Não, o Apple Watch não é capaz de detectar gravidez (ainda)
Se você não tomar cuidado, é capaz de ler bobagens em sites que pagam redatores pouco especializados para escreverem informações imprecisas.
Correu pela internet neste final de semana uma história sugerindo que uma mulher descobriu uma gravidez graças ao Apple Watch.
Isso fez muita gente pensar: Então o Apple Watch é capaz de detectar gravidez?
Não, não é.
Mas as manchetes de alguns sites preferem explorar o lado mais sensacionalista, pois isso atrai mais visitas e cliques.
A gente aqui explica bem o que aconteceu, para não haver desinformação.
Tudo começou com uma publicação no Reddit, contando o caso de uma mulher que foi avisada pelo seu Watch sobre um aumento anormal de seus batimentos cardíacos.
Tenho 34 anos e tive uma frequência cardíaca em repouso maior do que o normal. Normalmente, minha frequência cardíaca em repouso é de cerca de 57 e ela aumentou para 72. Comecei a tentar descobrir o porquê.
[…] O relógio sabia que eu estava grávida antes que eu percebesse! Eu nunca teria testado sem usar meu relógio!
Claro que o caso fez muitos sites pelo mundo replicarem a notícia como sendo mais um exemplo do que o Apple Watch é capaz de fazer.
Mas será mesmo?
Maju Ferreira, especialista em saúde feminina, alerta para o sensacionalismo da notícia.
o sensacionalismo da vez é a tal pessoa que descobriu a gravidez porque os batimentos cardíacos aumentaram 10bpm no apple watch kkkkk olha, tá cada vez pior
— Maju Ferreira (@mjferreiraa) October 6, 2022
Segundo Maju, a taquicardia não é sinal de gravidez e o fato da mulher estar grávida neste caso foi apenas uma coincidência.
vou traduzir pra vocês: ela foi procurar ajuda médica porque achou que algo estaria estranho e descobriu uma gravidez, mas TAQUICARDIA NÃO É gravidez, ok? https://t.co/Zsty52fbPj
— Maju Ferreira (@mjferreiraa) October 6, 2022
Há diversos casos assim. É como ir ao médico porque o relógio apontou um aumento nos batimentos cardíacos e descobrir que se está com pressão alta.
Acordei com batimentos a 205bpm
Não sentia nada além de um pequeno incômodo no peito.
Acompanhei pelo Apple Watch e, como não melhorou, fui ao hospital.
O médico dizia:
Não bate os resultados do seu exame com a sua aparecia (estava aparentemente normal).
Minha pressão 17/12.— Nadia (@nadcoura) October 6, 2022
E neste caso, não dá para dizer que “o Apple Watch é capaz de identificar pressão alta”. A não ser que queira-se fazer sensacionalismo em cima da informação.
O que o relógio da Apple está preparado para fazer é emitir alertas de ritmo cardíaco alto. Com isso, você pode ir atrás do que está causando essa anomalia e cuidar de sua saúde.
E as causas podem ser diversas.
Tudo o que se falar diferente disso ou é desinformação ou então… é propositalmente uma informação distorcida para chamar a atenção dos mais desavisados.
Portanto, se você ler em algum lugar que o Apple Watch foi capaz de identificar uma gravidez, mande o link deste artigo.
É importante sempre divulgarmos a boa informação e evitarmos a ruim. 😉