Portugal finalmente ganha aplicativo de alerta de exposição à COVID-19
Nós brasileiros reclamamos bastante quando nosso Ministério da Saúde demorou demais para liberar um aplicativo com a API da Apple e Google com a tecnologia de notificação de exposição à COVID-19.
Mas o fato é que há ainda muitos países correndo atrás disso, e o mais recente a oferecer o benefício a seus cidadãos foi Portugal.
O aplicativo será oficialmente lançado na próxima semana, no Porto, numa sessão com o primeiro-ministro, António Costa. Porém, ele já está disponível na App Store desde esta sexta-feira (28).
Ao contrário do que nós, brasileiros, poderíamos imaginar, o nome da aplicação não é em português e sim em inglês: STAYAWAY COVID (“fique longe COVID”).
A STAYAWAY COVID é uma aplicação para telemóveis iOS ou Android que tem como objetivo auxiliar o país no rastreio da COVID-19. A aplicação permite, de forma simples e segura, que cada um de nós seja informado sobre exposições de risco à doença, através da monitorização de contactos recentes. A aplicação é de utilização voluntária e gratuita e, em momento algum, tem acesso à sua identidade ou dados pessoais.
Para ser efetiva, a ferramenta precisa ser utilizada pelo máximo de pessoas possíveis. Na Europa, a adesão deste tipo de aplicativos tem sido entre 5% e 8% em alguns países.
O fator positivo de ser baseado na API da Apple e Google é a segurança de que os dados são realmente anônimos e que a funcionalidade irá parar de funcionar no momento que os órgãos oficiais de saúde decretarem o fim da pandemia.
O vídeo institucional tenta passar a importância do uso da ferramenta:
O aplicativo A aplicação está disponível, naturalmente, tanto para iOS quanto para Android.