iOS 17.4 trará criptografia contra computação quântica para o iMessage

Talvez você no Brasil nem use muito o iMessage, mas nos Estados Unidos ele é o principal aplicativo de mensagens, ganhando de longe de qualquer outro como WhatsApp e Telegram.
E a Apple está dando um passo que o colocará como um dos mais seguros do mundo em relação à privacidade das mensagens.
A empresa afirma ter desenvolvido um novo protocolo criptográfico, denominado PQ3, que será introduzido nas próximas atualizações do iOS, iPadOS, macOS e watchOS.
Ao oferecer criptografia de ponta a ponta mais robusta, o protocolo visa defender contra possíveis ataques de computação quântica, considerados uma ameaça potencial para a segurança da informação no futuro.
Mas o que é essa tal de computação quântica?
Computação Quântica
A computação quântica é uma área da ciência da computação que utiliza os princípios da mecânica quântica para processar e armazenar informações de maneira diferente dos computadores clássicos.
Enquanto os computadores clássicos utilizam bits que podem representar 0 ou 1, os computadores quânticos utilizam qubits, que podem estar em estados de 0, 1 ou em uma sobreposição desses estados, graças ao fenômeno da superposição quântica.

Isso permite que os computadores quânticos processem uma grande quantidade de informações de forma paralela, o que pode levar a um aumento significativo na capacidade de processamento em certas tarefas específicas, como a fatoração de números grandes e a busca em grandes bases de dados.
A possibilidade de os computadores quânticos quebrarem atuais algoritmos de criptografia é uma preocupação significativa na comunidade de segurança da informação.
Isso se deve ao fato de que, com a capacidade de realizar cálculos em paralelo e explorar algoritmos de fatoração de inteiros de forma eficiente, os computadores quânticos podem teoricamente quebrar sistemas de criptografia de chave pública, como RSA e ECC (Elliptic Curve Cryptography), que são amplamente utilizados atualmente.
Esses algoritmos dependem da dificuldade computacional de fatorar números grandes em seus fatores primos para garantir a segurança das comunicações criptografadas.
No entanto, um algoritmo eficiente para fatoração de inteiros chamado Algoritmo de Shor foi desenvolvido para computadores quânticos, o que poderia comprometer a segurança desses sistemas de criptografia.
Ou seja, tudo que protege você hoje pode não proteger no futuro.
A solução da Apple
O PQ3 é descrito como o primeiro protocolo de mensagens a atingir o que a Apple chama de “Segurança de Nível 3“, proporcionando proteções de protocolo superiores aos aplicativos de mensagens mais amplamente utilizados atualmente.
A empresa ressalta que essa atualização não apenas substitui um algoritmo existente, mas reconstrói completamente o protocolo criptográfico do iMessage para elevar o padrão de segurança.
A Apple destaca a importância de se preparar para futuros ataques de computação quântica, mesmo que esses não representem uma ameaça no momento.
A empresa adverte sobre a possibilidade de hackers armazenarem dados criptografados hoje, com o objetivo de descriptografá-los no futuro, quando os computadores quânticos se tornarem uma realidade.
Eu incluiria também o fato de que governos geralmente têm acesso bem antes a esse tipo de tecnologia, então nada impede de algum deles já estejam usando esse instrumento antes de todo mundo…
A notícia é interessante e deve liderar o mercado para que outros concorrentes façam o mesmo. E isso significa maior segurança para todos nós.
Agora a dúvida: isso vai funcionar na Europa, com as novas regulamentações que devem abrir a comunicação do iMessage com Android?
eis a duvida, ou eles vão deixar a opção de não proteger quando for fora do sistema deles…
Por enquanto o iMessage está fora do radar da UE.
https://blogdoiphone.com/noticias/imessage-uniao-europeia/
Então iLex, mas a Apple disse (inclusive vc mencionou nesse artigo acima) que irá implementar o protocolo RCS que tornará o iMessage compatível com outras plataformas… nesse caso como ficará o PQ3? Parecem ser duas coisas incompatíveis…
Você está confundindo o iMessage, que é um serviço, com o Mensagens, que é um aplicativo. O iMessage é um serviço de troca de mensagens instantâneas exclusivo entre usuários do iMessage, que utiliza um protocolo proprietário da Apple, que é diferente do protocolo SMS ou RCS. No caso de um amigo seu que só usa o iMessage, ele pode acionar nas configurações “Enviar como SMS” no aplicativo Mensagens para casos em que o remetente não possui conexão à internet ou não faça parte do grupo de amigos dele que só usa iMessage. O que aconteceu é que a Apple decidiu incluir, além do SMS e MMS, o RCS também na opção “Enviar como”. Vale destacar que o RCS é apenas um substituto do SMS. Apple não está substituindo seu protocolo proprietário de comunicação pelo RCS. Além disso, a implementação do RCS não estará ativada por padrão no aplicativo Mensagens do iOS. Em resumo, PQ3 é uma criptografia para ser apenas usado com o protocolo proprietário de comunicação do iMessage.
Sua correção está correta. A União Europeia decidiu que o iMessage da Apple não precisa seguir as regras da Lei de Mercados Digitais (DMA). O bloco considerou que este mensageiro não se enquadra na classificação de “gatekeepers”. Portanto, não é obrigado a abrir comunicação com o Android.