Obviamente, muitos apps não serão lançados para o Vision Pro por enquanto
Em um primeiro momento, você verá muitas manchetes dizendo que “aplicativo tal não terá versão para o Vision Pro”, pois vivemos em uma época em que atrair público é mais importante do que informar bem.
Mas se você parar para pensar, é mais que óbvio que, no lançamento do novo (e desconhecido) produto da Apple, muitos desenvolvedores prefiram não desperdiçar energia para adaptarem seus apps.
Pensa bem: fazer adaptações e atualizações dá trabalho e, no caso de grandes empresas, custa dinheiro.
Você se preocuparia em gastar seu tempo adaptando seu software para um produto caro que terá um público bastante limitado no início?
Este será o caso do Apple Vision Pro.
O visor de realidade virtual da maçã ainda deverá mostrar ao que veio e é natural muitas empresas esperarem para ver se ele fará sucesso ou não.
Acredito eu (e posso estar enganado) que no início, apenas early adopters cheios da grana e profissionais com objetivo de trabalharem em ambientes virtuais irão usar o novo produto.
Então, pode demorar para que se torne uma tecnologia acessível para um público maior.
Com isso, é provável que apps famosos como Netflix, YouTube, Spotify, Globoplay, iFood, apps de bancos e muitos outros esperem o produto crescer mais. Sem um grande público, não há razão para perder tempo em novas versões.
Ainda mais em apps de streaming, que permitem acessar seu conteúdo direto pela web.
Então, quando você ler que “YouTube não pretende criar app para o Vision Pro”, ou Netflix, ou Spotify, lembre-se que é apenas uma manchete que usa do óbvio para chamar sua atenção e “encher linguiça”.
Claro que o contrário também é verdadeiro: alguns apps irão sim adaptar seus apps puramente para aproveitar a divulgação que a Apple está fazendo no lançamento.
Afinal, quem não quer que seu produto seja citado em diversos sites de tecnologia, simplesmente porque fez uma versão para o novíssimo Vision Pro?
O app não precisa apresentar nada demais e nem ser usado por um grande número de pessoas. Porém, a divulgação que ele terá pode ajudar nos downloads das versões normais para iPhone.
Tudo é marketing.