não fosse dramática. Apesar de ter sido muito bem atendido, os funcionários mostraram grandes dificuldades em cadastrar o aparelho e não conseguiram ativá-lo, pois a loja não tinha acesso à sites externos. Ele nos conta que ouviu um dos vendedores dizer “Como coloca o chip nisso? Por osmose??“. Estava engraçado até o momento que um deles disse a frase “Alguém tem um canivete?“. Rapidamente ele tratou de mostrar aos curiosos vendedores que havia dentro da caixa uma ferramenta especial para isso… Só depois de uma hora e meia ele pode sair da loja com seu precioso, não ativado.

Mesma sorte teve o amigo do leitor Gustavo Michels, que comprou seu iPhone no Shopping ABC em Santo André, mas teve que ativá-lo na área de alimentação do shopping, em um notebook. Apesar da TIM ter estabelecido a regra de que os aparelhos tinham que sair já ativados da loja, ela não tinha o iTunes instalado em nenhum de seus computadores.

Outros, como a leitora Reina, foram até a loja, mas decidiram adiar a compra ao saber que quando as vendas começarem a ser realizadas pela Central de Atendimento, em janeiro, será possível resgatar pontos de cliente e obter um desconto no preço do aparelho (segundo informações da própria loja). Já a Ana Paula Silva não sabe se espera até 2009, pois as atendentes não souberam dizer com certeza se iria ter mesmo um desconto para os atuais clientes que possuem pontos em suas contas.

O mineiro Alessandro Figueiredo não aguentou. Ao ir à loja do BH Shopping em Belo Horizonte, ficou sabendo que para continuar com seu plano atual (TIM Brasil 120) teria que pagar o preço do aparelho pré-pago, com um desconto que deixaria o telefone por R$1.599,00. Seus bônus de antigo cliente não eram válidos para o iPhone 3G. Como forma de protesto, ele saiu da loja e foi na concorrente logo à frente, onde comprou o aparelho por um preço menor. Trocou de operadora depois de 4 anos de fidelidade.

Em Porto Alegre, o leitor Cristiano ouviu quase a mesma coisa que Alessandro, e ainda foi informado que mesmo sendo já cliente, teria que mudar o número se quisesse comprar um iPhone. Ou seja, como se fosse um cliente de outra operadora.

Outros tiveram menos problemas e conseguiram comprar o celular, mas não sem encontrar algumas “pedras” pelo caminho. No quesito “lançamento do iPhone 3G“, nenhuma das três operadoras brasileiras conseguiu satisfazer a maioria de seus clientes. É uma pena.

A íntegra destes e de outros depoimentos você pode conferir nos comentários do nosso artigo precedente.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Já era esperado esse tipo de atendimento.
    Estou aguerdando ansiosamente o desbloqueio, e usar o meu pela OI, sem ter que pagar planos extras.

  • Rafael Kapela

    Lamentável essa situação. Além de pagar absurdos pelo aparelho, a gente ainda sofre na aquisição. Só no Brasil mesmo pra isso acontecer!!

    Comprei meu primeiro iPhone Classic em Março deste ano, depois comprei um 3G e optei pelo Turbo SIM. Acabei vendendo o 3G rapidinho, ainda estou com o Classic e feliz da vida!!

    Só troco este aparelho se for por um já desbloqueado de fábrica ou algum maluco que comprou dessas operadoras, solicitou o desbloqueio e cismou de vender no mesmo dia.

    E mesmo assim, vendendo o meu e comprando o 3G por praticamente o mesmo preço, não consigo me imaginar gastando mais R$400,00 pela diferença!

  • Rafael Kapela

    iLex, entre em contato comigo. Sou desenvolvedor em PHP e posso ajuda-lo em erros que vem acontecendo no Blog. Sugiro, novamente, que altere a cor da fonte dos comentários que aparecem no rodapé da página.

    • Poxa, Rafael, quem lê acha que esse blog é cheio de erros. 😛
      Cores do rodapé alteradas. Melhorou agora?

  • Cau

    hum…dando um pitaco, parte dos comentarios que aparecem no rodapé ao com fontes pretas, mesma cor do fundo, portanto ficam invisiveis.

    • Pois é, pensei que tinha solucionado o problema mas não… O bug só acontece com Internet Explorer.

      Vou resolver isso já, já.
      Colocarei um banner incentivando as pessoas a usarem Firefox ou Safari. Pronto. 😛

  • daniel

    venho a este blog desmonstrar minha tamanha insatisfaçao e nojo pela operadora tim. meu caso é parecido com o do cristiano, sou de porto alegre e tenho 15 anos. o iphone era meu presente de natal. ERA. cheguei a loja com minha mae e a vendedora me informou que o iphone de DEZOITO (18) GB, para quem quisesse somente o aparelho era de 1.599. beleza, sabia que ela errou no espaço de memória, mas o preço ok. quanto fui atendido pela outra moça, já sentandos, ela me informou que só poderia comprar o iphone se o comprasse no plano pré-pago, o que me custaria mais de 2 mil reais. fiquei impressionado com o mal-atendimento da tim, a mulher que me atendeu estava roendo a unha, parecia uma operadora falida e que só queria saber de novos clientes, nao se importanto com os antigos clientes, e sim, só com aqueles infelizes que iriam começar na tim agora. aqui fica meu depoimento, onde relato minha tristeza sobre essa operadora. perdao pela falta de acentuaçao, mas o notebook onde estou nao possui til, se possivel, publique isto no blog e mostre a todos o que a “viver sem fronteiras” me botou fronteiras.

  • Falei sobre essa matéria em meu Blog! Veja: http://apple2all.com.br/wp-admin/post.php?action=edit&post=1200
    Espero que goste!

  • Leandro

    No Opera não tem bug nenhum!!!!

  • Juka!

    naum da para ler mas para mim ta bom o site ^^

    Daniel: pq vc naum compra na vivo …

  • E por essas e outras que eu fico na Claro!!! Cheguei à loja no dia do lançamento, peguei uma fila obvio, mas ao ser atendido sai de lá em 20 minutos com o meu Iphone de 16gb ativado por menos de mil reais (Gastei todos os meus pontos nisso) e ainda tive que fazer um sacrifício supremo de dar uma aula de Iphone para uma atendente linda e geek que neste exato momento esta vindo para minha casa para sairmos!!!

    Em resumo sai da Claro com um Iphone de 16gb por 950 reais e de brinde ganhei uma namorada!!!

    • Nuooooossa, Cláudio, essa matou a pau!!! 😀
      Melhor telefone do mundo, por um preço ótimo e ainda faturou a atendente, que geralmente são bem gatas!
      Muito bom!

      Já jogou na Loto essa semana? 😀

  • Eu comprei na VIVO Juka!

  • AAA!!! Mal, achei que era eu!!
    Mal ae!

  • vi

    oooo esse alessandro mandou benzasso. AUEAHEAUHEAUEAUEUAHEH

  • Gonorrento

    Ainda bem que março está chegando e junto com ele a tão sonhada portabilidade numérica!

  • Rafael Kapela

    Ta bom Cláudio… Acredito na sua história!! Ah, saiba que meu vizinho é o papai noel e ele está vindo aqui agora, juntamente com o Coelhinho da Páscoa, pra jogarmos truco!!

  • Deixa de ser mentiroso, Rafael.
    O Papai Noel nem gosta de truco… 😛

  • vi

    Pooo rafael, achei que ele estivesse trazendo um iPhone pra você (acredito que você já tenha) mas pra dar de presente para alguem da sua familia AUHEHAUEHAUEHAUEH
    ai tadinho gente, vamos dar um voto de confiança ao cláudio

  • Nathan

    Será iLex? No Natal do ano passado depois que ele deixou os presentes aqui em casa, ele roubo dois jogos de baralho que eu tinha.

  • Nathan

    E iLex, eu não sabia que havia dado tanto problema para poder comprar o iPhone 3G, e hoje eu havia ido no shopping aqui em Ponta Grossa, no Paraná, e os rapazes la disseram que ainda não chegou o iPhone, e não sabe quando vai chegar, so sabem que ainda vai ser em Dezembro e olha que mesmo em Curitiba, que fica perto de Ponta Grossa, não chegou. Mas quem sabe o papai Noel “me da de presente”.

  • Rafael Kapela

    Nathan, quer dizer que você ja entrou na Ponta Grossa??

    Brincadeiras a parte… 🙂

    Essa história de comprar iPhone 3G legalmente brasileiro é o cúmulo!! É aí que percebemos o quanto nossa realidade é distante dos países de primeiro mundo, onde o iPhone é considerado “apenas” um celular bacana. Aqui, quando vc vê um cara com iPhone, vc pensa: “Nossa, o cara tem grana, ta com um iPhone” e não é pra muito, pelo valor desse aparelho aqui, com a crise comendo solta, bancos financiando celulares e etc…

    Bom, na época, paguei o preço normal de um iPhone, estou com ele até hoje e sinto-me feliz. Apoiaria um boicote!

  • Filippo

    Ola pessoal. Queria parabenizar pelo site pois é o local onde encontrei a maior quantidade de informações sobre o Iphone.
    Consegui finalmente comprar o meu Iphone na loja do shopping Center Norte. Infelizmente falta muita informaçao sobre o funcionamento do Iphone!!!

    Uma duvida.. alguem sabe se o Visual Voicemail funcionara na TIM???

    []’s

    Filippo

  • Celso

    hahaa

    adorei.
    estou na duvida agora onde compro o meu. ou se espero até fevereiro pra conseguir via conta empresa (q me sai por 200 reais mais barato). ¬¬

    qro meu iphone logo.
    grrrr.

  • que legal saber que os funcionários da Tim estão despreparados para o iPhone, pois então amanhã mesmo vou lá na Tim ver se consigo um emprego nessas férias e arranja uma grana. Se depende do que vcs tao falando,sem treinamento nenhum eu sei mais que os funcionários da Tim. Ainda mais na cidade que eu moro: PORTO VELHO hushasuhshuhus. Tu acha que nesse quase final de mundo alguem vai saber mais de iPhone do que eu? haha

  • pablo

    bom dia…ou boa noite iLex
    tenho uma duvida boba…
    tenho iphone desbloqueado da vivo
    mas tb uso um chip tim…fiz a atualizacao do carrier bundle da tim e td mais…show de bola.
    mas notei uma coisa, nas imagens q vc posta com um iphone funcionando pela tim, o iphone q vc mostra tem no logo da tim akelas 3 ondinhas vermelhas….
    no meu nao =(((
    se fosse possivel…gostaria q rolasse isso no meu tb…
    eh algum eskema?? eh photoshop??

    se vc me respondesse via email eu ficaria mt grato
    na verdade nao costumo ler os comentarios dos posts
    mas to sempre ligado no blog
    mt util por sinal =)

    valeu iLex!!!!

  • heitor

    “por osmose?”, hahahahah

  • Rafaeld

    Não vejo a hora de sair dessa porcarida de TIM… Sinal aqui na minha região é horrível. A vivo tem uma torre do lado da minha casa, ou seja, sinal excelente. Pq ainda não mudei ? Pq tenho plano empressárial com contrato. Mais ta quase terminando essa bosta.

  • A única dificuldade que encontrei na VIVO foi a atendente não querer liberar a conta pq não tava paga. Se não fosse o debito autómatico, tinha ficado sem

    =D

  • Juka!

    Quando eu fui na vivo eu disse para a mulher eu quero um iphone dai ela pediu que eu subisse numa salinha especial dai ela fico enrrolando pq nunca tinha aberto um iphone mas ela era treinada e conseguiu colocar o chip do meu cel antigo … Dai ela teve que baixar o itunes no pc dela para ligar o meu e enquanto eu esperava ela me serviu um suco ….XD
    Mas naum teve nenhum aperto consegui o meu iphone em 1h XD

  • Nathan

    Huehue, Rafael. E concordo com você, aqui no Brasil, é como você havia descrito, e você já viu em alguns países europeus como que é? o iPhone pode sair até de graça!

    E ainda to com raiva da TIM de na sua página na web estar dizendo que ja tem o iPhone, e aqui ainda não ter, e acho que aqui pelo menos, quando chegar vai ser por um tempo so na versão pós-pago, depois que eles vão vender também em pré-pago. Valeu.

  • Mateus Arcanjo

    O Kapela.. vc e o iLex tão ficando?.. kkk (vc ta sumido velho!)

    So pra fazer um share da informação, sou cliente claro.. tenho meu Iphone classic e estou totalmente satisfeito!
    entrei em contato com a claro para saber como poderia obter o iphone 3G.. .e para meu espanto, fui extremamente bem atendido, com uma série de informações interessantes!
    e o mais incrivel disso tudo, foi o preço acessivel que me foi oferecido, ja tenho um plano razoavelmente grande!
    me ofereceram o iphone 3G por um preço extremamente acessivel, e mais dois descontos na conta, um deles a claro paga a minha assinatura por 6 meses, e a outra eu ganho um desconto mensal de 30 e poucos reais durante 12 meses na conta! Fiquei de cara! só estou esperando a virada do ano para pegar o meu!
    quando for pegar, conto por aki como foi a experiencia!

  • Homero

    Ola, falaram de Tim e eu gostaria de dar minha opinião. Sou cliente Tim há uns 04 anos, devido a questão do número e as pessoas com quem mais falo possuirem também um Tim. Durante esse período somente o primeiro cel. consegui comprar na operadora. Os outros para ter algum desconto eu teria que comprar um chip novo sendo encarado como um novo cliente. Ai sim teria algum desconto. Cliente antigo não tem vez, não sei se só em minha cidade. Os últimos celulares que comprei, comprei via internet nos grandes magazines que alem dos descontos posso parcelar em ate 12x sem juros. Com o iphone comprei um italiano desbloqueado de fabrica, coloquei um chip só de dados da BRT, pagando R$51,00 por mes por um pacote de dados ilimitado, até decidir o que faço com o meu chip tim. Obrigado.

  • Cacio

    Ola. Eu sou o amigo do Gustavo Michels que aparece na matéria. Achei que ia estar lotada a loja da TIM, mas cheguei as 10am e a loja estava as moscas. O único ponto positivo foi o bom humor e “humildade” dos vendedores, que admitiam nao estarem preparados pra venda do iphone. Fiquei 2hs pra conseguir ser o 2o a sair da loja com o iphone (é! 2o mesmo, pq o 2o cliente a chegar conseguiu sair antes pq nao tinha que fazer a migraçao de planos). As vendedoras nem sabiam que iphone branco só tem de 16GB!! Me explicaram q até tinham feito um “treinamento” sobre o aparelho, mas nao sobre como ativa-lo (elas nao tinham Itunes nos computadores e a internet deles nao deixava acessar a pagina da apple pra baixar). Levei meu MacAir pra ativar pelo meu iTunes… mas nao deu pra usar a internet deles. Tive q sair de la sem ativa-lo (teoricamente fora da regra deles de só deixar o cliente sair como celular funcionando) e ir pra praca de alimentacao pra ativa-lo com o Wi-Fi do shopping! Foi uma novela, mas valeu a pena!

  • Waldomiro

    Opa, estou aqui chorando de novo. Hoje saí descidido a ter meu iPhone 16Gb, como cliente antigo da Tim quis dár-lhes uma chance…Sem chance, só para clientes novos. Fui na Vivo, sendo bem atendido, tive o precioso nas mãos e seriam 1789 reais em 10x no plano 50 min. Até conversei mostrando que a Vivo não incentiva adquirir planos maiores pois a proporção dos descontos são desproporcionais (fiz a conta de mensalidade x meses + preço do iPhone) mas o preço é fixo e sem choro. Eis que minha bolha de distorção da realidade foi destroçada por uma ligação para minha esposa…snif, snif…obrigado pela atenção. Mas quem sabe ano que vem.

  • Vitor Oliveira

    Parece piada…Parece que fizeram uma macumba para eu não ter um iPhone. Informaram-me que o Iphone havia chegado na loja e como eu, cliente TIM há mais de 20 anos, fui correndo para loja comprar um.
    Demorei para ser atendida, simulei os planos, tudo certinho. Quando estava indo pro caixa, o atendente me diz que tem que ser débito em conta, pois o plano era especial para o iPhone (com desconto). Eu aceito. Mas ele também me diz que não trabalho nem com os bancos Santander e Caixa. E agora, será que isso vai mudar? Deve ter muita gente como eu querendo comprar e não deve estar conseguindo devido a essa jogada de marketing estúpida.

  • xphone

    vitor mais vc conseguiu comprar?

  • dr_d3vil

    Cliente TIM há mais de 20 anos?! PQP!!

  • Gustavo

    Só ouvi comentários negativos a respeito da TIM, mas gostaria de relatar a minha experiência positiva na compra do iphone. Comprei na manhã de sábado, um dia após o lançamento. Fui a loja logo após a abertura do shopping, entrei e pedi o iphone de 8gb preto. Sem fila alguma, fui muito bem atendido por uma vendedora muito bem educada e que sabia suficiente sobre o aparelho. Enquanto ela ativava o meu aparelho, me deu um de demo da loja pra eu ficar brincando e me mostrou alguns truques. Resumindo comprei o iphone de 8gb por 1.199,00 em 3 vezes no meu plano antigo TIM Brasil 400 e só precisei me refidelizar por mais 12 meses. Fiquei muito satisfeito e sai da loja usando meu iphone.

  • Vitor Oliveira

    Não consegui comprar, agora vou esperar o rolo do natal passar pra eu pedir uns créditos no 144 e comprar no plano sem desconto.

  • Alcemir

    Alguem tentou pedir o desbloqueio pela TIM?