Segurança

iOS 17.4 trará criptografia contra computação quântica para o iMessage

Talvez você no Brasil nem use muito o iMessage, mas nos Estados Unidos ele é o principal aplicativo de mensagens, ganhando de longe de qualquer outro como WhatsApp e Telegram.

E a Apple está dando um passo que o colocará como um dos mais seguros do mundo em relação à privacidade das mensagens.

A empresa afirma ter desenvolvido um novo protocolo criptográfico, denominado PQ3, que será introduzido nas próximas atualizações do iOS, iPadOS, macOS e watchOS.

Ao oferecer criptografia de ponta a ponta mais robusta, o protocolo visa defender contra possíveis ataques de computação quântica, considerados uma ameaça potencial para a segurança da informação no futuro.

Mas o que é essa tal de computação quântica?

Computação Quântica

A computação quântica é uma área da ciência da computação que utiliza os princípios da mecânica quântica para processar e armazenar informações de maneira diferente dos computadores clássicos.

Enquanto os computadores clássicos utilizam bits que podem representar 0 ou 1, os computadores quânticos utilizam qubits, que podem estar em estados de 0, 1 ou em uma sobreposição desses estados, graças ao fenômeno da superposição quântica.

iMessage será à prova de futuro

Isso permite que os computadores quânticos processem uma grande quantidade de informações de forma paralela, o que pode levar a um aumento significativo na capacidade de processamento em certas tarefas específicas, como a fatoração de números grandes e a busca em grandes bases de dados.

A possibilidade de os computadores quânticos quebrarem atuais algoritmos de criptografia é uma preocupação significativa na comunidade de segurança da informação.

Isso se deve ao fato de que, com a capacidade de realizar cálculos em paralelo e explorar algoritmos de fatoração de inteiros de forma eficiente, os computadores quânticos podem teoricamente quebrar sistemas de criptografia de chave pública, como RSA e ECC (Elliptic Curve Cryptography), que são amplamente utilizados atualmente.

Esses algoritmos dependem da dificuldade computacional de fatorar números grandes em seus fatores primos para garantir a segurança das comunicações criptografadas.

No entanto, um algoritmo eficiente para fatoração de inteiros chamado Algoritmo de Shor foi desenvolvido para computadores quânticos, o que poderia comprometer a segurança desses sistemas de criptografia.

Ou seja, tudo que protege você hoje pode não proteger no futuro.

A solução da Apple

O PQ3 é descrito como o primeiro protocolo de mensagens a atingir o que a Apple chama de “Segurança de Nível 3“, proporcionando proteções de protocolo superiores aos aplicativos de mensagens mais amplamente utilizados atualmente.

A empresa ressalta que essa atualização não apenas substitui um algoritmo existente, mas reconstrói completamente o protocolo criptográfico do iMessage para elevar o padrão de segurança.

A Apple destaca a importância de se preparar para futuros ataques de computação quântica, mesmo que esses não representem uma ameaça no momento.

A empresa adverte sobre a possibilidade de hackers armazenarem dados criptografados hoje, com o objetivo de descriptografá-los no futuro, quando os computadores quânticos se tornarem uma realidade.

Eu incluiria também o fato de que governos geralmente têm acesso bem antes a esse tipo de tecnologia, então nada impede de algum deles já estejam usando esse instrumento antes de todo mundo…


A notícia é interessante e deve liderar o mercado para que outros concorrentes façam o mesmo. E isso significa maior segurança para todos nós.

Botão Voltar ao topo