Rumores

[rumor] Apple deve mesmo adotar o USB-C no iPhone de 2023, segundo Gurman

A nova legislação europeia não deixa muita saída para a Apple. Até 2024 todos os celulares e muitos dispositivos eletrônicos vendidos no continente deverão adotar o USB-C como porta padrão de conexão.

E de acordo com um novo relatório do jornalista da Bloomberg Mark Gurman, a empresa está considerando adotar o padrão antes mesmo desta data limite.

A porta USB-C é mais eficiente que o atual conector Lightning e o mesmo cabo pode ser usado também em outros dispositivos, como alguns celulares Android. E a ideia é justamente esta: com todos os equipamentos usando o mesmo tipo de cabo, a necessidade de se possuir vários para diferentes usos diminui, reduzindo assim o lixo eletrônico.

Segundo Mark Gurman, editor da Bloomberg, a Apple vai antecipar o prazo imposto pela União Europeia fazendo com que a grande maioria dos seus produtos tenham USB-C já em 2024.

O iPhone 15 já deverá trazer esta porta no segundo semestre de 2023. E ainda antes disso, o iPad mais básico já trará USB-C nas próximas semanas, de acordo com Gurman.

Por fim, Gurman nos conta sobre o lançamento de um iPhone SE em março de 2024 ainda com o conector Lightning. O modelo daria à empresa de Cupertino mais tempo para redesenhar este iPhone com um fator de forma típico do iPhone X e adicionar o conector USB-C.

Ou seja, o próximo SE se tornará defasado mais rapidamente que as outras gerações do modelo.

O jornalista afirma, entretanto, que haverá muito menos “trauma” na passagem para o USB-C do que houve na transição entre o conector de 30 pinos e o Lightning. Isso porque hoje em dia as pessoas usam muito menos o cabo do que antigamente.

Ele diz que a Apple acredita que os usuários passarão cada vez mais para conexões sem fio, inclusive para o recarregamento do aparelho, principalmente com as soluções MagSafe.

É como se a empresa já tivesse se preparando há anos para esta mudança, tornando a vida do usuário mais fácil quando a transição chegar.

Fica até a pergunta: você se lembra da última vez que conectou seu iPhone no computador?

Botão Voltar ao topo